Pessoa tóxica

Como Lidar com Pessoas Tóxicas e ‘Vampiros Energéticos’

Os indivíduos tóxicos que criam desnecessariamente raiva, amargura, conflito e, acima de tudo, estresse, são capazes de causar doenças físicas e emocionais nas pessoas ao seu redor.

Sogros, colegas de trabalho ou escola, amigos íntimos e até mesmo seu parceiro são pessoas muito próximas que, sem ter que temer, podem ser tóxicas.

Seus comportamentos podem desafiar a lógica humana porque eles não só encontram prazer em criar o caos e impactar negativamente suas emoções, mas também em te levar até o limite de uma crise existencial.

Os indivíduos tóxicos que desnecessariamente criam raiva, amargura, conflito e acima de tudo, estresse, são capazes de causar doenças físicas e emocionais nas pessoas ao seu redor.

De acordo com vários estudos focados no campo da neurociência, o estresse tem um impacto realmente negativo no cérebro: a exposição ao estresse por alguns dias pode comprometer a eficácia dos neurônios no hipocampo – uma área importante no cérebro, a que é responsável pelo raciocínio e pela memória. Assim, uma semana de estresse pode causar um dano reversível pelas dendrites neuronais; 1 mês pode destruir neurônios e afetar tanto o funcionamento do corpo como o trabalho e o desempenho emocional.

O contato com as pessoas tóxicas pode gerar níveis exorbitantes de estresse ao longo do tempo, o que pode consequentemente produzir baixo desempenho nos níveis acadêmico, laboral, emocional e espiritual. E de acordo como Departamento de Psicologia Biológica e Clínica da Universidade de Friedrich Schiller, na Alemanha, a exposição a este estímulo provoca fortes emoções negativas, provocando irritabilidade, crueldade, negatividade, síndrome da vítima, entre outros.

Para regular o estresse gerado pela interação com indivíduos tóxicos, é essencial identificar os comportamentos das outras pessoas que estão te prejudicando, tentar se comunicar de maneira assertiva, como por exemplo: “eu entendo que você está estressado, mas não gosto quando me trata assim porque…”, e, se necessário, estabelecer limites ou se afastar dessa pessoa.

A ideia é se colocar em um lugar seguro onde você pode regular as emoções negativas, com o objetivo de manter a calma enquanto dura a tensão ou pressão. Ao mesmo tempo, é essencial iniciar um processo de autocuidado, ou seja, dormir adequadamente, usar uma rede de apoio – amigos, familiares… – para permitir uma perspectiva mais neutra, e manter uma dieta equilibrada e saudável limitando o consumo de cafeína, exercitar-se diariamente, respirar profundamente (similar ao método de meditação) e liberar a crença de que o amor dói, para assim poder lidar com pessoas tóxicas e vampiros energéticos.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você consegue identificar uma pessoa tóxica na sua vida? Acredita que seu relacionamento pode estar passando por isso? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*