Traição

Como Confiar em Alguém Após a Infidelidade?

A infidelidade é o problema número 1 entre os casais, e aquele que costuma levar ao derradeiro término. São poucos aqueles que conseguem superar um deslize e manter o relacionamento. O pior é que, para alguns, a vida não continua. A infidelidade de um parceiro ou parceira pode acarretar em diversos problemas para a autoestima de uma pessoa, além de minar a confiança nos futuros parceiros.

Se você passou por uma situação dessas ou conhece alguém que enfrenta o problema, confira algumas dicas de como deixar o passado definitivamente para trás e conquistar novos horizontes.

1. Perceba como a infidelidade te afetou

O primeiro passo para superar uma infidelidade é perceber como o seu comportamento foi afetado pela situação. Você se tornou aquela pessoa que desconfia de tudo e de todos, não consegue mais apostar em nenhuma relação – nem naquelas de amizade? Então, a infidelidade realmente te afetou de forma devastadora.

A partir desse reconhecimento, observe as suas reações de forma mais atenta e busque ajuda profissional caso sinta que ficou estagnada após a traição.

2. Confie em si mesma

Retomar a confiança não é um passo simples para quem passou por uma situação de infidelidade. Entretanto, também não é impossível. A traição nos leva a crer que não somos tão amados quanto achávamos, e isso se reflete em diferentes níveis do cotidiano.

É importante dar tempo ao tempo e viver esse luto da perda de um amor. Para superar a fase, invista em atividades que você gosta. Iniciar uma outra relação para apagar a anterior não tende a ser muito saudável, mas não se isole dos amigos e das pessoas queridas.

3. O futuro será diferente – acredite

Enxergar um amanhã no qual você não enfrente os mesmos problemas também pode ser extremamente difícil. Mas, aos poucos, você volta a ter essa perspectiva. Seja gentil com os outros, mantenha a sua honestidade, que essa postura tende a atrair pessoas com os mesmos ideais e a mesma ética.

Certamente, a infidelidade foi uma situação dolorosa no caminho, mas nunca sabemos o dia de amanhã e vale ser otimista na hora de encarar a vida.

4. Mantenha o foco no seu bem-estar

O ser humano depende de relacionamentos saudáveis para ser feliz. No entanto, aquele ditado “antes só do que mal acompanhado” nunca fez tanto sentido. Quando amamos alguém, especialmente na época da paixão, destinamos toda nossa energia mental à pessoa. Com essa perda tão grande, você pode redirecionar essa energia para si mesma. Saia com os amigos, invista na sua aparência, na carreira e no que mais lhe fizer feliz. Com o tempo, pessoas mais interessantes e honestas vão cruzar o seu caminho.

5. Tome consciência de que você não é o centro de tudo

A infidelidade tende a gerar um sentimento enorme de culpa também em quem foi traído. Sempre achamos que poderíamos ser melhores e mais perfeitos para receber o amor do outro. Entretanto, o amor se dá justamente por aquilo que uma pessoa tem de diferente: aquilo que a torna única. Então, a ideia de atingir um padrão para ser amado não faz sentido. Invista em você e nas suas qualidades.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você já precisou lidar com uma traição? Como foi que passou por essa experiência? Conseguiu perdoar ou voltar a confiar em qualquer outra pessoa depois disso? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*