Casal feliz na cama

Casais que Têm uma Vida Sexual Sadia Têm Essa Coisa Importante em Comum

Para os cônjuges ou parceiros que estão juntos há muitos anos, suas vidas sexuais têm muito a ver com a forma como interagem fora do quarto. Um novo estudo descobriu que os níveis de responsividade dos casais – quão atentos são uns com os outros e quão especiais eles se sentem – estão diretamente associados com o quanto eles se desejam sexualmente.

O estudo, publicado no “Journal of Personality and Social Psychology”, assume um conceito conhecido pelos psicólogos como o “paradoxo do desejo de intimidade”. As pessoas mais próximas e mais confortáveis  sentem-se bem umas com as outras, sugere essa teoria, mas elas podem se sentir também menos atraídas fisicamente. (É por isso que em grande parte os casais costumam “cair em uma rotina” ou tentam “apimentar as coisas”).

Mas esta nova pesquisa sugere que a intimidade não tem que criar nenhuma vergonha, ou inibir o desejo, dizem os autores do estudo, desde que seja o tipo certo de intimidade.

É aí que entra a capacidade de resposta. Como parte do estudo, pesquisadores da “Escola de Psicologia Baruch Ivcher” em Israel e da Universidade de Rochester pediram que 100 casais mantivessem diários durante seis semanas.

Ambos os parceiros registraram seus próprios níveis de desejo sexual diário, bem como suas percepções sobre a capacidade de resposta de seus parceiros. Eles também relataram o quão especial eles se sentiram em cada dia, e como eles percebiam o “valor do companheirismo” de seus parceiros.

Os resultados mostraram que quando alguém percebia seu parceiro receptivo, essa pessoa se sentia especial e pensava nele como um companheiro valioso – o que aumentou o desejo sexual pelo parceiro. O efeito sobre o desejo das mulheres foi mais forte do que nos homens, embora tenha sido significativo para ambos.

Então, o que é responsivo, exatamente? “As pessoas que percebem o seu parceiro como responsivo acreditam que esse parceiro entende e aprecia suas necessidades, bem como reage de forma solidária com seus objetivos”, diz o autor principal do estudo, Gurit E. Birnbaum.

Isso é importante, ela acrescenta, porque mostra que você não se preocupa apenas com o bem-estar do seu parceiro, mas que você realmente entende seus desejos e necessidades. Simplesmente “ser bom” não é necessariamente bom o suficiente, ela acrescenta, uma vez que a bondade por si só não se baseia nesse tipo de proximidade. “Quando um parceiro é realmente receptivo, o relacionamento se parece muito mais especial e único”, diz ela.

Os parceiros podem mostrar melhor sua capacidade de resposta simplesmente prestando mais atenção no outro, diz Birnbaum. “Permita ter tempo o suficiente para se envolver em conversas mútuas e ouvir o outro com uma mente aberta – realmente ouça, sem interromper ou pré-julgar”, diz ela. “Então faça o melhor para atender às necessidades, desejos e vontades do parceiro dando a elas a importância que merecem”.

Praticar a capacidade de resposta também pode lhes ajudar a aprenderem coisas novas um sobre o outro, mostrar como cuidar um do outro de novas maneiras e compartilhar experiências novas, diz ela.

Algumas pessoas são naturalmente mais responsivas do que outras, diz Birnbaum, mas também é possível que a capacidade de resposta de uma pessoa mude ao longo do tempo ou em diferentes contextos. “Por exemplo, um parceiro responsivo pode fazer você se sentir mais segura e, portanto, afetar sua capacidade e vontade de responder às necessidades dele”.

Foi perguntado ainda a Birnbaum se a capacidade de resposta poderia ajudar os casais a ter uma vida sexual satisfatória, mesmo que não estejam mais naquela época quente do início do relacionamento.

“O desejo tem muitas manifestações”, ela respondeu. “A capacidade de resposta instiga o desejo de uma pessoa – e, seguindo tais interações, os parceiros podem até se encontrarem muito mais excitados do que costumam!”

Por isso, é preciso saber responder e entender as necessidades de outro, e esse encontro no meio disso é onde o sexo será maravilhoso.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você acredita que tem uma vida sexual sadia? Acredita que é responsiva com seu parceiro, e vice-versa? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×