Careca Chateado

7 Sinais Que o Homem Está Passando Por uma Crise da Meia Idade

“A crise da meia idade é um clichê – até que você a tenha”, escreveu Sue Shellenbarger, contribuinte renomada do Wall Street Journal. A citação resume perfeitamente o mito, a ansiedade e a confusão que gira em torno do fenômeno da crise da meia idade. E quando se aplica ao homem, o estágio pode ir bem além de níveis aceitáveis, e se tornar grosseiramente divertido ou impróprio. Confira abaixo 7 sinais de que o seu homem pode estar passando por isso.

Ele está cansado do seu trabalho

Se seu homem, de repente, começa a reclamar que está aborrecido com o trabalho, cuidado! Mesmo que ele tenha sido um workaholic no passado, ele começa a expressar apatia no trabalho e a ficar louco para tentar algo diferente? Isto geralmente acontece por duas razões. Conforme o homem se aproxima da metade da vida, pode começar a perceber que muitos dos seus objetivos de vida ou aspirações profissionais ainda não foram atingidos e podem nunca chegar a ser.

Por outro lado, se ele não teve sucesso em sua carreira, ele pode achar que não há mais nada a conquistar, no esquema real das coisas. Ao mesmo tempo, ele pode não mais estar interessado em seus hobbies e buscas, os quais ele, entusiasticamente, perseguiu no passado. Qualquer que seja a razão, se seu homem está cansado do seu trabalho e da sua vida, ele irá querer dar uma chacoalhada na rotina, e isso pode significar qualquer coisa desde abandonar o trabalho até sumir para uma ilha deserta.

Ele pode estar pensando ou tendo um caso

Ou ele pode já estar fazendo isso. O desassossego que faz os homens quererem fazer algo novo com sua vida, principalmente, se estende a seus relacionamentos também. Portanto, se seu cara foi um parceiro fiel pela vida inteira, mas ultimamente você percebe que ele está com sua atenção flutuando e olhando para mulheres mais novas, é um dos sinais de que ele está passando por uma crise da meia idade.

Os psicólogos acreditam que, quando um homem entra na meia idade, ele começa a se dar conta de sua mortalidade e do fato de que sua juventude se foi para sempre. Procurar a traição, geralmente com uma mulher muito mais nova, é a sua forma de negar a perda da juventude, e garantir a si próprio que ele ainda tem o necessário para atrair uma mulher.

Ele pode começar a gastar muito dinheiro

Um homem na crise da meia idade pode querer começar a ostentar, em coisas que ele sempre sonhou ter tido, mas não tinha possibilidade, em função de recursos limitados no passado. Portanto, se der com seu marido procurando uma Ferrari vermelha ou comprando um jogo de tacos de golfe inacreditavelmente caro, mesmo ainda tendo parcelas da casa própria para pagar, você sabe a que culpar. Os homens, neste estágio, estão a fim de viver a vida ao máximo, como se estivessem querendo compensar o tempo perdido e estivessem determinados a aproveitar o que sobra dele.

Ele está obsessivo com sua aparência

Um outro sinal certeiro da crise da meia idade masculina é uma atenção excessiva com sua aparência. Seu homem pode passar a gastar um tempo enorme em frente ao espelho, tentando diferentes estilos de penteado e até indo ao limite de comprar uma peruca. Ou você pode voltar para casa e ver que seu parceiro passou por uma transformação radical. Se no passado, seu homem estava habituado a esperar pelos finais de semana para ficar sem tomar banho, e agora ele pode estar indo regularmente fazer limpeza de pele, esta mais uma vez é uma forma de um homem na crise da meia idade compensar a juventude perdida e tentar fazer o relógio andar para trás.

Mudanças em sua vida sexual

Se perceber seu parceiro, de repente, perdendo o interesse em você, ou se afastando da intimidade, isso é algo que deve colocá-la em guarda. De qualquer modo, mesmo que sua vida sexual tenha sido meio morna no passado, menos freqüência após os 50 não necessariamente significa que seu homem esteja em crise. Mais uma vez, se pegá-lo ficando mais travesso do que antes, preste atenção para os outros sintomas da crise da meia idade. De qualquer maneira, mudanças drásticas no comportamento sexual e na rotina devem indicar a você que algo está errado, em algum lugar. Isso pode até significar que seu parceiro está tendo um caso, o que significaria que vocês dois deverão estar lidando com problemas bem mais sérios que o que parece.

Ele está nostálgico em excesso

Conforme um homem entra na meia idade, ele frequentemente se pega atraído por memórias de sua juventude. Ele pode ficar excessivamente nostálgico, em relação ao passado, e pode até querer procurar por amigos, professores e namoradas da época de escola. Isso leva a muitas questões do tipo “e se”, desde que tudo pareça maravilhoso quando visto através das lentes cor de rosa da nostalgia.

Seu parceiro pode ficar reminiscente de sua namoradinha de infância, e se perguntar como seria se tivesse se casado com ela, ou se ele tivesse se mantido na banda de rock e seguido carreira com ela. De qualquer modo, as coisas podem ficar perigosas se seu homem realmente decide iniciar um relacionamento com sua ex do colégio, ou tenta cometer alguma loucura com os antigos amigos da escola.

Sinais de depressão

Algumas vezes, a crise da meia idade pode sair fora de controle e chegar perto de uma depressão, quando acompanhada por um evento trágico, como a morte de um ente querido ou a perda de um emprego de longo tempo. Se você percebe seu homem mostrando algum dos sinais acima, juntamente com alterações drásticas nos padrões de apetite sexual e sono, então talvez seja a hora de procurar ajuda. Outros sinais de comportamento depressivo são abuso de álcool ou drogas, o que pode dar a ele a ilusão de alívio momentâneo das realidades da meia idade.

Esses são problemas muito mais sérios do que a crise da meia idade em si, e requerem ajuda profissional para serem resolvidos. A chave para reconhecer e entender a crise da meia idade é não focar em nenhum dos sintomas, mas procurar por um padrão de comportamento como um todo. Isso é porque ela incorpora toda uma gama de pensamento e ações, que levam um homem a questionar as decisões do passado, e a fazer mudanças impetuosas.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Após ler os sinais acima, você consegue dizer se o seu homem está passando pela crise da meia idade? O que você pensa em fazer para ajudá-lo? Seu casamento está sofrendo com isso? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (35 votes, average: 3,60 out of 5)
Loading...

16 Comentários

  1. jose carlos leitão

    Estou passando por isso.É horrível, tento me ocupar com algo interessante, estou entrando na faculdade de direito aos 55, mas me sinto sem motivação. O momento mais esperado pra mim é quando vou dormir e esquecer de tudo.Não penso em deixar minha esposa de 30 anos de casados.MAS ESTÁ DIFÍCIL, MESMO ASSIM CREIO QUE VAI PASSAR.Quando vamos fazer sexo, demoro pra gozar, mas adoro fazer sexo com ela.Uso estimulante sexual pra apimentar a relação.Minha companheira é muito paciente comigo, isso é o que tem nos mantido unidos.Mas vai passar, em creio nisso.

  2. Descobri q meu marido está nessa tal crise…Tirando a parte de ” se cuidar” melhor, ele se jogou em gastar o $$ q tínhamos e não temos mais, vai todos os dias beber em boteco e pra completar, peguei ele de conversa e ” caso” com a vizinha de muro , q é casada tbém e eles não mediram as consequências do tal ato….Estou me acabando pra tentar salvar meu casamento, minha família e tentar trazer ele de volta desse “buraco” q se meteu…O q eu faço??? Ele não quer ajuda psicológica…tô morrendo em ver ele assiim pq o amo demais mas isso tá acabando com o meu psicologico. Por favor alguém me mande ” uma luz”…

    • jose carlos leitão

      Cara Giovana, eu estou passando por isso como escrevi acima.Meu conselho é que você seja criativa.Disolva uma banda de estimulante pramil no suco dele á noite, use este estimulante também, ou outro que você conhece.Provoque ele ao máximo,compre um sugador de clitóris e use em você, faça sexo oral nele, deixe ele fazer em você, gema muito,faça sexo de quatro,em cima, invente novas posições.Assim ele vai se sentir viril e á vontade com você. Boa sorte.

  3. Jamile Vrgas

    Amigas e amigos, infelizmente isso é muito comum… enquanto as mulheres estão dedicando suas vidas a família, trabalho e tudo o mais, os homens estão preocupados pq estão envelhecendo. Isso demosntra a incapacidade que a maioria tem de crescer… envelhecem, mas não crescem. Aí quando estão mais pra lá do que pra cá buscam novos relacionamentos, ilusões…só que também ficam doentes, e aí??? Quem vai cuidar? Aí, as bonitas jogam na porta da família, pra que se virem….

  4. Ana Maria Rodrigues

    Gostaria de saber de um tratamento eficiente e rápido, tbm estou passando pelo mesmo problema, meu esposo esta fazendo psicanálise faz meses não vejo pouco resultado positivo.

  5. Vocês estão delirando! Quem é que em sã consciência vai comprar uma Ferrari, no Brasil, e até mesmo um jogo de tacos de golf! Essa sua visão surreal do Brasil vem da onde? Porque nem professor universitário ganha isso! E vocês sabem que a maioria esmagadora do seu público é da classe popular! Então redatores, baixem a bola, para evitar o aumento da população inadimplente!

  6. Identifiquei sinais que o meu marido apresentava…..só que eu não sabia que ele estava a passar por isso…nem mesmo ele próprio sabia da crise…conversando ele com uma amiga, esta disse-lhe que estava a passar por uma crise dos 50 anos…não suportei mais…fui embora de casa…não me fazia caso… mostrava desinteresse em relaçao a mim, ficava nervoso por tudo e por nada, tudo em casa o irritava, tinha uma relaçao fora…eu estava a ficar deprimida com toda essa situaçao comecei a ficar doente… estamos separados há 8 meses…só agora demo-nos conta dessa tal crise…..agora cnversamos muito sobre isso…estamos a pensar fazer as pazes e ultrapassar juntos essa crise…

    • estou nessa amiga descobri que meu marido esta com essa crise mas ele parece e não querer se tratar ele ja ate me traiu e sai todos os fins de semana pra desabafar com a outra desse que não me ama mais e que vai sai de casa que quer fica sozinho disse que nenhum lugar ta bom eu o amo muito nao sei mais o que fazer ja estamos separado de cama faz quatro mes estou desesperada nao quero perdelo.ele esta indo no pisicologo mas parece que nao esta resolvendo o que eu faço.

      • Tente tratá-lo com mais atenção e carinho. Tente reconquistá-lo. Ir ao cinema,montar um jantarzinho em casa. Conversar mais…Cuidar da sua aparência. Chama-lo pra dançar.Estou passando por isso e estamos nos entendendo melhor.

  7. eu estou nessa fase, tenho 30 anos perdi a um ano um emprego de 10 anos até então tudo bem, mas depois disso nenhum emprego mais prestou e tenho vontade de sumir, ou de montar um negocio próprio, sei la, ainda não sei oque fazer só sei que ta sendo um período muito difícil…

  8. Hilàrio kupota

    Tenho pequenas condiçoes,e preciso de casar,e naõ vejo uma mulher q’me faça feliz,o que faço?

    • Acho que meu marido ta nessa fase sim! é até engraçado e irritante ao mesmo tempo a pouco tempo agora percebi isso, to tirando deste circulo de vida ilusória. pra que ele possa ter olhos para família , pra que ele possa curtir mais o netos e enfim , tento rezar para ele , mas penso que ser ele não fizer parte dele vou chuta o balde é ir atrás de um outro parceiro.a vida continuar…..

  9. O que me deixa irritada é esse fato dele começar a se arrumar mais agora, comprar produtor importados… nunca foi assim!!!! mas a traiçao está fora de questão aqui. ESPERO!

    • Olá, estou passando pelo período mais avançado da coisa,tentei contornar até agora,mais saiu do con trole.Meu esposo brigou com Deus e o amor acabou por mim,neste momento sofro horrores,pois a novinha ta ganhando campo e eu saindo de sena definitivamente (era tudo que tinha na vida).Posso dizer que o pior inimigo é o celular e as mulheres + improváveis são as que estão desponiveis (as religiosas são as que chegam primeiro).Então,estou aqui me debulhando em lágrimas,enquanto ele esta em seu encontro,saiu de casa,porque não desisto de manter tentar manter minha família,penso até em fazer uma besteira com minha vida,pois a humilhação é constante pela situação e pela sociedade que é cruel e apoiam esta situação como se você realmente seja o motivo.Em casa complemente impotente,depressivo…Com a outra bancando bares e restaurantes com o dinheiro que não tem.Meu medo é perder minha casa ,já que a justiça as favorecem em tudo.Dei meu sangue pra que desse conta de criar a família e agora passar por tudo isto.Devo fazer o divórcio?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *