Não há nada mais doloroso do que observar seu casamento se acabar aos poucos diante de seus olhos. Isso dói, e na verdade, pode ser uma das experiências mais dolorosas que você terá em sua vida.
Mas muitas vezes nos questionamos com uma simples pergunta: “Como eu posso saber se meu casamento está com problemas?”
Pois bem, aqui você confere os 7 sinais de alerta mais comuns em um casamento que está com problemas. Leia com atenção, e se esse for seu caso, trabalhe para corrigir esses sinais da melhor maneira possível:
1. Um ou ambos mostram um desrespeito cada vez maior
Nos casamentos que enfrentam problemas, existem sinais crescentes de desrespeito. Nesses momentos, o ressentimento e o desprezo substituem a paciência e o amor, e vocês estão começando até mesmo a evitar ficarem juntos. E, infelizmente, você está mais feliz quando está longe do seu parceiro do que quando está com ele.
Divertir-se com seu companheiro parece ser uma coisa do passado. Quando o respeito mútuo e a compreensão falham, seu casamento está no caminho para o fim, por isso, tente corrigir, conversem, trabalhem o respeito mútuo.
2. Você briga e discute muito mais frequentemente do que antes e faz isso de forma injusta
O fato é que vocês não têm nada de bom para dizer sobre o outro. Vocês estão em um jogo de provocações que não é divertido, e é, na realidade, doloroso e prejudicial. Vocês usam um ao outro como uma maneira de justificar suas falhas.
Infelizmente, seus argumentos são repetidamente sobre os mesmos assuntos. Vocês são cada vez mais críticos um ao outro, você briga constantemente e não discute de forma justa.
Brigas são normais em qualquer relacionamento, mas a verdade é que, em casamentos de sucesso, os casais aprenderam a brigar de maneira justa, e seus argumentos não são tomados por falhas pessoais e nem orientados para ataques.
3. Você e seu cônjuge não são mais capazes de se comunicar de forma significativa e produtiva
A comunicação entre um marido e uma esposa é de suma importância para a saúde de um relacionamento conjugal bem sucedido. Os casais que estão com seu casamento em risco comunicam-se cada vez menos. Há cada vez menos trocas significativas entre as duas pessoas que ocupam o vínculo matrimonial.
É ainda pior quando o casal não fala mais sobre seus problemas mútuos. A grande verdade é que casais em casamentos problemáticos perdem a habilidade e a vontade de resolver seus problemas conjugais. Eles simplesmente não se importam mais.
Quando a comunicação entre um marido e mulher não existe, há poucas esperanças no casamento. Lembre-se sempre disso, nunca nenhum problema foi resolvido, nenhuma questão nunca foi superada, e nenhum casamento nunca foi salvo quando as pessoas se recusaram a se comunicar. Quando a comunicação vacila, um casamento está em apuros.
4. A intimidade sexual em seu casamento é baixa e cada vez mais inexistente
Num casamento fracassado, a intimidade sexual é baixa. A intimidade sexual torna-se cada vez mais distante e pouco frequente. Nesses casos, os casais acabam se transformando em colegas de quarto, eles moram juntos na mesma casa, mas não compartilham as intimidades de um casamento. Infelizmente, a intimidade se torna uma coisa do passado.
É claro que muitas vezes a intimidade sexual é superestimada quando se trata dos melhores casamentos, e existem muitos outros elementos que são iguais ou mais importantes para um casamento bem-sucedido do que o sexo. Mas não se engane com isso – a intimidade é mais do que um bom sexo.
A intimidade é dar as mãos em uma caminhada, é ficar abraçado de manhã, trocar carícias e, em geral, sentir alguma emoção por estar com o outro.
5. Suas conversas e discussões são dominadas por questões financeiras
Quando você discute cada vez mais e incessantemente sobre questões financeiras, seu casamento está com problemas.
É ainda pior quando algum lado da história está mentindo sobre dinheiro e outras questões financeiras. Mentiras relacionadas a contas, saldos, pagamentos, compromissos… Tudo isso é um sinal muito ruim, e obviamente não existe mais companheirismo quando se trata de dinheiro.
É claro que vivemos momentos difíceis nas finanças da casa, mas a verdade é que os melhores casamentos sobrevivem e prosperam ao passar por dificuldades econômicas. Os melhores casamentos encontram uma maneira de lidar com as incertezas econômicas e de fazer com que as coisas mudem para melhor.
Os casamentos com problemas não aprenderam a lidar com a incerteza econômica, porque eles não aprenderam a se comunicar entre si. Se tudo o que você fala é sobre a sua situação financeira, seu casamento está em apuros.
6. O seu cônjuge já não é mais confiável
A confiança é a peça central de um excelente casamento! Na verdade, não há nada mais central para um casamento bem sucedido do que a capacidade de confiar. Se você não pode confiar em seu parceiro, em quem você pode confiar?
Quando você e/ou ele começam a ter pensamentos de serem infiéis e pensam mais e mais sobre o divórcio, seu casamento está com problemas. Vamos falar a verdade, quando o nível de confiança entre você e seu marido está perto de zero, há pouca esperança para seu casamento.
7. Os membros da família escolhem cada vez mais os lados, em vez de se esforçarem para o entendimento comum
Sua família não consegue mais encontrar um terreno comum em debates, discussões e conversas. Os membros da família começam a escolher os lados. Ganhar e perder torna-se a ordem do dia, o compromisso e a compreensão já não existem mais. Além disso, o casal tenta se isolar da família e amigos.
É triste, mas é verdade, os casamentos que estão com problemas exibem sintomas de divisão e falta de compreensão comum entre os membros da família. A unidade familiar começa a se desintegrar e aí você vê que os problemas do seu casamento estão indo ainda mais longe, atingindo toda a família.
Em resumo, tente reconhecer todos os sinais de um casamento com falhas, preste muita atenção. Quando testemunhar os sinais, entre em ação, salve seu relacionamento se puder. Ter um casamento saudável e feliz é uma das grandes histórias de sucesso da vida. Não é tarde demais para salvar seu casamento, mas vocês dois têm que querer que isso aconteça.
Meu casamento tem todos esses sinais e minha esposa pediu a separação maa disse que não tem problema eu ficar em casa não quer me ver sofrer se vamos voltar ou não mas tem um desejo de não nos tornarmos inimigos fala que quer sair se divertir,Fala que está se sentindo perdida mas não quer mentir dis que não me ama mais como marido e esposa
Meu casamento nunca deu certo ha 4 anos que me a casei é sò brigas ele é muoto egoista nao gosta da minha familia nao se interessa pelos meus assunto sempre me deixa falando sozinha pode ser qualquer assunto so chega perto de com segunta intençoes trabalha come dorme e o resto pra ele nao interessa é meu segundo casamento sou muito imfeliz mais ele nao me dá o divorcio eu trabalho e ajudo pagar as contas é sò isso que intereça pra ele até dorme separado de mim me sinto muito sozinha ele nao me apoia em nada e nem fala comigo é a lei do silencio na minha casa sò mota eu e ele e ele vive de cara feia ja pra mim nao ter como falar com ele
Olá. Meu casamento tem esses 7 sinais de problema muitos sérios, não aguento mais.
Fui traído, a partir daí não tenho mais confiança nela em nada, vinte cinco anos casado e depositei toda confiança nela até que descobri as traições, agora não sei se desfaço deste casamento ou tento recuperar a confiança, mas digo uma coisa, estou achando quase impossível continuar casado, qual a sua opinião?
Tipo comecei a criar um sentimento pelo menino ai minha prima tava afim do amigo dele ai pra mim não sofrer de novo arrumei ele pra minha prima pq ela e mais fácil e eu me torno difícil mais falo com ele todo dia mando bom dia boa tarde pergunto se ele ta bem me preocupo quando ta doente ele se preocupa cmg smp vem me ver quando eu chamo olha que a gente e vizinho a gente mora um de frente pró outro me liga me dar conselhos me faz sorrir quando tô triste me responde rápido no zap fala cmg todo dia e não sei se isso gera interesse