Homem chateado

7 Sinais de que o seu Parceiro Está Carregando Muito Peso Emocional

Todo mundo passa por períodos difíceis no trabalho, em relação a amigos ou família, e muitas vezes não expressamos como nos sentimos. Isso acaba virando uma bola de neve, muitas vezes levando a crises de estresse ou estados depressivos, entre outros.

É importante ficar atenta às pessoas que você gosta para saber identificar os sinais de quem precisa de ajuda. Em casos mais graves, essa atenção pode inclusive evitar situações extremas e salvar vidas.

Veja, a seguir, como saber se o seu parceiro está precisando conversar e ser direcionado a uma ajuda profissional.

1. O sono dele mudou

Um dos primeiros sinais de quem passa por um momento difícil na vida é sentir alterações no sono. Seu marido costumava dormir tranquilamente e agora sofre de insônia? Acorda várias vezes no meio da noite para comer? Ou, pelo contrário, não quer mais sair da cama e se atrasa com frequência para o trabalho?

Todas essas situações podem ser indicativos de que ele está passando por uma fase difícil e precisa da sua ajuda.

2. Ele não consegue se concentrar

Os problemas de memória e concentração também se apresentam rapidamente para pessoas que passam por períodos de estresse e depressão. Até coisas simples como acompanhar o enredo de um filme tornam-se complexas, e isso se deve a alterações psicológicas e fisiológicas.

Provavelmente, seu parceiro está ruminando outros problemas e tenta encontrar uma solução para os impasses de modo que não consegue mais pensar em outras coisas. Ele certamente precisa de ajuda.

3. Ele está mais irritado que o normal

Com os dois aspectos anteriores, fica simples imaginar que a sensação de irritação constante acompanhe o quadro. Com muita carga emocional e pouco espaço para sensações prazerosas, a pessoa tende a revidar o que os outros falam e se estressar com qualquer um, inclusive com aqueles que ama. Mas lembre-se, nada justifica uma agressão física ou humilhações verbais. Converse com amigos e faça uma denúncia formal caso necessário. Afinal, você quer ajudá-lo e deve ser tratada com respeito.

4. Ele está bebendo mais do que de costume

Para tentar relaxar e esquecer os problemas, talvez o seu parceiro busque satisfação na bebida. Essa situação é muito complicada, pois pode virar uma bola de neve cada vez mais densa. Se perceber que ele fica alcoolizado com frequência para escapar de algumas situações ou lidar com momentos de tensão, está na hora de procurar ajuda profissional – acredite, você sozinha não conseguirá mudá-lo.

5. Ele anda indeciso

Com essa confusão de pensamentos, sentimentos e sensações, a pessoa que enfrenta um período emocional turbulento fica com muito mais dificuldade para tomar decisões – das mais simples às mais complexas. Isso se mostra também em mudanças contínuas de ideias, uma ambivalência que acaba por afetar a vida de toda a família. Nessa hora, a melhor opção é manter a calma e acolher o sofrimento do outro por meio da conversa, sem julgamentos. Um bom psicólogo pode ajudar na recuperação.

6. Ele está evitando sexo, ou não consegue fazer

Como há um certo bloqueio das sensações de prazer, já que as energias estão concentradas em outras áreas, talvez seu marido comece a perder o interesse por sexo – e isso absolutamente não quer dizer que ele não te deseja mais. Ou, também é possível acontecer a situação contrária: ele fica quase viciado em sexo, numa compulsão que visa apagar outros problemas e gerar alguma satisfação.

Como o sexo passa por aspectos emocionais, os extremos podem revelar a necessidade de ajuda.

7. Ele fala sobre suicídio

Se ele mencionar qualquer coisa referente a suicídio ou sobre a vida não valer a pena, realmente é hora de procurar um psicólogo com urgência. Existe um mito de que aquele que fala sobre suicídio não o pratica, algo absolutamente falso. Qualquer indicativo de que a pessoa pode tirar a própria vida deve ser levado a sério e expressa grande sofrimento emocional. Converse, não julgue, e ajude o seu parceiro a encontrar ajuda especializada.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você acredita que seu parceiro pode estar sofrendo com um momento de muita carga emocional? O que pretende fazer para ajudá-lo? Comente abaixo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*