Casal com recém nascido

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre o Sexo Após a Gravidez

Seu corpo acabou de fazer algo muito incrível (como atuar no crescimento de um bebê), então, claro que haverá algumas mudanças.

Você tem um novo integrante na família e seu mundo está totalmente diferente, de cabeça para baixo. Você não está dormindo, você está tentando decodificar o choro do seu bebê, e você realmente nem consegue se lembrar se você almoçou ou tomou banho hoje. Mas, alguma hora, você se ajustará, e as coisas que eram tão normais no seu sexo de vida pré-bebê, ressurgirão.

Muitas vezes, a chegada das seis semanas é tratada como um marco. É quando você vai para uma consulta de acompanhamento com o seu obstetra, ele examina você, e se tudo estiver bem, eles lhe dá o “vá em frente” para retomar o sexo e os exercícios físicos. É provável que seu parceiro tenha estado na contagem regressiva para esse dia, mesmo que você não esteja tão animada assim.

“Esta é uma área muito sensível que passou por um trauma, mesmo que tenha sido um bom trauma. Esperar ajuda a evitar mais danos a essa área essencial. Além disso, é uma época muito complexa para a mãe; queremos garantir que ela esteja cuidando de si mesma mentalmente e fisicamente”, diz Jessica Shepherd, doutora, especialista em saúde feminina e obstetra.

Para as mamães da cesariana, ela aponta um maior choque de realidade: você acabou de passar por uma cirurgia muito mais complicada do que o parto. “Você precisa de tempo para recuperação antes de falar sobre atividades sexuais”, diz ela.

Agora, digamos que você já tenha recebido o ok para voltar ao sexo e aos exercícios. Saiba que você não precisa pular na cama imediatamente. Quando estiver pronta, aqui estão 5 coisas que você pode esperar nesse momento. Saber que elas são normais – você não está sozinha! – pode ajudar a fazer um retorno triunfal à sua sexualidade muito em breve:

1. Pode doer um pouco

Seu corpo passou por muita coisa para entregar a você um bebê, seja isso vaginalmente ou através de uma cesariana. Dependendo de quaisquer complicações com o nascimento, ou se você precisa de uma recuperação mais longa do que o normal, o sexo pode ser levemente desconfortável e pode vir acompanhado de um pouco de dor (Se você fez uma cesariana, sua cicatriz pode contribuir para o desconforto abdominal).

“O sexo nunca deve ser tão doloroso a ponto de você ter que parar, ou se você não estiver sentido prazer, ele simplesmente ainda não vale a pena e seu corpo ainda não está pronto “, diz Shepherd. Se for esse o caso, fale com seu médico.

2. Existem sangramentos e secreções

Depois de ter um bebê, você provavelmente precisará usar absorventes de tamanho muito maior porque, sim, você vai sangrar bastante. Mais tarde, porém, o sangramento começa a diminuir, até que desaparece. Ainda assim, o derramamento contínuo da camada endometrial pode mudar a cor da secreção vaginal para uma tonalidade marrom suave, diz Shepherd.

A mancha pós-sexo também pode ser normal. O que não é normal acontece nos casos em que o sangramento se torna contínuo novamente ou vermelho brilhante. Além disso, esteja atenta a odores diferentes e mais fortes na região da vagina, pois estes podem ser sinais de vaginose bacteriana ou uma infecção por fungos.

3. Sim, a sensação do sexo pode ser diferente

Entre as razões pelas quais você possa estar nervosa para a relação sexual após ter um bebê, está a preocupação de que sua vagina estará esticada e o sexo não será mais tão prazeroso.

“A elasticidade da vagina é impressionante. Ele retornará à sua forma e características normais, mas isso pode levar algum tempo”, diz Shepherd. O quão rápido as coisas vão retornar ao normal depende de muitos fatores, incluindo o estado dos músculos do seu assoalho pélvico antes do parto.

Você pode relaxar sabendo que as mesmas sensações que você desfrutou antes da gravidez geralmente retornam dentro de três a seis meses, ela diz.

4. Você pode sentir como se não fosse você mesma

Onde está aquele desejo sexual? Você se sente desse jeito? Totalmente normal. Ter um bebê é uma transição enorme, física e emocionalmente. Você pode se sentir desconectada do seu parceiro, o que pode dificultar o estado de espírito (sem mencionar a falta de sono).

Shepherd recomenda conversar com ele e ser realmente aberta sobre o que você está passando. Você também pode passar por uma depressão pós-parto (o que acontece mais do que imaginamos), o que deve ser discutido com seu médico para que você possa obter a ajuda que precisa. Se é realmente uma questão de conexão, você pode tentar uma sessão de terapia sexual, diz Shepard.

5. As coisas irão voltar ao normal em breve

Todos esses sintomas e acontecimentos são comuns depois de ter filhos, e isso não vai acontecer apenas no parto do primeiro filho, mas em todos os partos que você tiver. A boa notícia é que sua vida sexual com o seu parceiro provavelmente voltará ao normal dentro de prazo máximo de um ano, independentemente de você ter tido parto normal, cesariana ou qualquer outro tipo de parto. Sua função sexual, desejo, excitação e orgasmo irão melhorar. Pode confiar!

Você já deu à luz um bebê e teve dificuldades para voltar à rotina sexual após isso? Como foi a sua readaptação? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (Nenhum Voto Ainda)
Loading...


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*