Você já conheceu alguém que se torna uma pessoa totalmente diferente de acordo com o seu entorno? Talvez em uma sala de reuniões seja uma pessoa condescendente, com um certo grupo de amigos se torne sarcástica e crítica, e com outro alguém está sempre buscando aprovação.
Pode ser que você esteja tendo uma conversa normal com uma pessoa assim, mas de repente, como se ela “mudasse a chavinha”, ela muda a postura, tom de voz e vocabulário no mesmo instante em que alguém aparece e começa a conversar com vocês.
Agora seja honesta… Você já foi essa pessoa?
A verdade é que todas as pessoas já passaram por momentos de inautenticidade. Pode ser difícil manter a autenticidade em situações desconfortáveis ou desconhecidas.
Nessas situações você pode se preocupar se o seu “eu real” não é bom o suficiente para a situação, e você teme ser rejeitada, então, ao invés de se mostrar como realmente é, acaba mostrando-se como uma pessoa que acredita que todo mundo irá gostar.
Enquanto se adaptar a um ambiente em certas situações possa ser algo benéfico, mudar completamente a sua personalidade é um grande problema.
Simplificando, as pessoas podem dizer se você não está sendo autêntica, e isso é algo muito chato. Mentirosa, falsa, pretenciosa, hipócrita e “Maria vai com as outras” são apenas algumas das palavras e expressões que podem usar para descrevê-la. Preste atenção que nenhuma delas são elogios.
Em última análise, as pessoas são atraídas pela autenticidade, pois isso faz com que elas se sintam confortáveis, seguras e respeitadas.
Por isso, veja aqui as 4 maneiras de ser uma pessoa autêntica.
1. Preste atenção em si mesma
Da mesma maneira que acontece com a maioria dos caminhos para o autoaperfeiçoamento, você deve começar a se observar. Assim, ao conhecer novas pessoas, participar de reuniões de trabalho e passar tempo com diferentes grupos sociais, tente perceber como se sente em cada diferente situação.
Quando se sente mais confortável? Quando sente como se estivesse se contorcendo na pele de outra pessoa? Ao se tornar uma pessoa mais atenta e consciente de si mesma, irá permitir que reconheça quando está se sentindo desconfortável, entender por que está se sentindo assim e sinalizar para si mesma quem é de verdade.
2. Encontre conexões genuínas
Porque você é um ser humano, e todos os serem humanos tem algo em comum. Procure compreender as pessoas que estão à sua volta. Faça perguntas atenciosas, e escute as respostas atentamente.
Ao desenvolver uma verdadeira compreensão e conexão com as pessoas que estão ao seu redor, estará mais propensa a se sentir como uma pessoa verdadeira e autêntica.
3. Não seja perfeita
O que há de errado em ser perfeita? É impossível. Portanto, se você tentar ser perfeita ou agir perfeitamente, já está sendo hipócrita. Abrace as suas imperfeições e atreva-se a ser um pouco vulnerável. Ficará surpresa ao saber aonde a vulnerabilidade pode te levar.
4. Seja uma pessoa presente
É fácil estar no meio de uma conversa com alguém, e enquanto a pessoa está falando, sua mente acaba divagando para conseguir elaborar a resposta perfeita, ou todas as coisas da sua lista de afazeres, por exemplo.
Uma vez que a outra pessoa termine seu pensamento, você volta mentalmente à conversa com as respostas perfeitas.
Enquanto isso, a outra pessoa não tem a mínima ideia no que você está realmente pensando enquanto ela está falando, já que as pessoas podem sentir intuitivamente o foco e presença da outra.
Tente ser mais presente em suas conversas e relacionamentos. Seja um ouvinte ativo, e dê às outras pessoas a sua total atenção. Domine a arte da presença, talvez é a maneira mais simples e eficaz de garantir a sua autenticidade em qualquer situação.