Um casamento feminista inclui parceiros que respeitam e tratam um ao outro de forma igualitária. Então, sim, este seria o relacionamento ideal, o melhor tipo de casamento. Além disso, estudos sugerem que o sexo é melhor nesses casos.
Confira a seguir 22 motivos para se apaixonar por alguém que vê o feminismo como benéfico para homens e mulheres.
- Há paridade em seu relacionamento. Vocês se apóiam para alcançarem seus objetivos e pleno potencial – porque sabem que juntos são mais fortes, como uma equipe.
- Vocês não estão presos a expectativas de gênero desatualizadas. Se for combinado que o homem faz as tarefas da casa enquanto a esposa traz o frango na hora do jantar, sem problemas.
- Não há lugar para “uma fala de vestiário” ou “meninos são meninos”, esse tipo de desculpa. Vocês enxergam um ao outro em um nível muito mais alto do que isso.
- Quando é hora de limpar a casa ou lavar a roupa, divide-se as tarefas de acordo com a preferência e carga de trabalho, não de gênero. Também vale a pena notar: um estudo de 2015, da Universidade de Alberta, sugeriu que as pessoas em relacionamentos mais igualitários têm maior satisfação e mais sexo do que os casais que deixam as obrigações para apenas um dos cônjuges.
- Os homens apoiadores do feminismo reconhecem que o prazer de uma mulher é tão importante quanto o deles. Não há aquela história de virar para o lado e adormecer depois de gozar. Além disso, seu parceiro nunca vai te envergonhar por seu passado. O número de relações sexuais anteriores não é grande coisa.
- Mansplaining (quando o homem interrompe a fala da mulher para explicar basicamente o que ela estava dizendo) não é um problema com o qual você precisa lidar em sua própria casa, graças a Deus.
- Vocês dois sabem que o lugar de uma mulher é onde ela quiser – e se vocês escolheram trabalhar, isso significa apenas uma fonte de renda a mais.
- Ideologicamente, seu parceiro acredita que o mundo é um lugar melhor quando as mulheres são empoderadas. Como observou príncipe Harry, que apóia o feminismo, “quando as mulheres estão empoderadas, a vida de todos ao seu redor melhora – suas famílias, comunidades e países”.
- Seu parceiro ama o seu corpo, mas reconhece que as decisões que você toma a respeito dele são apenas suas. Os direitos sexuais e reprodutivos são importantes para ambos.
- Você não se preocupa em não manter relacionamentos com amigos do sexo oposto. Seu parceiro sabe que você pode e deve se relacionar com outros homens e outras mulheres.
- Seu casamento pode ser heteronormativo e tradicional ou moderno e diferente, como quiser.
- Se os amigos do seu parceiro começam a criticar o feminismo, você sabe que ele vai corrigi-los.
- Suas queixas e preocupações nunca são deslegitimadas por causa do sexo, e seu parceiro nunca diria algo como, “parece que alguém que está de TPM”.
- Vocês não olham um para o outro como um projeto ou alguém para “consertar”. Os homens não precisam ser heróis e as mulheres não devem sentir que podem “amar” os problemas de um homem. Cada um toma posse de seus próprios problemas e entra no relacionamento como uma pessoa inteira e independente.
- Se vocês decidirem se casar, podem fazer o que quiser com os sobrenomes.
- Frases como “homens, avante!” ou “não seja maricas” estão fora da sua casa. A beleza do feminismo é que beneficia a todos. Seu parceiro pode ser tão vulnerável ou emocional quanto quiser e não será julgado por isso.
- É tão bom estar com alguém que aprecia seu cérebro tanto quanto a sua beleza.
- Se vocês têm filhos, podem falar sobre abertamente sobre consentimento, pássaros e as abelhas – como um time.
- Por meio de seu relacionamento, você serve de modelo de igualdade para seus filhos. Mas se houver divórcio, reconhece que ambos os pais merecem estar na vida deles.
- Se quando seu marido está com as crianças alguém diz “parece que a mamãe teve um dia de folga!”, vocês podem apenas ignorar.
- Seu casamento pode seguir a monogamia tradicional ou não – como vocês quiserem que seja.
- Seu parceiro entende porque você quis ir à Marcha das Mulheres. Provavelmente ele vá junto para apoiar a causa.