Casal discutindo

10 Coisas que Estão Tornando seu Casamento Muito Mais Difícil do que Deveria

Antes de nos casarmos, normalmente ouvimos dos nossos pais, avós ou outros parentes que o casamento é algo que precisa ser cuidado e que só com esforço e o trabalho duro do casal ele é capaz de dar certo.

Quando somos jovens, a tendência é acreditar que o amor supera tudo, mas na realidade, não é bem assim, e sim, nossos avós tinham razão, o casamento é algo pelo qual devemos trabalhar duro para mantê-lo sempre saudável.

Qualquer união é caracterizada pelo esforço conjunto do casal, e o casamento é algo desafiador, que muitas vezes é frustrante, e outras vezes é a melhor aventura da qual você decidiu participar. Um bom casamento será cheio de paciência e compreensão, e com o passar dos anos, essas duas características deverão sempre crescer, a fim de manter o relacionamento do casal intacto.

Apesar das dificuldades de se manter um relacionamento, a verdade é que ele não é um desafio tão difícil assim, porém, muitos homens e mulheres praticamente “se esforçam” para que ele fique mais difícil do que deveria. Relacionar-se com outra pessoa requer paciência, compreensão, calma e um bom entendimento entre os dois lados, e se um deles resolve que não irá jogar nessas regras, realmente não há casamento que aguente.

Abaixo você confere 10 coisas que pode estar fazendo para tornar seu relacionamento mais difícil, e como corrigi-las, mantendo uma relação boa, saudável e duradoura com o seu par.

1. Você é a rainha do drama

Você seria uma excelente protagonista em uma novela, mas seu casamento não é realizado em um set e você não tem que fazer caras e bocas para convencer na atuação. Se o seu parceiro fez algo que não lhe agradou, converse com ele sobre isso e diga que não gostou do que aconteceu. Se foi algo pequeno como mudar um vaso de plantas de lugar, fique calma e só diga que prefere do jeito que estava antes, não discuta, brigue ou faça de pequenos acontecimentos um grande caso que irá deixar vocês dois estressados, pois isso só desgasta um relacionamento.

Assim como acontece quando vamos criar nossos filhos, no nosso casamento também temos que escolher nossas batalhas. Pare de tornar algo mínimo uma grande briga, preserve você, seu parceiro e o relacionamento de vocês.

2. Você não consegue perdoar e esquecer

Seu parceiro esqueceu o aniversário de casamento de vocês, ou então ele saiu com os amigos e voltou mais tarde do que vocês combinaram. Ele errou? Sim. Você resolveu perdoá-lo? Então perdoe de verdade e esqueça o que aconteceu.

Se você decidiu perdoar seu parceiro, de nada adianta continuar vivendo com ele e colocar na mesa o erro dele em toda e qualquer situação. Se você faz isso, você está desgastando ainda mais seu relacionamento e trazendo à tona o mesmo problema diversas e diversas vezes, e isso não levará vocês a nada, a não ser a mais brigas. Se você decidiu perdoar, perdoe de verdade e não toque mais no assunto.

3. Você é muito mandona

Você sabe que é mandona, você sabe que sempre foi assim e até mesmo seus amigos e seus pais já reclamaram com você sobre isso. Para não acabar com seu casamento por causa de um comportamento como esse, pare de querer estar no controle o tempo todo. Parar de dizer ao seu marido o que fazer e como fazê-lo.

4. Você não é confiável

Seu parceiro confia em você, compartilha segredos e preocupações e no minuto seguinte você está fazendo um post sobre isso no Facebook ou abrindo seu coração no grupo da família, ou ainda discutindo abertamente os problemas dele com as amigas.

Agir dessa maneira é um dos jeitos de mostrar que você não é confiável e fazer seu parceiro parar de compartilhar coisas importantes com você. Se ele não quer que algo seja discutido fora dali, não leve o assunto para outros lugares, não deixe que outras pessoas teçam opiniões sobre você, ele, e o casamento de vocês quando na verdade você não deveria ter compartilhado esse tipo de problema. Aprenda a manter o companheirismo de vocês dois acima de tudo.

5. Você reclama de tudo o que ele faz

Você constantemente reclama, critica e condena o seu parceiro por cada pequena coisa que ele faz que não corresponde às suas expectativas. Você está fazendo isso errado.

Aprenda a comunicar seus desejos de uma forma apreciativa e amorosa, e converse com seu parceiro com calma, mostre a ele o que você gosta e precisa, e também escute o lado dele e construa um relacionamento saudável.

6. Você está sempre certa

Você pode até realmente achar que está sempre certa, mas você não está. Considere a opinião do seu parceiro de vez em quando, escute o que ele tem a dizer, afinal, ele também participa desse casamento, divide a casa com você e cuida das crianças. Não é só a sua opinião que importa e para um time realmente funcionar, todos têm que participar.

7. Você não consegue se comunicar direito

Não conseguir comunicar seus desejos e necessidades pode ser um problema muito sério em um relacionamento, afinal, seu parceiro não irá conseguir adivinhar do que você precisa.

Diga a ele o que você quer e precisa, e espere o mesmo dele. Trabalhem a comunicação de vocês e melhorem o relacionamento.

8. Você se recusa a pedir desculpas

Como já dissemos anteriormente, perceba que você não está sempre certa e lembre-se de que também pode cometer erros, e quando isso acontecer, peça desculpas. Pare de tentar ser superior quando na verdade todos sabem que você também erra.

9. Você se preocupa mais do que deveria

Claro, você deve se preocupar com o seu parceiro – com como ele se sente, seus desejos e necessidades, com seu bem-estar, assim como ele deve fazer com você. Porém, se você se comporta como uma pessoa neurótica e controladora e quer saber sobre cada passo que ele dá, seus pensamentos e todos os detalhes da conversa que ele teve com um amigo do trabalho, você está exagerando e deixando tudo mais difícil entre vocês.

Entenda que um casamento é baseado em compromisso e companheirismo e que certas preocupações são comuns, e até mesmo o ciúme é aceitável com moderação, porém, respeite o espaço e a liberdade do seu parceiro, e o mesmo deverá acontecer com você.

10. Você é imatura

Talvez esse seja seu principal problema se você comete todos os outros acima. Se você é imatura, se tem acessos de raiva e irritação, se você se recusa a pedir desculpas e a perdoar, se você não consegue se comunicar, se só você está certa e tudo deve ser do seu jeito, você precisa começar a rever seus conceitos, crescer e melhorar sua postura para conseguir manter seu casamento.

Você não faz nada disso e não se identificou com nenhuma das características acima? Parabéns, você tem tudo para conseguir manter seu casamento saudável.

Por outro lado, se você se identificou com muitas das situações acima, é hora de tentar melhorar, por você, por seu parceiro e pelo casamento de vocês, mas principalmente, por você. Tornar-se uma pessoa melhor faz parte da vida e do crescimento pessoal, e talvez já tenha passado da hora de resolver seus problemas internos, e talvez assim seu casamento pare de sentir o impacto negativo sobre isso. Tome coragem, melhore e vá em frente para ser feliz com quem você escolheu!

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você acredita que precisa melhorar um desses aspectos em seu relacionamento para que ele dê certo? Quais deles? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,50 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*