Marido e mulher devem assumir a responsabilidade em um casamento. Mas há alguns comportamentos comuns por parte das mulheres que podem criar um ambiente hostil – onde ninguém se sente seguro ou confortável.
É importante lembrar que o principal objetivo do matrimônio é a paz e a felicidade do casal. Então, apesar de a lista a seguir parecer assustadora, lembre-se sempre dela. Se a vida a dois parece estressante, é preciso trabalhar e mudar essa percepção.
Se você se sente infeliz, procure entender os motivos para lidar com os problemas – mesmo que a separação seja resultado dessa reflexão.
Confira as 10 atitudes das mulheres que podem destruir seu casamento.
1. Usar palavras para machucar o outro
Embora os homens sejam mais fortes fisicamente, as mulheres têm a vantagem da perspicácia verbal. Em média, falam quase três vezes mais do que os homens – cerca de 20 mil palavras por dia em comparação com as 7 mil pronunciadas pelo parceiro. Por isso, evite usar palavras afiadas a fim de envergonhar, degradar e menosprezar o seu marido.
2. Ter expectativas fora da realidade
Buscar satisfação por meio de uma pessoa e projetar sua infelicidade nela quando as coisas não vão bem é uma maneira rápida de destruir seu casamento. Se você se sentir infeliz, primeiro examine a realidade. Você será mais feliz se moldar suas expectativas de acordo com cada momento. Esperar que seu cônjuge ou seus filhos a façam feliz pode tornar tudo mais difícil.
3. Ser sarcástica e crítica o tempo todo
Essa é uma maneira rápida e fácil de mostrar ao seu marido que você não o respeita. O resultado é que ele se fechará e buscará aprovação com outras pessoas. Você já experimentou dizer algo e ser criticada sem ao menos terminar o pensamento? As mulheres estão acostumadas a isso e é normal sentir raiva e querer revidar. Mas, quando você é crítica ou sarcástica com seu parceiro, ele se sente atacado e desvalorizado. Escute-o, sem julgar cada palavra. Se você quiser fazer perguntas, espere ele terminar de falar.
4. Criticá-lo e diminuí-lo junto aos amigos e família
Quando você critica e menospreza seu marido, também envenena aqueles mais próximos ao casal. Você os força a tomar partido, e é claro que eles escolhem o seu lado, porque eles querem ser leais. Seus amigos e família não moram na sua casa. Eles não vêem o que se passa dia após dia. Eles não vêem as coisas boas que seu marido faz. A única visão que têm dele é aquela que você apresenta. Se está constantemente falando mal, os outros vão enxergá-lo como um parceiro ruim para você.
5. Retirar afeto e sexo
Isso pode causar uma enorme ruptura em seu casamento. A intimidade é algo imprescindível ao casal – inclusive em termos fisiológicos. Quando você se recusa a satisfazer essa necessidade de intimidade, algo não vai bem. E desse jeito, só tende a piorar. Seu cônjuge precisa se conectar a você emocional e fisicamente. Converse com ele se algo está te incomodando, pois a raiva cria uma barreira entre os dois em todos os níveis.
6. Desrespeitar a opinião dele
Normalmente, se você apresentar um problema, seu marido vai tentar resolvê-lo. Quando desdenha desse esforço, envia a mensagem de que não o valoriza. Ele estava lá pronto para traçar um plano de ação e resolver o conflito – talvez não exatamente como você faria, mas está ao menos oferecendo uma solução. O mínimo que você pode fazer é ouvir sua sugestão, e agradecê-lo por contribuir.
Antes de rejeitar a ideia de forma grosseira, pense um pouco sobre o assunto, sobre as palavras que ouviu. Você não precisa fazer tudo o que ele sugere, mas ouça e reflita.
7. Exigir responsabilidade sobre tudo
É fácil criticar outra pessoa e dizer que poderia ter feito um trabalho melhor – quando você não o fez. A parte difícil vem na hora de assumir a responsabilidade. Em vez de tomar decisões sem considerar a contribuição de seu marido, e depois culpá-lo quando as coisas não funcionam, tente trabalhar em conjunto. Vocês podem decidir juntos como as coisas devem ser feitas e alternar a palavra final nos momentos de decisão. Certamente, terá espaço para os dois resolverem os dilemas do dia a dia.
8. Nunca estar feliz
Uma das maneiras mais rápidas de destruir seu casamento é gastar todo o seu tempo agindo de forma miserável e infeliz. O objetivo do casamento é a paz e a felicidade. Se você acredita que sua felicidade vem de outras pessoas ou de circunstâncias externas, então nunca será feliz. Somos responsáveis por nossa felicidade e por nossas decisões. Faça terapia se possível ou termine a relação se achar que tudo vai mal – apenas não fique nessa situação.
9. Desmoralizar
Ai do marido que se atreva a sugerir que sua mulher poderia melhorar em algum aspecto da vida! Taxado como insolente e despreocupado, sofrerá a ira de uma pessoa irritada, ferida e cheia de indignação.
Sentimo-nos perfeitamente justificadas para atacar cada falha dele e apontar cada fracasso, até que ele se sinta envergonhado de viver. Pare de tentar corrigir cada erro que você percebe. Todos erramos. E podemos corrigir os erros ou destruir tudo. A escolha pertence inteiramente a vocês.
10. Escolher o homem errado
Você conhece um homem. Gosta dele. Começa a namorar. Então percebe as pequenas falhas. As fendas em sua armadura. Ele grita, assim como seu pai fazia. Ele bebe e se torna abusivo. Ele é mau com os seus filhos. “Está tudo bem”, você diz a si mesma: “Vou consertá-lo depois que nos casarmos”. Pare aqui. Não há nenhum conserto.
O homem que com quem você sai será o mesmo depois de casado. Sempre amável? Será mais gentil ainda. Viciado em pornografia? Continuará viciado. Não se pode mudar as outras pessoas, elas que precisam fazer esse serviço.