Aquela velha e conhecida frase “preciso de tempo e espaço” se tornou um clichê, na maioria das vezes um sinônimo para o fim do relacionamento, e embora este não seja sempre o caso, ela faz todo sentido.
Essa frase indica uma usurpação, coerção ou coação de que, seja real ou não, a pessoa a sente, ela existe. Quando alguém diz ao seu parceiro que precisa de tempo ou espaço, é porque ele não aguenta mais esse relacionamento.
Esse tempo e espaço pode curar e servir para aprender a construir outra forma de convivência, de se entender que esses sentimentos de aborrecimento são a causa do transbordamento e do colapso desses sentimentos, porque o amor vive de sentimentos, que por sua vez, não podem ancorar as pessoas em relacionamentos angustiantes.
Quando se fala de relacionamentos saudáveis, é normal que a distância seja um assunto a ser evitado, no entanto, longe de ser o começo do fim, o espaço que separa momentaneamente une com mais força do que se pode imaginar. Forçá-lo ou impô-lo como um método para manter a paixão viva de repente pode não ser o mais apropriado.
A questão começa com a lógica e o senso comum: embora não seja tão simples quanto parece, está claro que todas as pessoas precisam de um pouco de tempo sozinhas ou com outras pessoas que não seja a sua parceira ou o seu parceiro, em atividades individuais ou passatempos, ficando em dia com os amigos, a família, participando de um curso ou aprendendo qualquer coisa que as motive.
Mas você entende esse tempo sem o seu parceiro como algo substancial em seu relacionamento ou como uma obrigação de “respirar”?
A ideia básica reside em que você tenha um espaço e um tempo sem o seu parceiro e que também seja compartilhado com ele, embora isso não signifique necessariamente que tenha que compartilhar esse mesmo tempo com ele.
Talvez uma boa ideia para entender um relacionamento a dois saudável é compreendê-lo como uma grande amizade erótica da seguinte maneira:
Não se trata de “autonomia”, que seria algo como “impor a lei de um mesmo”, definir os dias, projetar quadrantes onde um ou outro pode sair para tomar um vinho com seus amigos, ir à academia ou frequentar a aula de inglês para determinar parcelas de vida exclusiva.
Tal planejamento provavelmente também irá te levar a estabelecer um cronograma para fazer sexo, e porque não, o minuto em que irá alcançar o orgasmo para otimizar a sua existência. Se esse último parece um absurdo para você, talvez deva pensar e esmagar todo o resto.
O foco desse assunto é a distância como algo que acontece, essa ironia que ocorre quando, ao terminar o que você propôs, o desejo te dirige imediatamente ao seu parceiro para fazer algo inesperado, ou até mesmo que foi planejado anos atrás.
Mas o que acontece se uma das pessoas do casal entende isso, mas a outra não?
Não existem fórmulas mágicas, muito menos matemáticas, para as relações de um casal, mas sim, há conceitos ou linhas que fazem com que elas sejam mais saudáveis.
A importância da distância em um relacionamento faz com que ele seja mais saudável e duradouro, afinal cada um é único, e por isso precisa do seu tempo para poder fazer as coisas que sentem vontade, isso sem falar que sentir um pouco de saudades é algo muito saudável que só agrega ao relacionamento.