Dicas Científicas Para Superar um Amor Perdido

Compartilhar

Perder um grande amor doi e não é pouco. Por mais que tenha gente que veja isso como drama demais ou frescura, só quem já passou pela decepção de ver a pessoa amada ir embora sabe do que estamos falando. E até a dona ciência comprova isso: uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, identificou que ser abandonado pelo parceiro é tão doloroso como uma dor física.

Ok, nós entendemos que tomar um pé no meio da poupança doi, mas e aí? O que fazer quando toda essa dor surgir? Realmente, é difícil saber lidar com essa perda e seguir em frente. E é por isso que mais uma vez nós pedimos ajuda da nossa amiga ciência e trazemos algumas dicas dadas por ela para superar esse momento.

Confira quais são elas na sequência:

1. Livre-se do vício

Aquele desejo incontrolável de ainda estar com a pessoa e a enorme falta que ela faz estão ligadas a uma parte do cérebro chamada de núcleo accubens, onde também age a cocaína. É nessa região que se localiza a zona de recompensa, que faz com que o organismo sinta prazer e que causa vício.

Quem descobriu isso foi uma antropóloga e especialista em amor americana Helen Fisher. Ao longo de anos, ela trabalhou com imagens de cérebros e chegou à conclusão que o amor desperta as mesmas regiões que a cocaína no cérebro e que, por conta disso, é viciante assim como essas substâncias.

Bem, se esse sentimento age como uma droga, ele deve ser tratada como tal, não é mesmo? Assim, a dica da especialista é se livrar de tudo que lembre o passado com o amor perdido: fotos, cartões, cartas, e-mails, presentes. Também é aconselhado não procurar o moço nas redes sociais e muito menos fuçar o perfil dele. Vale até excluir o ex do Facebook por uns tempos para facilitar o processo.

[sc:artigos_relacionados]

2. Acabe com a obsessão

Jogar fora as lembranças e excluir o ex-amor das redes sociais pode até ser mais simples, mas e quando ele insiste em continuar nos nossos pensamentos? As sugestões do psicólogo da Universidade do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos são: lembrar das características da pessoa que não te agradavam nenhum pouco – até porque nessas horas parece que fica fácil se lembrar apenas das coisas boas que aconteceram – não se esquecer que um relacionamento só dá certo de verdade quando duas pessoas realmente querem que ele funcione, deixar a porta aberta para um novo amor e se manter ocupada.

Ou seja, não deixe que as recordações do passado tomem conta e parem a sua vida. Esforce-se para seguir em frente com a sua vida. Invista em si mesma, no seu trabalho e nos estudos, e aguarde as surpresas que o futuro te reserva.

3. Deixe o tempo passar

Depois de certo tempo do trauma de ser abandonada pelo grande amor – ou quem esperava que fosse – você certamente verá que as coisas terão melhorado, ao menos um pouco. Foi isso o que a antropóloga Helen Fisher verificou na mesma pesquisa feita com as imagens cerebrais.

Ela notou que depois de um tempo de terem ficado sem seus amores, as pessoas apresentavam uma atividade menor na região do cérebro relacionada à sensação de apego, que recebe o nome de palladium ventral.

É claro que não é simplesmente deixar o tempo passar que garante que a decepção irá magicamente embora. Ficar no pé do ex, reler as antigas mensagens de amor e ser obcecada por ele provavelmente não fará com que o decorrer dos meses surta muito efeito.

Por isso, não deixe de seguir as outras dicas que já mencionamos aqui e preste atenção nos outros conselhos dados pela antropóloga americana para compensar toda essa falta do antigo amor. Entre elas estão abraçar as pessoas próximas para aumentar os níveis do hormônio ocitocina – que deixa a pessoa mais relaxada – e praticar atividades físicas, que fazem com que a quantidade de dopamina – hormônio que oferece as sensações de prazer e recompensa ao organismo – aumentem no cérebro.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você já teve que passar ou está passando no momento por uma situação como essa? Como faz para superar o amor perdido? Como foi o seu término? Comente abaixo.

4.2 de 5 (25 Votes)
Compartilhar

  • Eu me separei a 2 anos com meu ex e ate agora nao consigo o eskecer
    E recentimente descobri k ele foi a Russia estudar e EU sinto um vazio enorme u k EU faço PRA superar isso...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Meu casamento acabou faz 1 mês, eu e a minha ex já não era a mesma coisa, foi um acúmulo de coisas, eu não fui um bom esposo, ela me amou muito, e eu não dei o valor devido...e como aquele velho ditado agente só da valor quando perder, isso se baseia em quase tudo na vida, coloquei minha cabeça no lugar assim depois de perder minha esposa, chorei e ainda choro, quando penso que ela me amou tanto e perdi todo aquele amor, AGENTE para para pensar meu ex ou minha ex, me amava tanto, cadê aquele amor?como pode acabar de uma hora para outra?, na verdade as vezes nós somos o erro, queremos um amor que nos sufoque estando longe e quando perto queremos paz...isso pode ser sim conseguido, mas através de muitas conversas...

    Falo por experiencia, a dias que a morte parece o caminho mais fácil,pq viver sem o seu amor é insuportável,mas a morte não vai trazer ele ou ela de volta, não sei quanto tempo leva para esquecer um amor, ou se você realmente vai esquecer seu amor!
    viver com a dor te faz pensar em cada erro, e isso vai te fazer uma pessoa melhor, e quando um novo amor entrar no seu coração você vai saber que erros não cometer...
    OBS: Acredite em DEUS, se acha que seu relacionamento tem salvação, ore a DEUS, ele é o DEUS do impossível.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Namorei com uma pessoa por 3 anos , vivi os mais lindos dias da minha vida .Mas fui abandonada por ele . Já se passaram 17 anos e até hoje não o esqueci. Tentei viver minha vida , me casei construir uma família , mas esse sentimento ainda insistir em me seguir. As vezes ele vem a toma e me leva ao passado como um passe de mágica. ESSA pessoa viveu por muito tempo aqui na minha cidade , casou se tambem e a alguns ano mudou se daqui. Sei que ele nem imagina o estrago que me causou. Mas isso não me importa porque o amor que sentir por ele ainda vive em me. Eu achava que o tempo iria apagar esse sentimento mas não foi o que aconteceu

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Preciso entrar no grupo, ele ainda existe? Alguém pode me adicionar? 16 99159 3639. Preciso de ajuda...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Estou passando por essa dor pela segunda vez, fui casada e me separei do primeiro relacionamento, sofri muito, mas sabia que era preciso terminar. Passei 8 anos desacreditada no amor, mas há 3 anos conheci uma pessoa que parecia o homem dos sonhos, confie completamente, mas há 42 dias, além de me trair ele terminou o relacionamento em seguida fiquei sem chão, choro todos os dias e a dor no peito é insuportável, sei que vai passar, mas queria acelerar o processo a sensação é que vou morrer, na verdade eu tenho esse desejo. Preciso muito de força para superar e ler esses depoimentos me ajuda, por saber que não estou sozinha. Só desejo que Deus nos ajude a superar a perda e decepção. Uma dica, na primeira vez a oração e a igreja me ajudaram muito, estou tentando mais vez, no entanto está difícil. Boa sorte a todos.
    Quem já superou poderia publicar dicas como tempo que demorou e quais foram as ações tomadas.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Milena, boa noite
      eu passei situação bem parecida, bem parecida mesmo, inclusive da primeira vez fiquei sozinha mais tempo que voce. Dessa ultima vez, eu estava num relacionamento de 6 anos, o único que mantive depois de um casamento terminado com traição também.
      O homem que tive na segunda vez reavivou minha vida, mas no final de tudo não deu mais, me traiu, e tentei suportar....mas a confiança e baixo auto-estima falaram mais alto. O rompimento definido se deu em dezembro de 2016, desde então, cortei todos os contatos.
      No seu caso ele terminou! olha amiga, eu tenho algumas dicas, pense positivo. Eu sei como se sente, pode acreditar! Mas é hora de superar, dar a volta por cima, sem ódio, sem rancores, mas também sem amor. Esquece o amor que sente, por ele ou por outros, pense em VOCE, somente nesse momento, pois no final quem fica com voce é voce mesmo, então tenha amor por voce. Pense o quanto é digna de um amor, dê esse a voce! Em breve voce estará com uma vibração maravilhosa e o sol volta, acredite. Eu voltei a estudar (não em escola ou faculdades universidades), não voltei para igrejas, nem centros , nem nada, passei a dedicar o tempo por um estudo universalista da religião, ou seja estudar todas as religiões. Estudo o Universo, estudo psicologia. Veja palestra no you tube da Cristina Cairo, Seicho-no-ie, Gasparetto, Hélio Couto, Laércio Fonseca, Chico Xavier, terra oculta, chamados a despertar, pozatti filmes, bem nessa sequencia que coloquei. Posso garantir a voce que tem muito material, que voce ficará supresa de ver um novo mundo, uma nova e magnifica maneira de viver. Outra coisa, faça o bem a todo, visite pessoas que necessitam de um ABRAÇO, um parente, um vizinho, um colega de trabalho. Perdoe as pessoas. A MAIOR DICA DE TODAS: TENTE SOMENTE COMEÇAR A FAZER O QUE EU FIZ, COMO DISSE AQUI A VOCE
      E-MAIL PARA CONTATO CIDAKNOWHOW@GMAIL.COM
      FICA BEM NA PAZ SEMPRE!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Oi Cida valeu pelas dicas, mas parece que quanto mais o tempo passa doí mais, entro em crise quando fico em casa, choro, peço a Deus para tirar essa dor do meu peito, tentei assistir às palestras, mas não consigo me concentrar. Meu Deus como é difícil, como é dolorido. Queria sumir.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

        • MILENA
          ACREDITA!
          VAI PASSAR!
          MEDITE POR CINCO MINUTOS QUE SEJA, ENTRE EM CONTATO COM SEU SER, PEDE AJUDA A VOCE MESMO, PARA QUE A PARTE FORTE DO SEU SER VENHA LHE AMPARAR. PEÇA A FORÇA MAIOR QUE CRIOU TODO O UNIVERSO ATRAVÉS DO SEU SER FORTE!
          DE TODAS AS AJUDAS, NÃO DESCARTE A DE UM PROFISSIONAL, PARA LHE OUVIR.
          AMIGA NÃO FIQUE EM CASA!
          HÁ TANTAS PESSOAS QUE PRECISAM DE UM ABRAÇO E UM SORRISO NESSE MUNDO PESSOAS E QUE VOCE NEM IMAGINA! CONVERSE COM AS PESSOAS, DEIXE ESSAS CONTAREM SUAS EXPERIENCIAS PARA VOCE.
          VOCE VAI SE RECUPERAR EM NOME DE DEUS, E EM NOME DA SUA FORÇA GRANDIOSA!
          ABS CIDA

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Maravilhoso ler seu relato, fiquei muito feliz. Estou lutando cada dia para me recuperar, ainda doí muito, mas sei que vai passar. Ótimas dicas as suas. Deus te abençoe, muita luz para você.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu namorei durante 9 meses, e nesse período vivi intensamente.Amei mais ele do que a mim mesmo. Só que sou uma pessoa muito confusa,nisso,tivemos uma briga e eu terminei. Depois me arrependi muito e corri muito atrás dele,me humilhei muito. Mas,de nada adiantou e com isso estou sofrendo a exato um ano. È uma dor imensa, hoje mesmo entrei no instagram dele e vi que ele já etá em outro relacionamento e que parece estar muito feliz,. Também estou namorando novamente,tentando preencher esse vazio,essa dor,esse arrependimento,mas de nada adianta.. Não sei mais o que fazer. Será que nunca vou me perdoar por ter terminado? Será q nunca mais conseguirei ser feliz? Tenho 23 anos e me sinto como se minha vida tivesse acabado,porque não consigo mais estudar,parei de trabalhar,parei e nao consigo mais caminhar.Só tristeza !!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Bolina,
      Sinceramente te entendo. E veja que meu caso é bem diferente do seu... meu namoro durou quase 3 anos e tivemos uma relação extremamente conturbada na qual fizemos coisas ruins um pro outro. O término foi quase que consenso pra sobrevivência de ambos, mas sinceramente eu não consigo parar de pensar nela... de viver através do olhar dela, do que penso que seria ou não valioso pra ela. Tbm tenho dificuldades em trabalhar, estudar e fazer qualquer coisa. Parece que todos os caminhos me levam a ela. A pensar nela e no que ela representa pra mim. Como se ela fosse meu mundo ou a razão dele. Sei que não deveria ser assim, mas não deixo de pensar que esse sentimento é algo muito valioso, algo sem o qual nem valeria a pena ter existido. Eu amo ela e amarei pra sempre. Se morrer ou viver eu sei que morrerei e viverei tendo sentido a coisa mais bela e mais dolorosa que se pode sentir. Essa vida é doida, amiga. Esse sentimento chamado amor tbm é.... se fosse bobo ou simples seria vazio. Sofra sim, mas saiba que seu sofrimento é uma ode a beleza do mundo. Isso vale um sorriso em meio às lágrimas.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Estava com a pessoa que achava ser a pessoa da minha vida. Na minha cabeça, apesar das briguinhas bobas, estava tudo bem. Sempre me fez muito feliz, mas ontem nós terminamos e eu estou arrasado.
    Muitos problemas se somaram para culminar nisso. Muitos problemas financeiros, o fato de ser um namoro a distancia, e o fato de eu sentir falta do que tinhamos no inicio da relação, fez com que ele falasse que a relação ja estava desgastada e que seria melhor dessa forma.
    Faz dois dias dessa tormenta que não sai da minha cabeça. Durmo e acordo chorando... quero ser forte, mas por ser uma pessoa tão boa e especial, não consigo nem ter raiva.
    Parece que quando desaba alguma coisa, tudo desaba junto! to sem rumo e sem muitas expectativas. Hoje me arrumei mais e me cuidei mais pra ver se tudo fica melhor. Sei que não estou sozinho nesse sofrimento, mas só nós sabemos o quanto isso machuca... sinto dores físicas da perda. O pior é que essa é a segunda vez que terminamos. Da outra vez ficamos 2 meses separados, mas voltamos e agora não sei o que vai ser.
    Preciso de ajuda quanto ao que fazer para superar isso. Nem comer eu estou conseguindo, pois acabo botando tudo pra fora novamente.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • se ainda tiver o grupo de auto ajuda me add pfvr ! 55 (81) 81378611

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu namorei 2 anos. Terminei pq ele precisava amadurecer e alguns planos nao se encaixavam. Comecei a falar com um menino e em menos de 1 semana já estava com outro. (eu errei, eu sei.) Mas eu estava carente, enfraquecida emocionalmente e a pessoa me proporcionou tudo que faltava no meu ex.
    Depois de 1 ano com esse atual eu terminei pq ainda gostava do meu ex. Mas hoje ele só fica comigo, não quer nada sério. E eu to morrendo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • procuro uma namorada....rs

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • já arranjou uma Messias? Eu também estou a procura rsrs... já sofri , já chorei , o importante é que emoções eu vi...isso é a vida... cidaknowhow@gmail. com

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*