Como Ter Aquela Conversa Difícil com o seu Parceiro

Compartilhar

Qualquer casal que se preze passa por algumas discussões durante o relacionamento. E há formas de tornar esse processo mais simples, mesmo que não seja tão agradável. A comunicação é fundamental para ambos e para um relacionamento saudável. Veja algumas dicas para seguir antes de entrar em uma conversa séria.

1. Prepare-se para a conversa

Você não precisa fazer um roteiro elaborado, mas tenha alguma noção dos tópicos que precisa abordar na conversa com o parceiro. Qual o sentido da discussão, o problema principal? Aonde você deseja chegar por meio dessa conversa?

É indicado manter o foco e não trazer várias discussões ao mesmo tempo. Lembre-se de não mencionar terceiros na conversa, a menos que seja muito necessário – e evite falar de familiares se o problema não estiver diretamente relacionado a eles.

As comparações também não são uma boa ideia. Cada pessoa age de uma forma e pode evoluir a partir de novas percepções, não precisa ser diminuída na comparação com outra.

2. Avise o seu parceiro

Sempre diga ao seu parceiro que deseja ter uma conversa mais séria com ele – antes de ter a conversa séria de fato. Isso porque demandará tempo e disposição dos dois. Então, querer começar o assunto antes dele sair para o trabalho só vai deixar a situação mais estressante. Além disso, ele pode começar a pensar sobre alguns pontos que também deseja abordar durante a conversa, o que exige alguma preparação.

3. Escolha o local e a hora adequada

Quando seu parceiro já souber que você deseja ter uma conversa séria, combine um horário e local com ele. Pode ser em casa, em um café, qualquer lugar que vocês puderem conversar a sós – sem as crianças ou familiares por perto. Evitem fazer isso quando saírem pra beber, por exemplo – é melhor que os dois se lembrem de tudo o que foi dito sem exaltações, certo?

4. Defina algumas regras

Se você já tem noção que você e seu parceiro ficam um pouco emotivos durante essas conversas, tente estabelecer algumas regras antes (e faça questão de recordá-las se for necessário).

A primeira delas: não gritem. Não há a menor necessidade de elevar o tom da voz, vocês dois são maduros e se amam acima de tudo. Segunda regra: nada de ofensas. Não é possível imaginar que duas pessoas que se amem usem palavras ofensivas ao parceiro. Acima de tudo, mantenham o respeito.

5. Escute com atenção

Ok, você está ansiosa para falar tudo o que pensa, mas precisa ouvir também. E não apenas fingir que está ouvindo: escute com atenção. Não adianta esperar para falar novamente e nem ao menos dar importância aos argumentos do seu parceiro. Afinal, o relacionamento é seu e a melhor opção é solucionar as desavenças o quanto antes. Por isso, fale, escute e considere os pontos levantados. Nem sempre é a coisa mais simples do mundo, mas vale tentar.

6. Pense nos próximos passos

Talvez vocês não consigam definir tudo em apenas uma conversa, mas eis aí um próximo passo – combinar de retomar o assunto em outro momento. Apenas não deixe que esse tempo se alongue demais, pois as desavenças não resolvidas acabam pesando no relacionamento como um todo.

E se vocês chegaram a alguns pontos de consenso, lembre-se de colocá-los em prática. Sejam mudanças de atitude ou ações que decidam tomar, é importante que haja comprometimento de ambos.

Você tem dificuldades de ter sérias conversas com o seu parceiro? Que assuntos são os mais delicados, geralmente? Comente abaixo!

3.3 de 5 (3 Votes)
Compartilhar

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*