Como Superar o Fim do Namoro e Esquecer o Ex-Namorado

Compartilhar

O fim do namoro pode ser difícil de aceitar, principalmente quando você investiu muito tempo e esforço construindo a relação e cuidando dela. Há horas quando você sente que se aquilo não tivesse acontecido ou aquela pessoa não tivesse atrapalhado, seu relacionamento seria perfeito. Vocês dois estariam felizes da vida nos braços um do outro e nenhuma força no mundo poderia tirar seu homem de você.

Cuidado; estes são os sinais de que você pode estar obcecada pelo seu ex-namorado. Quando você passa de novo na sua cabeça as cenas do seu término ou fica pensando nos motivos pelo qual ele se foi, é hora de se dar uma sacudida. Aqui vão algumas maneiras de como superar o fim do namoro e esquecer o ex-namorado.

Aceite a realidade

Você pode começar por aceitar o que aconteceu. Mais fácil falar do que fazer, você diz. Mas quem disse que superar o fim do namoro era fácil? Leva tempo – muito. Dê a si mesmo alguns dias para velar o término, mas apenas alguns dias! Durante esse período, permita-se sentir-se triste, com raiva e completamente miserável, se quiser. Mas depois do prazo estipulado, abra as cortinas, as janelas e deixe o ar fresco de fora dar nova vida nos seus quartos assim como na sua mente.

Livre-se de qualquer culpa

Absolva-se de qualquer culpa relacionada ao fim. “Se eu não tivesse falado dos incidentes da faculdade” ou “se eu perdesse mais peso”, você pode continuar até você perder a cor e não estar nem um pouco mais perto do nó do problema. Apenas aceite o fato de que vocês terminaram e de que a culpa não é sua.

Uma lição para ser aprendida

Tire uma lição importante de toda essa experiência do fim do namoro. Se você acredita que aprendeu algo de relacionamentos anteriores fracassados, é provável que doa menos. O pesadelo vai ter parecido valer a pena o empenho apenas se obter uma pérola de sabedoria.

[sc:artigos_relacionados]

Livre-se de tudo que te lembre do teu ex

Mova-se. Uma boa maneira de se esquecer o ex-namorado e superar o fim do namoro é varrendo tudo o que os lembre. Isso significa não apenas esvaziar o armário do banheiro das loções pós-barba e escovas de dente, mas também de coisas como um cartão de crédito em conjunto ou uma conta bancária conjunta. Remova-o de sua chamada rápida e se ele estiver no seu Facebook, retire-o da lista de “favoritos”.

Foque em você

Esta é a melhor hora de se voltar para a pessoa mais importante – você. Dê um tempo de todas as outras preocupações e foque na pessoa que você é, suas prioridades, seus objetivos que quer estabelecer e a pessoa que você quer ser. Frequentemente um relacionamento nos faz ficar envolvidos demais com outra pessoa, de modo que ficamos com menos foco em nós mesmos. Esse é o momento certo para começar a trabalhar para superar o fim do namoro. Melhor ainda, veja se pode traduzir suas aspirações em algo concreto – como aprender algo novo, começar um hobby que sempre achou interessante ou mesmo mudar de cidade com um trabalho novo.

Uma nova rotina

Depois da faxina mental, faça uma mudança física. Se estiver dentro do possível, saia e se dê um novo estilo de cabelo ou novo guarda-roupa. Mas se você precisa pensar no bolso, gaste naquela roupa que sempre quis, mas seu ex achava que você era muito gorda para ela! Entretanto, a melhor maneira de fazer uma mudança física para superar o fim do namoro será com uma nova rotina de exercícios. Não só você vai ficar mais saudável do que antes, seu corpo se sentirá bem de novo.

Vocês podem continuar amigos?

Mantenha-se longe da armadilha do “vamos ser amigos”. Se você está vivendo um fim doloroso, o melhor é deixa o relacionamento completamente. Seu ex-namorado sente que ele está deixando as coisas mais fáceis ao dizer que vocês podem continuar “amigos”, mas isso pode apenas ser um modo de lidar com a culpa. Então, não se desespere para retornar suas ligações ou encontrá-lo assim que tiver a chance. Isso não só vai te manter presa a um relacionamento morto, como também atrasar seu processo de superar o fim do namoro.

Evite casos para esquecer

Não se apresse em encontrar um substituto para seu ex-namorado. Embora seja ok conhecer novas pessoas e ter um círculo social diferente ao superar o fim do namoro, não mergulhe de cabeça em um novo relacionamento. Esse tipo de caso nunca funciona e na maioria das vezes pode te fazer sentir pior do que antes.

Fazer ciúmes a seu ex

Cuidado para não se refestelar em coisas pelo único propósito de fazer ciúmes a seu ex. Paquerar com outros quando ele está presente ou começar novos hábitos com o objetivo de irritá-lo não é seguir adiante. Isso apenas mostra que você ainda está obcecada por ele e está mais preocupada com suas reações do que com seu próprio processo de cicatrização.

Receba apoio dos amigos próximos

Reúna um grupo de apoio de amigos ou colegas que possam te ajudar a superar o fim do namoro. Chame ou encontre sua família, se for próxima a ela. É bom receber ajuda das pessoas que se importam com você e, mais importante, isso te ajudará a perceber que há outras relações nas quais você é igualmente, se não mais, importante.

Procure ajuda profissional

Por fim, se você sente que apesar de seus melhores esforços, você não consegue esquecer o e-namorado, procure ajuda profissional. Não entre em pânico com medo de ser chamada de doida se precisar de terapia. É para isso que existem profissionais – para te ajudar a se sentir melhor.

Seres humanos são internamente programados para serem ativos e felizes. Lembre-se de que não faz parte de nós se lastimar e viver nas sombras. Então, com um pouco de paciência e ajuda de quem te quer bem, não há razão para não se desapegar de um relacionamento fracassado e deixe seus pensamentos do ex-namorado onde eles pertencem – no passado.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você está num processo de superar o fim do namoro e não consegue esquecer o ex-namorado? Quais são as suas maiores dificuldades para jogar fora as lembranças? Qual foi o motivo principal do término? Comente abaixo!

4 de 5 (23 Votes)
Compartilhar

  • Eu conheci ele a nove meses estava tudo maravilhoso fazendo todos os meus gostos, até eu ver uma mensagem no telefone dele uma pessoa chamando ele pra sair ele respondeu e só marcar,aí não aguentei terminei mais sem brigar apenas falei que sou mulher de um homem só e que queria um homem que fosse de uma mulher só, ele tentou dizer que eu estava equivocada que tinha nada a ver mais estou sofrendo muito eu amo ele,ele e bem feio eu sou bonita todos falam pra ele como que ele conseguiu me ganhar,ainda não fui atrás e nem ele atrás de mim, até descobrir isso ele sempre me tratava bem, me ajuda estou sofrendo muito, eu tenho 55 anos ele 59 mais ele e bem ativo me dá uma ajuda que faço não quero me rebaixar pra ele.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu terminei meu casamento recentemente, meu ex tbrm tinha terminado um namoro de 4 anos , logo em seguida começamos a sair , e ficamos loucos um pelo outro, mas passou se 5 meses , ele começou a muda comigo, e terminou alegando, ainda gosta de mim , mas que precisava sair com amigos etc... o problema é que trabalhamos na mesma empresa , e cada vez que cruzo com ele nos corredores fica me doendo. N sei k que fazer..

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Eu terminei o meu namoro a quase 6 meses, na verdade ele que terminou pois no momento da raiva eu disse : já chega,eu não aguento mais e ele levou como término. Nós moramos na mesma casa e tá sendo muito difícil superar e não posso me mudar no momento. Desde o começo ele se mostrou aliviado em está solteiro e feliz com a nova vida. A gente já se pegou algumas vezes mas em todas elas eu me senti usada,não era a mesma coisa. Agora ele se recusa a ficar comigo e afirma não ter ninguém só acha que não é bom a gente continuar ficando. O nosso namoro durou 5 meses e foi muito intenso,fomos morar juntos no primeiro mês e o início foi maravilhoso. No segundo mês as coisas foram piorando até finalmente acabar. Pra ele, o motivo da gente não dá certo é por eu me entregar demais no relacionamento e ser carente. Eu não sei o que fazer,pode me da um conselho pra me ajudar a superar? Não aguento mais sofrer por quem já disse na minha cara que não sente mais o que sentia antes. Eu sei que me humilhei e continuo, mas eu já cansei e quero caminhar pra frente.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Bom, eu namorei com um menino que esse ano tinha feito 2 anos de namoro. Mais não deu certo, e eu preferi terminar pq estava havendo muito briga, me humilhando, é me proibindo de usar roupas curtas e de fazer amizades com menino. No começo do relacionamento, pra mim ele era um príncipe encantado. Eu brigava com minha mãe, e com meu pai defendendo esse grto. Me arrependo é muito, mais aprendi muito com esse relacionamento abri meu olho a tempo. Quando eu entrei no 1° ano do ensino médio no começo desse ano, conheci uma professora maravilhosa ela falava muito de relacionamento abusivo é os sinais. Foi através dela que abri meu olho, é comecei a mudar com ele completamente. Quando ele falava alguma coisa que era tipo me obrigando eu já logo falava que ele não mandava em mim. É bom, o Vô da amiga da minha mãe chamou ela pra fazer faxina na casa dele é ele já é de idade. É a minha mãe me chamou pra ajudar ela, então eu fui com ela arrumamos a casa toda é depois fizemos o almoço é depois foi minha irmã e meu pai pra lá tbm foram almoçar lá. É começou a chover é só parou umas 5 hrs por aí, ele foi até onde eu estava. Eu fui é abracei ele, e ele disse "você não tem casa não" eu disse que sim. E expliquei o pq não tinha ido pra casa ainda.. é ele começou a falar um monte de coisa é me chamou de vagabunda, de lixo. É falou " naquele dia que eu te dei um tapa eu deveria ter deixado teu olho roxo" vocês não imaginam o quanto isso me machucou. Meus olhos ficaram cheio de lágrimas eu segurei o choro é simplismente falei "entre eu é você não existe mais nada, acabou" e depois saí. Quando entrei meus pais tavam na sala e minha irmã é perguntaram oq ele queria é eu simplismente fingi que nada tinha acontecido. Depois eu e minha família nós foi pra casa, quando cheguei fui pro meu quarto é chorei muito mesmo, orei e pedi pra Deus me ajudar. Bom eu pensei muito mesmo é estava decidida é nada iria me fazer voltar com ele. E ele ainda veio atrás de mim umas 5 vezes e nessas 5 vezes eu disse que não queria mais nada. Bom foi a melhor coisa que fiz na minha vida, você menina que está em um relacionamento abusivo. Se seu namorado te proibe de usar roupas curtas, de você sair, de usas maquiagem, de fazer novas amizades, de ser um cara extremamente ciumento. Quer um conselho? Se afaste, termine. E segue sua vida

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Namorei 3 anos e 6 meses, sim nós tínhamos algumas brigas como todo casal mas no final a gente sempre dava um jeito de ficar bem.
    O problema começou quando no final do ano passado a minha família decidiu se mudar. No começo tava tudo bem ou eu e o meu ex (essa palavra ainda é muito forte) queríamos muito acreditar nisso, pensamos até em namorar a distância.
    Só que quando faltava mais ou menos umas 2 semanas pra mim ir embora ele começou a se afastar e decidiu que era melhor termina, eu gosto tanto dele que eu já mais insistiria em algo que pudesse causar algum tipo de dor nele, então eu levei em uma boa. Combinamos que tentaríamos ser amigos, agora eu sei que isso é muito complicado, não deu certo ele agora até parou de me seguir em uma rede social e isso me deixou muito abalada, não o fato de ele não me seguir e sim porque parece que ele quer me apagar da vida dele e eu só consigo ficar reprisado nossos melhores momento.
    Será que isso vai demora muito pra aliviar ?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu vou ter um troço.
    Namorei morando juntos por 11 meses. Vacilei muito, ele também. Todos temos defeitos. Em uma briga comprei uma passagem pro interior, visitar a família. Voltamos e ele disse que a viagem seria bom, a saudade poderia ajudar a fortalecer nosso sentimento.
    Viajei e comecei a sentir ele distante,sei lá.. Diferente, superficial. Daí ele me disse que começou a desbloquear e ter contato com os ex peguetes dele e disse que fez outro face e que quando eu voltasse iríamos conversar. Mas se iria querer conversar sobre. Porque não esperou eu voltar pra que nós estrassemos em um acordo? Como sempre, ele quis fazer? Ele vai lá e faz, depois apenas me comunica. Com o tempo entendi que esse é o jeito dele. Ele disse que desbloqueou é adicionou. Pois não achava certo ter que se privar, queria a senha do face, ele não me passou. Já tinha acesso no meu celular no whats dele. Mas no face ele não queria que eu tivesse pois ele não via necessidade. Ele disse que eu precisava procurar confiar nele. Enfim, depois notei ele meio estranho. Ele pediu pra que eu ligasse no telefone Claro dele, eu liguei no Tim, já passava de meia noite. E adivinha? Deu chamada em espera, ele estava em linha com outra pessoa. Mesmo assim, me atendeu meio afogado e negou que estivesse na linha, mesmo dando chamada em espera. Ele did ia que me amava que estava com saudade e tals.. Acabamos brigando por conta disso. Ele nega até a morte que não. Mas eu sei que não estou doido. Enfim galera, ele está muito diferente. Eu voltei antes de viagem. E a cara dele quando me viu em casa foi de assustado. Ele quer que eu fosse embora no dia seguinte, pra mim ele marcou algo e minha chegada iria atrapalhar. Depois de muito chorar pedindo pra ele não terminar com tudo, ele disse que precisa de um tempo. Depois de tantas atitudes dele, o que se passa na minha mente é que ele quer curtir a vida dele, e quem sabe até esse novo contato que ele está tendo ligando de madrugada. Ele nega tudo até a morte e diz que eu tô ficando louco. Mas não estou. As atitudes deles só me dizem que ele já está em outra mesmo ele falando que não. Ele não quer mais. Já tentei de tudo. Mas ele não quer. Moramos Juntos ainda. O que eu faço? Me ajude..

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Também estou passando por um término.
    Namoramos por um tempo pela internet, mas ele sempre foi imaturo e não assumia o relacionamento.
    Terminamos e voltamos varias vezes. Quando surgiu a oportunidade de conhece-lo pessoalmente, nos vimos e ficamos juntos.. mas ele já estava namorando com outra. Ficou comigo. E uma semana depois terminou. Ele mora a 2 mil km de mim. Viagei de avião para vê-lo e acreditei que tudo seria seria diferente. Eu que sonhei sozinha. E acho que ele não foi sincero comigo o suficiente para me descartar logo .
    Hoje terminamos mesmo... definitivamente... e está doendo demais... pq sei que desta vez é definitivo. E agora ele não se importa mais nem com o que sinto. Ele me magoou demais com coisas rudes que disse para mim. Ele mudou completamente depois que ficamos juntos pessoalmente.. como se ( ela veio até aqui) agora posso fazer o que quiser, ela está comendo na minha mão.
    Não consigo entender como uma pessoa faz você acreditar que é amada e que o momento foi especial ... e depois simplismente faz você se sentir o pior dos seres... ignora e não tem a humildade nem de se desculpar.
    Não sei como esquecê-lo, não consigo nem sair para me distrair.. estou tentando me acalmar e não sei quando isso vai passar. E queria muito saber.. pq só sei chorar.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • ja tive um relacionamento parecido e posso dizer que para mim foi só o tempo pra curar essa dor, no inicio tudo me lembrava ele, e eu não conseguia deixar de olhar o seu face, coisas assim... Hoje estou bem! se quiser uma amiga pra falar me passa seu whats ou face :)

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá, meu ex namorado terminou comigo já tem um mês, mas a gente decidiu ser amigos depois que terminamos continuamos conversar, tentei mudar minhas atitudes por ele, pq no começo ele me dava muitos esperanças que íamos voltar... Essa semana decidimos dar um fim a tudo nos afastamos, eu já penso que já deve tah pegando outra ou sei lá... Pensei fazer outros amigos pra tentar esquece lo mas está difícil, todas as vezes que durmo sonho com ele, esse sonhos vieram se constantes, joguei tudo fora da nossa história... Namoramos por quatro meses e ele é o meu primeiro namorado e pra ele eu era a segunda... Foram brigas constante pq eu não entendia, ele começou a viajar direito, nos vimos só no fim de semana mas bem pouco por quanto de ele ter outras coisas ... Ele queria sair com os amigos, falava que eu não podia pq eu era menos de idade pq só ano que vem irei fazer dezoito... Eu tentei diversas formas mas não sei o que fazer ... Ele dizia que não ia desistir de mim pq eu era a garota que ele estava esperando por muito tempo ... Pq ele já tinha terminado havia a dois anos ... E não queria um relacionamento, aí ele viu que ficava com outras garotas se sentia um vazio que não se preenchia ... Ai ele me conheceu e fez renascer aquilo que estava morto pra ele faz tempo o amor... E deu nisso, acho que pelo fato de nos conhece tão pouco tempo, não nos conhecemos por completo... Ele definiu uma pessoa errada sobre mim

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá, preciso de uma ajuda, eu estava namorando meu melhor amigo do qual eramos amigos desde crianças mas fomos ficar apenas alguns meses antes do namoro, ele sempre foi muito mulherengo porem quem errou fui eu não ele a principio, estávamos namorando mas ainda não assumido pra geral, só os nossos pais sabiam e amigos próximos, fui viajar na virada de ano e fui em uma festa onde fiquei com um cara, eu contei pra ele porque tinha conhecidos dele na festa, então preferia que ele soubesse por mim. Sei que errei porem pedi mil desculpa e ele não aceitou, por fim ele falou que se eu quisesse algo com ele teria que ser sem compromisso onde poderíamos ficar com outras pessoas, mas ele fica mandando snaps com outras meninas na cama pra jogar na minha cara. Eu sei que errei e admiti o erro ainda quero ficar com ele mas não consigo pois esse lance de sem compromisso comigo não rola! sei que ele está magoado. O que devo fazer? esquecer ou persistir?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • O ciúme do irmão doi muito só por isso ele já penso tava traído ele nuca ia fazer isso com ele eu amava ele

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Esse mês eu e meu ex faríamos 1 ano e 3 meses. O término é recente, não tem um mês. Eu nunca passei por tanta dor na vida. Choro todos os dias, sou triste, mal como e quero morrer. Eu não sou culpada pelo término, fiz o que pude pra dar certo mas infelizmente não deu e eu sei que vai ser melhor pra mim. O que eu faço pra superar logo e voltar a ser feliz. Ele não sai da minha cabeça um estante se quer.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • eai??? superou? estou passando por isso agora e não sei como sair :(

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Boa tarde!

      Anjo, esse desespero e dor vão passar. Dê tempo ao tempo! Já passei por isso 2 vezes, sei o que vc está sentindo nesse momento. Tentar se distrair, sair, ver e conhecer novas pessoas mesmo que a sua cabeça e astral não auxiliem. Quando sentir vontade de chorar, chore! Se acordou revoltada com a vida e o mundo, procure não pensar nisso, vai assistir "Casos de família", "A tarde é sua", etc, ou vai caminhar na rua, ou, então, se você tem bicho de estimação vá brincar com eles, ou simplesmente, aceite a separação, reflita, pense no fim, nos defeitos da pessoa e nas qualidades, analise friamente o seu relacionamento. A conclusão que tirei dessa fase é que antes só que mal acompanhado. Sabe, a gente se cerceia demais em detrimento do outro, deixa de fazer várias coisas que gosta para ficar com o outro, se afasta dos amigos, da família, dos bichos de estimação, etc. Vá estudar, se não gosta disso, vá assistir palestras, leia livros, assista filmes etc. Sei que uma hora essa dor passa, ou fica menos dolorida, às vezes cria somente uma casquinha superficial por cima, mas fica menor. Diante disso, ninguém merece esse sofrimento todo, ficar sem dormir, comer e outros. Ame você, linda!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • estou tentando ... esta sendo muito dificiel.. :( depois estou num lugar longe da minha familia nem sei o que faser

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

1 2 3 6

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*