6 Sinais de Que Seu Relacionamento Não É Saudável

Compartilhar

Você passou muito tempo esperando encontrar uma pessoa com quem pudesse ter um relacionamento. E agora que vocês estão juntos, há pequenas coisas que te incomodam, coisas que podem te fazer mal. Coisas pequenas demais… ou não.

Aqui estão alguns sinais de que seu relacionamento não é saudável:

1. Ele é possessivo demais

Ele sempre quer saber onde você está, com quem, o que está fazendo, etc. Você tem que pedir permissão para fazer as menores coisas, como ir visitar suas amigas. Ele quer saber suas senhas de email, redes sociais e até bancárias. Ele se sente no direito de controlar sua vida. Muitas mulheres podem descartar este sinal dizendo que é normal que um homem queira ter o controle, mas existem limites. Se você se sente presa estando com ele, ele pode estar exagerando na possessividade, e isso nunca é bom em um relacionamento. Se seu namorado é possessivo demais, fale com ele e busquem juntos formas de diminuir isso. Se isso não der resultados ou ele não estiver disposto, é melhor sair do relacionamento antes que as coisas piorem. Quanto mais tempo ele se sentir como seu dono, mais difícil será deixá-lo, o que pode levar a comportamentos violentos.

2. Vocês brigam o tempo todo

Vocês não querem ver o mesmo filme. Um de vocês quer sair para dançar enquanto o outro está cansado e prefere ficar em casa. Você quer comer comida chinesa e ele quer mexicana. Qualquer coisa é um motivo para uma briga no relacionamento de vocês. Cada pequena decisão carrega o potencial de desencadear uma tempestade entre vocês. Se isso descreve seu relacionamento, é melhor tomar cuidado. Por mais que vocês gostem muito um do outro, brigas frequentes causam desgaste na relação, às vezes mais do que pode ser consertado. Se vocês dois são teimosos e obstinados, pode ser difícil chegar a um acordo, mas sempre vale a pena tentar. Agora, se vocês dois gostam mais da descarga de adrenalina que conseguem com cada briga do que um do outro, é melhor terminar de vez, antes que um de vocês realmente acabe machucado.

3. Ele te agride emocionalmente

Ele sempre te diz que você não é nada e que nunca será se não estiver com ele. Tudo o que você faz é errado e você tem sorte por ter alguém como ele, que te aceita mesmo assim. Mas é claro, se você deixá-lo, ninguém irá te aceitar, com todos esses defeitos. Se esse é o seu parceiro, você só tem uma escolha: deixe-o antes que seja tarde demais. Não importa se ele faz isso por ter uma personalidade narcisista ou por ser inseguro e pensar que a única forma de te manter ao lado dele é te diminuindo, esse não é o homem que você quer na sua vida. Além do dano psicológico e à sua autoestima, este tipo de agressão pode evoluir facilmente para agressão física.

[sc:artigos_relacionados]

4. Ele não pode viver sem você

Sempre que você mostra qualquer dúvida sobre seu relacionamento ou mesmo quando tenta terminar por ver que o relacionamento não está funcionando, ele te diz o quanto te ama e que não pode viver sem você. Pode parecer romântico ter um homem aos seus pés te dizendo isso, mas pense bem antes de desejar alguém assim. Você não quer estar com alguém apenas por pena, ou porque ele ameaçou se matar caso você o deixasse. Uma pessoa dependente assim é instável, e pode decidir que te odeia segundos depois de dizer que te ama. Se afaste completamente dele, mesmo que ele ameace se matar. Você não é responsável pela vida dele, ele é, e ele precisa descobrir isso.

5. Ele fala mal da sua família e dos seus amigos

Sua melhor amiga é uma invejosa e tudo o que ela diz é parte de um plano para separar vocês dois. Sua mãe é uma velha chata que não entende o amor de vocês, seu pai é ciumento e por isso não gosta dele. Seu irmão é intrometido porque tenta estar sempre por perto. Enquanto em alguns casos estas afirmações possam ser verdadeiras, se todas as pessoas próximas a você e que se importam com você acham que há algo de errado com ele, eles podem estar certos, ainda mais se ele aproveita cada oportunidade que tem para falar mal deles e como eles não entendem o que vocês dois compartilham. Se ele realmente se importa com você como diz, vai fazer o possível para se aproximar das pessoas que você ama e provar a elas que ele te merece. Mas se ele sempre se faz de vítima e tenta te afastar de qualquer pessoa que faz um comentário negativo sobre ele, talvez seja melhor você se afastar dele.

6. Ele te agride fisicamente

São muitas as desculpas que tanto os agressores quando as agredidas apresentam: foi só dessa vez, foi sem querer, foi em um momento de raiva e nunca mais vai acontecer. Se ele te agrediu uma única vez, já é demais. Muitas vezes, além da agressão física, há também a agressão emocional, fazendo com que você se sinta sozinha e sem qualquer pessoa a quem recorrer. Mas seus amigos e sua família podem te ajudar – mesmo que ele tenha te afastado deles. Você não precisa, e não deve, dizer que caiu, que bateu o rosto em uma porta ou qualquer outra desculpa. O que você pode, e deve, fazer é deixar para trás a pessoa que te feriu e começar novamente, com alguém que realmente te mereça e que saiba te dar valor.

Alguns dos sinais acima podem ser revertidos, outros não. Às vezes, uma simples conversa pode colocar seu relacionamento no rumo certo. Outras vezes, não há escolha a não ser deixar o problema – e a pessoa – para trás. O que não se pode fazer é deixar que um relacionamento que não é saudável continue, já que isso apenas acaba ferindo você, a pessoa com quem você está e as pessoas à sua volta.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você consegue perceber algum destes sinais em seu relacionamento? Comente abaixo e compartilhe sua dor conosco.

4.3 de 5 (29 Votes)
Compartilhar

  • Boa tarde!sou Homem heterossexual,fui casado 3 anos com minha companheira,más ela sempre me diminuia com agressão verbal,xingamentos,tentando mostrar que mulher alguma em uma certa discussão ela veio para vias de fato não reagir fui agredido e por último pegou uma faca para me matar sem motivos graves logo após nao se arrependeu e pedir separação

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Meu marido e uma pessoa ruim.mim acride .fica passando o passado na minha cara mim umilha.mim machuca.eu tenho um filho de dois anos .mais acho que ele só si ama .eu não sei o que passa na cabeada deste cara.acho que ele não metesse eu.e ainda mim faz mim sentir culpada.diz que sou muito ciumenta fala mal de mim pra família dele .quero ir embora mais não tenho pra onde ir .moro destante da minha família

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Exatamente oq eu vivo, ele me ameaça, já me bateu, me insulta sempre que não está bom pra ele! E eu acabo voltando por medo dele fazer algo. Sinto que já esteja doente psicologicamente e não consigo sair disso, não tenho coragem de dizer isso a minha família namoro ele a 1 ano estou sem norte.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Achei o texto legal, mas ele sugere situações feministas pois não citam que as mulheres realizam as mesmas em seus relacionamentos.

    Passo pela situação inversa, mas com um agravante a lei protege apenas mulheres.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • verdade amigo passei por a mesma situação me separei logo

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Vivo com meu marido a dez anos , mas nesse tempo já separamos umas cinco vezes. Ele é muito estúpidos já cuspiu na minha cara , já me maltrato muito aguentei por causa dos filhos . Hoje não estou aguentando mais , ele é bipolar uma hora está bom outra não. Hoje meus filhos estão com dez anos , eles também tem medo do pai .eles não querem viver mais com ele. Eu só não saiu de casa por não ter pra onde ir. Não consigo ter mais nada com ele , já pedi pra ele sair de casa mas ele quer, ele me forçando a fazer o que eu não quero.o que fazer não sei mais preciso de ajuda.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Não sei quem teve essa ideia genial de escrever sobre esse assunto mais eu sou casado há 13 anos e vivo assim minha esposa se é assim que posso chamá-lo faz tudo isso é muito mais ela é um tipo de pessoa que vai matando por dentro hj me sinto frio eu eraum cristão que se chama por ai pau pra toda obra hj não quero nem ir pra igreja sempre que eu ia prós cultos quando chegava em casa dizia que as irmãs estavam dando em cima de mim e com isso o amor que eu sentia por ela foi acabando hj tenho duas filhas com ela que vive presenciando discussões só peço que Deus tome uma providência

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Não vai tomar meu amigo, ele nos deu o livre arbítrio.. só vc, apenas vc, pode sair dessa. Um abraço

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Incrível como de hoje em dia tudo é voltado a favor da mulher....ele te agride fisicamente,ele te agride verbalmente ....ele isso ele aquilo rs,entrei nesse site em busca de uma solução e fiquei ainda mais frustrado como se as mulheres fossem as únicas donas da razão.
    Meu caso é totalmente o oposto,mas já sei....ainda sim sou o errado rs.Sem mais.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Eu te entendo meu mano, é o que acontece comigo... Infelizmente, eu ainda sou o errado

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Vivo esse inferno a 17anos.
    Não o largo por causa das minhas filhas
    Hoje mesmo já me humilhou me chamando de prostituta e outra ocasião que nem pra satisfazer ele sexualmente eu to.
    Já que gracas a ele adquiri um mioma que me da mal estar.
    Qualquer mulher que seja de convívio de amigos trata bem já eu...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Meu casamento tem 15 anos já muitas idas e vindas as últimas voltas foram por do , eu aceitei de do mais sofro ele tem todos os comportamento acima tenho dois filho e temos q esconder muita coisa dele estou bem cansada mais ele não de deixa ir

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá eu namoro a 2 anos e 2 meses amo muito ele,mais brigamos muito,tudo é motivo pra brigar,nem adianta conversar porque ele nem quer saber,eliminamos todas as redes sociais por causa de ciumes de ambas as partes,mais ultimamente a coisa piorou ele não quer sair comigo,sempre é eu que tenho que chamar,ele tem dinheiro mais não chama,nunca fui na casa dele e ele nem convida,só sei o bairro que ele mora,mais nunca fui,a família dele não quer o nosso namoro,e o pior que ele é pela mãe dele q já até me tratou como ninguém,sexta tivemos uma briga pq estou fazendo faculdade e a prof pediu pra fazer whats,cheguei em casa e contei pra ele,foi a maior briga,então preciso de uma luz de uma resposta,por favor me ajude

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Nossa! Intendo o seu lado. Meu relacionamento também já tem 2 anos e passo quase pelas mesmas coisas que vc. Ele também é muito ciumento e não confia em mim, e por causa disso eliminamos todas as redes sociais também. Me arrependo de ter concordado com isso... Ele não deixa eu sair pra lugar nenhum só, tenho sempre que está acompanhada da minha mãe. Nem sei mais o que fazer... Uma parte de mim quer terminar, mas a outra não. Estou me sentindo sufocada, porém, apesar de tudo eu continuo amandobele, o que torna as coisas ainda mais difíceis.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*