O sexo masculino é conhecido como um gênero viril e com a libido sempre pronta para ser ativada com o menor estímulo. Porém, assim como muitas mulheres, também é frequente a falta de desejo masculino. Na verdade esse é um problema menos comum nos homens, pois geralmente o que ocorre com a maioria é a disfunção erétil, quando existe a excitação mas a ereção não é concluída de forma satisfatória. Porém, casos raros e algumas exceções levam à falta de desejo masculino como causas físicas e outras psicológicas.
A libido é aquela sensação de prazer causada pelo instinto e está relacionada à atração entre duas pessoas, aquele interesse que leva às vias de fato e à preservação da espécie através da consumação do ato sexual. A libido é, portanto, inerente à vida por ser uma energia vital para o ser humano e seus relacionamentos.
Alguns medicamentos, redução da testosterona ou outros problemas podem interferir na “saúde” da libido e minar com o desejo do homem ou diminuí-lo drasticamente. Para melhorar a libido não há um medicamento voltado para isso até então, apenas quando as causas são de baixa da testosterona, caso contrário, o problema deverá ser tratado caso a caso com um acompanhamento psicológico adequado em um processo lento com o apoio, principalmente, da parceira.
Muitos homens que percebem a falta de desejo masculino não procuram médicos e nem se abrem com suas parceiras e isso pode fazer com que o relacionamento do casal comprometa-se cada vez mais. Geralmente por vergonha e preocupação sobre sua real masculinidade os homens evitam resolver o problema, acreditando ser apenas um pequeno problema passageiro que, na realidade, pode não passar se não for tratado. Acompanhe abaixo as 13 maiores causas da falta de desejo masculino.
A andropausa ou distúrbio androgênico do envelhecimento masculino pode ser uma das causas que explica a falta de desejo masculino. Ocorre entre os 40 e 55 anos quando os homens passam a se sentir diferentes com sintomas semelhantes à da menopausa da mulher (exceto a interrupção da menstruação, obviamente). Nesse período, há uma baixa no nível de testosterona no organismo, reduzindo assim a produção de espermatozoides e geralmente reduzindo o apetite sexual.
Outros problemas além da andropausa podem levar à redução da produção do hormônio testosterona, como a ingestão de alguns medicamentos. Se essa redução anormal for detectada pelo médico, é possível resolver facilmente a questão com o consumo via oral de medicamentos prescritos de reposição dos hormônios, adesivos para a pele ou injeção intramuscular.
O excesso de consumo de álcool e a ingestão constante da bebida, principalmente quando leva ao alcoolismo, pode causar a falta de desejo masculino. O mesmo ocorre com o consumo de algumas drogas poderosas, como a cocaína. Esse consumo de drogas lícitas e ilícitas pode afetar tanto a mente do usuário quanto seu organismo, inibindo um desejo latente. Em alguns homens, o efeito pode ser o oposto e levar a uma excitação exagerada, mas isso varia de pessoa para pessoa.
É raro, mas a anemia quando o homem tenha tido hemorragias pode levar à falta da libido masculina. Pode ser resolvido com a melhora do quadro anêmico e incentivo da parceira.
O hipertireoidismo está diretamente ligado à produção de hormônios da tireoide. Essa disfunção faz com que a glândula pituitária produza o hormônio prolactina em excesso, alterando os níveis de desejo sexual para baixo.
[sc:artigos_relacionados]Não só as mulheres se preocupam com a aparência, os homens também gostam de estar em forma para desempenhar suas funções sexuais de forma mais satisfatória e ter uma performance ágil e máscula na cama. No caso de homens que engordam muito, esse desempenho na cama pode ser comprometido pela lentidão dos movimentos e gerar uma falta de desejo sexual. O problema pode ser resolvido com a perda de peso.
Alguns medicamentos receitados pelo médico como alguns tranquilizantes, antidepressivos e até mesmo o finasteride (um medicamento usado para regularizar alguns problemas na próstata) podem levar a consequências e efeitos colaterais como a falta de desejo masculino. Assim que o medicamento for interrompido, o apetite deverá retornar ao estado natural normalmente.
Algumas doenças mundiais como a diabetes podem contribuir para a falta de desejo masculino. Isso ocorre pela falta de disposição e energia para desenvolver atividades no dia a dia, inclusive dar continuidade à vida sexual, e muitos acabam deixando de lado a prática.
Homens e mulheres sofrem depressão constantemente, isso não é novidade para ninguém. A depressão pode estar relacionada a mil e um fatores subjetivos do indivíduo. A maioria dos homens, quando acometido pela depressão, não assume seu próprio estado e, por isso, é muito importante que a parceira, amigos ou familiares percebam o problema, orientem-no e acompanhem-no a um psicólogo para que o desconforto e mal estar mental seja rapidamente resolvido.
O estresse, assim como a depressão, é um problema mundial. Com a vida urbana agitada, responsabilidades e problemas do dia a dia, parece impossível se manter uma pessoa zen. De fato, o estresse acomete muitos homens e geralmente está vinculado ao excesso de trabalho ou outros problemas profissionais. O estresse é uma das causas que mais atrapalha os homens nas relações sexuais, pois além de reduzirem o apetite sexual, comumente levam à impotência.
O cansaço, tanto físico quanto mental, também está entre as maiores causas da falta de desejo masculina. Mais da metade dos homens apontam esse motivo como o primeiro da lista. Homens que costumam estar sempre atarefados, ansiosos e cansados perdem o desejo sexual. Tirar umas férias fora de época para descansar e renovar as energias pode resolver o problema.
Muitos homens podem ter uma homossexualidade reprimida, não tendo se descoberto ainda ou não aceitarem sua orientação sexual permanecendo enrustidos. Deixar de sentir atração por mulheres é muito comum nesses casos, porém, se o desejo não aparecer nem em homens, o problema pode ser outro.
A falta de desejo da própria parceira pode repercutir na falta de desejo masculino, por consequência. Neste caso, vale conversar entre si e achar uma solução em conjunto. A rotina sexual também é um fator que leva o homem a perder libido; isso geralmente ocorre em relações duradouras e por isso é fundamental esquentar o relacionamento com jogos sexuais ou locais inusitados. Deixe o tabu de lado e crie situações sexuais interessantes que instiguem a libido, pois em quatro paredes tudo é válido.
Todas as causas psicológicas citadas podem ser tratadas com terapia, e geralmente a falta de desejo leva de médio a longo prazo para ser sanada por completo. Em certos casos que envolvem a parceira, é indicada a terapia de casal e as causas físicas podem ser resolvidas com medicamentos e outros tratamentos orientados pelo especialista.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]
Sou casado a um ano e desde o inicio do namoro sinto muito desejo por ela, porem nao consigo tomar a atitude na relação, o provoca longos períodos sem sexo.
É constante o momento em que estamos deitados vendo TV e sento muita vontade porem por algum motivo nao demonstro isso. Fico esperando a atitude dela. Isso pode ser algo psicológico comigo?
Estão chegando a um ponto que nosso casamento se parece mais com uma amizade. Da minha parte existe o desejo porem nao a atitude.
Boa noite a todos que estão lendo essa mensagem. Cá estamos em 2021 e, ainda na pandemia. Enfim, não é esse o assunto mas, a minha situação poderia ter até esse alibe. Namoro há um ano e meio e, tanto antes de conhecer meu namorado como também no começo do namoro eu exalava tesão. Uma autêntica ninfa sempre disposta a tudo e a qualquer hora. Meu namorado já é o oposto. Muito"tranquilo" dizendo até que prefere ficar só abraçadinho mesmo. Passou o tempo e hoje não tenho vontade nem mesmo de beija-lo. Há meses não transamos sempre por algum motivo e eu sinceramente não consigo ser aquela que fui, acabei me reprimindo. Ele nunca também fez oral em mim sendo que é a principal forma pra eu chegar lá. A poucos dias atrás conheci um homem na academia e ele me despertou aquela que um dia já fui. Estou louca de vontade desse homem e há tempos não me sentia assim. O que eu faço?
Caei a quase 1 ano,meu marido tem 31anos eu 36, praticamente moramos juntos desde que nos conhecemos, porq ele literalmente mudou pro meu ap, depois de uma semana, ele ficava tanto garrado em mim que me sufocava,ele perdeu dois empregos ,acredito porq nao se dedicava tanto garrado em mim.casamos e mudamos pra casa dele, depois de uns 3meses comecei a ter problema por parte dele, problema com familia, amigos e fidelidade, esempre demonstrou um homem perfeito ate d+, de repente ele virou outra pessoa, peguei o celular dele e fiquei supresa e idignada com o vi, tivemos inumeras brigas seguidas, so que ele so piorou em relacao a fidelidade, virou um safado em relacao a ficar focado em mulheres na internet, ja peguei conversa e videio dele conversando com um amigo, ele era muito ativo na cama, agora precisa ver filme pornor pra excita,estou super de bem ccomigo, sou bonita adoro sexo, mas muitas vezes q acontece parece q estou obrigando ele, sinto como um estrupo, me sinto mal com isso
Faço sexo oral em meu esposo diariamente, preparo todas as refeições, cuido da casa, dos filhos e ajudo com as finanças quase que 50%, o elogio diariamente e procuro sexualmente todos os dias também, sempre tento elevar a auto estima dele e temos brigas constantes por ele não querer ter um ato sexual mutuo. Ele sempre alega algo, eu resolvo o que o incomoda, e mesmo assim ele não me procura, não me toca, não tem interesse sexual. Estamos juntos apenas um ano, não sei mais como agir, ele alega me amar e sempre tem ciumes de olhares de outros homens pois estou sempre arrumada e sedutora mesmo em dias corriqueiros, me ajudem por favor eu imploro!
ele ta te traindo mano, pllmds ele ta dando um end game pesado e vc se ver presa mas a verdade e que ele nao te quer mas tmb nao te quer com ninguem.
e eu querendo que a minha me procure. que lastimável.
bom gostei tudo que procuro aqui tem a resposta
Tenho 22 anos e meu namorado 29. A gente mora juros e se conheceu a 3 anos (foi rápido o negócio). Quando cada um morava na sua casa era tranquilo, tínhamos relações sexuais normais.
Porém, quando começamos a morar juntos, quase que instantaneamente, nunca mais tivemos relação sexuais. No ano de 2018 tivemos somente 4 vezes.
Eu converso com ele praticamente todo o dia pra tentar entender.
A gente é um casal sem conflito, que se diverte, tem bastante relação amorosa em si, porém se desenrola.
Ele já me deu N motivos. Falta de atividade física, falta de lazer (pq ele gosta muito de sair e eu sou mais caseira), cansaço, stress. Já solucionei todos eles e nada. É frustrante. Antes fosse 1x por mês pelo menos.
Sempre digo pra ele que nossa relação é de melhores amigos, não de um casal.
não sei o que é ela me procurar, complicado a situação. Temos uma relação pessoal boa. Depois de alguns anos, não aguentei a pressão.
Vivemos juntos a cerca de 18 anos. Minha esposa é gordinha, é da igreja. Gosto muito de sexo, mas parece que ela não curti muito. Antes transávamos em vários lugares, todos os dias. A coisa esfriou ! Tenho vários desejos, mas se falar pra ela, vai dizer que não é coisa de Deus, enfim.
Meu caso não é comum, casei recentemente e meu marido não se ecxita ao me ver pelada, sei que o problema não sou eu, pois estou de bem comigo mesma e sou considerada uma mulher atraente , mas gostaria de entender melhor o que esta causando isso, e ele se diz hetero.
Meu caso não é comum, conheci uma namorada recentemente 1ano por aí,e eu não me escrito quando tou com ela mesmo que eu sinta vontade de tranzar asserio quando chega a hora do banho ver o meu pau baixa completamente, sei que o problema não sou eu, pois estou de bem comigo mesmo, mas gostaria de entender melhor o que esta causando isso.
Olá, boa noite.
Pra início tente não encontrar um "culpado". Ele não existe.
Seu marido não teria culpa em não sentir atração por você, ou por ter falta da libido, ou por ser homossexual ou por qualquer um desses outros fatores fora do controle dele. Assim como você não tem problema nenhum. Não é só a atração física que conta. Portanto, tentem fazer o que estiver ao alcance de vocês, conversem, mantenham uma boa relação comunicativa, evitem brigas e tentem outras estratégias para excitação de ambos.
Beijos.
Pode ser as preocupações, eu com o homem estou passando por isso , pense e é porque gosto Muito mesmo , só que ultimamente estou meio mole
Sei que é politicamente errado, mas não tenho tesão algum em mulher gorda...ver aquela bunda caída e cheia de furos de celulite é muito broxante... não me orgulho disso, mas prefiro me masturbar...a visão daquilo me tira completamente o tesão...
Impressionante os homens adora ver defeito em mulher mais não para pra pensar que elas podem pensar o mesmo existe tanto homem gordo peludo mal humorado seco e fraco se achando afff o gostosão deveria se olhar no espelho pra se enxergar melhor
ola sou casado a 13 anos minha esposa e gordinha do jeito que eu gosto e gosto muito ha alguns anos eu tenho ficado com pouco apetite sexual com minha esposa ,fui ao medico pois eu sou louco pelas curvas de minha mulher eu a olho e ja vem em minha mente um monte de coisas que eu quero fazer com ela , mais só que a coisa já não esta indo muito bem , esta muito ruim de continuar sei que vão dizer que e só ter um dialogo conversar e outras coisas , nos 7 primeiros anos de juntos estávamos muito bem cheios de planos para o futuro mais de uns anos pra cá as coisas tem ficado muito défices ( a vida de um todo) e as nossas ideias de futuro não foram concretizadas como pensamos , e ai temos muitas discussão e ela fala muitas coisas que realmente penetra em minha alma tenho hoje dois filhos e pensos muito nos meus filhos e talvez por isso eu ainda não tenho me separado eu sou uma pessoa que antes de falar uma coisa para magoar alguém eu pensos muitas vezes e acabo não falando mais eu acho que pelo que eu já ouvi de minha mulher eu acho que aos poucos fui perdendo o tesão a vontade de fazer sexo com ela e cada dia mais vai dando a vontade de se separar.
Eu não tenho ninguém na rua ate mesmo ,se eu tiver que me separar não quero que seja por algo na rua mais sim pelas situações que estão acontecendo em nossa relação e mesmo assim ela vive me empurrando para as mulheres da rua dizendo que eu vou ficar com uma ou outra ,mais a coisa neste momento não e assim.isso e um pouquinho das coisas que vem me fazendo perder o apetite sexual pela minha esposa .
Quem poder me dizer algo eu agradeço.
Tipo o que ela fala
Para vc que vc se desconectou?
Eu acho que você precisa conversar com ela, diálogo é muito importante,eu mesmo penso em me separar do meu marido, mais eu converso com ele e digo o motivo que é claro ele que deu motivo, estou tentando viver com ele porque ainda gosto dele e tenho uma filha com ele, mais ele me magoou muito com uma traição que não consigo esquecer.