10 Dicas Para Lidar com um Homem Ciumento

Compartilhar

Em relacionamentos românticos, é muito natural que os parceiros fiquem levemente possessivos um em relação ao outro, e ciumentos de outros objetos de atenção. Na verdade, em pequenas doses, o ciúme ajuda os parceiros a apreciarem um ao outro e a não acharem que o outro está à mão. Entretanto, quando o ciúme fica fora de proporção, o relacionamento pode ficar sob grande pressão. Portanto, se você sente que está sempre passando por maus bocados para evitar um ataque de seu homem ciumento, aqui vão algumas dicas para lidar com o ciúme em seu relacionamento.

Lidar com um homem ciumento fica mais fácil quando você identifica a causa. Mesmo que as pessoas e as situações sejam diferentes, há certos temas de ciúmes comuns, e compreender essas dicas pode ajudar a lidar com um homem ciumento.

Insegurança

Se seu parceiro teve uma experiência desagradável no passado, provavelmente ele será mais ciumento do que o normal com você. Ou, se seu parceiro não sente que suas necessidades são atendidas, isso pode levar a ataques emocionais ou crises de ciúme.

Inadequação

Se seu parceiro não sente que está à sua altura ou à altura dos seus admiradores, isso pode levar ao ciúme. Esse senso de inadequação pode ser intelectual, físico, sexual, financeiro ou relacionado a qualquer outro padrão pelos quais homens e mulheres fazem comparações ou julgamentos.

Possessividade

Em certos momentos, a pessoa pode ser muito emocionalmente dependente num relacionamento, ele tende a considerar o parceiro como sua “propriedade”. Portanto, se um homem ciumento vê sua mulher chegando perto de outros, toma isso como uma violação dos seus direitos em relação a ela e fica louco de ciúmes.

Após ter identificado, ou pelo menos imaginado qual seja a causa do sentimento do seu homem ciumento, você estará mais preparada para lidar com as reações dele. Se você acredita que a situação está rapidamente saindo do controle e sente que necessita falar com seu parceiro a respeito, siga os seguintes passos.

Escolha a hora e o local corretos

Separe um tempo adequado para conversar com seu parceiro sobre os sentimentos dele, e garanta que vocês não serão interrompidos durante esse tempo. Também escolha um espaço neutro, como a sala, onde nenhum dos dois se sinta pressionado por “estar no território do outro”.

Comuniquem-se

Fale sobre o problema dos ciúmes com seu parceiro e de que modo ele está afetando seu relacionamento. Discuta as causas ou atitudes que possam levar seu parceiro a se sentir com ciúmes. Conforme ele vá falando, ouça, com atenção, pois isso o dará dicas importantes do que o faz sentir ciúmes.

Você pode descobrir que seu parceiro está apenas pedindo mais atenção de sua parte. Fale também sobre o que vocês esperam um do outro e do relacionamento de modo geral. Lembre-se que para resolver essa questão, você precisam entender as necessidades de cada um e trabalhar no sentido de preenchê-las juntos.[sc:artigos_relacionados]

Reassegure seu parceiro em pequenas formas

Se o ciúme de seu parceiro nasce da insegurança, procure formas que farão ambos se sentirem mais seguros no relacionamento. Podem ser pequenos gestos simbólicos, como usar um anel dado pelo seu namorado no seu aniversário, ou garantir que sempre telefone para ele nas vezes em que vai viajar a trabalho. Não se sinta como se estivesse alimentando os caprichos de um homem ciumento, pois, na realidade, o relacionamento é seguro quando os dois se sentem seguros nele.

Alimente a segurança de seu parceiro

Use cada oportunidade que tenha para dizer a ser parceiro o quanto o ama e porque não gostaria de estar com mais ninguém além dele. Isso é particularmente útil, quando o ciúme dele nasce de sentimentos de inadequação, real ou percebida. Tenha certeza de fazer muitos elogios seu parceiro e de falar sobre o futuro lindo que estão buscando compartilhar um com outro.

Enderece a possessividade de seu parceiro

Se você acha que as reações de seu homem ciumento nascem da possessividade, primeiro cheque suas próprias atitudes. Você acha que está fazendo algo – talvez sem conhecimento – que possa fazer seu parceiro querer exercer seu “direito” de posse sobre você? É fácil compreender esse tipo de ciúme se você se coloca no lugar dele e olha para suas próprias atitudes, a partir da perspectiva dele.

Se as reações de seu parceiro são minimamente compreensíveis, então talvez você possa evitar essas atitudes no futuro. Entretanto, se a possessividade dele beira o extremo, ao ponto de que você não possa poder ter uma vida própria, talvez seja hora de dizer a ele para que cresça.

Evite os fatores desencadeantes

Mais uma vez, se você puder prever o que desencadeia as crises do seu homem ciumento, evite-as, em termos práticos. Por exemplo, se seu parceiro se irrita com colegas do trabalho telefonando pra casa, deixe claro a eles que eles só telefonem para você, em seu tempo livre, em casos de urgência.

Entretanto, apenas faça estes arranjos em seu comportamento quando souber que você pode mantê-los, como sempre estar disponível pelo telefone celular. Se você começar a quebrar promessas acertadas entre vocês, seu parceiro pode ficar ainda mais ciumento.

Busque ajuda profissional

Algumas vezes, um homem ciumento pode ir a distâncias extremas, e esse ciúme pode ser causa de uma ansiedade interminável. Se você se encontrar vivendo aterrorizada, pensando sobre a próxima crise de ciúme de seu parceiro, é hora de vocês dois buscarem auxílio profissional. Se conversar com ele não atingiu nenhum resultado, busque sessões de terapia de casal e encoraje seu parceiro a fazer isso individualmente, também.

O ciúme nos relacionamentos é natural, pois as partes querem proteger o que dividem um com o outro das distrações externas. Um tanto de ciúme pode até servir para apimentar o relacionamento. Mas quando ele se torna intenso ou irracional, é hora de entender por que isso acontece, e como pode-se lidar com isso, de modo com que ambos se sintam amados e à vontade no relacionamento.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você tem um namorado muito ciumento? Como você tenta lidar com esses ciúmes? Você acredita que ele tem razões, ou é algo fora do controle? Comente abaixo!

3.9 de 5 (24 Votes)
Compartilhar

  • Acho que é importante tentarmos fazer a relação dar certo, mas a partir do momento que ela esbarra na nossa individualidade e liberdade deve-se sempre ter muita atenção e ponderar se vale a pena persistir.

    Eu conheci meu namorado na pandemia e desde então ficamos juntos (Em setembro faríamos 1 ano). No início eu não queria um relacionamento sério, havia acabado de me estabelecer na nova cidade, na casa que depois de tempos consegui arrumar para morar, gostava muito da minha liberdade, de poder sair pra onde quiser sem dar satisfação, então não queria ter esse compromisso. Sempre sendo sincera, honesta e transparente sobre essa posição. Ele do outro lado também sempre disse que não queria namorar também, que também gostava da liberdade dele e assim fomos. Fomos por pouco tempo hehe, logo acabamos namorando e pasmém, morando juntos (coisa que eu duvidava muito de mim mesma logo que conquistei minha liberdade tão sonhada).
    No início foi tudo muito lindo, a gente sempre fluiu muito bem juntos, conexão forte, muito amor, tesão, parceria, amizade. Mas começou a ter alguns indícios de um certo ciúme que poderia me incomodar mais a frente (e olha, eu sei que eu sou ciumenta também, mas numa dosagem infinitamente inferior).
    Começou com um dia nós num bar com uma amiga, eu já tinha bebido umas, já estava feliz, comecei a dançar, do lado dele, ali com a minha amiga. Um cara me encarou. Ele fuzilou o cara. Eu não tinha visto nada, mas minha amiga me falou depois. Ele do nada mudou a expressão, ficou sério, chato, emburrado, com raiva de mim << bom, parecia coisa boba né, deixei passar.
    Depois foi quando estávamos em outro lugar, com outra pessoa, com uma conversa que tive completamente insignificante, de pessoa educada que responde sabe? Suficiente pra deixar ele possesso como se eu estivesse traindo ele. Depois foi quando eu não queria mais sair (de tanto ficar de saco cheio de toda vez rolar algum clima, alguma treta) e acabamos brigando pq eu não queria ir e fui sem querer, chegando lá fui interagir com as pessoas porque não ia ficar de cara feia. Falei que tinha a impressão que conhecia o fulano, pronto, motivo suficiente pra falar que "acha que eu conheço gente demais". Nessa a gente brigou feio, me impus, eu nunca fui de aceitar que tentem me podar, nem meu proprio pai, vou deixar outro homem fazer isso? Jamé querida. Brigamos. Ficamos sem nos falar. Quando saí de casa para comer, ao voltar percebi que ele tinha mexido nas minhas coisas, leu todas minhas conversas de desabafos no whatsapp, minhas conversas no insta (e eu sei que não é a primeira vez que ele faz isso, só agora tive certeza). Enfim. Estamos sem nos falar, morando juntos. Eu olhando outra casa, com o coração apertado, mas também sei que preciso me colocar em primeiro lugar.

    Eu sou da filosofia do: nunca deixe alguém te fazer ser quem você não é. Todo mundo precisa de amigos, de espaço, de individualidade, de conhecer novas pessoas, de socializar. Nunca permitam que alguém te impeça de fazer isso por você. A partir do momento que a gente aceita isso, a gente permite que a pessoa ultrapasse os nossos limites.

    Bom, eu ainda estou reflexiva e pensativa. Não sei como vamos resolver. Mas eu sei que se eu deixar isso passar, lá na frente, casada, com filho, vai ser 10 vezes pior. Então esperar pra que? Sofrer mais?

    O que vocês acham?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Comecei a namorar já tem uns 3 meses e pouco, eu sei muito pouco tempo, mais nesse tempo eu consigo perceber plenamente o quanto ciumento o meu namorado é, ele fala que é igual ao pai que ele te foi criado assim, a mãe dele sofre com o ciúmes excessivo do marido, ele fala que vai mudar e dps volta a fazer o mesmo oque eu faço? Eu já tentei terminar mais ele pede pra não terminar, pq ele me ama...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Ola meu marido e mas velho que eu e ele e ciumento e muitas das vezes não demonstra até eu perceber que quando nos casamos ele começou a não querer a me deixar sair só só saio com ele apenas o que faço...agente se dar super bem o que está faltando é só isso...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • BOM DIA ! No meu caso sou casada a 6 anos ,meu marido sempre foi ciumento quando namoravamos ,mais hj esta mt pior ,um ciumes mt pocessivo que me machuca mt ,fala coisas que doi demais ! tem ciumes de tudo e de todos ! me afastei de tudo que gostava ,ate da minha familia !trabalho e ele nao aceita que eu fale com os colegas de trabalho,diz que todo homem é meu macho!temos uma filha de 5 anos ,e qd ele briga comigo geralmente na frente dela ,ela fica assustada nao sai do meu lado ,por incrivel que pareca por ela ter apenas 5 anos ela fica sem falar com ele ,e ele tao doente que fica sem falar com ela tbm ,isso me machuca demais ,doi mt ,pois ela é so uma crianca ! tenho wats mais praticamente nao posso usar ,pq se eu ficar online e nao for pra falar com ele ,ja fica insinuando coisas . sofro mt com isso

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Bom dia! Parabéns pelo texto e pelas colocações; parece-me bem apropriados algumas formas de agir descritas acima. Mas, em alguns pontos, você sugere "bajular" o outro com alguns "mimos". Isso não seris o oposto? Não estaria dando razão para a outra pessoa se sentir mais no direito de posse?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Bom dia meninas. meu caso é parecido tbm. eu tenho 28 anos e estou de casamento marcado com meu noivo que é super ciumento. pelo fato dele ser policial, a insegurança dele só piora. se olho para o lado, se abaixo o vidro do carro ele ja acha que estou querendo ver alguem. ele nao me trata mal, mas seus . comentarios e desconfiança ja estao insportaveis. se um homem olha para mim ele ja acha que eu q to dando confiança a pessoa. nao da. ta dificil demais. to pensando em dar um gelo nele. e o pior estamos de casamento marcado!
    ele tem se mostrado pior a cada dia. eu nao sei q fazer. e olha qele se diz religioso, porem parece q cada dia mais esta ciumento. nao posso ter amigos homens tbm...olha ta dificil, me deem uma luz

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • tenho 18 anos e estou namorando há 8 meses. Meu namorado e eu tinhamos uma vida muito "rebelde" antes de nos conhecer, fazíamos tudo que queríamos, saímos com os amigos, bebíamos muito, vivíamos em festas e na "putaria" kkk, por esse motivo, inclusive, que nos conhecemos. Fizemos uma viagem juntos com uns amigos, até então só ficávamos e o melhor amigo dele gostava de mim, já ele só sentia atração física e eu idem por ele. Fomos nos conhecendo e nos aproximando nessa viagem, até nos darmos conta que estávamos apaixonados. Voltamos para nossa cidade e ficamos juntos de vez, ele porém aprontou muito comigo, me fez sofrer bastante.. até eu dar um basta, e quando ele viu que eu estava decidida, ele mudou. Mudou completamente e me fez muito feliz. Porém qnd esse namoro se tornou "oficial" ele começou a ter crises horríveis de ciúmes. Me distanciei de todos os meus amigos e amigas, tenho tempo contado p ir na academia, n posso ir p nenhum lugar sozinha( salão, shopping, supermercado, igreja) tenho q mandar fto das roupas q eu uso p ele aprovar ou n, n posso ficar online no wpp se n for p falar c ele e enfim. Minha vida virou um inferno, nunca pensei q me submeteria a uma vida assim, obedeço td q ele manda pois tenho medo de perde-lo pq o amo mto.. Qria mto resolver essa situação pq falamos em nos casar e já temos planos p morarmos juntos, mas receio ter um casamento infeliz e acredito mto num casamento c respeito, fidelidade e companheirismo. Faço terapia pois ele já me deixou depressiva por ter mudado minha vida completamente. Sinto falta de ter amigos e poder ser "livre". Até p sair c ele é um inferno, se eu olho p lado to dando moral p alguém, se eu me arrumo é pra chamar atenção dos outros. É como se tudo q eu fizesse fosse errado e estivesse traindo a confiança dele ou traindo ele. Não sou mais eu mesma, mudo diariamente por ele p tentar fzr esse relacionamento dar certo, mas por dentro estou magoada, me sinto absurdamente abusada por ele e não recebo recompensas por isso?????

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Querida! Que bom que vc faz terapia. Pois bem no início Ja pensei em te sugerir uma e qdo mais embaixo li que vc já fez, fiquei feliz em saber que é aberta a ae conhecer e se ajudar. Existe uma espécie de psicoterapia chamada Constelaçao Família, o cara que a desenvolveu fala em três leia para um bom relacionamento entre as pessoas é uma dela é a Lei do Equilíbrio. As únicas relações que admitem desequilíbrio são as entre alunos e professores e filhos e pais. Onde nada que os primeiros fizerem será suficiente para compensar os segundos. Os pais nos dão a vida! Como pagar isso? Impossível! No relacionamento homem mulher deve haver um equilíbrio atentara que o relacionamento continue. Se houver desequilíbrio a parte que mais doa, será abandonada. Isso mesmo! Quem mais cede, o "melhor" da relação é abandonado. E da forma como está sua vida, provavelmente ele te abandonará. Vc faz tudo que ele quer. Vc cede a tudo. E ele? O que faz em troca pra vc? Veja se em sua cidade tem algum psicólogo que atenda constelações, tenho certeza que será maravilhoso pra vc. Ou tbm vc pode ser alguma livros de Beer Helinger que relata várias constelações e aprendemos demais com as história de vida de outras pessoas. Espero que leiam este comentário que agora faço, espero que todas possam ser felizes! Pensar no outro sim, mas de tudo, em si mesmas.
      Abraço e um bjo no coração. Meu nome é fictício, quando escrevi aqui a primeira vez estava sofrerndo demais com um homem ciumento e possessivo. Que não me aceitava como sou -alegre, expansiva, comunicativa -e sempre fui fiel. Mas ele achava que não. Tinha ciúmes até do garçom que nos atendia em um restaurante. E fazia comentários que me desrespeitavam e me magoavam profundamente. Eu cedi, cedi, cedi... fiz TUDO por ele. E adivinha o que houve: ele foi embora. Me abandonou. É isso aconteceu por três vezes. Voltamos por nos amarmos. Eu ainda o amo. Ele tbm me ama. Só não conseguimos nos aceitar da forma como somos. Pode ser que eu ainda volte com ele. Estamos separador desde dezembro. Creio que ele ainda virá atras de mim. Mas estou tão cansada que tenho até medo... medo de aceitar e sofrer tudo de novo! Meninas! Sejamos felizes! A vida é tão curta. Eu esrou sendo feliz hoje. Sinto saudade, mas a minha liberdade não tem preço. Se quiserem me escrever, tenho um e-mail antigo que ainda uso: biologamt@yahoo.com.br quem sabe a gente crie um grupo de apoio para as mulheres que passam por esses problemas que passamos.... beijocas! Fiquem com Deus

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Estou sofrendo muito. Tenho um marido mega ciumento, me distanciou dos amigos, da família. Vivo numa prisão. Ele vive se sentindo ameaçado por tudo e por todos.Um simples bom dia de outro homem é o mesmo que tê-lo traído. Não posso sair sozinha nem na padaria. estou entrando em depressão, eu sinto, mas estou sem forças para terminar este relacionamento que só me faz mal. Eu não sinto ciúmes e não

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • minha mulher me traia mas graças ao brunoespiao.com.br descobri toda a verdade

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá queridas!

    Achei necessário voltar, e dizer o que aconteceu comigo depois que deixei o meu comentário aqui no site.
    Como vocês puderam ver, no dia 4 do mês de março do ano de 2016, eu falei um pouco do que estava se passando no meu namoro.
    Logo depois meu namorado respondeu bem abaixo do meu comentário, dizendo que me amava etc...
    Então eu decidi dar mais uma chance a ele, à nós, continuei o namoro, o perdoei.
    No início ele parecia estar diferente, bem mais calmo e menos ciumento, mas não conseguiu se conter por muito tempo, logo a sua máscara caiu.
    Diariamente eu sofria com a violência moral, humilhações que não citarei aqui, me sentia incapaz de sair dessa situação, não via saída.
    Mas um dia eu me dei conta que caso eu não colocasse um fim nessa relação imediatamente, tudo se tornaria pior mais a frente, foi aí que resolvi buscar apoio da minha mãe e amigos, afinal eu necessitava ter força, pois me sentia fraca, precisava recuperar a minha identidade, me dar conta que eu merecia ser tratada mil vezes melhor, invés do modo que eu estava aceitando ser tratada.
    Então coloquei um ponto final na relação.
    E o mais incrível disso tudo é que hoje me sinto leve, estou há 6 meses solteira, correndo atrás dos meus objetivos, sei que vou alcançá-los.
    Com tudo que passei adquiri experiência, fujo de homens abusivos e sei como identificar um logo de início!
    Sou livre, livre para ser feliz, sozinha ou acompanhada, aprendi que a minha felicidade só depende de mim e de mais ninguém.
    Repense se o seu relacionamento é realmente saudável ou doentio.

    Beijos de luz.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Parabéns!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*