Ter Brigas no Relacionamento Pode te Deixar Doente, confirma pesquisa

Compartilhar

Ninguém morre de amor, mas pode ficar doente. Os desentendimentos fazem mal à saúde não somente por aumentarem o hormônio do estresse, o cortisol, mas também por causarem a diminuição de outra substância no organismo: a ocitocina – o hormônio do amor.

O fato foi descoberto por meio de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, feita pela Universidade Estadual de Ohio. Durante o estudo foi realizado um experimento com a participação de 37 casais. Eles foram encaminhados até o laboratório de um hospital, onde tiraram amostras de sangue e receberam bolhas de oito milímetros em seus antebraços, criadas por um pequeno dispositivo que funciona a vácuo.

Na sequência, cada um dos casais foi levado até uma sala monitorada por câmeras. Ali eles deveriam ficar conversando por um tempo. O objetivo dos cientistas com essa parte do estudo era analisar a habilidade de conversação dos pares e identificar quais deles se irritavam com maior facilidade durante os diálogos.

[sc:artigos_relacionados]

Feito isso, doze dias depois, os participantes foram convidados a comparecer mais uma vez ao laboratório. Os pesquisadores avaliaram os machucados dos casais e constataram que os ferimentos – causados pelo dispositivo a vácuo – dos mais briguentos levavam um tempo maior para serem curados.

Isso significa que o sistema imunológico dos pares mais irritadinhos se mostrou bem mais fraco, o que os deixa menos protegidos contra vírus e bactérias causadores de doenças.

A hipótese levantada pelos cientistas é que isso ocorre por conta da falta de ocitocina no organismo. O hormônio do amor tem os seus níveis aumentados no organismo quando trocamos carinho e recebemos amor. Além disso, a substância faz com que o nosso corpo fique mais relaxado e até protegido, como explicou a pesquisadora líder do estudo Janice Kiecolt-Glaser.

Vale registrar também que entre os casais mais tranquilos, as taxas de ocitocina no sangue eram maiores, o que reforça ainda mais a suspeita dos pesquisadores.

Então fica a dica, não é mesmo? Vamos segurar a onda e brigar menos com a pessoa amada que isso não faz mal somente para o relacionamento, mas também para a saúde.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você se sente mais debilitada fisicamente, mais propensa a ficar doente, quando tem sérias discussões ou em fases mais briguentas do seu relacionamento? Comente abaixo suas percepções.

3.7 de 5 (9 Votes)
Compartilhar

  • Sim...Já tinha percebido isso...Não somente no relacionamento,qualquer briga me deixa doente,no outro dia me sinto como se estivesse pegando uma gripe daquelas...me da até febre...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • primeiro gostaria de falar que adoro seu site ele e muito bom,brigas em um relacionamento na minha opinião pode deixar você doente sim principalmente emocionalmente,claro que não existe nenhum casal que não brigue mas isso precisa se moderado,o e cesso acaba com tudo nada demais e bom,então controlar as brigas e essencial brigado pela participação

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*