Xu Wenwu, um chinês da cidade de Changchun, que fica na Província de Jilin, provou o seu amor pela esposa com o próprio sangue: ele fez mais de 147 doações sanguíneas durante dez anos para ajudar a companheira, que sofre de anemia e miastenia – uma doença autoimune que faz com que o organismo produza anticorpos contra alguns de seus próprios componentes.
Tudo começou no ano de 2003, depois de a esposa de Xu, Wang Xiaoying, ter passado mal por conta de sua anemia e o médico ter afirmado que ela precisaria receber transfusões de sangue regularmente. O problema é que os custos com esses procedimentos eram maiores do que a família podia arcar.
Xu então ficou sabendo a respeito de uma política de doação de sangue na China, que permitia que o cônjuge do doador recebesse esse sangue sem ter que pagar nada por ele. Assim que descobriu que ele e a esposa tinham o mesmo tipo sanguíneo, entendeu que essa era a melhor opção para eles.
Certo tempo depois, foi descoberto que a esposa de Xu havia piorado e foi diagnosticada com miastenia grave e, por conta disso, não poderia mais cuidar de si mesma sozinha. Mais uma vez, o chinês mostrou sua dedicação a sua amada e deixou para trás diversos trabalhos como eletricista, que é a sua profissão, para que pudesse tomar conta dela.
Atualmente, a mulher não tem mais a necessidade de receber transfusões de sangue, entretanto, Xu afirmou o desejo de continuar a fazer doações àquelas pessoas que precisam.
Dados dos computadores da estação de sangue da cidade de Changchun, que começou a funcionar em 2001, são o que mostram as 147 doações feitos pelo eletricista, mas esse número pode ser ainda maior.