Sentir dor na na relação sexual pode significar a dispareunia, um problema comum nas mulheres ao redor do mundo; porém, essa é uma condição que poucas estão dispostas a falar. De acordo com a Dra Elizabeth Stewart, direto do Serviço Vulvovaginal em Harvard e professor na Harvard Medical School, aproximadamente 16% das mulheres sentem dor na relação sexual.
Stewart diz que mesmo os maiores ginecologistas estão devendo quando se fala sobre tratar essa condição.
Existem muitas razões. Alguns sintomas podem ser de problemas estruturais com a anatomia do corpo e alguns podem ser até psicológicos. Algumas das causas mais comuns incluem:
Menopausa: Os efeitos da menopausa no corpo são muitos. Sem estrogênio suficiente, o canal vaginal fica atrofiado. Isso acontece quando o sangue vai para outras áreas causando a morte das células que não são substituídas. Para esse tipo de situação, suplementos de estrogênio fazem a diferença.
Falta de lubrificação: Sem lubrificação a pele da vagina pode sentir dor na relação sexual devido à fricção. Existem muitas razões pelas quais alguém sofre desse problema incluindo falta de estrogênio, antidepressivos, sedativos, pílulas anticoncepcionais e medicações para pressão sanguínea.
Machucado ou trauma – Quando a área vaginal já está irritada, o sexo pode exacerbar esses sintomas.
Vaginismo: Essa condição é uma contração involuntária da pelve durante o sexo. As mulheres não podem controlar isso e algumas podem ter espasmos, fazendo com que a penetração seja impossível.
Cicatrizes: Mulheres que fizeram cirurgias abdominais podem ter cicatrizes grandes que podem fazer a penetração dolorosa. Também, certos tratamentos e terapias como quimioterapia podem causar mudanças dolorosas no abdômen.
Endometriose: A endometriose ocorre quando a linha dentro do útero cresce em lesões aleatórias fora dessa área. A dor que a mulher sente no sexo com essa condição depende do local das lesões. Por exemplo, uma mulher com lesões próximas aos nervos uterinos e ligamentos sentirá dor na relação sexual.
[sc:artigos_relacionados]Cistite: Mulheres com cistite tem a parede interna da bexiga machucada. Enquanto ninguém sabe a causa exata dessa condição, é geralmente associada ao sexo doloroso. Devido à proximidade da bexiga com o canal vaginal e útero, a pressão da penetração nessas áreas pode agravar uma condição dolorosa. Mulheres assim geralmente tem infecções urinárias após o sexo.
Outras condições médicas: Existem outras condições abdominais que afetam o modo com que a mulher aprecia a penetração. Além dos mencionados acima, mulheres que acham o sexo doloroso podem ter problemas relacionados a hemorroidas, cistos no ovário, inflamações e outros.
Problemas psicológicos: Estresse ou preocupação durante o sexo podem piorar o problema. Uma mulher paranoica com sua aparência, relação ou condição médica pode ficar mais tensa, fazendo as áreas irritadas se contraírem.
Problemas psicológicos podem exagerar esses sintomas associados com a penetração dolorosa. Algumas mulheres não sabem como é a penetração normal e não percebem que o que sentem é anormal.
Sintomas comuns da dispareunia incluem:
O tratamento para isso depende da causa. Para algumas mulheres, o tratamento de uma doença como endometriose ou cistite pode resolver o problema. Para outras, como as com cicatriz no abdômen, a dor na relação sexual nunca vai embora. Discutir sintomas e histórico médico com o seu profissional é o primeiro passo para encontrar solução ao seu caso específico.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]
Eu sentia uma dor no fundo que parecia ser na bexiga passei no GO e descobri que nao era bexiga e sim ferida no utero
Oii sinto tbm muita dor na hora do sexo, parece ser na minha cirurgia, mas ainda ñ fui no ginicologista..
bom, eu me masturbo desde novinha, comecei por volta dos meus 10 anos, hoje tenho 19, sou virgem porque tenho medo de sentir muita dor, ja que quando tenho penetrar meus dedos na mminha vagina, sinto muita dor, parece que está queimando, sinto prazer apenas em massagear os seios e o clitoris, pode ser um caso de dispareunia?
Eu tenho vaginismo e é muito complicado,sou solteira e encontrar alguém que possa me satisfazer sem a penetração é muiiito difícil.Acho um absurdo que ainda exista homens que acreditem que o prazer feminino venha da penetração,é estou aqui para alertar aos homens.
Eu encontrei alguém que me completa e me compreende em todos os sentidos,ele é perfeito pois aceita diversas brincadeiras.
Amigas,se entregar a alguém de corpo e alma é divido,mas somente se houver cumplicidade.
Tenho uma dificuldade,somente uma dificuldade não um empecilho para ser feliz.