Se você estiver em um relacionamento, você irá discutir (ou até mesmo brigar) em algum momento. Algumas brigas são boas, algumas discussões são ruins, mas o que elas podem nos ensinar? Quais são as brigas que mostram que seu casamento está funcionando, e quais são as brigas que mostram que seu relacionamento não está saudável?
Você poderá acompanhar abaixo algumas dicas de relacionamento que irão ajudar você a “brigar” de forma produtiva, fortalecendo seu relacionamento em vez de acabar com ele.
Discutir é um comportamento de um relacionamento completamente saudável e normal, mas quando uma briga ou discussão se torna menos construtiva e mais dolorosa para o outro, isso pode levar a uma grande quantidade de problemas dentro de um relacionamento.
Cada relacionamento tem as chamadas “zonas vermelhas”, ou temas e assuntos que você não discute ou linhas que você não atravessa por causa do bem-estar de seu parceiro. Violar uma zona vermelha pode levar a depressão, baixa autoestima e sentimentos ruins. Esse tipo de discussão é tóxica para qualquer relacionamento, porque se você não consegue respeitar os limites do seu parceiro, seu relacionamento é simplesmente insustentável. As brigas que cercam esses tópicos fora do limite não são produtivas e não trazem nada de positivo para o seu relacionamento, e é bom que ambos saibam disso.
Se houver um problema que você precisa discutir, enquadre-o em uma conversa em vez de uma acusação, e essa é uma maneira simples de fazer com que as brigas funcionem para o bem.
Em vez de dizer: “Você nunca passa tempo comigo! Você só sai com os seus amigos”, tente dizer: “Estamos passando pouco tempo juntos, queria sair mais com você para curtir algo diferente”. Desta forma, você está sendo clara sobre o problema, mas também busca uma resolução. Ter uma conversa focada em metas leva a resultados positivos.
Se você pode ter uma briga construtiva (o que, na verdade, é mais uma conversa intensa ou emocional do que uma briga), você continuará a construir uma base sólida que fará o casal mais próximo, ao invés de separá-lo. Ao colocar suas preocupações em uma conversa, você está convidando o seu parceiro a participar e certificando-se de que ambos serão ouvidos. Uma melhor comunicação significa mais sucesso – e menos brigas também!