Se você está acostumada ao estilo mais tímido dos japoneses, certamente iria se surpreender com os gritos de declarações de amor em público feitas pelos homens do país durante o festival “Dia de Amar a Esposa”.
Pelo nono ano seguido, o evento aconteceu no dia 31 de janeiro – como informou a BBC – no parque Hibiya, em Tóquio, com transmissão ao vivo para um canal da televisão japonesa. No festival, foi montado um palco, enfeitado com um coração gigante feito de tulipas cor de rosa, onde os maridos tinham a oportunidade de subir e berrar aos quatro cantos – ou ao país inteiro – tudo o que sentem por suas amadas cônjuges.
A data foi criada no Japão como uma resposta ao Dia dos Namorados do país – que é comemorado no dia 14 de fevereiro por lá – em que tradicionalmente são as mulheres japonesas que dão presentes aos seus companheiros.
De acordo com a BBC, os organizadores afirmaram que começaram o evento por conta do jeito modesto dos japoneses, que podem ter dificuldade para expressar os seus sentimentos. No país, atos que demonstram amor não são tão comuns, mesmo entre as pessoas já casadas.
O fundador do festival, Kiyotaka Yamana também disse à BBC que seu intuito é ensinar aos homens japoneses que é possível ser feliz ao declarar todo o seu sentimento pela mulher amada de modo que todos possam ouvir. Ele ainda afirmou que, como eles são tímidos até para andar de mãos dadas ou abraçar suas esposas, é preciso que sejam ensinados a fazer esse tipo de coisa.
Para tanto, ele criou o “tapete do abraço” que explica aos casais o jeito certo de trocarem um abraço.
Entretanto, ao que parece, a motivação de Yamana também pode vir de um lado pessoal: é que ele criou o evento depois de ter se divorciado de sua primeira esposa e confessou à BBC nem sempre ter sido um exemplo de marido que sabe dar carinho.
Mas e os berros?
Além do clássico “eu te amo”, o “Dia de Amar a Esposa”, durante o festival foram berradas outras “declarações de amor” (um tanto quanto peculiares, para dizer bem a verdade) como: