É Possível Namorar um Narcisista?

Compartilhar

Narciso na mitologia grega é um heroi renomado por sua beleza. Ele é excepcionalmente cruel ao desdenhar daqueles que o amam. Como punição divina, ele se apaixona por um reflexo em um lago, sem perceber que é seu próprio reflexo, e morre ali, sem conseguir abandonar a beleza de seu próprio reflexo.

O narcisismo é definido como uma visão muito positiva e elevada de si mesmo. Ele é violento, causando depressão e solidão conforme se espalha pela nossa cultura. A maioria das pessoas com quem você se envolve está muito longe desse desvio de personalidade, mas há definitivamente pessoas por aí que têm uma alta auto estima injustificável, e estes são terríveis riscos em relacionamentos. Será que é possível namorar um narcisista?

Primeiramente, o que é um narcisista?

  1. Aproximadamente 1% da população é narcisista.
  2. 75% dos narcisistas são homens.
  3. O narcisismo é uma condição psicológica caracterizada pela preocupação consigo mesmo, falta de empatia e déficits inconscientes na auto estima.
  4. Um narcisista vê sua vida como um filme ou uma história dramática em que ele tem o papel principal. Ele cria um personagem, e assimila as emoções daquele personagem.
  5. Narcisistas parecem ter emoções, sentimentos, empatia; eles choram, riem, sentem sua dor, etc., mas nada disso é real. Eles não sentem. Não está ligado a nada interno. Eles choram em um funeral, é claro, mas por dentro eles se perguntam porque isso não dói tanto quanto eles acham que deveria.
  6. Eles são extremamente vãos.
  7. São frequentemente extrovertidos, com uma personalidade grandiosa. Eles são muito divertidos em situações sociais, o que os torna populares.
  8. Magoar um narcisista não causa tristeza a ele. Você só pode fazer um narcisista sentir raiva.

Sexo casual é perfeito para narcisistas, já que é sobre o que você quer, ao invés do que outra pessoa quer, ou seja, é a experiência sexual perfeita para um narcisista.

Encontros casuais tiram o foco do relacionamento da pessoa completa ao enfatizar a atração física. É difícil dimensionar o caráter emocional de um homem antes do sexo,  pois a intimidade física precede o envolvimento emocional.

Narcisistas preocupam-se em “se estabelecer”, e estão sempre procurando uma coisa melhor. Sexo casual é o quadro perfeito para isso, porque ninguém acha particularmente incomum ou problemático se um homem não quer um relacionamento, mas prefere sempre fazer sexo com alguém novo.

Como é namorar um narcisista?

Eles são animados, se distinguindo na diversão e no estágio inicial de um novo relacionamento. Eles gostam da paixão de um amor novo, mas não desenvolvem sentimentos de carinho conforme o relacionamento progride.

Eles só querem alimentar o ego; sempre o deles, mas às vezes o seu também. Eles procuram parceiras que os façam se parecer e se sentirem poderosos, especiais, admirados, atraentes e importantes.

Eles são indiferentes às qualidades centrais de relacionamentos saudáveis: amor verdadeiro, carinho, compromisso e lealdade.

[sc:artigos_relacionados]

Narcisistas exibem as mesmas qualidades no trabalho e entre amigos, mas seu caráter verdadeiro é mais óbvio em um relacionamento romântico, porque há menos regras de comportamento, e porque alguém que começou a namorar um narcisista frequentemente atura muitas coisas que outros não tolerariam.

Narcisistas não sentem culpa, baseada em um certo e/ou errado objetivo. Eles sentem vergonha, baseada em exposição. Quando são descobertos, a resposta é sempre a mesma: “Espera, esse não é quem eu sou de verdade…”

Narcisistas consideram relacionamentos intercambiáveis. Se ao namorar um narcisita você não alimenta o status e auto estima necessária dele, ele irá encontrar outro relacionamento mais recompensador.

Narcisistas jogam:

  • Eles não desonestos.
  • Eles enviam sinais mistos, sem se decidir.
  • Eles jogam uma pessoa contra outra.
  • Evitam compromissos reais.

Princípio do Menor Interesse é um dos jogos favoritos do narcisista. Eles continuamente buscam demonstrar que eles se importam menos que a outra parte, assim clamando ter a vantagem.

  • Narcisistas são incapazes de receber críticas de qualquer tipo, frequentemente reagindo com negação e abuso, às vezes até mesmo raiva. Narcisistas se tornam hostis e defensivos rapidamente quando se sentem encurralados por críticas.
  • Narcisistas ficam com raiva e agressivos quando sentem que sua liberdade é restrita, então fazer pressão por um compromisso frequentemente faz com que eles fiquem irritados.
  • Narcisistas não conseguem lidar com rejeição, e evitarão permitir que outra pessoa termine o relacionamento a todo custo. Frequentemente, as pessoas que namoram narcisistas se sentem melhores quando ele se recusa a deixá-los ir, interpretando seu desespero para continuar com o relacionamento como um sinal de que “no fundo” ele se preocupa. Na verdade, é por causa de orgulho e propriedade. Narcisistas não toleram que outra pessoa dê ordens, roubando seu poder.

Por que alguma mulher consegue namorar um narcisista?

Pela mesma razão que mulheres namoram idiotas, frequentemente deixando os caras legais em último lugar. Nós queremos tudo. Queremos o desafio e a paixão mágica com um homem que tem confiança, carisma e um grande senso de humor. Mas também queremos que se preocupem, intimidade e compromisso. Narcisistas são muito bons com a mágica, e deixam a desejar no carinho. Eles deixam o pior pra depois. Quando você percebe, geralmente já foi fundo na relação e está viciada naquele cara.

Namorar um narcisista é perigoso, e potencialmente destrói sua habilidade de ter um relacionamento normal no futuro:

  1. Pessoas que foram vítimas de narcisistas são compreensivelmente cautelosas e acham difícil confiar em outras pessoas.
  2. Elas também perdem a confiança em si mesmas, se sentindo estúpidas por não perceberem o verdadeiro caráter dele.
  3. Vítimas de narcisistas passam muito tempo se perguntando como eles conseguiram o que queriam, e refazem quase todas suas interações para identificarem os sinais de aviso que não viram da primeira vez.

Qual a melhor forma de evitar um narcisista?

  • Se esforce para identificá-los baseada na história deles. Narcisistas deixam uma trilha de corações partidos, desilusão e expectativas não atendidas.
  • Não deixe que um suspeito de narcisismo te convença a deixá-lo entrar. Eles frequentemente tentam cobrir seu comportamento insensível e ilusório dizendo que houve uma falha na comunicação ou um mal entendido. É sempre culpa da outra pessoa.
  • Esteja atenta às pistas. Se um homem te diz “Eu sou uma pessoa egoísta”, acredite nele. Ele não está se depreciando, está entendendo que é um narcisista.
  • Estabeleça barreiras. Seja amigável, mas não uma amiga. Não se coloque em uma situação em que precisa confiar nele.
  • Rejeite a tentação de ser “a cura”. Você não pode identificar e tratar os déficits inconscientes na auto estima. Narcisistas raramente mudam, especialmente em relacionamentos.
  • Não inicie conflitos. Qualquer alegação, não importa que seja verdadeira, será recebida com defensividade, hostilidade, talvez até violência. Na verdade, você está alimentando as necessidades do narcisista ao se focar nele. Ele continua sendo a estrela do show.

Como se livrar de um narcisista?

Não recompense um narcisista ao fazer drama. A única forma de fazer um narcisista entender a rejeição pessoal é convencê-lo de que ele não existe na sua vida. Ignorá-lo ou humilhá-lo ao não dar a ele o papel principal, ou qualquer papel, é a única forma de realmente ferir um narcisista. Também é a melhor forma de seguir em frente.

Em resumo: Tudo é sobre elesUm narcisista só dá valor a um relacionamento se acha que isso o faz parecer e se sentir superior.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você já se envolveu com alguém que tem tendências narcisistas? Como conseguiu se livrar dessa pessoa? Foi um relacionamento muito difícil? Comente abaixo essa experiência.

4 de 5 (56 Votes)
Compartilhar

  • Ola pessoal.. tambem estou saindo de um relacionamento narcisista. Ele sempre foi muito manipulador..a historia nao e difierente das demais citadas. Hoje ele me humilha, me ameaça e ameaça meus filhos tambem. Ja me agrediu varias vezes e tem um vocabulario agressivo. Se acha o centrro das atençoes.. ele e cantos e usa isso para se encher o ego. Perdi mais de 5 anos da minha vida por amar dimais. Deixei a vida social por causa dele..ele sai vive a vida e eu ficava em casa.Foram traições que ele mesmo conta tudo agora q teminamos. Ele manda foto das negas que ele pega... um psicopata. Enfim, tentou acabar com minha imagem me rebaixando. Mas sou forte vou me reerguer e dele so tenho pena. E uma pena saber q esse transtorno nao tenha cura e saber que existem tantas mulheres cegas em relacionamentos assim que ainda irao sofrer muito. Quem esta começando saia fora. O futuro sera so sofrimento. Boa sorte a todas,.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu fui casado com uma narcisista. A mãe era a mesma coisa e a minha ex-esposa a abominava. No entanto ela agia do mesmo modo que a mãe. Passou a ensinar os mais absurdos para a filha dela também. Morava em apartamento luxuoso, cargo público de honras e respeito, carrões, mas devia mais de 600 mil aos bancos. Um lugar de sapatos que pessoas poderiam morar nele, roupas de marca, viagens semestrais a todos lugares do mundo mas, no fundo, era uma pessoa completamente vazia de sentimentos e carente. Narcisistas são isso. Vazios, fracos e dependentes dos elogios dos outros. Nunca serão confiáveis e usarão toda sua energia para que sejam centro das atenções. Porém precisam disso justamente por carência e falta de autoestima. São volúveis e inseguros. Ficar em um relacionamento com alguém assim nunca dará certo. Já se foram quase dois anos que larguei tudo e a pessoa continua a mesma, além de constantemente vir atrás de mim porque quando não possui alguém para elogiar tenta buscar meu elogio. Na real: é de dar dó. Mas não fiquem com alguém assim. Sua energia será desmantelada e quando vc perceber estará destruído emocionalmente. Espero ajudar. Um abraço

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Idem!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Meu caso !

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • É uma das piores experiências na vida encontrar alguém assim... Tô na luta pra sair... Mas com filhos, a história fica msm mais difícil...

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Sempre me falaram que sou uma narcisista. Minha família principalmente, quando contava sobre meus relacionamentos.
    Mas é uma sensação de poder tão grande, tão gostosa.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Roberto, bem por aí. Eu não podia sair, mas ele ia beber todo dia (e com os meus amigos!). Eu tinha que ser bela, recatada e do lar, mas ele resolveu ser o extrovertido da galera, isso pq eu sou famosa por contar ótimas piadas. E super extrovertida! Ele era o cara bonitão, e eu era uma velhota gorda e cheia de marcas, rugas e pelancas com 35 anos e 48 kg! Ele era o cara genial, mas eu era a historiadora medievalista que conhece mais a história do país dele (a França) do que ele mesmo!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Eu estou tentando sair de um relacionamento narcisista, o cara eh incapaz de sentir empatia, qnd vc cobra algo do tipo ele nunca assume. Ele fez com que minha mãe saísse de casa, fiquei só na casa e ele frequenta de vez em qnd, passa o dia sem se quer perguntar como eu estou e a noite vem na minha frente como se nada tivesse acontecido, ele sempre eh a vítima, vc n pode cobrar nada pois ele joga a responsabilidade para cima de você, ele mente e não suporta receber críticas. É uma pessoa que só tem pena de si, ele eh o perseguido do mundo, faz joguinhos e eh quase impossível ele assumir um relacionamento sério, qnd assume ainda deixa vc incerta se ele realmente está com vc ou não. Ele são super orgulhosos, cuidado com um narcisista pois ele entra na sua vida como um coitadinho depois quem se leva eh vc, eu me arrependo mt de ter deixado esse cara me iludir em todos os aspectos, mais infelizmente estamos aqui nesse mundo p sofrer e mesmo q vc seja uma pessoa boa vc ainda vai encontrar gente ruim no seu caminho.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Você conseguiu sai dessa relação?

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eles são verdadeiros monstros sugadores de energia vital, porque a deles não existe. Invejosos e manipuladores sem chance de cura

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Estou nesse processo tb. Quero me separar mas ele sempre vem e domina minha mente, no fundo parece que eu quero acreditar que não é nada daquilo que eu pensava... claro! Assim dói menos. Temos uma filha o que dificulta o afastamento, estou tomando ansiolíticos e com várias desordens de saúde por conta do Stress que me causou fazer tudo que podia pra ser perfeita e evitar as críticas e tentar conquistar algum afeto. Um livro que muito me ajudou foi "Homens que odeiam suas mulheres e mulheres que os amam." Tem pra download gratuito. De tudo que li em cada post tinha um pouquinho do que vivi com ele. Acho que minha maior dificuldade em me livrar foi ter levado tanto tempo adiante, foram 8 anos, e com isso fiquei desestabilizada e por estar fragilizada está difícil sair da relação. Quanto mais tempo se permanece nessa situação mais difícil sair e mais fragilizada se fica. Bom vou listar algumas atitudes pra que quem leia encontre respostas.
    1 me negou como mullher, como mãe, como profissional, me dizia que eu era inútil e incapaz, certa vez me chamou de encosto pq na ocasião eu estava desempregada.
    2 me negou ajuda quando precisei por motivo de doença, desde me negar dinheiro pra exames até sair de casa pra comprar algum remédio, certa vez ele deu em cima de uma moça na minha frente e eu fiquei muito magoada e bebi além da conta, assim que eu comecei a passar mal ele me levou pra casa, no quintal eu cai no chão de tão mal, ele me pegou, me deixou no sofá com a minha filha de 5 anos dormindo e voltou pro bar, passei muito mal sozinha.
    3 me negou ajuda quando eu chegava tarde da faculdade e tava tendo onda estupro, pedi diversas vezes pra ele me esperar no portão, mas nunca levantou sequer do sofá.
    4 quando tive nossa filha eu qse morri, tive hemorragia, ele não voltou pro hospital não, veio só no dia seguinte e ficou meia horinha comigo e foi embora de novo, enquanto eu cuidava da nossa filha e estava muito debilitada ele sai com amigos.
    5 Depois da conquista nunca mais me assumiu como sua mulher.
    6 Primeiro eles são amáveis e dizem tudo que vc quer ouvir e planejam tudo que vc espera um dia realizar, depois que vc já está na teia começa a negação, nada pra vc. Algumas vezes que eu chegava em casa ele fazia de um jeito como se não estivesse entrando ninguém no recinto, era como seu eu inexistisse, aquilo me corroía por dentro.
    7 A culpa. Sempre do outro, sem dúvidas, ele como pessoa perfeita nunca pode estar errado. certa vez ele ameaçou de me bater, mas não fez. Depois ele me disse que eu qse o transformei em assassino, e vejam que há 2 pontos a serem pensados. primeiro se ele me matasse a culpa era minha e segundo, tudo bem se eu morresse, mas ele ficar com fama de assassino, isso é um absurdo... chega a ser cômico se não fosse trágico.
    8 É preciso se tornar uma pessoa melhor, o algoz tenta de todas as formas te convencer que vc não é boa o suficiente e sempre diz que te maltrata pro seu bem, pra fazer vc melhorar, que quer que vc se torne uma pessoa melhor. Ele me dizia que eu era incapaz e que não cuidava da minha filha como deveria, estranho que era a única pessoa que achava isso, todos que conheço me acham uma boa mãe.
    9 invalidação. O sujeito tenta de todas as formas te invalidar, tudo que vc faz é errado e nada pode ser melhor do que o que ele faz assim ele tem como rebaixar o outro pra se sentir maior e melhor.
    10 Suas vontades estão acima de tudo e todos, ele em primeiro lugar, isso não é novidade, mas podemos notar em atitudes bobas esse tipo de comportamento, no trânsito todos tem que dar a vez a ele, fica irritado se alguém não pára pra ele passar. O mesmo ele não faz para outras pessoa e nem sequer se dá conta disso.
    Bom são muitas outras façanhas dessa personalidade que poderiam ser relatadas aqui. Daria um livro...rs
    Logo vou me recuperar quem sabe posso escrever sobre o tema. Boa sorte para todos nós...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu convivo com um... Ele é exatamente tudo isso aí que foi relatado sobre comportamento narcisista. Estou vivendo um pesadelo, não aguento mais essa vida! E o pior, são 23 anos de convivência e agora que descobri isso.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Ju, eu estou num relacionamento assim há 30 anos! Há 15 anos saí, mas ele me cercou de tal forma que eu acreditei que ele mudaria. No início foram tantas promessas, descobri 15 anos depois de ter voltado pra ele, que tudo não passava de manipulação, promessas vazias. Eu acordei e percebi que essa será a minha vida pra sempre se eu nao tomar uma atitude! Eu deixei de viver a minha vida pra viver em função dele, eu tinha 15 anos quando entrei nessa relação e ele tinha 32, e sem perceber deixei ele me dominar, a sensação que eu tinha é que ele tinha raiva da minha juventude, não sei o que é carinho, abraço, beijo! A única coisa que funciona é o sexo, que pra mim não faz mais sentido. Mas agora aos 45 anos de idade quero minha vida de volta e estou saindo de casa, sem culpa ou arrependimento... Só agora me deparei com esses textos e descobri que vivi com um narcisista. Não é fácil sair, porque eles agem de tal forma que nós nos sentimos culpadas por tudo, mas digo pra vc , é possível, sim, se libertar desse cativeiro, sair desse limbo. Não desista, pense em vc , não se importe com o que os outros vão pensar, saia urgente dessa relação, narcisistas não mudam! Vc vai conseguir!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Basicamente a maioria das pessoas que se dizem narcisistas na verdade não são!
    Toda vez falam sobre a aparência física e como são bonitos, sendo que para um narcisista o primeiro lugar com certeza é da inteligencia, que não é o mesmo que conhecimento, embora andem juntos. Entretanto não basta apenas ser inteligente, a aparência e autoestima realmente são impreteríveis, sinceramente me recuso a acreditar que um narcisista não goste de ser sempre o mais argumentativo, centro das melhores ideias e opiniões, oque significa que se você apenas é bonito, não pode ser narcisista.

    E como um bom narcisista, preciso falar sobre mim e sobre minha personalidade! kkkkkkkk
    Eu tenho 19 anos e sinceramente, sou o cara mais bonito e inteligente da minha roda de amigos, que é extensa e inclui homens e mulheres, meus próprios amigos se denominam nota 8/10, e me denominam 10/10, porém como um cara inteligente, eu não me dou ao luxo de não notar as incríveis qualidades dos meus amigos, e assim como gosto de ser elogiado, faço questão de elogia-los e trata-los bem, de iguais para iguais, sempre buscando ajudar e mostrar oque eles tem de bom, e na maioria das vezes, mostrando a melhor maneira de aumentar suas autoestimas.
    O interessante no meu caso, é que eu entendo que ser arrogante e egocêntrico realmente são defeitos complicados, e por mais que eu tente evita-los, uma hora ou outra eles veem a tona, e como estes amigos são de longa data, já me conhecem e sabem que é preciso algum defeito forte pra compensar tanta qualidade KKKKKKKKKKK.

    Relacionamentos realmente não são meu ponto forte, a arte da conquista é INDISPENSÁVEL, porém quando muito fácil, não tem a menor graça e eu largo mão, e o complicado é que ultimamente a facilidade de conquistar é muito grande, porque a maioria das mulheres são carentes e só precisam de alguém que falem oque elas querem ou precisam ouvir. A linguagem corporal é fácil e eu recomendo que você estude, caso tenha dificuldade com mulheres, pois é mais fácil ler o corpo do que a mente de uma.
    Agora voltando no assunto de relacionamentos, eu sinceramente não tenho um "tipo" preferido de mulheres, não me importo com a aparência da pessoa na concepção de outras pessoas, desde que para mim ela seja atraente, e não pretendo conhecer ela por redes sociais, espero que seja alguém que tenha química comigo, e que apareça quando eu menos esperar, de uma maneira que eu não possa prever ou imaginar, e espero que sua personalidade me agrade. O que eu quis dizer é que não corro atrás, se for acontecer, vai ser na hora certa.

    "A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original." - Albert Einstein

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Isso tudo, é alimento pro narcisista; ele sente vc assim. E ele sabe que vc está a disposição dele. Cuidado! Sei que é difícil, mas vc precisa reagir. Leia o livro e comece a colocar em prática tudo o que vai aprender. É libertador, e vai servir pra toda a sua vida. Já li duas vezes, mas vou ler novamente essa semana. Uma pessoa como eu, precisa estar alerta, pra não ter recaídas. Minha relação mudou, porque EU mudei. Quem é narcisista NUNCA reconhece que tem algum problema. A única vez, que vi meu marido dizer que achava que era bipolar, foi quando nos separamos no começo do ano. Saí de casa, e ele ficou transtornado, me enviava msn toda hora. Acabei, é claro, voltando. Foi quando percebi que seria tudo como era antes. Comecei a ver algumas coisas na net, e uma delas foi pra que eu procurasse fazer alguma coisa por mim. Como gosto de ler, fui a uma biblioteca próximo a minha casa; tava lá esse livro que até o momento eu não sabia do que se tratava. Mas sabe, quando é Deus falando com a gente, e acabei levando-o pra casa. Pra minha surpresa, tudo o que tinha lá, parecia estar falando sobre nós. Mas o melhor, me ensinava como agir diferente. Eu estava vulnerável a uma situação que até então eu não sabia lidar. Pude perceber que meu comportamento era o que o fortalecia muito mais. Não espere que ninguém te valorize, valorize-se vc mesma. Força! Bjs

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Qual o nome do livro que te ajudou?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Boa noite ! Gente eu coneci um acara a seis anos atras 18 anos mais novo que eu...e larguei meu casamento casa tudo por conta dele... pq eu quis mas foi como prova de amor ... e a partir do momento que eu o fiz, ele foi mudando comigo e fez tudo isso que defino um sociopata narcisista, eu ate hoje o amo , ele me procura ate hoje tudo isso é verdade , quando li esse texto parecia que estavam contando nossa historia , eu nao sei como me livrar disso , ele tem outra namoradinha e vive atras de mim, so que essa vida nao quero p mim e nao acrdeito que ele se cure... ele diz que me ama ...estamos separados ja a anos one ele teve varias namoradas e eu desde que terminamos unca mmais consegui namorar fiquei com trauma, depressao, acabei com a minha vida ...mas teno fé que vou sair dessa.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Oi boa noite! Me comovi com sua história, e quero te indicar um livro que li que mudou minha vida. Livro: ”Socorro, me apaixonei por um narcisista.”(de Steven Carter e Julia Sokol). Esse livro me fez enxergar que realmente não me amava, por mais que falasse ao contrário, tive que reaprender a me amar. Mudei meu comportamento e por incrível que pareça, o meu relacionamento tá melhor do que há quatro anos atrás quando começou o nosso namoro. Por favor, não estou dizendo que vc deva ou não continuar com ele, pois isso só vc deve avaliar. Mas leia, e veja o que é melhor pra vc.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Muito obrigada minha amiga pela indicação eu vou procurar esse livro hoje mesmo...pois esttou quase entrando em depressão novamente...situaçao horrivel que não desejo absolutamente a ninguem ! Vamos ver como ira desencadear essa historia não é mesmo ? Eu continuarei falando aqui , me fez bem entender toda a minha situaçao e ver que não fui a unica e muito menos que havia culpa , pois carreguei esse fardo no meu peito p 6 anos...muito grata querida ...Deus abençoe <3

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

        • Por nada! Foi difícil pra mim entender o que estava acontecendo, e nem imaginava que se tratava de um narcisista. Espero de verdade que vc leia o livro e, possa entender melhor tudo o que está acontecendo. Vou só te contar um pouco como tudo começou. Nos conhecemos, e logo eu era tudo pra ele. Me mandava msn de bom dia, boa tarde, boa noite; eu era a sua princesa. Fiquei louca quando ele me disse que me amava, que queria casar comigo. Só que tive alguns problemas e fui morar com ele. Imagina que em pouco tempo tudo mudou?! Casamento, nem pensar - no máximo união estável - amor, ele nem sabe o que é; foi o que me disse. Aliás, que é narcisista como meu marido realmente não acredita em amor. Então tudo começou a desmoronar na minha cabeça. Eu comecei a achar que eu não era digna pra ele, mas isso faz parte de sua personalidade narcisista. Só que até então eu não sabia, e ficava fazendo de tudo pra ele me valorizar. Isso não funciona!!! Tudo que tive que fazer foi focar em mim. Nada de viver em função dele, e acabei descobrindo que o problema também estava em mim. Vivo atraindo pessoas assim, ex-marido, amigos, familiares... Esse livro me fez ver esse meu problema que no momento estou em processo de recuperação. E ele, o meu marido, está servindo como meu laboratório. Viver não é fácil, nada de deixar a vida nos levar; nós é que somos autores da nossa história. Se quiser conversar, estarei a sua disposição. Fica com Deus!

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

          • Poxa minha amiga voce nao sabe como ando esses dias , ele hoje namora outra pessoa , e me procurava quando queria , eu simplesmente tonta fico aqui como que estivesse esperando uma migalha de pão, isso relmente no é vida, sabe tudo isso que vc viveu com seu marido eu vivi com meu namorado, e pior quando eu o conheci era casada eu larguei tudo casa , trabalho p ele, e perdi muita coisa , ninguem me obrigou a nada sabe amiga tenho noçao disso, mas nao sabia em que estava me metendo, sofri muito com ele , e hj ainda sofro, moramos na mesma cidade , e apesar de eu evitar ao maximo trombar com ele, parece que o destino nos une, fui hj com meu filho ao medico tantas ruas e horarios , trombei com ele , os dois de carro, mas foi o suficiente p sentir aquele nó na garganta umas pontadas no peito ahh nao tem jeito , vim p casa estou aqui sentada me desabafando com e chorando ...é tao dificil meu Deus :'(

            Cancelar resposta

            Deixe um comentário

            Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*