Dicas Científicas Para Superar um Amor Perdido

Compartilhar

Perder um grande amor doi e não é pouco. Por mais que tenha gente que veja isso como drama demais ou frescura, só quem já passou pela decepção de ver a pessoa amada ir embora sabe do que estamos falando. E até a dona ciência comprova isso: uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, identificou que ser abandonado pelo parceiro é tão doloroso como uma dor física.

Ok, nós entendemos que tomar um pé no meio da poupança doi, mas e aí? O que fazer quando toda essa dor surgir? Realmente, é difícil saber lidar com essa perda e seguir em frente. E é por isso que mais uma vez nós pedimos ajuda da nossa amiga ciência e trazemos algumas dicas dadas por ela para superar esse momento.

Confira quais são elas na sequência:

1. Livre-se do vício

Aquele desejo incontrolável de ainda estar com a pessoa e a enorme falta que ela faz estão ligadas a uma parte do cérebro chamada de núcleo accubens, onde também age a cocaína. É nessa região que se localiza a zona de recompensa, que faz com que o organismo sinta prazer e que causa vício.

Quem descobriu isso foi uma antropóloga e especialista em amor americana Helen Fisher. Ao longo de anos, ela trabalhou com imagens de cérebros e chegou à conclusão que o amor desperta as mesmas regiões que a cocaína no cérebro e que, por conta disso, é viciante assim como essas substâncias.

Bem, se esse sentimento age como uma droga, ele deve ser tratada como tal, não é mesmo? Assim, a dica da especialista é se livrar de tudo que lembre o passado com o amor perdido: fotos, cartões, cartas, e-mails, presentes. Também é aconselhado não procurar o moço nas redes sociais e muito menos fuçar o perfil dele. Vale até excluir o ex do Facebook por uns tempos para facilitar o processo.

[sc:artigos_relacionados]

2. Acabe com a obsessão

Jogar fora as lembranças e excluir o ex-amor das redes sociais pode até ser mais simples, mas e quando ele insiste em continuar nos nossos pensamentos? As sugestões do psicólogo da Universidade do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos são: lembrar das características da pessoa que não te agradavam nenhum pouco – até porque nessas horas parece que fica fácil se lembrar apenas das coisas boas que aconteceram – não se esquecer que um relacionamento só dá certo de verdade quando duas pessoas realmente querem que ele funcione, deixar a porta aberta para um novo amor e se manter ocupada.

Ou seja, não deixe que as recordações do passado tomem conta e parem a sua vida. Esforce-se para seguir em frente com a sua vida. Invista em si mesma, no seu trabalho e nos estudos, e aguarde as surpresas que o futuro te reserva.

3. Deixe o tempo passar

Depois de certo tempo do trauma de ser abandonada pelo grande amor – ou quem esperava que fosse – você certamente verá que as coisas terão melhorado, ao menos um pouco. Foi isso o que a antropóloga Helen Fisher verificou na mesma pesquisa feita com as imagens cerebrais.

Ela notou que depois de um tempo de terem ficado sem seus amores, as pessoas apresentavam uma atividade menor na região do cérebro relacionada à sensação de apego, que recebe o nome de palladium ventral.

É claro que não é simplesmente deixar o tempo passar que garante que a decepção irá magicamente embora. Ficar no pé do ex, reler as antigas mensagens de amor e ser obcecada por ele provavelmente não fará com que o decorrer dos meses surta muito efeito.

Por isso, não deixe de seguir as outras dicas que já mencionamos aqui e preste atenção nos outros conselhos dados pela antropóloga americana para compensar toda essa falta do antigo amor. Entre elas estão abraçar as pessoas próximas para aumentar os níveis do hormônio ocitocina – que deixa a pessoa mais relaxada – e praticar atividades físicas, que fazem com que a quantidade de dopamina – hormônio que oferece as sensações de prazer e recompensa ao organismo – aumentem no cérebro.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você já teve que passar ou está passando no momento por uma situação como essa? Como faz para superar o amor perdido? Como foi o seu término? Comente abaixo.

4.2 de 5 (25 Votes)
Compartilhar

  • Amigos de sentimento compartilhado, entendo-os, tbm passo por isso.
    4 anos de relacionamento. Sempre frio e distante de planejamentos futuros (morar juntos, casar, filhos etc, com uma pincelada de esnobe, e, principalmente, malcuidador do amor que se exige ser diário. Enfim, estava acomodado.
    Pois que fui surpreendido com o término de nossa união. Na hora meu chão se foi. Não compreendo, e é difícil entender que deixara de me amar. Como assim?
    Sempre fui ciumento, e o que parece é que há outro cara na jogada. Dói, mas a perdoaria para reatar nosso relacionamento.
    Entretanto, sua frieza e indiferença me assusta! Parece que deixei de existir pra ela. Faz pouco mais de 2 semanas. Apesar de tudo ainda acredito que possamos retornar em um espaço de 1 mês. Mas confesso que caso não consiga não sei o que será de mim...
    Como disse o amigo acima: cuidem dos seus amores. Reguem a plantar da paixão dia após dia. Não se acomodem, não esnobem aquela(e) que lhe dá amor e carinho.

    Sorte, compreensão e amor a todos nós seres falhos

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Namoramos 2 anos e meio, depois moramos juntos 1 ano e meio. Ela sempre correu atrás de mim e eu sempre esnobei.... Traí diversas vezes, mas sempre tratei com carinho e afeto... Certo dia ela disse que queria terminar pq não sentia mais a mesma coisa e eu logicamente aceitei pois sempre achei que meu perfil era de solteiro e não sabia pq estava junto... Mas sempre tratei muito bem e dava toda atenção e carinho......... A questão é que logo que terminou, eu fiquei tranquilo... Mas qd se passaram 2 meses aí foi que a ferida começou a aparecer. Estou com Uma dor de amor sem tamanho, perdendo noites de sono, ansioso e nenhuma das meninas que eu fico conseguem substituir afetivamente a minha ex. Realmente ela é minha criptonita, quando eu chego perto vem o famoso frio na barriga.... Ela era a mulher que eu teria filhos e ficaria casado... E fiel rsrs!!! É a famosa lei do Retorno e eu sei disso, Por isso apesar das dores do amor eu me conformo que eu mereci. Então rapaziada q está lendo, não façam sacanagem com a parceira de vocês, saia p os lugares que ela quer ir, já que ela vai nos q vc convida! E "meninas", Vocês são maravilhosas.. A melhor coisa na vida do Homem...???

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • BSFon qual sua idade?Tenho um amigo que "aprontou também e hoje ele se arrepende muito porque ela cansou de perdoar e acho que deixou de gostar também devido às decepções.

      Eu estou passando por isso a um mês, dói muito, tudo parece sem graça, mas eu sempre estou indo atrás de melhorar e progredir...o segredo é a auto-estima elevada e cuidar de nós mesmos.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Oi, Paula. Tenho 30 anos. Espero já ten superado ou esteja superando. Bjo

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Conheçam-me como Max... Sabe, já faz um pouco mais de 6 meses que terminei um namoro. Porém, ainda sim os sentimentos permanecem o mesmo. Nunca presenciei um sorriso tão lindo como o dela. Peço a todos os dias pra Deus ajudar-me a esquecê-la e parece ter momentos que eu consigo, contudo, todo sentimento, saudade acaba voltando. Encontro-a num lugar onde costumo ir todos aos domingos, e simplesmente, não consigo esquecê-la. Meu coração parece saltar pela boca, fico inquieto e com os pensamentos a milhão. Mal consigo raciocinar... Isto está me matando. Queria muito uma nova chance. Não, não há traí. Mas, cometi um pequeno erro, afinal, minha cabeça estava cheia de coisas ruins quando fiz este erro. Muitos problemas. Todavia, eu a amo muito e sempre a amarei. Cada segundo, cada suspiro, é uma eternidade. Se algum de vocês souberem como acabar com esta dor, envie-me um e-mail:

    Tutoriais.net12@gmail.com

    Simplesmente preciso esquecer este sentimento que me corrompe a meses. Seguir minha vida já que não haverá volta. Se sem ela está ruim, imagine se eu souber que esta já tem outra. Será horrível... :( Ajude-me, por favor.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Por favor, alguém respondeu vc com uma solução para a dor? Preciso urgente superar minha perda, já não tenho vontade de viver. Perdi 20kg porque não tenho mais vontade de comer, sair de casa, etc. Espero que vc já esteja bem.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • anderson
        ontem tentei publicar um comentário, mas não sei porque não aparece aqui.
        vou publicar hj...algumas dicas para voces rapaz.Me passa seu e-mail, que enviarei para voce. Eu sei que nem a perda por morte é tão dolorida....
        mas ...eu passei por duas vezes por essa situação....dói....passei recentemente...e vou t contar como foi e como estou o que faço e etc

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

        • Me ajuda também mandando seus conselhos, por favor.

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Realmente, uma dor insuportável perder alguém que amamos. Faz quase 1 ano que um relacionamento meu de 7 anos e meio acabou. Confesso que foi muito difícil esquecer, tentar voltar a viver de forma espontânea e feliz. Mas até hoje tenho lembranças e algumas saudades remotas do meu ex amor, mas isso com o tempo cada vez está tornando mais escasso e breve se sumirá. O mestre tempo irá encarregar se de limpar todos resquícios sentimentais que restam em mim.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu terminei já fazem 3 meses e quando penso que estou esquecendo volta tudo de novo, sentimentos, tristeza, choro, tudo! Tento me relacionar com outras pessoas, mas parece que tem um bloqueio, a conversa não flui, não consigo interagir. Tento sair pra me distrair, mas mesmo assim no meio da agitação, musicas e bebidas ele não sai da minha mente.
    Meu sentimento por ele é diferente de qualquer coisa q já senti, sempre fui difícil de me apegar e ter algum sentimento realmente sincero ou forte e com ele isso aconteceu e não consigo me livrar. Vou por essas dicas em prática pra ver se consigo ao menos adormecer essa dor e poder me permitir conhecer novas pessoas ou ao menos ficar em paz comigo mesma.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Se der certo me avise!! Pq estou passando pela msm situaçao, 4 meses de termino e ainda sinto tudo isso

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Fran, vc consegui!? Tá melhor?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Terminei pq nossas famílias não se davam bem..... como eu ainda moro com meus pais e tenho 17 anos me sinto na obrigação d obedecer.... smp mantive amizade com meus ex... Mas esse q terminei nunca tinha amado alguém como ele.... e ele simplesmente atribuiu toda a culpa em mim e ele q smp fazia declarações pra mim me dava flores e dizia q me amava agr sequer quer olhar na minha cara.... isso doi mt..... ainda sonhava em qnd ter certa medida d independência podermos voltar e casar e ser feliz... Mas parece q todo akele "amor" q tínhamos era apenas uma ilusão.....

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Bem ela termino e esta sendo difícil, faz 8 meses que terminamos e descobrir que ela esta com um cara fiquei muito magoado.. sabe sem motivo pra vive. até hoje não superei essa dor mas espero superar rapido essa dor é insuportável

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Daniel, tudo passa. E com a dor do amor, não é diferente.
      Curta essa dor e tire o máximo que se pode dela extrair.
      A dor nos fortalece.

      Namorei por quase cinco anos.
      Terminamos há quase três.
      Ainda não me esqueci dela.

      Mas sei que estou mais forte. Como sei que, em um próximo relacionamento, terei outro comportamento.

      Boa sorte

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Nosso namoro começou atraves de rede social"facebook". morro de amores por aquele nego, mais sei que é melhor esquecer. apesar de doer demais, pois percebi que ele estava comigo um pouco contra sua vontade. apesar de dizer inumeras vezes que me amava. faz dois dias que ele terminou, apesar de está muito magoada com a situção, penso em seguir em frente. pois só nao vivemos sem DEUS.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Tem duas semanas que eu terminei e estou ficando louca tudo que eu faço me lembra ele

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Bom, eu namorei durante 3 anos eh terminei cm ele ... No começo, como eu já conversava cm um menino ah uma semana antes de terminar .. Aparentemente foi fácil... Mas agr , depois de mais ou menos 5 meses de termino .. Voltou todas as emoções de frustração de novo.. Toh muito mal ' tentei falar cm ele .. Eh ele disse que soh quer minha amizade .. Eh eu entendo ele sabe ... Fiquei sabendo q ele esta ficando cm outra ! :(
    Boa sorte pra ele neh .. Soh espero que esse sentimento passe Rápido! :( </3

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*