Como Superar o Fim do Namoro e Esquecer o Ex-Namorado

Compartilhar

O fim do namoro pode ser difícil de aceitar, principalmente quando você investiu muito tempo e esforço construindo a relação e cuidando dela. Há horas quando você sente que se aquilo não tivesse acontecido ou aquela pessoa não tivesse atrapalhado, seu relacionamento seria perfeito. Vocês dois estariam felizes da vida nos braços um do outro e nenhuma força no mundo poderia tirar seu homem de você.

Cuidado; estes são os sinais de que você pode estar obcecada pelo seu ex-namorado. Quando você passa de novo na sua cabeça as cenas do seu término ou fica pensando nos motivos pelo qual ele se foi, é hora de se dar uma sacudida. Aqui vão algumas maneiras de como superar o fim do namoro e esquecer o ex-namorado.

Aceite a realidade

Você pode começar por aceitar o que aconteceu. Mais fácil falar do que fazer, você diz. Mas quem disse que superar o fim do namoro era fácil? Leva tempo – muito. Dê a si mesmo alguns dias para velar o término, mas apenas alguns dias! Durante esse período, permita-se sentir-se triste, com raiva e completamente miserável, se quiser. Mas depois do prazo estipulado, abra as cortinas, as janelas e deixe o ar fresco de fora dar nova vida nos seus quartos assim como na sua mente.

Livre-se de qualquer culpa

Absolva-se de qualquer culpa relacionada ao fim. “Se eu não tivesse falado dos incidentes da faculdade” ou “se eu perdesse mais peso”, você pode continuar até você perder a cor e não estar nem um pouco mais perto do nó do problema. Apenas aceite o fato de que vocês terminaram e de que a culpa não é sua.

Uma lição para ser aprendida

Tire uma lição importante de toda essa experiência do fim do namoro. Se você acredita que aprendeu algo de relacionamentos anteriores fracassados, é provável que doa menos. O pesadelo vai ter parecido valer a pena o empenho apenas se obter uma pérola de sabedoria.

[sc:artigos_relacionados]

Livre-se de tudo que te lembre do teu ex

Mova-se. Uma boa maneira de se esquecer o ex-namorado e superar o fim do namoro é varrendo tudo o que os lembre. Isso significa não apenas esvaziar o armário do banheiro das loções pós-barba e escovas de dente, mas também de coisas como um cartão de crédito em conjunto ou uma conta bancária conjunta. Remova-o de sua chamada rápida e se ele estiver no seu Facebook, retire-o da lista de “favoritos”.

Foque em você

Esta é a melhor hora de se voltar para a pessoa mais importante – você. Dê um tempo de todas as outras preocupações e foque na pessoa que você é, suas prioridades, seus objetivos que quer estabelecer e a pessoa que você quer ser. Frequentemente um relacionamento nos faz ficar envolvidos demais com outra pessoa, de modo que ficamos com menos foco em nós mesmos. Esse é o momento certo para começar a trabalhar para superar o fim do namoro. Melhor ainda, veja se pode traduzir suas aspirações em algo concreto – como aprender algo novo, começar um hobby que sempre achou interessante ou mesmo mudar de cidade com um trabalho novo.

Uma nova rotina

Depois da faxina mental, faça uma mudança física. Se estiver dentro do possível, saia e se dê um novo estilo de cabelo ou novo guarda-roupa. Mas se você precisa pensar no bolso, gaste naquela roupa que sempre quis, mas seu ex achava que você era muito gorda para ela! Entretanto, a melhor maneira de fazer uma mudança física para superar o fim do namoro será com uma nova rotina de exercícios. Não só você vai ficar mais saudável do que antes, seu corpo se sentirá bem de novo.

Vocês podem continuar amigos?

Mantenha-se longe da armadilha do “vamos ser amigos”. Se você está vivendo um fim doloroso, o melhor é deixa o relacionamento completamente. Seu ex-namorado sente que ele está deixando as coisas mais fáceis ao dizer que vocês podem continuar “amigos”, mas isso pode apenas ser um modo de lidar com a culpa. Então, não se desespere para retornar suas ligações ou encontrá-lo assim que tiver a chance. Isso não só vai te manter presa a um relacionamento morto, como também atrasar seu processo de superar o fim do namoro.

Evite casos para esquecer

Não se apresse em encontrar um substituto para seu ex-namorado. Embora seja ok conhecer novas pessoas e ter um círculo social diferente ao superar o fim do namoro, não mergulhe de cabeça em um novo relacionamento. Esse tipo de caso nunca funciona e na maioria das vezes pode te fazer sentir pior do que antes.

Fazer ciúmes a seu ex

Cuidado para não se refestelar em coisas pelo único propósito de fazer ciúmes a seu ex. Paquerar com outros quando ele está presente ou começar novos hábitos com o objetivo de irritá-lo não é seguir adiante. Isso apenas mostra que você ainda está obcecada por ele e está mais preocupada com suas reações do que com seu próprio processo de cicatrização.

Receba apoio dos amigos próximos

Reúna um grupo de apoio de amigos ou colegas que possam te ajudar a superar o fim do namoro. Chame ou encontre sua família, se for próxima a ela. É bom receber ajuda das pessoas que se importam com você e, mais importante, isso te ajudará a perceber que há outras relações nas quais você é igualmente, se não mais, importante.

Procure ajuda profissional

Por fim, se você sente que apesar de seus melhores esforços, você não consegue esquecer o e-namorado, procure ajuda profissional. Não entre em pânico com medo de ser chamada de doida se precisar de terapia. É para isso que existem profissionais – para te ajudar a se sentir melhor.

Seres humanos são internamente programados para serem ativos e felizes. Lembre-se de que não faz parte de nós se lastimar e viver nas sombras. Então, com um pouco de paciência e ajuda de quem te quer bem, não há razão para não se desapegar de um relacionamento fracassado e deixe seus pensamentos do ex-namorado onde eles pertencem – no passado.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

Você está num processo de superar o fim do namoro e não consegue esquecer o ex-namorado? Quais são as suas maiores dificuldades para jogar fora as lembranças? Qual foi o motivo principal do término? Comente abaixo!

4.3 de 5 (21 Votes)
Compartilhar

  • Ola, boa noite!!! Gente li cada comentário e me identifiquei com a maioria..é bom ver que não sou a única a passar por esse momento horrível. Falam para rever amigos, conversar mais com a familia, mas tem horas (a maioria delas) que nada ajuda!!! Não consigo me conformar e quero que passe logo.. Gostaria muito de conversar com alguem q esta na mesma situação que eu. Eu sempre pensei em fazer um grupo com as pessoas nessa situação, p conversat, desabafar,sofrer juntas(os). Se alguém tiver interesse...beijos

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Já faz quatro meses que meu namoro de 2 anos terminou e ainda não consegui superar...pior q ele era meu amigo antes, os finais de semana tem sido os piores, pq as lembranças vem com mais força...
      E eu tenho uma relação distante com minha família e tenho poucos amigos, com os quais eu possa sair e me distrair...por isso tá bem difícil superar...
      Se montarem o grupo, eu também gostaria de participar

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Gente comentem aqui esse post com os números do whats que eu crio o grupo ! Terminei ontem preciso muito

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Eu tbm gostaria de participar de um grupo q me ajudasse!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Também sou a favor de criar um grupo.. Sei lá no whatsaap já ser legal falar sobre isso mas com pessoas q estão na mesma situação. :(

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Então, eu me sinto uma doida, terminamos tem duas semanas, e estão sendo as piores duas semanas da minha vida, eu prometi largar e não ir atrás, mas uma força vem além e eu não consigo deixar de ligar e procurar. Terminamos por um erro q cometi no inicio do namoro e ele nunca esqueceu. Só que no inicio não era bem um namoro, estávamos ficando. Enfim, ele não confia em mim, mas continuo durante todo o tempo comigo, me prometendo o mundo, dizendo que nunca me abandonaria, que seriamos para sempre, que me ama, que teríamos filhos e etc. Eu o amo demais, e não consigo esquece-lo, cada minuto é uma eternidade de imaginação, do que ele está fazendo, se já tem outra, se mentia quando dizia que me amava, de todas as vezes que passamos juntos. Tudo, eu não sei tirar da minha cabeça a hipótese do termino, eu preciso de ajuda de verdade. Eu choro sempre, me pego olhando pro nada e lembrando dos traços ou de cada brincadeira, briga, tudo! Além de ser meu namorado, sempre meu amigo, era o único que confiava para contar toda minha vida. Tenho medo de nunca esquece-lo e sofrer com essa dor por muito tempo. Eu digo mais uma vez, preciso de ajuda, ta doendo demais.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Nayara, estou passando pelo mesmo! Me envia um e-mail para que possamos conversar, preciso desabafar, e acho que você também! nathcristina95@gmail.com

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • tou muito triste,a gente tava junto a 2 anos.um namoro bonito c seus altos e baixos...acreditava que iamos casar,ser feliz p sempre,dia 28 foi o fim.ja tinhamos terminado antes mas agora sei k é p valer,eu o amo muito mas ele me fez de otaria e por raiva rasguei tdos os documentos dele k estavam cmg juntamente com um dinheiro,queria que ele sentisse um pouco da dor k eu senti,mas agora me arrependo pk con o k fiz nso tem mas volta...mas voltar para quem quis te enganar??eu ainda o amo mto,e escuto a voz dele no call recorder...ja tinha ate combinado uma saida con alguem mas para quê?se em cada momento que eu estiver fingindo gostar dos bjs e conpanhia da outra pessoa os pensamentos sobre ele serao mais intensos.eu sei k sou capaz de esquecer....mas n quero nao,quero ele para mim.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • a gente voltou,e terminou,e voltou,e terminou de novo...doentio não é?mas agora consigo ver as coisas de outra maneira,não posso mais sofrer e querer fazer alguém melhor,basta é basta,eu mereço ser feliz e receber o amor k dou alguém.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu perdi meu namorado ontem 28/01 , dia do meu aniversário, que era pra ser lindo. Ele é mais velho que eu 5 anos, ele tem 21 e eu fiz 16. Ele era super carinhoso, ma dava tudo que eu queria, mas o problema sempre foi o ciúme. Ele é muito ciumento, a ponto de querer morrer se me ver conversando com um amigo. Mas ontem, a gente brigou tanto, que eu cheguei a agredi-lo ,ele não me bateu, mas ficou muito bravo comigo. Então, eu falei que queria terminar , mas na verdade eu não queria. E ele insistiu muito, falou que eu não poderia fazer aquilo com ele, mas acabou que ele aceitou, me deu Tchau e um beijinho no rosto e foi embora, me deixando chorando muito. E ainda choro até agora, desde ontem do meio dia até agora. Eu quero muito esquecê-lo, porque a gente já terminou antes e voltamos novamente, espero que dessa vez seja diferente, porque eu não quero mais brigas, eu o amo, mas com o ciúme numa relação, é impossível. :-(

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • meu caso é que tem um ano que eu terminei com meu ex namorado e ate hoje mesmo mi ocupando saindo etc.... e com a defeito dele eu ainda não paro de pensa nele as sensasão e que ele e perfeito e ue um lixo mim ajudem

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Oi.. Me chamo Maria Roberta tenho 16 anos e to tentando superar o fim de um namoro de dez meses, podem dizer q sou nova mais o que eu to passando não é nada legal... É estranho ficar sozinha em casa todo fim de semana

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Eu sei muito bem o que vc esta sentindo! Quando eu tinha 16 anos meu namorado terminou cmg pra ficar com outra e começou a namorar ela na cara dura nem um mês depois ! Eu sofri demais, mas vou te falar , isso passa , levei uns 6 meses e estava nova em folha nem passava nele! Depois conheci meu namorado atual e estamos juntos a 1 ano e meio , atual não Pq ele terminou cmg ontem ! Mas é. A vida vc não ta sozinha ..

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Maria Roberta não acho que vc seja nova .. Não existe idade pra isso. .. Eu entendo ;( terminei a 3 meses e ainda e muito difícil e tenho só 15 anos .

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Me ajudem to desisperada acabou hoje por favor , não aguento viver sem e!e

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá, namorei durante 2 anos, terminamos pq entramos em uma rotina, e eramos muito diferente.
    Bom, nisso ele chegou em mim e falou que os sentimentos dele tinha acabado.. Cooomo?
    Eu chorei muito, simplesmente quase morri.
    E esta recente, vou me mudarde cidade e envesti na minha carreira. Focar mais em mim. Pensar mais em mim. Perdi 2 anos. Vou reconstruí ló...
    E meu foco agora é esquecê lo.
    E começa uma nova vida!!
    Difícil vai ser, mas essa é a vida!
    Beijos.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá, Linda! Sei bem o que é isso.. Namorei por 4 anos com um rapaz que me disse exatamente a mesma coisa, que não gostava mais de mim como deveria, tinha sentimentos, mas não mais para um relacionamento a dois. Fiquei arrasada, devastada.. Faz pouquíssimo tempo, nem 1 mês. Mas, tive a certeza de que não era pra mim. Estive inteira por alguém que não foi nem metade! Dói bastante, mas aos poucos se dissolve..

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Olá, Letícia! Recentemente eu passei pela a mesma situação, vai completar um mês na verdade. Meu namorado terminou comigo pelo o telefone, (Em uma ligação que não teve duração o suficiente p/ eu entender realmente o "por que") foram 4 anos com uma pessoa, planejando um futuro para no final ela simplesmente desistir *Nós nos casaríamos ano que vem*. O que mais dói é saber que eu estive com ele em todos os momentos, fiz coisas e me afastei de pessoas por causa dele... Praticamente deixei de viver minha juventude, por que comecei a viver a vida dele. Hoje eu vi que errei bastante, me humilhei de mais e deixei de viver os meus sonhos, ainda estou triste obviamente, mas eu sei que vai passar. Apesar de tudo não tenho raiva dele e nenhum sentimento negativo (Somente a saudade quando estou sozinha, principalmente, mas eu sei que ela também vai passar). Estou buscando fazer as coisas que eu gosto, que eu realmente quero fazer... Estou me redescobrindo nesse momento... Gosto de pensar que tudo isso é a resposta das minhas orações 'Nos livrai do mal, amém', eramos diferentes em tantos níveis, mas a gente não discute com coisas do coração... Deus sabe o que faz.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

        • Oi Ana, vc disse tudo, parece que esta falando da minha vida... na verdade ele terminou comigo pelo whatsapp, há um ano, na verdade dia 02/08/2014, dizendo que não me amava mais. Nossa chorei muito, não queria comer, nem trabalhar foram 6 anos. Pois bem, um mês depois ele me procura e agente continuou ficando até dia 20/07/15. No dia 21/07/15 ele me manda uma mensagem dizendo que queria ser só meu amigo, dia 08/08 já estava namorando de novo. Muito tenso, estou sofrendo muito porque amo ele ainda. Mas entendo que se doi, se é sofrido não nos fará bem... preciso desencanar e vou conseguir. Bom fiquei 6 anos com alguém que só queria me mudar e que não deixava viver. Hoje com muito sofrimento entendo que ele não é a pessoa certa pra mim e que o namoro dele é um livramento pra mim e uma mensagem: SIGA EM FRENTE!!!

          Cancelar resposta

          Deixe um comentário

          Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Conheci uma pessoa no Tinder a 8 meses, tdo foi muito legal por dois meses. Ele estava se divorciando. Porém, nunca me apresentou aos seus pais e amigos. Conheci somente uma prima q mora e, SCatarina. A desculpa de não me mostrar era o problema do divórcio. Mas sempre vinha a meu apto, saiamos, viajávamos juntos, etc. Qdo saiu o divórcio em junho desse ano.... Tdo continuou igual...como meu ficante. Conversávamos pelo Whatsapp, pois ele não trocou o chip p podermos nos falar. Ele se mudou para outro estado a 3 meses. Conheci seu apto...me tratou como uma namorada, etc. Fazíamos planos de futuramente ficar juntos. Dizia q me adorava. Mas a distância começou a se abrir desde q ele se mudou. Distância de relacionamento. As vezes só um bom dia o dia tdo. Ou só um, boa noite Linda! Um dia ele perguntou se no ano novo eu iria trabalhar, disse que não, que estaria de folga. Ele se assustou e falou q já havia a um bom tempo combinado com um amigo em passar o final do ano na Bahia. Não respondi nada, mas fiquei extremamente triste. Comecei a fazer terapia com uma psicóloga... E foi indo até q a 2 dias escrevi um email pra ele falando de meus sentimentos e q as atitudes dele estavam deixando a acreditar q ele teria alguém na cidade. Ele respondeu e deixou claro q no momento ele não quer namorar por ter q se empenhar no trabalho, e q minhas cobranças eram de uma namorada(coisa que não nunca fomos). Mas q ele me adora q q não queria brigar comigo, pois eu era maravilhosa. Como mulher é como ser humano. E pelo Whatsapp eu pedi p cada um seguir seu caminho. Ele falou q ficou triste mas aceitaria minha escolha.... Então faz somente 1 dia que terminamos o 'relacionamento'. Preciso muito da visão de alguém parem ajudar a aceitar isso.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Precisamos ter a consciencia de que se não deu certo, se findou, era por que uma das partes não amou o suficiente. Por que ficar preso (a) aoq ue não é genuinamente amor? se alguem desistiu, partiu e não lutou ate o fim é por que não tinha amor envolvido ou o sentimento não era o suficiente. Diante dessa dor, precisamos manter claro na mente de quem somos e de nossos ideias. Vale mesmo apena ficar preso(a) a laguem que desistiu? Vale sofrer a este pnto por alguem que não lutou até o fim? É isso que você merece?

      Espero ter ajudado!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Vagner, era exatamente isso que eu sentia...mas tem que alguém de fora nos falar!!!
        Se ele desisitiu é porque já não havia mais amor...ou se um dia houve. Hoje eu acredito que era paixão...aquela coisa louca!!! Rsrs...
        Estou melhorando...isso que faz 2 anos, agora deu!!!

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Oi Thais espero q esteja melhor, eu também estou tentando superar o fim de um namoro de 4 anos,ele simplesmente disse q queria curtir sozinho.. Estou sofrendo muito mãos espero que passe logo

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Thais
        Estou a passar pelo mesmo problema, o meu namorado acha que eu só muito ocupada e que não tenho tempo pra ele, ontem as 10h ligo pediu que eu não voltasse a ligar para ele porque já tem outra e que o nosso relacionamento termino, eu pedi que falássemos pessoalmente mas ele não aceitou porque ele ainda gosta de mim e não vai aguentar me dizer estas coisas pessoalmente neste momento não consigo me consertar no trabalho e ligo para saber dele mas ele não atende já não sei o que fazer preciso de um conselho faz favor.

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu namorava com uma pessoa mais nova que eu 5 anos de diferenca eu era o mais velho hoje tenho 31. Conheci pelo uol a amizade goi surgindo naturalmente eu nunca tinha visto essa pessoa com outros olho mais o tempo foi passando e o amor surgiu . Comecamos um romance lindo coisa de contos. Mais depois de algun tempo essa pessoa mudou comigo nao queria mais contato comigo me humilhava e me destratava. Eu nao entendia o porque daquilo . Essa pessoa destruiu minha vida literalmente. Hoje faz 4 anos que tudo isso aconteceu e aindanao superei.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Comigo também foi algo parecido. Conheci pela internet e só depois de uns 4 anos é que a gente se conheceu pessoalmente. Foi pelo papo da Uol tbm. (Uol contribuindo para destruir corações rs) Vai fazer um ano de término, daqui 18 dias e ainda não superei. Espero que se for pra nunca ter volta, antes desse um ano se completar aconteça um milagre e eu finalmente me liberte disso. Boa sorte pra vocês

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*