Sempre ouvimos dizer que sexo é uma parte muito importante do relacionamento. Não a mais importante, mas certamente bem importante. O que dizer, então, de um casamento sem sexo? Não com pouco sexo, mas sem nenhum sexo. É possível ser feliz em um relacionamento assim?
Um casamento sem sexo é caracterizado quando o número de relações sexuais por ano é de 10 ou menos. A partir disso, os especialistas consideram que o casal tem um problema na vida sexual. Embora este seja o limite mais comum que define “problema”, muitos estudiosos da área estão repensando este conceito.
“Se um casal está satisfeito com sua intimidade [acontecendo] menos de uma vez por mês e está bem casado, duvido que eles refiram a si mesmo como tendo um casamento sem sexo” afirmou Susan Yager-Berkowitz, coautora do livro “Por que os homens param de fazer sexo: o fenômeno dos relacionamentos sem sexo e o que você pode fazer em relação a isso”, sem tradução no Brasil.
Susan não está sozinha. A tendência de muitos profissionais é considerar o casamento sem sexo um problema apenas quando pelo menos um dos parceiros considera isso ruim ou quando a falta de sexo reflete um problema maior e os próprios parceiros não se deram conta – ou fingem não dar – de que há um problema.
No entanto, embora a frequência do ato sexual possa diminuir à medida em que o tempo de relacionamento aumenta, a diminuição drástica frequentemente é um sintoma de um problema maior no relacionamento.
De acordo com a sexóloga Judith Steinhart, alguns casais escolhem viver sem sexo. No entanto, esta é uma porcentagem bem pequena e, muitas vezes, dura apenas um determinado espaço de tempo – quando eles querem evitar gravidez. Porém, “problemas no casamento [como] falta de confiança, ansiedade, questões financeiras, desentendimentos, pressão das crianças, tudo pode impactar os padrões sexuais de um casal”, afirma Judith que estas questões estão frequentemente associadas à falta de sexo.
[sc:artigos_relacionados]Outras causas podem ser as mudanças hormonais ocasionada pela idade e também questões relacionadas à autoestima, em especial da mulher, que o avanço da idade traz. Não se sentir mais atraente, rejeitar o próprio corpo, tudo isso diminui o apetite sexual e empurra a pessoa para uma situação onde ela simplesmente se acomoda com o fato de não fazer sexo. O homem também pode passar por essa incômoda situação se sentir o peso da crise da meia idade. Esta acomodação, no entanto, não quer dizer que eles estejam feliz com sua situação.
Para Judith, não é apenas uma questão de entender a causa da falta de sexo, mas saber se a falta de sexo está causando outros problemas. Quanto mais tempo o casal demora a investigar, mas difícil fica de saber quem veio primeiro, pois causa e consequência se misturam em um ciclo difícil de destrinchar.
Um casamento sem sexo geralmente implica que as necessidade de pelo menos um dos parceiros não estão sendo satisfeitas. Isso pode levar ao adultério, algo que pode ser bem destrutivo para a vida do casal. O adultério é uma consequência particularmente ruim em qualquer relacionamento, porque já provou ser uma causa recorrente de divórcios. Ora, não é difícil imaginar todos os problemas sérios que uma traição pode trazer: falta de confiança e respeito, mágoas, sentimento de humilhação, entre outros.
Os estudiosos são unânimes em relação à ideia de que quanto mais cedo você agir, melhor. É importante que o casal mantenha a comunicação sempre aberta, deixando o caminho livre para que este tipo de questão seja debatida. Se este não for o caso e vocês tenham passado muito tempo sem discutir o assunto, não se preocupe. Seu caso tem solução, mas será mais trabalhoso. Em um caso ou em outro, uma terapia de casal pode ajudá-los a resolver o problema. Também vale a pena fazer uma consulta com o médico para checar se há alguma causa fisiológica que esteja influenciando negativamente sua vida sexual.
Além da ajuda dos especialistas, há algumas coisas que você pode fazer para devolver o sexo ao seu relacionamento.
A resposta para esta pergunta é bem particular e vai variar de casal para casal, precisando, ainda, de uma boa dose de honestidade. Embora um casamento sem sexo não represente, necessariamente, uma perda de intimidade entre os parceiros, os especialistas acreditam que ele está mais vulnerável a ter problemas do que casamentos onde o sexo faz parte da vida do casal.
É bom lembrar que o sexo é uma representação da intimidade do casal, muitas vezes demonstrando se os parceiros estão ou não em sintonia um com o outro. O sexo é bom e traz consigo um vendaval de emoções positivas. Portanto, lembre-se que investir em sexo é investir no seu casamento!
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]
EU Ñ SEI COMO DEFINIR ESTE CASO,SOU CASADA 25 ANOS MEU ESPOSO TEM 50 EU VOU FAZER, TENHO PERECIDO QUE ELE ESTAR ME EVITANDO JA UM MESES ,TENTEI CONVERSAR ME DISSE Q ANDA CANSADO ESTRESSADO ,E O Q TEM HAVER COM O SEXO, PROCURO ELE TODAS AS NOITES MAIS NADA..SERÁ QUE ELE CANSOU DE MINHA PESSOA OU TA COM OUTRA? ELE DISSE Q Ñ QUER ME MAGOAR, ESTAR CONFUSO...TÁ MUITO DIFICIO P MIM, EU ANDA AMO MUITO..QUE DEVO P AR MEU SALVAR CASAMENTO...OBRIGADO!
Depois que minha filha nasceu eu e meu marido so transamos 2 vezes e olha que ela ja tem 1 amo e 6 meses...tento conversar a respeito mas ele disfarça, muda de assunto...Tenho 31anos e sou louca por sexo e ja nao estou aguentando tanta indiferencaa c... engordei 10 quilos e ainda esyou fora do peso e axho que ele da as piulasinhas dele por ai
No meu caso, ele não se interessa por sexo... Por mais que eu tente, nada funciona? Sou eu que estou muito feia ou ele que tem outra?
Estou na mesma q vc... O meu marido nem ereção tem...me casei virgem e na nossa segunda transa ele falhou...e depois dai já era...hoje temos 1 ano e 9 meses d casados...tenho 18 e ele 24 anos...as vezes penso q ele provou e n gostou...sem contar q ele n deixa eu tocar no celular dele ... Deve ter outra...pq é homem e n faz comigo então faz com outra...
Ele é gay, pois estou casado há 13 anos e se minha mulher tira a calcinha tenho logo uma ereção.
O meu marido não sente mas o menor desejo por mim. Estamos juntos há 8 anos, sendo 6 de namoro e 2 morando juntos. Eu continuo com a mesma disposição do começo, mas ele não. Já tentei todas as maneiras de sedução mas ele não repara em mim, enquanto outros homens dariam tudo pra estar no lugar dele. Tenho 24 anos e ele tem 32, sei q o problema não está em mim, pois na rua eu desperto interesse de muita gente! Não suportei a escassez de sexo e uma terceira pessoa balançou as estruturas do meu relacionamento. Cheguei a me separar e não menti sobre o motivo! Falei q eu havia conhecido outra pessoa, e que iria tentar ser feliz e ter uma vida sexual ativa. Meu relacionamento com essa pessoa foi muito intenso pois ele além de romântico, fazia sexo do jeitinho que eu gosto. (Vulgar, Selvagem, Fantasioso e uma pitada de masoquismo). Depois de três meses com essa pessoa, senti falta da minha família unida e da vida social q eu tinha com meu marido, então... por milagre ele me aceitou de volta. Mas ele continua do mesmo jeito, e essa terceira pessoa hoje se tornou meu amante. Transamos umas duas vezes por semana, mas de verdade... eu amo meu marido e queria q ele fosse a pessoa q me realizasse. Não sei o que fazer! Não quero mas me encontrar com esse cara porq ele está me pressionando novamente pra q eu me separe. Quero resgatar o sexo no meu casamento e dessa forma acabar com esse triângulo amoroso. Meu marido está obeso, mas ele sempre foi gordinho. Será esse o motivo? Ou ele também tem uma segunda pessoa?
Olá Renata,
você não é a única, também passo por isso e acredito que muitas outras mulheres. Penso que eles devem perder a atração física por nós e como são o lado ativo deixam de tomar iniciativa até por medo de broxarem. Pode ser também por causa da masturbação, dizem que muitos homens se masturbam pois sentem mais prazer assim do que com a própria mulher, fora que é mais cômodo e exige menos esforço, e eles acabam se acostumando a não procurar mais a mulher. Cabe a nós fazer esforço para reconquistá-los, porém, sei o quanto isso é difícil quando há rejeição, a gente perde o ânimo de tentar outras vezes, mas acho que é a única alternativa se ainda quizer salvar o casamento. Se ele for desencanado pode tentar também uma terapia, o que não é o meu caso.
Passo por uma situação inversa e que certamente responderá muitos questionamentos de várias mulheres aqui.
Tenho hoje, 36 anos e sou casado formalmente com ela há 11, mas de relacionamento já são 20 anos. Isso mesmo, 20 anos. Temos uma filha de 6, que nos dá muito orgulho, temos uma situação financeira confortável, somos unidos, amigos e tudo o mais.
Até aí tudo bem, se não fosse o fato de há mais de 8 meses nós não termos nenhuma relação sexual.
No início do namoro e durante ele, tínhamos uma vida sexual bem ativa e prazerosa até, apesar de que na primeira vez eu falhei e em algumas vezes depois eu ter tido uma certa dificuldade de manter relações com ela. No início eu mesmo não entendia bem o que estava acontecendo comigo, mas com o passar do tempo tudo ficou claro e hoje eu sei exatamente o motivo. SOU GAY.
Acontece que eu sempre tive algum tipo de interesse por rapazes, mas nunca tive coragem ou vontade de ficar com alguém. Casei, tive minha filha e depois disso ela engordou uns 20kg e aí que meu interesse sexual foi pro espaço...passei muito tempo me esforçando pra conseguir satisfazer ela na cama, mas passei a não conseguir nem ter ereção e há 8 meses eu decidi não ter mais relações sexuais. Hoje tenho muito desejo sexual, mas por homens e por questão de respeito a ela que me acompanhou pela vida a fora eu não quero trair ela e acabo matando minha vontade com pornografia. Decidi ajeitar as coisas para que eu saia de casa da melhor maneira possível, preparar bem a minha filha pra que ela venha a entender e aceitar razoavelmente a situação.
Já são 8 meses que ela todos os meses me procura, me pede uma explicação, e eu desconverso, mudo de assunto e acabo não falando a verdade que eu acredito, será muito dolorosa para ela. Não pretendo falar a verdade, simplesmente que não estou mais feliz e quero me separar.
Não quero nem mais tentar ter relações para não criar falsas esperanças e adiar uma coisa inevitável que é minha saída de casa. Não acho justo nem pra mim e nem pra ela viver dessa forma, até porque ainda somos jovens e podemos refazer a vida. Eu viveria com ela sem sexo, mas acho injusto com ela até sugerir uma coisa dessas.
O que quero com esse tempo em casa é esperar minha filha formar a sua personalidade, isso ocorre em quase sua totalidade até os 7 anos, aguardar a esposa conseguir um trabalho, e só então eu saio de casa. Mas é cada dia mais difícil levar essa situação a diante, muito estressante.
Agora para as mulheres que não entendem a falta de desejo sexual do marido eu vou dizer uma coisa de quem passa por isso, só tem 3 motivos que fazem um homem não procurar a mulher na cama, digo, ficar sem sexo total:
1 - Ele tem outra,
2 - Ele tem problema de ereção,
3 - Ele é gay.
Lógico que há muitos outros fatores, mas as maiores probabilidades podem realmente ser estas. Portanto se seu marido não tem nenhum sexo com você, não permite que você toque no celular e nem computador, é lá que tá a prova do que estou falando.
Gilson, vc poderia escrever para meu email? Gostaria de conversar a respeito. Minha situacao é tao identica a sua, mas nao tenho a posicao dele ainda.
ametistarubi7@gmail.com
Vale a pena tentar algumas das sugestões propostas aqui. Além disso, vale a pena vocês conversarem sobre o assunto.
óla meu casamento esta parecido ñ sinto o desejo q eu tinha antes,pq ele mim magoava muito com palavras,mas nós fazemos sexos sim e no msm tempo q faço sinto dores. ñ consigo mim satisfazer né mim realizar, sou tbm muito tímida com meu esposo sinto vergonha ñ sei pq ? eu quero muda essa rotina da minha vida e mim sentir bem qndo estiver com ele pois amo muito ele,pq favor mim ajuda a mim sentir desejada por meu esposo....
To começando a sentir isso no meu casamento, a gnete esta muito sem tesao, nenhum dos dois faz mais birncadeiras que a gente fazia no inicio. ta dificil e preocupante.
Bom meu problema é a falta de sexo ...
Estou igual um adolescente tendo que resolver na mão .
Bom tenho 34 anos estamos junto a 14 anos casados 8:
Eu tenho muito tesão por ela .mesmo 14 anos juntos .acho ela gostosa .
Mas não sou correspondido .bom ela fala que por causa da falta de líbido .por conta do remédio para não engravidar que tbm controla a menstruação dela ...ficamos entre 3 a 4 meses para ter relações ...tah osso .