Como Salvar um Casamento Que Caminha Para o Divórcio

Compartilhar

Poucas experiências de vida são tão traumáticas quanto um divórcio. Não é apenas o fim do relacionamento entre um casal, mas sinaliza o desmoronamento de uma família inteira. Então se você acha que ainda tem como salvar um casamento que está indo ladeira abaixo, tome as rédeas. Esteja preparada para medidas duras e muita paciência, mas vá com uma atitude positiva em direção a uma solução. Afinal, o próprio fato de você estar procurando maneiras de como salvar um casamento significa que não é tarde demais e os problemas, não importa o quão complicados, ainda podem ser resolvidos.

Encare a realidade

O primeiro passo para saber como salvar um casamento é reconhecer que há um conflito e que há questões que precisam ser esclarecidas assim que possível. Frequentemente, os dois acreditam que enquanto o conflito não estiver declarado, o casamento pode ir mancando de algum jeito. É esse medo de balançar o barco que impede um casal de tomar medidas corretivas cedo, até que se torne tarde demais e o barco tenha virado. Então, tome coragem nas duas mãos e aborde o assunto com seu marido.

Discuta o que está errado

Discuta o que está transtornando seu casamento e explore os motivos que possam ter o levado à situação atual. Entretanto, mesmo se vocês dois discutirem seu relacionamento, combinem de seguir certas regras. Se revezem para falar e não interrompa quando for a chance de seu parceiro de expressas seus pensamentos. Procure descobrir a fonte primária do conflito atual e não arraste incidentes do passado ou faça comparações com outros casais. Não há nada tão frustrante quanto emperrar em coisas superficiais, enquanto a questão mais importante continua sem solução.

Expresse seus sentimentos mais profundos

Verbalize seus pensamentos e expresse claramente o que tem te aborrecido e por quê. Se você guarda seus sentimentos, isso só vai piorar sua percepção de que não está sendo compreendida, até que eles estourem de forma desagradável. Além do mais, é injusto esperar que a outra pessoa leia sua mente e avalie o que você está sentindo. Quando tudo está exposto, vocês pode se surpreender ao descobrir o quanto vocês não sabiam dos sentimentos e percepções de cada um.

[sc:artigos_relacionados]

Evite acusações

Entretanto, quando discutir a fonte do conflito no seu casamento, seja cuidadosa e mantenha uma posição objetiva. Evite se deixar levar por um ciclo sem fim de acusações e contra-acusações. Uma boa maneira de fazer isso é evitar frases começando por “você”, por exemplo “você não valoriza meu trabalho” ou “você passa tempo demais no bar”. Tente dizer “eu me sentiria mais valorizada no casamento se meu trabalho fosse valorizado” ou “significaria muito para mim se nós passássemos mais tempo juntos”. Acusar a outra pessoa de provocar a crise no casamento só vai deixá-lo na defensiva e não vai levar a discussão a lugar nenhum.

Procure uma solução

Depois de identificar a fonte do conflito, para ter como salvar um casamento é preciso tentar achar a solução. Entretanto, é mais fácil dizer do que falar, mas não é impossível de descobrir. Tenha em mente que a resolução vai implicar em uma quantidade de responsabilidade aos dois. Discutam o que cada um pode fazer para melhorar o relacionamento, o que vai, por sua vez, implicar em fazer algumas mudanças em si mesmo. Cada um deverá ceder um pouco em termos de tempo e esforço. Cada parceiro precisará fazer algumas mudanças nas suas prioridades e princípios, se quiserem que o casamento seja salvo. Aqui, mais do que em qualquer situação, a cooperação mútua é um dever, especialmente quando há muito em jogo a se perder.

Envolva pessoas em que confiem

Aceite a ajuda de pessoas que vocês dois confiem. No estágio inicial de um casamento com problemas, ambos os parceiros tendem a esconder o problema da família, pensando que de algum modo a coisa se resolverá por si só ou porque se sentem envergonhados do que os outros podem pensar sobre seu relacionamento fracassado. Entretanto, se a situação chegar a um ponto crítico, é muito melhor procurar o conselho de membros familiares ou amigos próximos, de modo que o conflito se resolva. Mas ao mesmo tempo, elas devem ser pessoas em que ambos confiem para ter uma visão imparcial e os interesses da sua família sejam o foco.

Procure ajuda profissional se necessário

Se no fim das contas, apesar de seus melhores esforços, você parecerem não estar perto de saber como salvar um casamento, procurem ajuda profissional. Um terapeuta matrimonial pode fazer maravilhas para casamentos com problemas e nenhum casal deve procurar advogados para o divórcio sem antes ver um terapeuta. Isso porque ele é treinado para identificar, precisa e objetivamente, a fonte do problema. Além do mais, ao contrário da família e amigos, que podem estar mais próximos de um dos parceiros, um terapeuta terá uma visão imparcial enquanto tenta resolver o conflito. Mas o melhor de tudo é que ele também oferecerá estratégias de como salvar um casamento e sobreviver à crise. Então, se seu casamento caminha para um divórcio eminente, ele pode ser sua melhor chance, já que não há tempo suficiente para tentar vários outros meios de consertar o casamento.

Todo casamento passa por turbulências, já que filhos, responsabilidades domésticas e horários agitados do trabalho podem criar prejuízo mesmo no mais apaixonado dos casais. Entretanto, se você vir que a ideia do divórcio parece estar nascendo com frequência aumentada, é hora de agir. É imperativo que ambos os parceiros estejam dispostos a consertar seu casamento, já que qualquer solução viável precisará da cooperação dos dois. Então, se vocês dois acham que vale a pena salvar o casamento, dê o seu melhor. Vá com uma atitude positiva e não economize nos esforços para resolver a situação. Lembre-se de que no final, um casamento é uma instituição notavelmente tenaz e que é a melhor chance da sociedade humana contra o vazio dos relacionamentos fracassados.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

O seu casamento está passando por uma crise? Você anda procurando formas de como salvar um casamento para poder ajeitar sua relação? Comente abaixo o que está acontecendo e o que vocês já pensaram em fazer.

3.5 de 5 (15 Votes)
Compartilhar

  • Olá meu nome é angélica sou casada a 4 meses e meu casamento está preste a acabar pois meu marido sempre fez mas pelo nosso casamento e quando namorávamos meus pais nos atrapalhava muito e certas atitudes q tinha q ser tomadas eu nao batia de frente sempre fui muito presa e vim totalmente despreparada para o casamento no início meu marido tinha paciência em me ensinar como ser uma mulher no casamento eu mudei muito mas meu casamento entro em um estágio q estamos a ponto de se separar eu gostaria muito que vcs me ajudasse a salvar meu casamento no entanto sei q eu errei mas quero restaurar meu casamento

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Oi Angélica,bom dia! O fato de você querer restaurar seu casamento já é um grande passo.Mesmo tendo acontecido alguns erros no inicio do relacionamento,creia nunca é tarde para se consertar tudo quando existe o amor entre ambas as partes.O seu casamento tá tão no inicio ,não pense mesmo em desistir e não permita que ninguém se intrometa entre vocês ,mesmo se forem os seus pais,a menos que voces ou vc peça.Tenha fé acredite ,tudo dará certo,volte a namorar o seu marido e restitua a felicidade em sua vida ,bjs!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Bom dia!
    Estou casado há um ano e sete meses e estamos numa crise que beira o divórcio. Namoramos por 4 anos antes do casamento inclusive moramos um ano juntos antes de casar. Estamos em terapia cada um com seu psicólogo. Porém a terapia levou para um lado de desconstrução total do casamento, fazendo ela esquecer das coisas boas e focar somente nas coisas ruins, chegando ao ponto de ela dizer que mudou o sentimento por mim. Não sei mais o que tentar, o que você acha? Terapia de casal seria uma opção?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Moro com meu marido a 2 anos e meio,temos dois filhos,minha filha de 4 anos de um relacionamento anterior e o nosso de 1 ano e 3 meses.Fazem 4 dias q meu esposo insiste em ir embora,diz estar decidido.Mais também fazem apenas 3 meses q ele voltou p casa,pois havia saído antes e ficou por 3 dias longe.Nossa rotina não nos permite tempo juntos,ele trabalha das 07:00 as 16:00 eu cuido das criancas e da casa moramos com minha mãe e daqui 1 semana nossa casa estará pronta e mudaremos.Não temos tempo pra nos.ontem perguntei pq ele quer ir embora disse apenas q gosta d mim mais não e como antes.Nao quero ver ele ir embora d novo temos a nossa família p construir.Não sei mais oq fazer. Já conversei com ele e ele se mantém nessa posição de ir embora.Me ajude a salvar minha família

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Boa noite,tenho 50 anos .meu marido 58,nos conhecemos a 34 anos e estamos casados a 32 anos,de 1 ano e meio para cá as coisas mudaram ,alias ja vinham mudando.tive menopausa precoce e isso acarretou varios problemas emocionais e também uma desestrutura enorme em nosso relacionamento devido aos meus altos e baixos emocionais.nesse momento estou aqui chorando pois acho que desta vez vamos nos separar,amo meu marido não gostaria de uma separação,mas não quero mais ver meus filhos sofrerem ,principalmente meu filho do meio,tenho 3 filhos homens,com idade de 31(casado),22 e 19(solteiros)não acho certo os filhos presenciarem desarmonia entre os pais,sempre que exista o desentendimento entre mim e meu marido ele altera um pouco a voz ele faz de um jeito que os meninos percebem a briga,me sinto muito envergonhada com esta atitude dele e muito triste tambem.ele ultimamente vive dizendo que isso não é vida,pois vivemos nos desentendendo,meu marido não é homem de gostar de conversar e eu por minha vez cobro muito isso dele,pois eu sempre acreditei que o dialogo é o caminho para o entendimento entre as pessoas em especial é o caminho para os casais,eu gosto muito de conversar e isso me faz muita falta.não quero me separar porém vou deixar meu amor de lado e ser racional,meu marido não parece disposto a lutar por este casamento e eu ja me sinto tão cansada e doente.se ao menos ele buscasse assim como eu neste momento estou aqui no pc,buscando orientações que possa nos ajudar a superar tudo isso,mas ele parece não se importar apesar de dizer que se importa que me ama .é como diz na biblia que a fé sem a obra é nula,assim é este amor que ele diz sentir e quando mais preciso ele não demonstra.desculpem o desabafo.e obrigada pelo espaço .DEUS NOS AJUDE !

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Ola mr chsmo alciele sou casada a dois anos e venho tendo muito conflito com meu companheiro n sei maos o q fazer pra mudar isso e nossa relacao ja n eh mais a mesma gosraria de uma opiniao

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Alcieli,me mande email fredfraga72@gmail.com,não tem como saber quais conflitos vocês estão tendo.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Meu casamento acabou ela ta com outro e eu não agüento mais o peso da cruz to desesperado

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Leonardo,se ela está com outro,melhor deixar pra lá, você vai sofrer, mas vai superar !
      Se seu casamento não deu certo ,acredito que os problemas acabaram vencendo o amor que vocês tinham um pelo outro,meu conselho,vá ser feliz sem ela,se valorize,e arrume alguém que goste de você, sempre reflita no que atrapalhou seu casamento ,para que não se repita nos próximos relacionamentos !

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Oi meu nome e Juliana tenho 27 e meu marido28 fui viúva muito cedo aos 23 fiquei sem ninguém uns 3 anos depois disso tive alguns rolos nada sério eu já conhecia o meu atual marido já muitos anos acabamos nos reencontrando pelas redes sociais conversamos um pouco falei da minha situação viúva dois filhos mas mesmo assim ele quiz ficar comigo namorados pouco 2 meses logo resolvemos notarmos juntos já tem 6 meses ao todo ,ele sempre foi muito ciumento,sempre tivemos brigas bobas por isso mas de um mês pra estamos brigando quase todos os dias por bobagem pelo futebol qe ele sai no domingo 5:30 da manhã não tem hora pra voltar eu almoço sozinha com meus filhos e só o domingo qe temos pra ficar juntos almoçar conversar pois trabalha a semana inteira eu me sinto muito só eu acho qe eu não tomei uma atitude até hoje pra qe ele vá embora pelo amor qe eu tenho por ele eu já me apegei e meus filhos também toda briginha nossa ele fala qe vai embora porque ele acha qe ta me fazendo sofrer e que eu não a amo mais mais não e verdade eu o a amo mais qe tudo eu não to mais agentanto essa situação eu só qero ficar ao lado dele sem brigas,por favor alhem me ajude como eu faço pra salvar o meu casamento

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Juliana,casamento tem que haver cumplicidade,amizade,os dois tem que ceder,converse com ele e faça um acordo,mas que seja bom para os dois !
      Ele estava acostumado a viver sem ter que dar explicações, você tem que ir moldando ele,sem brigas,use sua psicologia, faça com que tenha o prazer de estar com vocês !

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Ola pessoal meu nome é Elaine sou casada a 15 anos meu casamento esta em crise a um bom tempo e meu marido insiste em separar mais estou fazendo de tudo para resgatar o nosso amor.Ja descobri algumas traicoes dele mais ainda assim me mantenho fiel porque tenho um filho a dar exemplo,mais parece que para ele isso nao é relevante.Por favor alguem pode me ajudar.Pois amo meu marido de verdade e gostaria que ele entendesse isso.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Elaine,se gosta dele,melhore sua alto estima, fique bonita,esteja feliz, cuide de você, mostre confiança em você !
      Os homens gostam das mulheres confiantes,faça ele te perceber,chame a atenção dele,surpreenda ele,seja audaciosa, na hora que ele menos esperar,o provoque !
      Faça o interessar novamente por você !!
      Boa sorte !

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Eliane, poe a cabeca no lugar e ver se realmente vc precisa ficar mendingando esse amor, independente de qualquer coisa vc sera um exemplary para seu filho, divorcio nao e errar e parar de sofrer, relacao e a dois e se ele nao quer , no final o divorcio vai acontecer e vc vai ficar ferida mais do que ja esta. Levante a cabeca e consiga viver pra vc e seu filho quem vai perder e ele. Ocupe a mente com trabalho, faca novas amizades, e de muita atencao pro seu filho. Estou dizendo isso porque foi a psicologa q disse e funciona. A parti do momento q vc tentar muda vc , tudo muda pra melhor

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Boa tarde

    Tenho 28 anos minha esposa tem 23 e estamos casados a 3 anos e no total são 7anos de relacionamento ela pediu o divórcio e depois de uns dias voltou atrás agora pediu um tempo bem sei que a culpa toda dessa situação é minha mais não quero me separar acho que ela não vai fazer nada pra salvar nosso casamento o que eu faço já estamos sem contato físico a um bom tempo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • José Leonardo,vai ter que provar que quer salvar seu casamento, mude suas atitudes, valorize ela,seja gentil,surpreenda ela,converse e ponha tudo o que sente e o que vai fazer pra salvar seu casamento, vai ter que cumprir !
      Quando ela sentir confiança novamente em você, pode ser que recuperem o que perderam !

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • ola meu nome e tamara tenho 23 anos sou casada faz um 2 anos meu marido ele tinha um jeto dificil de lidar mais agora ele anda estranho passamos por varias coisas junto ele sabe disso um dia fala que me ama e outro nem olha pra mim e super grosso ja parei pra coversar ele melhora e depois volta e dar ousadia para outras meninas nunca faltou nada nem sexo nem atencao sempre me arrumo e agrado ele nao sei o que ele quer

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*