Como Salvar um Casamento Que Caminha Para o Divórcio

Compartilhar

Poucas experiências de vida são tão traumáticas quanto um divórcio. Não é apenas o fim do relacionamento entre um casal, mas sinaliza o desmoronamento de uma família inteira. Então se você acha que ainda tem como salvar um casamento que está indo ladeira abaixo, tome as rédeas. Esteja preparada para medidas duras e muita paciência, mas vá com uma atitude positiva em direção a uma solução. Afinal, o próprio fato de você estar procurando maneiras de como salvar um casamento significa que não é tarde demais e os problemas, não importa o quão complicados, ainda podem ser resolvidos.

Encare a realidade

O primeiro passo para saber como salvar um casamento é reconhecer que há um conflito e que há questões que precisam ser esclarecidas assim que possível. Frequentemente, os dois acreditam que enquanto o conflito não estiver declarado, o casamento pode ir mancando de algum jeito. É esse medo de balançar o barco que impede um casal de tomar medidas corretivas cedo, até que se torne tarde demais e o barco tenha virado. Então, tome coragem nas duas mãos e aborde o assunto com seu marido.

Discuta o que está errado

Discuta o que está transtornando seu casamento e explore os motivos que possam ter o levado à situação atual. Entretanto, mesmo se vocês dois discutirem seu relacionamento, combinem de seguir certas regras. Se revezem para falar e não interrompa quando for a chance de seu parceiro de expressas seus pensamentos. Procure descobrir a fonte primária do conflito atual e não arraste incidentes do passado ou faça comparações com outros casais. Não há nada tão frustrante quanto emperrar em coisas superficiais, enquanto a questão mais importante continua sem solução.

Expresse seus sentimentos mais profundos

Verbalize seus pensamentos e expresse claramente o que tem te aborrecido e por quê. Se você guarda seus sentimentos, isso só vai piorar sua percepção de que não está sendo compreendida, até que eles estourem de forma desagradável. Além do mais, é injusto esperar que a outra pessoa leia sua mente e avalie o que você está sentindo. Quando tudo está exposto, vocês pode se surpreender ao descobrir o quanto vocês não sabiam dos sentimentos e percepções de cada um.

[sc:artigos_relacionados]

Evite acusações

Entretanto, quando discutir a fonte do conflito no seu casamento, seja cuidadosa e mantenha uma posição objetiva. Evite se deixar levar por um ciclo sem fim de acusações e contra-acusações. Uma boa maneira de fazer isso é evitar frases começando por “você”, por exemplo “você não valoriza meu trabalho” ou “você passa tempo demais no bar”. Tente dizer “eu me sentiria mais valorizada no casamento se meu trabalho fosse valorizado” ou “significaria muito para mim se nós passássemos mais tempo juntos”. Acusar a outra pessoa de provocar a crise no casamento só vai deixá-lo na defensiva e não vai levar a discussão a lugar nenhum.

Procure uma solução

Depois de identificar a fonte do conflito, para ter como salvar um casamento é preciso tentar achar a solução. Entretanto, é mais fácil dizer do que falar, mas não é impossível de descobrir. Tenha em mente que a resolução vai implicar em uma quantidade de responsabilidade aos dois. Discutam o que cada um pode fazer para melhorar o relacionamento, o que vai, por sua vez, implicar em fazer algumas mudanças em si mesmo. Cada um deverá ceder um pouco em termos de tempo e esforço. Cada parceiro precisará fazer algumas mudanças nas suas prioridades e princípios, se quiserem que o casamento seja salvo. Aqui, mais do que em qualquer situação, a cooperação mútua é um dever, especialmente quando há muito em jogo a se perder.

Envolva pessoas em que confiem

Aceite a ajuda de pessoas que vocês dois confiem. No estágio inicial de um casamento com problemas, ambos os parceiros tendem a esconder o problema da família, pensando que de algum modo a coisa se resolverá por si só ou porque se sentem envergonhados do que os outros podem pensar sobre seu relacionamento fracassado. Entretanto, se a situação chegar a um ponto crítico, é muito melhor procurar o conselho de membros familiares ou amigos próximos, de modo que o conflito se resolva. Mas ao mesmo tempo, elas devem ser pessoas em que ambos confiem para ter uma visão imparcial e os interesses da sua família sejam o foco.

Procure ajuda profissional se necessário

Se no fim das contas, apesar de seus melhores esforços, você parecerem não estar perto de saber como salvar um casamento, procurem ajuda profissional. Um terapeuta matrimonial pode fazer maravilhas para casamentos com problemas e nenhum casal deve procurar advogados para o divórcio sem antes ver um terapeuta. Isso porque ele é treinado para identificar, precisa e objetivamente, a fonte do problema. Além do mais, ao contrário da família e amigos, que podem estar mais próximos de um dos parceiros, um terapeuta terá uma visão imparcial enquanto tenta resolver o conflito. Mas o melhor de tudo é que ele também oferecerá estratégias de como salvar um casamento e sobreviver à crise. Então, se seu casamento caminha para um divórcio eminente, ele pode ser sua melhor chance, já que não há tempo suficiente para tentar vários outros meios de consertar o casamento.

Todo casamento passa por turbulências, já que filhos, responsabilidades domésticas e horários agitados do trabalho podem criar prejuízo mesmo no mais apaixonado dos casais. Entretanto, se você vir que a ideia do divórcio parece estar nascendo com frequência aumentada, é hora de agir. É imperativo que ambos os parceiros estejam dispostos a consertar seu casamento, já que qualquer solução viável precisará da cooperação dos dois. Então, se vocês dois acham que vale a pena salvar o casamento, dê o seu melhor. Vá com uma atitude positiva e não economize nos esforços para resolver a situação. Lembre-se de que no final, um casamento é uma instituição notavelmente tenaz e que é a melhor chance da sociedade humana contra o vazio dos relacionamentos fracassados.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

O seu casamento está passando por uma crise? Você anda procurando formas de como salvar um casamento para poder ajeitar sua relação? Comente abaixo o que está acontecendo e o que vocês já pensaram em fazer.

3.5 de 5 (15 Votes)
Compartilhar

  • olá sou casado há 6 anos, somos evangelhicos, e para minha grande tristeza, descobri que minha esposa está com outra pessoa. Ja conversamos, já chorei, implorei, já perdoei, mas ela insiste em viver com o outro e abandonar tudo...Tô desesperado, angustiado, o que eu faço para salvar o meu casamento?? eu preciso de ajuda, me diga o que fazer por favor

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Amigo isso deve ser duro e duduro, na minha opinião eu deixaria ela ir.
      ... Não há mestre como o tempo.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • ola me chamo Vanusa sou casada a 20 (vinte) anos estou preste a me divorciar se sinto só, mesmo com a sua presença, ele não tira tempo pra mim não me da me da atenção e já não suporto viver tudo isso. Meu casamento esta a ruína, tenho 4 (quatro) filhos já crescidos e eles ainda são o meu motivo de esta levando essa situação adiante... agradeceria se me respondesse Obrigado pela atenção.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Vanuza, acesse esse site. Tenho certeza que ira te ajudar.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Sou casada a 13 anos, descobri q meu marido tem um caso na internet, descobri e ele disse q parou, mas ao quero separar , mas fico sempre desconfiada as briga aumentaram, o que fazer?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Ora bem, para mim é estranho quando o homem não olha para a sua mulher... Vamos ver se você olha para ele também!
      ... Porque eu próprio sei que tudos nos estamos a passar por 1 momento de crise e isso nos efeita e muito.
      Por isso eu acho que devemos ser compressiveis.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá Vanusa,

      Principalmente quando o casamento possui filhos para serem criados, a melhor saída é sempre uma conversa. É preciso sentar para discutir o que cada um vê que anda errado no relacionamento e o que fazer para mudar, ou se não há nada pra fazer e se o melhor é mesmo chegar ao divórcio. É preciso saber se ele concorda com essa decisão, pois também é errado você tomá-la sozinha.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

1 3 4 5

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*