Como Salvar um Casamento Que Caminha Para o Divórcio

Compartilhar

Poucas experiências de vida são tão traumáticas quanto um divórcio. Não é apenas o fim do relacionamento entre um casal, mas sinaliza o desmoronamento de uma família inteira. Então se você acha que ainda tem como salvar um casamento que está indo ladeira abaixo, tome as rédeas. Esteja preparada para medidas duras e muita paciência, mas vá com uma atitude positiva em direção a uma solução. Afinal, o próprio fato de você estar procurando maneiras de como salvar um casamento significa que não é tarde demais e os problemas, não importa o quão complicados, ainda podem ser resolvidos.

Encare a realidade

O primeiro passo para saber como salvar um casamento é reconhecer que há um conflito e que há questões que precisam ser esclarecidas assim que possível. Frequentemente, os dois acreditam que enquanto o conflito não estiver declarado, o casamento pode ir mancando de algum jeito. É esse medo de balançar o barco que impede um casal de tomar medidas corretivas cedo, até que se torne tarde demais e o barco tenha virado. Então, tome coragem nas duas mãos e aborde o assunto com seu marido.

Discuta o que está errado

Discuta o que está transtornando seu casamento e explore os motivos que possam ter o levado à situação atual. Entretanto, mesmo se vocês dois discutirem seu relacionamento, combinem de seguir certas regras. Se revezem para falar e não interrompa quando for a chance de seu parceiro de expressas seus pensamentos. Procure descobrir a fonte primária do conflito atual e não arraste incidentes do passado ou faça comparações com outros casais. Não há nada tão frustrante quanto emperrar em coisas superficiais, enquanto a questão mais importante continua sem solução.

Expresse seus sentimentos mais profundos

Verbalize seus pensamentos e expresse claramente o que tem te aborrecido e por quê. Se você guarda seus sentimentos, isso só vai piorar sua percepção de que não está sendo compreendida, até que eles estourem de forma desagradável. Além do mais, é injusto esperar que a outra pessoa leia sua mente e avalie o que você está sentindo. Quando tudo está exposto, vocês pode se surpreender ao descobrir o quanto vocês não sabiam dos sentimentos e percepções de cada um.

[sc:artigos_relacionados]

Evite acusações

Entretanto, quando discutir a fonte do conflito no seu casamento, seja cuidadosa e mantenha uma posição objetiva. Evite se deixar levar por um ciclo sem fim de acusações e contra-acusações. Uma boa maneira de fazer isso é evitar frases começando por “você”, por exemplo “você não valoriza meu trabalho” ou “você passa tempo demais no bar”. Tente dizer “eu me sentiria mais valorizada no casamento se meu trabalho fosse valorizado” ou “significaria muito para mim se nós passássemos mais tempo juntos”. Acusar a outra pessoa de provocar a crise no casamento só vai deixá-lo na defensiva e não vai levar a discussão a lugar nenhum.

Procure uma solução

Depois de identificar a fonte do conflito, para ter como salvar um casamento é preciso tentar achar a solução. Entretanto, é mais fácil dizer do que falar, mas não é impossível de descobrir. Tenha em mente que a resolução vai implicar em uma quantidade de responsabilidade aos dois. Discutam o que cada um pode fazer para melhorar o relacionamento, o que vai, por sua vez, implicar em fazer algumas mudanças em si mesmo. Cada um deverá ceder um pouco em termos de tempo e esforço. Cada parceiro precisará fazer algumas mudanças nas suas prioridades e princípios, se quiserem que o casamento seja salvo. Aqui, mais do que em qualquer situação, a cooperação mútua é um dever, especialmente quando há muito em jogo a se perder.

Envolva pessoas em que confiem

Aceite a ajuda de pessoas que vocês dois confiem. No estágio inicial de um casamento com problemas, ambos os parceiros tendem a esconder o problema da família, pensando que de algum modo a coisa se resolverá por si só ou porque se sentem envergonhados do que os outros podem pensar sobre seu relacionamento fracassado. Entretanto, se a situação chegar a um ponto crítico, é muito melhor procurar o conselho de membros familiares ou amigos próximos, de modo que o conflito se resolva. Mas ao mesmo tempo, elas devem ser pessoas em que ambos confiem para ter uma visão imparcial e os interesses da sua família sejam o foco.

Procure ajuda profissional se necessário

Se no fim das contas, apesar de seus melhores esforços, você parecerem não estar perto de saber como salvar um casamento, procurem ajuda profissional. Um terapeuta matrimonial pode fazer maravilhas para casamentos com problemas e nenhum casal deve procurar advogados para o divórcio sem antes ver um terapeuta. Isso porque ele é treinado para identificar, precisa e objetivamente, a fonte do problema. Além do mais, ao contrário da família e amigos, que podem estar mais próximos de um dos parceiros, um terapeuta terá uma visão imparcial enquanto tenta resolver o conflito. Mas o melhor de tudo é que ele também oferecerá estratégias de como salvar um casamento e sobreviver à crise. Então, se seu casamento caminha para um divórcio eminente, ele pode ser sua melhor chance, já que não há tempo suficiente para tentar vários outros meios de consertar o casamento.

Todo casamento passa por turbulências, já que filhos, responsabilidades domésticas e horários agitados do trabalho podem criar prejuízo mesmo no mais apaixonado dos casais. Entretanto, se você vir que a ideia do divórcio parece estar nascendo com frequência aumentada, é hora de agir. É imperativo que ambos os parceiros estejam dispostos a consertar seu casamento, já que qualquer solução viável precisará da cooperação dos dois. Então, se vocês dois acham que vale a pena salvar o casamento, dê o seu melhor. Vá com uma atitude positiva e não economize nos esforços para resolver a situação. Lembre-se de que no final, um casamento é uma instituição notavelmente tenaz e que é a melhor chance da sociedade humana contra o vazio dos relacionamentos fracassados.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]

O seu casamento está passando por uma crise? Você anda procurando formas de como salvar um casamento para poder ajeitar sua relação? Comente abaixo o que está acontecendo e o que vocês já pensaram em fazer.

3.5 de 5 (15 Votes)
Compartilhar

  • Estamos casados a 6 anos e nos últimos tempos tenho me dirigido mal com o meu parceiro e sou dou conta mais tarde muita das vezes.o meu pareceiro me perdoava sempre,mais desta vez voltei a me dirigir mal para ele ao ponto de brigar-mos e ele disse-me que agora prefere o divórcio eq vai comunicar a ffamília dele.ja implorei para voltamos e pedi perdão,mesmo assim não quer saber.A 2 dias que ele dormia na sala.mas dia seguinte passou
    a dormir na nossa cama e tapamdo-se com outro lençol. Ele passa por min e não comprimenta inclusivel anda sem aliança. O que faço para recuperar o meu casamento?Por favorajudem-me.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • boa noite, sou casado ha 20 anos tenho tres filhos, mas minha esposa esta querendo a separação , pois ela sempre cobrou a minha ausencia como pai e como marido , quando agente casou fiquei 12 anos pagando aluguel, mas sempre trabalhei igual um cavalo para dar tudo de bom para minha familia , mas
    eu acho que nosso casamento , foi se desgastando , por deixarmos cair em rotina , hoje ela me cobra
    que dexei de cuidar de mim aparencia , visual ela pensa que agente muda da noite para o dia , enfiou
    uns pensamentos na cabeça , e não tem jeito de mudar opensamento dela pois ja tentei de tudo , só que as pessoas pensam que é só separar não é bem assim , tenha toda uma estrutura em jogo , familia filhos , eu acho que não podemos ser egoistas , ela infelizmente só esta pensando só nela , a separação é cruel
    gostaria muito de mudar esse jogo , pois ainda gosto muito dela ,

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Manoel,estou escrevendo meio tarde,muito tempo se passou,mas nunca é tarde para mudar,basta querer,tenha coragem,vai fazer bem para você e para ela !

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Sou casada ha quatro anos, temos um filho de cinco meses e meu esposo quer se separar, não me deu maiores detalhes, garantiu que não tem outra. Ja tentei conversar, mas nada resolve, minha maior preocupação é com meu filho, não sei mais o que fazer.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Acho que o amor está acabando. Não nos entusiasmamos mais com a presença um do outro. Temos discutido constantemente, na cama as coisas ja não são como antes.As vezes parece que não temos nada em comum. Sou louco por ele e não sei como criaria nosso filho sozinho. Não sei o que fazer e parece que ele ja não se importa tanto no que será de nós.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá , tudo bem?

    Adoramos o post, parabéns!

    Seu site é uma das fontes de inspiração para o serviço que meu marido e eu montamos, chamado Adeus Rotina.

    Falando basicamente o Adeus Rotina é um serviço de assinatura que quebra a monotonia uma vez por mês. Por um valor bem baixo todos os meses você recebe novidades, sugestões, dicas, dinâmicas e brinquedinhos para dar aquele UP na relação.

    Se quiser conhecer o site acesse: http://www.adeusrotina.com.br

    Obrigado por escrever este ótimo site.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Boa tarde.
    Sou casado à 14 anos, juntos à 23 anos e tenho 41 anos.
    Meu casamento está em crise faz cerca de 1 ano e meio. O divórcio parece inevitável pelo desgaste. Não é o que quero e talvez nem o que ela quer. Temos 2 filhos, um de 6 e outro de 9 anos que sofrem muito com essa situação. Preciso muito de ajuda.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Fassa de tudo para o salvar, pense no futuro das.crianças
      Fale com ela sobre o problema renda-se se for possível de tempo a ela se é possível

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Sou casada a 11 meses so,namoramos por pouco tempo e logo em seguida resolvemos morar juntos,a gente sempre brigava mais sempre dava um jeito e resolvia,so q de uns dias pra ca meu marido ta chegando cada vez mais tarde em casa,ele trabalha num restaurante 24 h mais eu ligo la e ele não esta trabalhando e sempre chega bebado,amo ele d mais estou numa depresão teerrivel,nós não temos filhos ele tem 2 com duas mulheres,mulheres essas q ja fizeram d tudo pra separar a gente,ele jura q mim ama,q não tem coragem de mim trair mas aonde ele fica madrugada toda? To desesperada a gente tenta conversar mais sempre briga diariamente,ja ameaçei ir em embora mais ele não muda,tmbm quero mudar mais não consigo!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Amiga isso a mim me diz que esta nas suas mãos, abra os olhos e veja a realidade da vida

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Caros amigos
    Estou caso com uma mulher ha 17 anos e namoramos 7 anos e depois casamos, ja alguns anos para ca que as coisas ja nao é o que era. aproximadamente 4/5 anos que o nosso relacionamento esfriou. Eu trabalhava de manha e estada a noite e tinhas poucas horas para estarmos junto, mas nao é so isso, deixemos de sair por causa dos filhos e o pior de tudo é o tedio da minha esposa por causa de falta de emprego. Ela fez uma licenciatura a 4 anos e nao encontrou um emprego e ela me culpa por isso, porque nao estou fazendo nada para arranja.la uma ocupadaço, ja nao temos mais dialogo, falamos de tudo menos de nos dois. eu amo muito essa mulher e ela me ama muito. Nao quero perde.la mais vida esta mui dificil. preciso de ajuda

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • E amigo è muito difícil, essa vida não é fácil não.
      Mas não seu problema começa por 1a vida.professionale o que você deve fazer é animala e a ajudar arranjar emprego para ela

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olá pessoal, sou casado à 1 ano e já entramos em uma crise forte...
    Nosso casamento foi precoce, pois problemas familiares de ambas as partes nos fizeram tomar esta decisão.
    Não me arrependo de ter me casado, por mim, o importante é estar com ela.
    Em fevereiro deste ano, eu sai da empresa em que eu estava trabalhando e comecei a frequentar diariamente o bar ao lado da nossa casa... Fazia bem pra mim, por mais que eu não fosse lá somente para beber, na verdade eu bebia raramente, o que eu mais gostava era de ficar conversando com o pessoal.
    Minha esposa começou à reclamar, dizia que os vizinhos estavam me difamando e que ela não queria mais que eu fosse.
    Como a maioria dos homens, não dei importância, pois pra mim parecia que ela não estava incomodada com o fato de eu ir ao bar, mas sim, pelo que os vizinhos estavam falando...
    Passou fevereiro, março, abril e agora estamos em maio...
    Fiquei todo este tempo indo ao bar... Confesso que diminuí o tempo em que ficava lá, mas não deixei de ir 1 dia sequer...
    Dia 16/05 é a data do meu aniversário, e como eu já disse... Eu estava no bar conversando com eles, minha mulher chegou da faculdade, me chamou, me deu uma caixa de chocolate como presente e foi pra casa... Eu logo em seguida me despedi dos "botequeiros" e fui também.
    Só que nessa época, nós estavamos brigando diariamente e, por mais que fosse meu aniversário, a história cotidiana não mudou...
    Brigavamos pelos mesmos motivos todos os dias... Por eu não arrumar a casa e ficar no bar, ela por não largar do celular, não querer mais sair comigo...
    No dia seguinte, tivemos outra discussão e logo após ela foi caminhar com uma amiga enquanto eu fui pro bar... Ficamos o dia inteiro longe um do outro... Voltamos pra casa lá pelas 22:00 hrs... E quando eu entrei em casa ela me fez um pedido de tempo... Eu disse que no casamento não existe isso... Mas ela insistiu.
    Peguei tudo o que é meu, levei pro carro e saí... Dormi dentro do carro em frente ao bar que eu frequentava... No outro dia, fui terminar de arrumar umas coisas e acabei adormecendo na nossa cama... Acordei com ela chegando de uma festa infantil que havia ido com a irmã dela... Então propus que, continuassemos morando juntos, mas eu iria dormir no sofá... Ela hesitou mas aceitou... No meio da noite, eu fui para o quarto e me deitei com ela. Comecei a refletir e vi que eu tinha que mudar à todo custo.
    No dia 22/05 era nosso aniversário de casamento... E como presente, lhe dei um vaso de flores, um jaleco para que ela usasse na faculdade e a minha despedida do bar... Pois bem, parei de ir ao bar... Mas mesmo assim, ela estava certa de que tínhamos que dar um tempo.
    Ela me propos à assistir o filme "A prova de fogo"... Onde existe um casal que estava em conflito também, mas depois tudo acabava bem...
    Eu o assisti sozinho e depois convidei a para assistirmos juntos... E foi isso que fizemos.
    À partir deste dia, eu comecei a mudar... Na verdade, fiz como o protagonista fazia...
    Porém, neste filme existe um médico que estava paquerando a mulher, e eu perguntei à minha esposa se tinha um "médico" na vida dela, ela respondeu que não.
    Passou alguns duas e, na sexta feira passada, descobri que ela mentiu pra mim... Realmente havia outro alguém... Eu vi todas as conversas deles juntos pelo WhatsApp, descobri que ela mentia estar fazendo trabalhos enquanto ficava com ele... Ali meu mundo acabou.
    Ela começou a se xingar, dizia ser várias coisas...
    E eu só concordava enquanto chorava...
    Peguei o número do outro, tentei ligar para conversar com ele... Mas ele me respondeu somente via SMS... Onde ele disse ser comprometido também... Minha esposa não sabia disso.
    Então começou outra guerra onde, eu jogava tudo na cara dela... Dizia para ela comer, tomar banho, se arrumar para o queridão dela, se ela precisasse de ajuda era pra ela chamar o outro... Enfim, torturei ela por 2 dias.
    Na segunda feira, eu comecei o dia torturando-a novamente, mas depois, conversei com ela... Ela fez isso tudo por influência das "amigas"... Pois eu vi outras conversas no celular dela com as garotas me xingando enquanto ela dava risada e concordava... As meninas davam apoio à ela para que ela continuasse me enganando...
    Durante a nossa conversa, ressaltei este ponto... Ela me pediu perdão, mas eu não perdoei completamente...
    Hoje é sexta feira novamente, dia 29/05/14...
    E ontem eu assisti o filme de novo, pois pra mim, aquele filme me ensinou a ser Homem de verdade... Chorei muito... Ela tentou me confortar... Mas me disse que ela não reconhece mais ela mesma... Ela se tornou uma pessoa fria... E realmente é verdade... Eu chorei muito pois, estou mudando todo dia, mas não vejo resultado da parte dela... E depois do episódio do outro, eu não consigo mais acreditar nela...
    Ela disse que ainda quer um tempo pois assim, eu não vou ficar sofrendo ao lado dela e ela vai poder se achar novamente...
    Eu expliquei que, eu vou sofrer mais ainda longe dela... Eu me arrependi de ser quem eu era... Disse também que a culpa dessa situação era nossa, pois ambos construímos isso... Mas que eu quero reverter tudo... E que se nos casamos, foi para que ficassemos juntos na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe...
    Se ela está querendo resolver este conflito interior... Eu acho que devo permanecer ao lado dela, dando apoio, amor, atenção... Mas ela pensa diferente...
    Eu disse à ela que iria respeitar a decisão dela então... Liguei para meus pais, pedi para que arrumassem meu quarto pois eu iria passar um tempo lá...
    Mas na hora que eu fui sair, ela não deixou e implorou para que eu dormisse com ela só mais esta noite... E que no outro dia (no caso hoje), eu fosse embora enquanto ela não estivesse em casa, pois ela não quer ver...
    O que eu faço ??? Continuo lutando ao lado dela, ou dou o tempo pra ela ???
    Na verdade, meu maior medo é que eu acabe perdendo ela durante esta pausa... Me ajudem por favor!!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Ela te ama de verdade, é como você diz a culpa fui de vocês dois. E COMO NO FINAL ELA NÃO TE QUER VER SAIR DE CASA, AI VOCE TEM A OPÇÃO DE CONCERTAR NOVAMENTE.
      Agora têm que acreditar 1 no outro
      Boa sorte

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Olha se voce realmente a ama tente reconquistar ela como lembra-la da primeira vez que se conheceram isso ja e um bom começo

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*