Poucas experiências de vida são tão traumáticas quanto um divórcio. Não é apenas o fim do relacionamento entre um casal, mas sinaliza o desmoronamento de uma família inteira. Então se você acha que ainda tem como salvar um casamento que está indo ladeira abaixo, tome as rédeas. Esteja preparada para medidas duras e muita paciência, mas vá com uma atitude positiva em direção a uma solução. Afinal, o próprio fato de você estar procurando maneiras de como salvar um casamento significa que não é tarde demais e os problemas, não importa o quão complicados, ainda podem ser resolvidos.
O primeiro passo para saber como salvar um casamento é reconhecer que há um conflito e que há questões que precisam ser esclarecidas assim que possível. Frequentemente, os dois acreditam que enquanto o conflito não estiver declarado, o casamento pode ir mancando de algum jeito. É esse medo de balançar o barco que impede um casal de tomar medidas corretivas cedo, até que se torne tarde demais e o barco tenha virado. Então, tome coragem nas duas mãos e aborde o assunto com seu marido.
Discuta o que está transtornando seu casamento e explore os motivos que possam ter o levado à situação atual. Entretanto, mesmo se vocês dois discutirem seu relacionamento, combinem de seguir certas regras. Se revezem para falar e não interrompa quando for a chance de seu parceiro de expressas seus pensamentos. Procure descobrir a fonte primária do conflito atual e não arraste incidentes do passado ou faça comparações com outros casais. Não há nada tão frustrante quanto emperrar em coisas superficiais, enquanto a questão mais importante continua sem solução.
Verbalize seus pensamentos e expresse claramente o que tem te aborrecido e por quê. Se você guarda seus sentimentos, isso só vai piorar sua percepção de que não está sendo compreendida, até que eles estourem de forma desagradável. Além do mais, é injusto esperar que a outra pessoa leia sua mente e avalie o que você está sentindo. Quando tudo está exposto, vocês pode se surpreender ao descobrir o quanto vocês não sabiam dos sentimentos e percepções de cada um.
[sc:artigos_relacionados]Entretanto, quando discutir a fonte do conflito no seu casamento, seja cuidadosa e mantenha uma posição objetiva. Evite se deixar levar por um ciclo sem fim de acusações e contra-acusações. Uma boa maneira de fazer isso é evitar frases começando por “você”, por exemplo “você não valoriza meu trabalho” ou “você passa tempo demais no bar”. Tente dizer “eu me sentiria mais valorizada no casamento se meu trabalho fosse valorizado” ou “significaria muito para mim se nós passássemos mais tempo juntos”. Acusar a outra pessoa de provocar a crise no casamento só vai deixá-lo na defensiva e não vai levar a discussão a lugar nenhum.
Depois de identificar a fonte do conflito, para ter como salvar um casamento é preciso tentar achar a solução. Entretanto, é mais fácil dizer do que falar, mas não é impossível de descobrir. Tenha em mente que a resolução vai implicar em uma quantidade de responsabilidade aos dois. Discutam o que cada um pode fazer para melhorar o relacionamento, o que vai, por sua vez, implicar em fazer algumas mudanças em si mesmo. Cada um deverá ceder um pouco em termos de tempo e esforço. Cada parceiro precisará fazer algumas mudanças nas suas prioridades e princípios, se quiserem que o casamento seja salvo. Aqui, mais do que em qualquer situação, a cooperação mútua é um dever, especialmente quando há muito em jogo a se perder.
Aceite a ajuda de pessoas que vocês dois confiem. No estágio inicial de um casamento com problemas, ambos os parceiros tendem a esconder o problema da família, pensando que de algum modo a coisa se resolverá por si só ou porque se sentem envergonhados do que os outros podem pensar sobre seu relacionamento fracassado. Entretanto, se a situação chegar a um ponto crítico, é muito melhor procurar o conselho de membros familiares ou amigos próximos, de modo que o conflito se resolva. Mas ao mesmo tempo, elas devem ser pessoas em que ambos confiem para ter uma visão imparcial e os interesses da sua família sejam o foco.
Se no fim das contas, apesar de seus melhores esforços, você parecerem não estar perto de saber como salvar um casamento, procurem ajuda profissional. Um terapeuta matrimonial pode fazer maravilhas para casamentos com problemas e nenhum casal deve procurar advogados para o divórcio sem antes ver um terapeuta. Isso porque ele é treinado para identificar, precisa e objetivamente, a fonte do problema. Além do mais, ao contrário da família e amigos, que podem estar mais próximos de um dos parceiros, um terapeuta terá uma visão imparcial enquanto tenta resolver o conflito. Mas o melhor de tudo é que ele também oferecerá estratégias de como salvar um casamento e sobreviver à crise. Então, se seu casamento caminha para um divórcio eminente, ele pode ser sua melhor chance, já que não há tempo suficiente para tentar vários outros meios de consertar o casamento.
Todo casamento passa por turbulências, já que filhos, responsabilidades domésticas e horários agitados do trabalho podem criar prejuízo mesmo no mais apaixonado dos casais. Entretanto, se você vir que a ideia do divórcio parece estar nascendo com frequência aumentada, é hora de agir. É imperativo que ambos os parceiros estejam dispostos a consertar seu casamento, já que qualquer solução viável precisará da cooperação dos dois. Então, se vocês dois acham que vale a pena salvar o casamento, dê o seu melhor. Vá com uma atitude positiva e não economize nos esforços para resolver a situação. Lembre-se de que no final, um casamento é uma instituição notavelmente tenaz e que é a melhor chance da sociedade humana contra o vazio dos relacionamentos fracassados.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]
Oque falta hoje nos relacionamentos é respeito,como as relações hoje estão descartáveis por qualquer motivo um dos parceiros pede o divórcio,além disso a facilidade de "traição on line trás conflitos profundos no relacionamento!Mas se ainda existir amor é possível sim salvar um casamento da falência!
Bom, escolhi comentar porque provavelmente alguém com mais experiência pode me dar uma visão diferente do que tenho agora. Tenho 19 anos, e decidi "juntar as escovas" com meu namorado vai fazer 1 ano. Antes disso namoramos por 1 ano (pouco tempo, eu sei), e junto à minha mãe eu sempre fazia tudo, lavava, passava, por mais que não gostasse, eu fazia. Antes de sair de casa, eu e ele conversamos sobre isso, ambos trabalhariam, ambos teriam que se ajudar, e as palavras dele foram: Será eu por você e você por mim. Após nos ajuntarmos nada seguiu conforme as palavras dele, ele parou de fazer faculdade e só trabalha, eu trabalho e vou pra faculdade, quando chego, tem dia que ele faz a comida, tem dia que não (porque levamos marmita todos os dias), mas o que suja, não lava, e num dia que chego mais cedo quer ficar me chamando de preguiçosa e relaxada pelo fato de não lavar a louça que ele que ta em casa não quer lavar. Esses dias eu chorei e fiz porque ele ficou me dizendo: toda mulher que faz seu papel chega em casa e se incomoda com essa situação, se incomoda em ver louça na pia e a casa bagunçada. Mas ele não faz. Ontem (sabado, ele trabalha meio periodo) eu deixei tudo limpinho e sai com minha irmã, só porque não lavei o banheiro foi motivo de me chamar mais uma vez de relaxada, preguiçosa e PORCA. Em abril nos separamos pelo mesmo motivo, em maio ele veio dizendo que ia mudar e que ia me ajudar porque não estava certo. Não fez, só promessas. Machista demais, machuca demais. Não sei mais o que fazer...
Deixa esse Canalha pra lá, ele além de mentiroso é covarde pq largou a facul e sabendo que vc tanto estuda quanto trabalha não é Homem suficiente para fazer a parte dele e ainda te acusa de preguiçosa. Ele não te merece, na verdade um Homem desses não merece Mulher alguma. PS: NÃO ACREDITE NEÇLE, SE ELE NÃO MUDOU ATÉ AGORA, NUNCA VAI MUDAR!
Estou prestes a pedfir o divórcio, não é isto que eu quero, somos o casal prefeito (15 anos), temos uma sintonia perfeita, uma familia perfeita com 2 lindas meninas pata criar...o meu marido ama me e lê é o homem da minha vid(1. Mas na realidade somos apenas grandes amigos, sempre presentes e preocupados um com o outro...mas não temos sexo, e o problema é meu, simplesmente porque não me apetece. No entanto tenho pensamentos eróticos com outros homens (desconhecidos) gosysbs muito dr salvar o meu casamento!!! Ainda amo o meu marido? IDEIAS?
ola. Sou casado a 22 anos tenho dois filhos e a trajetória da vida não foi fácil.entre muitos altos e baixos deixei a minha vida de lado para trabalhar e sustentar a casa ,entre estes altos e baixo sempre investi no conhecimento de minha esposa a qual sempre quis uma vida independente. bom se formou enfermeira fez 8 pós graduações mas destas só terminou uma e nunca conseguiu trabalhar.os problemas começaram ai pois diante das dificuldades financeiras ela passou a encarar os investimentos que fiz nela como uma divida e que a qualquer custo iria me pagar. sempre disse não sou o seu agiota, sou seu marido e é obrigação minha te dar suporte.hora toda vez que a falta de dinheiro aparecia lá vai discussão , peço para economizar entende que estou cobrando e assim foi durante 15 anos nos últimos 4 anos ela saiu de perto de mim foi dormir na sala por conta que eu ronco etc.. dai a distancia foi aumentando ate que a coisa chegou a um nível de estresse tão grande que durante uma conversa pra expor novamente que eu sozinho eu não dava conta de manter as despesas e que o dinheiro dela não estava ajudando em nada dentro de casa , fiz uma grande besteira relatei a trajetória dela e acabei dizendo a ela que estava sendo um fracasso........acabei que isto fez desencadear um ódio tão grande que ela tomou a decisão e quer o divorcio. a partir dai tou eu aqui tentando de todas as maneiras corrigir os erros e parece impossível. sabe ainda tenho de escutar não fui embora ainda porque não tenho condições. por favor gostaria de salvar minha família e casamento e gostaria de orientação pois ja sei que sozinho não saberei vencer esta batalha.
Ola meninas , estou casada a quase dois anos, no inicio tinha muito bate boca, ele sempre era grosso e frio , depois de um tempo descobri que ele estava mantendo contato com uma pessoa do passado , ela esta muito longe da minha cidade, mas eles se falam por email todos os dias, e trocam juras de amor e planejam um casamento, mas ele nao fala em se divorciar de mim,ja perguntei se ele pensa em separaçao e ele me confessou que alguns meses atraz pensou nisso, mas agora é passado. Mas estou muito confusa com td isso, pois ele nunca disse que me ama, mas diz a ela todos os dias por email, nao é fisica a relaçao deles e sim emocional , me ajudem por favor , amo meu marido, ele melhorou um pouco comigo depois q conversa com ela por email, estou triste e sem forças.
Boa noite
Estou casada a 3 anos, namoramos quase 8 anos antes de nos casarmos, começamos a namorar c 14 anos cada um.
Sempre fomos muito amigos, sempre nos demos muito bem, sempre me senti muito muito amada, ele sempre cuidou muito bem de mim.
Mas depois q tivemos nosso filho em outubro do ano passado começaram as brigas, e hoje ele diz que não me ama mais, que não sente vontade de lutar pelo nosso casamento. Reclama que eu não o procurava na cama, creio q esse seja o maior problema.
Será q meu casamento ainda tem solução? Será que tem algo que eu ainda posso fazer.
Eu to aqui pra peit a ajuda de vocês e opiniões sinceras! Aceito as críticas numa boa!
Estou casada a pouco mais de um ano,éramos felizes no começo,éramos radiantes! Então,eu comecei a tratar ele mal depois de engravidar e não sei o motivo! Fui grossa e ignorante e não demonstrei amor,brigamos diversas vezes e ele sempre me pedia pra não fazer isso pq quando ele tomasse uma decisão não seria fácil mais! Ele me pediu muito pra não acabar com tudo e dar valor e não brigar mas eu sempre pedia desculpas e fazia as mesmas merdas! Ele sempre foi carinhoso e atencioso e me amou muito, e eu fui burra e não soube dar valor e escutar e mudar! Sempre achei que as coisa iriam se resolver sozinhas! E agora,a meses ele some na sala,falou que eh o fim porém ele falava isso e eu corria atrás e dava certo mas não dessa vez! Eu conversei muito com ele e disse que me arrependo e que aprendi e que não quero mais maltratar ele,ele disse que não me odeia mas que tem raiva do que eu fiz com ele,fala que não tem vontade de chegar perto de mim e que ele tenta mas fica com mais rica pq lembra de tudo que eu fiz! Eu pedi a ele mais uma oportunidade pra fazer diferente realmente dessa vez e ele me disse que está tentando mas quase certeza que não vai conseguir! Apesar de tudo,ele não me trata mal,ele conversa comigo e brinca e as vezes se preocupa e me chama de meu bem ou amor as vezes mas ainda não posso chegar perto! Falei com ele hoje e ele disse que está passando por cima de muitas coisas pra tentar e que está difícil! Não sei mais o que fazer,eu me arrependo de verdade e quero fazer diferente! Mas levando em conta que ele me disse que ainda gosta um pouco e que está tentando e que não me trata mal,sinceramente,vcs acham que as coisas podem mudar? Que ele algum dia vai conseguir chegar perto de mim novamente,que meu casamento tem salvação? E to desesperada e tenho medidas minhas amigas não me falarem a verdade e estarem só tentando me agradar!
Olha Marynna sua situaçao ficou assim por causa dos hormonios da sua gravidez entao isso acabou afetando no seu casamento apesar delw ter aguemtado ate agora e sinal q ele gosta de vc, vc ja pediu descilpas ja fez a sua parte agr quando vc ver ele.novvamente naobtoque. No assunto tente reanimar reviver esse amor q vcs tem um pelo outro... converse com carinho tentever o lado dele como sofreu com.vc no inicio mais isso nao significa q acabou definitivamwntw, so digo pra vc ver se isso vai ajudar vc pq nao adianta brigar com ele pq vc acaba afastando.ele de sua vida, cimo vc disse esta gravida ou ja ate ganhou nenem esse filho e fruto.de vcs.... Deus abeçoe e pense.bem.antes de perder quem.vc ama e quem ama vc tmb
oi..sou casada a 13 anos e estou numa situação que nao sei o que fazer..devido as correrias do dia a dia, filhos trabalho eu e meu esposo acabamos nos afastando muito. já sentis ele frio e distante de mim mas sempre acreditei que era o trabalho que lhe exigia muito, mas a alguns meses ele confessou que tem uma amante, e até alguns dias atrás ele ainda afirmou sentir algo forte por ela. Ja chegamos diversas vezes na decisão de nos separarmos, mas sempre na hora de realmente contar pros filhos e sair de casa nem um e nem o outro conseguem sair ou mesmo falar da nossa crise para nossas crianças, ai começamos bem novamente mas em poucos dias volta a tensão novamente, pois ele fala que nao tem mais nada com a amante mas não consegue exclui-la de seu isntagram ou mesmo de sua lista de contatos.. ai ele fica meio distante dinovo e percebo que se falaram e começa tudo dinovo, parece um circulo que da voltas e nao tem fim.. ele é cuidadoso comigo, sempre tentar me fazer bem, mas as vezes tenho a impressão que é sentimento de amigo, de mãe de seus filhos e não como mulher..me sinto como se a outra lhe oferecesse muito mais doque eu possa dar.. ja mudei muito quanto carinhos, atenção, nos momentos intimos, me cobro e tento melhorar o tempo todo, mas sempre parece que não é o suficiente para ele...nao aguento mais isso, incertezas, desconfianças.. só quero viver em paz.
Leia o livro como Deus pode e vai restaurar seu casamento. Com certeza irá mudar sua vida. Posso te enviar. Mande um email para mulhersabiarmi@gnail.com que envio para vc.
Segui os princípios e tenho recebido paz em meu casamento.
Ola chamo-me Vítor e estou a precisar de ajuda para o meu casamento.
sou casado há 16 anos e tenho 5 filhos.
já algum tempo que noz estamos sempre a discutir por tudo e por nada
coando discutimos chega a ver agressão verbal das duas partes
eu já a algum tempo que não tenho confiança na minha parceira
eu cinto falta de amor,afectos,carinho,amizade e confiança tudo o que uma casal precisa.
se o nosso casamento esta a sim é por não a ver um dialogo.
eu já tentai por varias vezes ter uma conversa
para saber o que esta mal em nos
desconfiança,mentiras etc..etc..
eu tenho defeitos como todos tem.
ela é trabalhadora e responsável nas coisas fora de casa
em casa nada esta no seu devido lugar,
loiça para lavor roupa sempre desarrumada e em montes
ela é muito orgulhosa de tudo o que faz e o que não faz nunca da o braço a torcer mesmo que esteja errada.
eu estou sempre ponto para ajudar em tudo.
A sim venho por este meio pedir ajuda para o nosso casamento.
agradeço do fundo do coração se me poderem ajudar
com tudo muito obrigado.
aguardo resposta ou se for preciso podem me telefonar 965751289.
Ola Vitor. Há esperança para seu casamento. Mande um e-mail para mulhersabiarmi@gmail.com. Ou me mande seu e-mail.
vitorpierinotdm@gmail.com
Olá Victor, acredite que tem esperança para seu casamento. Não desista. Meu email é mulhersabiarmi@gmail.com
Olá, por favor me ajudem, não estou exatamente casada, moro com meu noivo a mais ou menos 2 meses. Mudei pra casa dele pq fui expulsa da casa da minha mãe pq ela não aceitava que eu dormisse na casa dele antes de me casar, ela é evangélica, desde que eu vim morar aqui as coisas não são mais as mesmas, nos afastamos, eu acabei me fechando por causa dos problemas com minha mãe, ele tem uma loja e ela está falida, e com esse problema tbm acabou se fechando, estou tentando fazer de tudo pra ajudar ele, mas ele diz que não sabe o que fazer pq o problema é com ele, ele está sem dinheiro e mesmo assim não deixa eu pagar as contas da casa pq acha que vai está me explorando. Ele falou que não sabe o que quer, mas eu quero salvar meu relacionamento. Me ajudem por favor