Ah o amor platônico… Que mulher, ao menos uma vez na vida, seja na fase adolescente ou na fase adulta, já não teve um amor impossível? Daqueles que se sonha acordada com um colega de sala, colega de trabalho ou algum cara que sempre encontra na fila da padaria? Pode parecer absurdo, mas todo amor platônico é assim. Geralmente são homens que as mulheres mal conhecem, mas simplesmente se encantam, fazem seu coração pulsar e o sorriso se abrir.
Essa paixão instantânea por homens que nem sabem da sua existência ou que não correspondem aos seus sentimentos pode ser bastante sofrida e dolorosa, principalmente se a mulher não souber identificar seus limites e saber a hora de parar de insistir ou imaginar.
Platão, filósofo grego que viveu por volta de 425 a.C. foi quem deu origem ao termo “amor platônico”. O amor é o tema central de sua filosofia e ele discorre sobre o tema em diversas obras, inclusive a mais célebre de todas denominada “Banquete” e também “Fedro”. Em ambas as obras existem pensamentos e afirmações que seriam a explicação perfeita para o que hoje chamamos de platônico.
Nas obras fala-se de um amor impossível, distante e que existe apenas nas fantasias. O sentido retratado no livro é mais específico, apesar de hoje em dia o amor platônico ser utilizado de forma abrangente para explicar qualquer amor não correspondido. Esse sentimento seria então um desejo ou amor passageiro que sentimos por alguém, mas que deve ser o ponto de partida para um caminho de contemplação espiritual e intelectual, ou seja, a ascensão em direção à contemplação da beleza humana e exaltação da alma, eterna.
Para Platão, o sentimento platônico pode ter relação com pensamentos eróticos presentes no mundo das ideias, mas que nunca devem chegar à consumação carnal e real. Se for assim, o amor realmente platônico seria aquele que não há toque e nem nunca haverá.
[sc:artigos_relacionados]Geralmente esses amores são mais comuns em mulheres que se apaixonam por homens famosos (modelos, integrantes de banda, atores, etc) e, portanto, nunca terão a oportunidade de ter um contato físico e, mesmo se tiver, dificilmente se envolverão em um relacionamento com eles ou em uma experiência de uma única noite. Isso mexe com o imaginário das mulheres e grande parte delas tem ao menos um amor platônico desses, mas existem mulheres que podem ter vários ao mesmo tempo.
Por mais estranho que possa parecer, isso também pode acontecer em pessoas próximas. Homens proibidos como o namorado da amiga, marido da irmã, às vezes até o padrasto podem gerar amores platônicos, justamente por serem “frutos proibidos” e impossíveis – ou não – de serem consumados.
Nesse caso, esse amor platônico pode ser confundido com fetiches, pois geralmente gera bastante excitação nas mulheres. Porém, bizarrices à parte, algumas mulheres podem nutrir um amor platônico pelo seu melhor amigo ou algum outro cara próximo a ela, mas que não a enxerga da mesma forma ou que é comprometido e feliz com a outra pessoa. Essas mulheres podem nunca revelar o que sentem, mantendo esse amor secreto e surreal pelo resto da vida, enquanto algumas podem se atormentar tanto na dúvida que podem acabar se declarando.
O amor platônico pode, de certa forma, ser bastante benéfico, pois estimula a criatividade, traz felicidade, sensação de prazer e bem estar; porém, tudo tem seu limite. Quando esse desejo e imaginação começa a confundir sua cabeça de forma que você não saiba mais discernir o real do irreal, como imaginar que o homem sente o mesmo por você apenas por te cumprimentar, e já imaginar mil situações como se fossem ter um futuro juntos com casamento, filhos e tudo que vem no pacote, cuidado!
Quando uma mulher começa a surtar ou faz de tudo para se aproximar da pessoa apenas para ter um momento próximo a ele, quando altera sua vida em favor desse homem, muda sua rotina ou seus objetivos de vida, ou seja, quando coloca esse “amor” à frente de si mesma e da família e amigos, isso pode significar que essa imaginação não é mais saudável. Enquanto o sentimento proporcionar diversão e pensamentos prazerosos e secretos, tudo bem. Agora, quando isso passa a alterar de fato sua vida ou mexer demais com sua cabeça, é melhor se afastar.
A neurose pode chegar a tal nível que a mulher terá que recorrer a um acompanhamento psicológico. Se você não estiver conseguindo se desapegar desses sentimentos e sensações por conta própria, realmente é aconselhável procurar ajuda profissional, pois isso pode estar ligado a alguma questão pessoal do passado, de explicação freudiana que apenas um psicólogo poderá desvendar.
Mas, antes disso, procure você mesma, com ajuda de suas amigas, superar esse idealismo. Uma forma de superar pode ser conhecendo e se envolvendo com outro homem que te satisfaça por completo ou, até mesmo, conhecendo o amado platônico mais de perto, pois conhecendo defeitos, manias e imperfeições, o encantamento pode se quebrar por conta própria. Então, apenas cuidado para não achar outra vítima para o seu louco amor platônico.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]
Aconteceu comigo 3 vezes, da primeira vez eu tinha 12 anos, eu nem sei o nome dele direito agora e ele é até casado e eu n to nem ai.Da segunda ele era da Igreja e namorava minha líder de célula ele me achava uma menininha muito tímida, eu ñ quero nem olhar para cara dele agora.E tem esse outro que eu conheço desde que eramos pirralhos e ele se tornou meu amigo e das minhas irmas ele dizia que de nós eu era a sua preferida, a que ele mais gostava, e que gostou de me conhecer melhor depois que crescemos, ele segurava minha mão as vezes enquanto nós íamos para casa (mas minhas irmas e amigas sempre de empata!kkk) mas ele sempre foi de falar muito e eu sempre fui tímida, se ele gostasse de mim de VERDADE ele ia dizer, mas ele nunca disse, e desde que eu o conheço ele já teve 5 namoradas e essas são as q eu conheci!! Enfim ele me fez gostar dele, mas deve ter feito isso com outras aposto.Bem agora eu só o vejo de longe, e para mim é melhor assim, se eu continuasse amiga dele, ele me faria sofrer ainda mais, de vez em quando tenho saudades, talvez eu sempre goste dele, mas para manter a sanidade eu me afastei.Até ver a foto dele me doí, e agora ele tem uma namorada que é até feia para ele,mas dane-se!! eu não vou mais nem chegar perto, eles que sejam felizes ou não também nem é problema meu.Eu tenho é mesmo que gostar de quem gosta de mim, e os homens sabem ser bem diretos quando querem.
Olá, sou do Rio de janeiro e tenho 18 anos !
É. . . Acho que vivo um amor platônico .
Suspiro por um 'carinha' à anos . Ele gostava de mim , pelo menos,foi o que ele disse ao meu irmão. Porém, nunca tentou uma aproximação ,e isso ,está me causando sofrimento .O pior é que nós nos encontramos sempre - então, cada vez que o vejo ,eu sofro,meu coração dispara,fico tímida .E quando ele arruma uma namorada . . .ai que dor! Não sei o que eu faço ,como li acima , isso não está mais saudável .Faço de tudo para vê-lo ,mesmo sendo só por alguns segundos. Quando fico um período sem vê-lo, sinto saudades ,como se tivéssemos um relacionamento.Hoje em dia,ele não fala mais comigo ,o que me faz muito mal (mas nunca corri atrás,ou falei dos meus sentimentos para ele). Ai . . .fazer o que ? Não consigo esquecê-lo . Não quero mais esse sentimento,ele não me acrescenta nada de bom. Mas,ele simplesmente não 'sai' do me coração ! :(
Eu vivo algo parecido. Mas o que eu fiz foi me afastar dele finjo que ele nem existe, sai da igreja que nos frequentavamos.Era amiga da irmã dele mas me afastei dela para ñ ver ele.Nunca mais mandei mensagem.E até minhas irmãs se afastaram dele.O que eu faço é escrever poemas quando sinto saudade. Você devia tentar escrever poesia! para mim é terapia!!
Eu tenho um amor platônico por um famoso nem tão famoso, ele está começando agora. Seu nome é Zé Felipe Filho do cantor Leonardo. O zé chegou no momento certo, sabe? Quando eu achei q nunca mais e iria amar novamente ele aparecéu com o seu sorriso. Eu tenho 15 e ele 16 e nem é tão impossível assim, ele mora na mesma cidade q eu, já curtiu um vídeo e umas fotos minhas no insta. Eu estou ficando louca, penso nele o dia todo, penso ma gente casado e com filhos, e quando vejo q não irá rolar eu choro... Sim, eu sou uma adolescente em crise, mas ele me faz tão bem, muitos já me magoaram, e ele parece meu príncipe encantado... eu sei q ele tem defeito e não é perfeito, amo até os seus defeitos. Muitos falam se não é para ser agora vai ser mais para frente pois oq eu sintô por ele é único. O importante não é seu primeiro amor, é a pessoa q não deixa a ver outro amor...
Eu ja havia comentado ,mas como vi ,aconteceu simplesmemnte quando ele se foi ,esqueci dele ,estou feliz ate me sinto livre por nao pensar mais nele.
Bom eu também já tive um amor platônico, pelo menino da minha escola, eu chorava todas as noites porque sabia que "nunca" teria chances de ter algo com ele, escrevia textos gigantes em um caderno que eu tinha especialmente pra ele, imaginava a gente namorando, imaginava nós super felizes, já cheguei a sonhar muitas noites consecutivas com ele, mas era aquilo né, era bem feinha naquela época entao, o que diabos um loiro dos olhos verdes iria querer comigo? E foi essa sofrencia por muitos anos, até que hoje eu com 16 anos cai na mesma sala que ele, e hoje ele é doido pra ficar comigo! E eu bom.. Eu já não sinto mais nada, é fase creio eu!
Ja tive muitos: Nick Carter, Dolph Lundgreen, Richard Gere, David Duchovny, Mathew Fox, Zach Filkins, Jesus Zavala Esparza, Harrison Ford, Timothy Dalton, Crispin Glover, Imanol Landeta, Sebastian Rulli, Tony Dalton, Lisardo Guarinos, Aitor Iturrioz, Fred Savage, Miguel Roncato, Garret Dillahunt, JC (Nsync), Martin Kove, Josh Holloway Ian Somerhalder, Nestor Carbonell, Aaron Eckhart, Lucke Wilson, Adam Levine...
E atualmente o meu amor platônico é o modelo do clipe "Inshallah" da Latifa Arfaoui. Não sei o nome dele.
Eu soh apaixonada pelo motorista do onibus que faz a linha que passa na porta da minha casa .. Desde o primeiro dia q eu vi ele esse amor foi crescendo e eu fazia de tudo pra ver ele, infelizmente ele e casado e tem um filho e como sou muito religiosa nao fiquei com ele , mais nao seii se vou aguentar muito pq ele é o AMOR da minha vida!
Eu também tive essa paixão, quando você cai na real é complicado. Ao mesmo tempo que faz bem vc estar apaixonada, você não tem ninguém, porque nem é correspondido
Eu ja tive isso umas 2 vezes, quando eu era menor (tinha uns 12 anos) eu me apaixonei assim por um colega de escola, eu era louca por ele e vivia correndo atras dele.. mas desapeguei assim q ele me deu um "chega pra la" numa das tentativas de falar com ele... Outra foi recente, do nada eu começei a me apaixonar assim por um amigo do meu irmao, soh q foi bem mais forte, eu sonhava com ele sempre e vivia pensando soh nele, fazia de tudo para q ele olhasse pra mim mas ele nunca ligou.. o pior eh q ele tinha namorada, que decepçao, quando percebi q eu tava delirando ja com aquilo eu fiz de tudo para desapegar.. agora TENTO evitar essas paixoes..kk
Oi... estou "apaixonada" por um colega de trabalho... trabalhamos em uma boate ele é garçon e eu no caixa... ficamos algumas vezes e acho que estou confundindo tudo... ele é simpatico comigo me da carinho atenção e até me apresentou pra sua família mas está "enrrolado" com outra garota... o que faço??
Se enrole com outro. Mostre q não se importa e q vive bem com ou sem ele.
E vê no q dá.
Se isso te atrapalha, tente outro emprego pra ficar mais distante.
Busquei por tanto tempo te amar e ser feliz
Sentimento bateu por dentro machucou bem na raiz
Eu queria ter agora um momento pra te ver
Eu te amo muito só não consigo te esquecer
Quantas vezes eu procurei até hoje não encontrei
Ter uma resposta pra mim
Como fazer pra ter você aqui
O meu mundo é só solidão machucando meu coração
Vou tentar viver e sorrir o meu caminho seguir
Aonde está te procuro a todo momento
Queiria tanto ter voce aqui não só no pensamento
Te esquecer parece uma missão impossível
Só você vai acalmar meu coração tão sofrido
Por tentar ter você assim bem perto
Pra você sempre estarei de braços abertos
De alguma forma eu sei que tenho uma chance
Pra provar que meu amor por você é grande
sllu deck