Ah o amor platônico… Que mulher, ao menos uma vez na vida, seja na fase adolescente ou na fase adulta, já não teve um amor impossível? Daqueles que se sonha acordada com um colega de sala, colega de trabalho ou algum cara que sempre encontra na fila da padaria? Pode parecer absurdo, mas todo amor platônico é assim. Geralmente são homens que as mulheres mal conhecem, mas simplesmente se encantam, fazem seu coração pulsar e o sorriso se abrir.
Essa paixão instantânea por homens que nem sabem da sua existência ou que não correspondem aos seus sentimentos pode ser bastante sofrida e dolorosa, principalmente se a mulher não souber identificar seus limites e saber a hora de parar de insistir ou imaginar.
Platão, filósofo grego que viveu por volta de 425 a.C. foi quem deu origem ao termo “amor platônico”. O amor é o tema central de sua filosofia e ele discorre sobre o tema em diversas obras, inclusive a mais célebre de todas denominada “Banquete” e também “Fedro”. Em ambas as obras existem pensamentos e afirmações que seriam a explicação perfeita para o que hoje chamamos de platônico.
Nas obras fala-se de um amor impossível, distante e que existe apenas nas fantasias. O sentido retratado no livro é mais específico, apesar de hoje em dia o amor platônico ser utilizado de forma abrangente para explicar qualquer amor não correspondido. Esse sentimento seria então um desejo ou amor passageiro que sentimos por alguém, mas que deve ser o ponto de partida para um caminho de contemplação espiritual e intelectual, ou seja, a ascensão em direção à contemplação da beleza humana e exaltação da alma, eterna.
Para Platão, o sentimento platônico pode ter relação com pensamentos eróticos presentes no mundo das ideias, mas que nunca devem chegar à consumação carnal e real. Se for assim, o amor realmente platônico seria aquele que não há toque e nem nunca haverá.
[sc:artigos_relacionados]Geralmente esses amores são mais comuns em mulheres que se apaixonam por homens famosos (modelos, integrantes de banda, atores, etc) e, portanto, nunca terão a oportunidade de ter um contato físico e, mesmo se tiver, dificilmente se envolverão em um relacionamento com eles ou em uma experiência de uma única noite. Isso mexe com o imaginário das mulheres e grande parte delas tem ao menos um amor platônico desses, mas existem mulheres que podem ter vários ao mesmo tempo.
Por mais estranho que possa parecer, isso também pode acontecer em pessoas próximas. Homens proibidos como o namorado da amiga, marido da irmã, às vezes até o padrasto podem gerar amores platônicos, justamente por serem “frutos proibidos” e impossíveis – ou não – de serem consumados.
Nesse caso, esse amor platônico pode ser confundido com fetiches, pois geralmente gera bastante excitação nas mulheres. Porém, bizarrices à parte, algumas mulheres podem nutrir um amor platônico pelo seu melhor amigo ou algum outro cara próximo a ela, mas que não a enxerga da mesma forma ou que é comprometido e feliz com a outra pessoa. Essas mulheres podem nunca revelar o que sentem, mantendo esse amor secreto e surreal pelo resto da vida, enquanto algumas podem se atormentar tanto na dúvida que podem acabar se declarando.
O amor platônico pode, de certa forma, ser bastante benéfico, pois estimula a criatividade, traz felicidade, sensação de prazer e bem estar; porém, tudo tem seu limite. Quando esse desejo e imaginação começa a confundir sua cabeça de forma que você não saiba mais discernir o real do irreal, como imaginar que o homem sente o mesmo por você apenas por te cumprimentar, e já imaginar mil situações como se fossem ter um futuro juntos com casamento, filhos e tudo que vem no pacote, cuidado!
Quando uma mulher começa a surtar ou faz de tudo para se aproximar da pessoa apenas para ter um momento próximo a ele, quando altera sua vida em favor desse homem, muda sua rotina ou seus objetivos de vida, ou seja, quando coloca esse “amor” à frente de si mesma e da família e amigos, isso pode significar que essa imaginação não é mais saudável. Enquanto o sentimento proporcionar diversão e pensamentos prazerosos e secretos, tudo bem. Agora, quando isso passa a alterar de fato sua vida ou mexer demais com sua cabeça, é melhor se afastar.
A neurose pode chegar a tal nível que a mulher terá que recorrer a um acompanhamento psicológico. Se você não estiver conseguindo se desapegar desses sentimentos e sensações por conta própria, realmente é aconselhável procurar ajuda profissional, pois isso pode estar ligado a alguma questão pessoal do passado, de explicação freudiana que apenas um psicólogo poderá desvendar.
Mas, antes disso, procure você mesma, com ajuda de suas amigas, superar esse idealismo. Uma forma de superar pode ser conhecendo e se envolvendo com outro homem que te satisfaça por completo ou, até mesmo, conhecendo o amado platônico mais de perto, pois conhecendo defeitos, manias e imperfeições, o encantamento pode se quebrar por conta própria. Então, apenas cuidado para não achar outra vítima para o seu louco amor platônico.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]
Acho que já tive tantos amores platônicos que podia escrever uma dissertação, rsrsrs. Não é só uma questão de gostar de uma pessoa impossível, no meu caso é quase como se eu buscasse pessoas impossíveis. Tudo piora mais um bocado pelo fato de que, sendo lésbica, só me apaixono por mulheres que são hétero, a maioria casada e com filhos. Mas, depois de muito esforço e de um afastamento quase que total, essas paixões acabam minguando, até que param de doer e a pessoa não tem mais tanta importância (embora lembrar delas sempre dê um apertinho no coração). Enfim, sempre passaram essas paixões até agora... Geralmente demoram alguns meses, mas os amores se vão. Só que já faz dois anos que eu estou completamente apaixonada pela minha professora, que é tmb minha melhor amiga, minha confidente, minha diva (rsrs). E eu sei que o melhor remédio é me afastar, até pq já sofri muito por causa dela, já chorei muito, já mudei toda a minha vida e meus planos só pra fazer tudo para agradá-la, já desmaiei de ansiedade com medo de ir mal em provas dela e assim ela se desapontar comigo... Mas mesmo sabendo que o melhor é me afastar (até pq ela já não é mais minha professora, foi no ano passado), eu não conseguiria fazer isso nunca, pq ela é a pessoa que mais amo no mundo, não simplesmente de forma apaixonada, mas tmb como amiga. Perder ela seria como perder a base da minha vida, da minha segurança, da minha amizade, de tudo... O que devo fazer?
Eu já tive vários amores platônicos mas agora estou enlouquecida pelo principe Harry da Inglaterra, tudo começou quando disseram que ele estava namorando uma brasileira, não sei o que me deu mas eu comecei a prestar a atenção nele e agora estou doente por ele. Penso nele o dia inteiro, não paro de ver coisas sobre ele na internet,e cada dia que passa tenho mais vontade de conhecê-lo, o pior é que nem inglês eu sei falar e ele não fala uma palavra de português,sem falar que ele já veio ao Brasil duas vezes, mas agora acho que nem pensa em vir mais, eu não penso em casar e ter filhos com ele, porque apesar de tudo, sou muito realista, me contentaria em ter apenas uma noite com ele. Está difícil gente, só quem tem um amor platônico sabe o que é.
Me chama para conversarmos estou passando pela mesma situação
Whats 54984118512
Assisti ao show Amigos em Porto Alegre recentemente e acabei arranjando um amor platônico. E , pra piorar , é pelos dois irmãos.
SOCORRO. Quando eu lie esse site me deu um aperto no coração pois percebi que tudo o que está escrito acontece comigo. Pois eu tenho um amigo que no qual eu tenho esse amor platônico por ele, admiro o seu caráter e inteligência. E isso aumenta cada vez mais quando eu converso com ele pois eu não sei se ele gosta também de mim como eu gosto dele e também não sei se esse sentimento é algo passageiro detalhe nos conhecemos a mais de 2 anos no início ele dizia que gostava muito de mim mas eu era muito criança e não percebia essas indiretas e atualmente ele já me fez elogios e disse que não vai na minha casa por vergonha dos meus país. Ele é um homem experiente mais velho que eu. Mas o pior de tudo é que eu fico no mundo das ideias e não consigo expressar o que eu sinto por ele e eu chego ao ponto de não ter coragem nem de abraçar ele talvez seja porqualsa da minha tímidez. A verdade é que eu não me expresso por não saber o que ele vai disser ou pensar de mim. Pois ele pode ser assim comigo por gentileza já que ele é uma pessoa muito amigável. E pode ser assim com muitas mulheres. É um amor impossível...me ajudem eu posso abrir meu coração pra ele? Detalhe por via mensagem pois eu não teria coragem ou espero no que vai dar isso. Mas eu não gosto de imaginar ele com outra pessoa acho que eu tenho uma obsecao por ele mas não expresso isso pra ele.
Seja feliz tendo amor platonico, não vale a pena ouvir o mundo seja vc. A vida é curta saiba aproveita-la a opinião dos outros é o de menos tenha força para lutar do que vc gosta.
Pra mim não é estranho sentir algo assim, a vida é minha o sentimento é meu pronto!!! Se for pra criticar foda-se tenho coisas mais importante pra fazer do que ouvir alguém que queira me criticar. Só digo uma coisa a vcs que tem esse amor platonico por famosos continuem não é nada demais é normal muita gente tem eu já tive muito disso vou citar alguns: Leonardo Dicaprio, Jean Claude Van Damme, Michael Jackson, Ian Somerhalder, Rodrigo Santoro, etc. Tô nem ai se tenho ou deixo de ter prefiro ser eu do que ser outra pessoa na face da terra!!!
Tenho 17 anos e tenho uma paixão platônica pelo Justin Bieber há 5 anos, é muito forte, eu me envolvo com outros garotos, vou em festas, tento me divertir ao maximo mas ele não sai da minha cabeça, penso nele o tempo todo, imagino histórias de nós dois ,odeio toda mulher que eu acredito que já tenha se envolvido com ele, sei que já estou passando dos limites mas eu não consigo tirar ele da minha mente, estou ficando louca rsrsrsrs
Estou na mesma situação! kkkk Ai, Justin...
Tenho um " AMOR PLATÔNICO ", Pelo Luan Santana, eu imagino nós dois juntos, namorando, noivos, casados, morando juntos com filhos... me imagino sempre com ele me faz bem, me faz me sentir mais perto dele, mais feliz, e ao mesmo tempo por ele não me conhecer tenho medo dele namorar com outra... e eu sofrer, eu quase parei de me apaixonar por ele e amar ele apenas como uma FÃ, mais não deu... desde 2010 que eu sou fã dele tenho esse " AMOR PLATÔNICO " , e Penso sempre, rezo para dar certo, esses dias atrás, eu pensei " AAH, BOBAGEM NÃO VAI DAR CERTO ELE É 10 ANOS MAIS VELHO QUE VOCÊ, VOCÊ SÓ TEM 13 ANOS VAI FAZER 14", mais dai eu lembrei " PODE DAR CERTO, A NAMORADA DO MEU AMIGO, TEM 19 ANOS E ELE 29 " , e também lembrei, que a Kelly Key antes de Namorar com o Latino ela nem famosa era... eles se conheceram em um Show na cidade dela e ele Se Apaixonou Por ela aos 13 anos e ficaram, mais Quando ela Completou 15 Oficializou o Namoro, e ele tinha 24 e Ela 14 e eu Penso, que Pode dar certo... e Penso que seria tudo Perfeito, mais tenho medo de Perder ele... sempre quis alguem na minha idade, sabe, mais não sei Porque acabei me Apaixonando por ele e Imagino nós dois, acho que Tudo começou por causa de uma Fanfic que eu comecei a ler e imagina-va nós dois e ai começou o " AMOR PLATÔNICO ", Recomendo a Vocês Que ao Mesmo tempo que é bom é Ruim ter um Amor Assim, então nunca leia uma fanfic, biografias e nem fique focada na vida do seu Idolo ou coisa do tipo, porque Pode acontecer de Gerar Isso !
Tive um amor assim eu chorava , sonhava esperei sla eu fiz tanta coisa mais o cara nem sabia que eu tava la ele e amigo dos meus primos , ele e bem branco cabelos grandes e bem loiros olhos negros e brilhanttes igual perolas negras , tem uma voz linda que para segurança, era meu princepe das trevas meu rockeiro , era meu sonho de consumo e isso foi por 6 anos dos 16 aos 22 , nossa ele nunca olho pra mim entao um dia em uma festa ele tava la com os amigos e pha , ele me puxo e disse oi , ele fico olhando minha boca , ai minha amiga me puxo e eu disse opa pera la vo volta eu voltei e ele me puxo e me deu um beijo , nossa eu sla sai do mundo fui pra lua e voltei , dps desse dia ele me convidou para ver o por do sol , ele me ligava ficava planejando o nosso futuro e nisso eu me dei conta que oque ele queria na vdd era passa por cima de mim dos meus desejos , foi ai que aquele amor de 6 anos acabo em 2 meses , do fundo da minha alma eu prefiro lembra dele como meu amor impossivel.
Tenho uma amor platonico tambem. O pior é que eu ja tive oportunidade de falar com ele e tals. Eu olhava ele tanto que ele percebeu, e começou a mexer comigo. Mas eu sou mt timida e comecei a ignorar ele, achava que ele só estava me zoando. Todo mundo flava pra eu ir falar com ele, e se enchiam de tanto que eu falava dele.
Faz um mes que ele começou a namorar, qgora eu só choro e nem consigo comer. Nao sei se volto investir ou deixo ele em paz.
Amor platônico, é a mesma coisa que fica sozinho, porque você nunca consegue ficar com a pessoa que gosta, pelo menos comigo a vida inteira foi assim, eu aconselho a dizer Não ao amor platônico(Amor sofredor) isso é pura ilusão, só serve pra sofrer igual cachorro, as pessoas não dão valor pra amor declarado, melhor ir com calma ao bote