Não há assunto mais popular na TV, cinema, música e livros que o amor de verdade. A todo tempo somos bombardeados com a ideia de que temos que encontrar a nossa alma gêmea e ser feliz para sempre, afinal, só assim poderemos alcançar a felicidade.
Mas várias vezes as pessoas acreditam estar amando alguém, e com o passar do tempo percebem que foi apenas uma paixão repentina, muitas vezes intensa, porém repentina.
Seu coração dispara cada vez que ele te chama e suas mãos ficam toda suadas sempre que ele está por perto. Você acha que ele pode ser “o cara.” Mas como saber se isso é verdadeiro ou apenas algo da sua imaginação? Uma paixão ou amor de verdade?
Dennis Neder, psicólogo e autor do livro “Being a Man in a Woman’s World”, em português “Ser um Homem no Mundo das Mulheres”, diz que o amor tem três fases, a fase da paixão, a fase de ligação e o estágio familiar.
Dr. Neder diz que na hora de saber se é amor de verdade é importante a pessoa a saber se ela leva em conta esses três estágios.
O estágio da paixão é quando você não pode esperar para estar com a outra pessoa. Esta é a fase romântica do amor, diz o Dr. Neder, que adverte que é nesta fase que a maior parte das pessoas acha que é “amor de verdade”, e muitas vezes se engana.
Claramente esta é a fase em que parece que o tempo não passa quando um está longe do outro, que nada parece fazer sentido, e que a vida a dois será perfeita, porém essa fase passa rapidamente, pois se trata apenas de paixão.
Segundo o Dr. Neder, a segunda fase é a da ligação. Durante esta fase você começa a conhecer a outra pessoa e começa a fazer planos para a sua vida em torno do outro.
Se você continuar nesta fase e gostar da pessoa, eventualmente entrará na terceira fase, que ele chama de “fase familiar”.
A “fase familiar” acontece quando você já estabeleceu um padrão de vida que envolve a outra pessoa, ou seja, praticamente tudo o que você faz envolve ou pode envolvê-la.
Sua própria vida muda para se adaptar à do seu parceiro, e segundo muitos profissionais da área, como psicólogos, acreditam que é neste momento que o amor de verdade começa.
“Amor significa nunca ter que pedir desculpas”, pelo menos isso foi dito no filme Love Story, mas quando alguém pergunta qual a definição do amor de verdade, qualquer pessoa tem que parar para pensar. Talvez seja porque tenha significados diferentes para cada um.
O verdadeiro amor é quando a pessoa se preocupa com a saúde, bem-estar e felicidade da outra em um grau maior do que a sua própria saúde, bem-estar e felicidade.
Christiane Northrup, autora do livro “Women’s Bodies, Women’s Wisdom”, em português “Corpo das Mulheres, Sabedoria das Mulheres” e “The Wisdom of Menopause” – “A Sabedoria da Menopausa” define da seguinte maneira: “amor de verdade é quando você se importa tanto com a outra pessoa que permite que ela tenha o espaço e tempo necessários para ser tudo o que ela quer ser”.
Por outro lado, se alguém diz a você: “Se você me ama, você…”, isso não é amor de verdade, diz o Dr. Northrup, pois quando é amor não é necessário provar.
Kathlyn Hendricks, Ph.D, e Gay Hendricks, Ph.D., autores do livro “Everlasting Love” em português “Amor Eterno”, dizem que o amor de verdade acontece quando você muda o compromisso que tem com a outra pessoa do inconsciente ao consciente.
“Quando você ouve as pessoas dizerem: ‘Os relacionamentos dão muito trabalho”, esta é uma expressão que vem do compromisso inconsciente”, diz Kathlyn Hendricks.
Compromisso consciente, segundo o Drs. Hendricks, significa que você irá revelar o seu verdadeiro “eu” para o seu parceiro e apoiá-lo em qualquer momento, seja ele bom ou ruim.
Laurie Moore, Ph.D., diz que o amor vem de um coração aberto “quando vocês estão juntos e se sentem abertos e seguros um com o outro ao mesmo tempo” isso pode ser amor, porém ela acredita que mesmo assim isso não significa que ele será o seu parceiro para o resto da vida.
Então como é que alguém pode saber se está vivendo um amor de verdade?
Veja o que os experts falam:
A paixão e o amor de verdade muitas vezes confundem as pessoas, porém se fosse tão simples conseguir identificar e diferenciar um do outro, de repente não haveria tanta graça.
Essas são algumas dicas, porém abra o seu coração e ao mesmo tempo os seus olhos e mente; isso já ajudará a identificar o amor verdadeiro.
Procurei e continuo procurando até hoje se realmente estou, enfim amando essa pessoa de verdade, pois irá fazer 8 meses que terminei uma relação que tive por pouquíssimo tempo e não entendo por que ainda sinto saudades, me sinto infeliz com a distância, me sinto culpada por ter decidido ir embora, não entendo por que penso nele ainda, por que quero está com ele, por que tenho quase certeza que não irei encontrar ninguém que se compare a ele, por que também sinto que ele deve está sentindo o mesmo que estou sentindo. As vezes sinto uma dor tão grande, que não consigo suportar, já perdir várias noites de sono, me pego a pensar nele constantemente, já tive outros envolvimentos, mas nada que me fizessi o esquecer e passar a sentir o mesm que sinto ainda por ele. Nunca passei por isso. Está difícil de lidar. Sinto que não terei capacidade de chegar a me apaixonar por ninguém mais, se eu não o tirar de minha cabeça. Isso é amor? Será que é amor?