Um grande componente de uma relação bem sucedida é a autenticidade: quando você é quem você é, verdadeira às suas origens e genuína, você pode desenvolver, nutrir e manter uma intimidade saudável e satisfatória. Mas muitos falham em suas relações porque não são autênticos. Ter a coragem de desenvolver sua autoconsciência e fazer a mudança necessária para se tornar autêntica é a coisa certa para saber como conquistar um namorado de forma correta.
– Você traz para a relação a sua verdadeira face: se você não usa máscaras, não faz joguinhos, não manipula e não faz seu parceiro se comportar de jeitos que ele não quer.
– Você não sucumbe a fazer coisas que não quer fazer só para agradar o outro.
– Você não tem medo de expressar seus medos e necessidades. Fala com seu parceiro sobre elas abertamente.
– Você não nega comportamentos que não gosta em você e não os projeta no parceiro. Ao invés disso, você tem noção deles e evita deixar que eles machuquem a relação.
– Quando você é autêntica e verdadeira consigo mesma, está em contato com sua vontade – seja o que for que você queira, deseje, espere para a relação e etc. Você não desiste da sua vontade somente para ter como conquistar um namorado ou para que ele continue te amando e não te abandone.
– Elas acreditam que expressar seus desejos verdadeiros irá custar caro.
– Elas têm medo de que “ser quem elas são” irá afastar seus parceiros.
– Elas pensam que usar máscaras é o modo mais fácil de estar com alguém.
– Elas trabalham com a percepção de realidade que “você precisa ser legal com seu parceiro e não insistir no que importa para você”.
– Elas têm medo de ficar sozinhas, por isso farão o que precisar para ter como conquistar um namorado, sendo legais com os parceiros para evitar o abandono.
[sc:artigos_relacionados]– Elas trabalham em um modo de autoestima baixa e não tem certeza de qual é o melhor modo de se comportar. Por isso agem e reagem da maneira que acham que irá levá-las a receber amor e apreciação, ao invés de agir da maneira que preferiria ter agido.
O fato triste é que as que se comportam desse jeito, ao longo da vida, e em qualquer relação que tenham, se afastam de sua própria autenticidade. Elas se acostumam a não serem verdadeiras consigo mesmas, manipulando-as em pensar que o jeito com que lidam com elas mesmas é a melhor forma de como conquistar um namorado, para evitar críticas e rejeição.
Se você não é autêntica, tentando escapar de críticas e rejeição esperando construir uma relação satisfatória, você provavelmente irá se pegar falhando por vezes seguidas. No começo, ao conhecer alguém novo, a conexão entre vocês pode ser incrível se você interage com seu parceiro não com autenticidade, mas de acordo com o que ele irá gostar. Você faz o que seu parceiro quer, sem se permitir expressar seu verdadeiro eu; você se compromete a ponto de se perder. Você dá o máximo que pode (às vezes sem receber muito em troca).
Enquanto no começo do namoro parece que é tudo maravilhoso, com o tempo as coisas deixam de ser saudáveis. Seu parceiro se torna dominante demais, abusivo, espera que você se comporte do jeito que ele quer e etc. E você, com medo da rejeição e de ficar sozinha, acata as expectativas e demandas dele.
Lentamente você começa a se sentir com raiva, desiludida, amargurada e querendo sair desse namoro, mas com medo de ficar sozinha de novo e não saber como conquistar um namorado.
Infelizmente, mesmo que a relação termine, você começará uma nova e, provavelmente, irá se comportar do mesmo jeito não autêntico. Mesmo após desilusões e fins de namoro você não tem coragem de ser autêntica, de ser quem você é. Até agora você esteve tão acostumada a não ser autêntica que está com medo de tentar ser!
Então como se curar disso? Como conquistar um namorado sendo autêntica e achar uma intimidade satisfatória? O melhor modo é:
– Reconhecer e aceitar que não tem sido autêntica até o momento
– Encontrar jeitos de entender o que te fez não ser autêntica: é devido aos medos que tem? Da criação que recebeu? Da necessidade de se sentir amada?
– Tenha a coragem de começar a ser autêntica – mesmo que pouco e com quem está próximo a você (no começo).
Embarque no desenvolvimento de autoconsciência: é uma jornada para seu eu íntimo, que você estará se observando e se tornará, em muitos aspectos, o que não foi até agora por não ser autêntica.
Juntar a coragem para embarcar no desenvolvimento de autoconsciência e fazer as mudanças necessárias para se tornar uma pessoa autêntica é a coisa certa que irá te levar a desenvolver uma intimidade bem sucedida como tanto deseja.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]