Existem aquelas pessoas saudáveis, bem ajustadas mentalmente e que são rápidas para engolir seu orgulho e pedir desculpas quando fazem algo errado.
Porém, também há aquelas para quem pedir desculpas não é algo tão fácil de se fazer. Recentemente, uma equipe de pesquisadores australianos e canadenses publicaram os resultados de um estudo no qual procuraram descobrir quais os tipos de personalidade são mais prováveis do que outras para se desculpar.
A nova pesquisa foi publicada online recentemente na revista Personality and Individual Differences.
Patrick D. Dunlop, da Universidade da Austrália Ocidental – University of Western Australia – e sua equipe recrutaram 139 adultos, com idade média de 31 anos; os pesquisadores também pediram para que os indivíduos que fizeram parte da pesquisa recrutassem um amigo, parceiro romântico ou um colega de trabalho – alguém que conhecesse por pelo menos um ano.
Cada um dos 139 indivíduos fizeram um teste de personalidade, e suas personalidades também foram avaliadas pelos amigos que eles haviam recrutado – e isto é importante porque a pesquisa sugere que normalmente, nossos amigos são melhores do que nós mesmos na hora de descrever a nossa personalidade com precisão.
Os participantes do estudo também responderam a um questionário com perguntas sobre quão provável (ou improvável) era que eles pedissem desculpas em determinadas situações.
Depois de analisarem os resultados da pesquisa, os pesquisadores descobriram que pessoas que tiveram pontuação alta em consciência e honestidade/humildade também eram mais propensas a se desculparem. Este estudo utilizou o modelo HEXACO de personalidade, que significa honestidade/humildade, emotividade, extroversão, afabilidade, consciência e abertura.
Os resultados fazem sentido intuitivo – pessoas conscientes tendem a ser eficientes e organizadas, por isso talvez a sua habilidade de organização os ajuda a pedir desculpas; também não é surpreendente que as pessoas honestas tendem a reconhecer com maior facilidade algo que fizeram de errado.
Mas, como apontam os pesquisadores, embora os psicólogos estejam começando a descobrir que tipos de personalidades são mais propensas a perdoar, a personalidade da pessoa que perdoa ainda não é muito bem compreendida.
A partir deste estudo também foi descoberto que as pessoas que tendem a concordar com mais frequência são menos propensas a perdoar rapidamente, e essas descoberta surpreendeu os pesquisadores.