8 Atitudes que Podem Acabar com um Relacionamento

Compartilhar

Excesso de drama realmente não faz bem para um relacionamento. Mas não considerar seus sentimentos e não se comunicar, de fato, com o parceiro, pode ser bem pior. Por isso, evite as atitudes a seguir se quiser manter uma relação saudável e promissora com a pessoa que você ama.

1. Passar por cima das mágoas

Aquela mágoa do passado que fica obscurecida pelo tempo pode voltar quando você menos espera. Por isso, deixar assuntos mal resolvidos pelo caminho não é uma boa ideia. Quando sentir que o seu parceiro diz ou faz algo que te incomode, seja clara: explique os motivos e fale de seus sentimentos até que esse realmente seja um assunto passado. Caso contrário, você deixará uma mágoa crescer até proporções que mal pode imaginar.

2. Pensar demais em tudo

Por outro lado, pensar excessivamente em cada detalhe de uma mágoa passada é muito prejudicial para a relação. A ideia é a seguinte: se vocês esclareceram o assunto e decidiram, juntos, superá-lo, não há motivo para retomar a mesma questão a cada momento. Por exemplo, se ele te traiu e vocês decidiram superar esse episódio, não faz sentido que a cada falha dele, novamente o assunto venha à tona. Esse é um jeito terrível de destruir a relação aos poucos.

3. Não ter abertura emocional

Pode ser que você não consiga expressar muito bem os seus sentimentos ou ache que está protegendo seu parceiro de alguma forma. Nada disso. Uma pessoa que realmente te ama estará apta a acolher suas dores, inseguranças e outros detalhes que fazem você ser a pessoa que é. Tentar se blindar emocionalmente pode ter consequências sérias a longo prazo, tanto para o relacionamento quanto para a sua saúde.

4. Confundir segurança com complacência

Ser complacente com o parceiro é basicamente deixar qualquer situação do jeito que está – mesmo quando lhe cause algum incômodo. Por isso, não confunda segurança com complacência. Isso é comum a muitos casais: a ideia de que evitar o conflito é o melhor a se fazer. Mas lembre-se, o lado emocional funciona como um bola de neve quando você não lida com os incômodos de frente.

5. Parar de fazer contato visual

Olhar nos olhos de outra pessoa é uma forma ímpar de conexão. E essa sensação é o que aproxima as pessoas e mantém os vínculos. Por isso, sempre olhe nos olhos do seu parceiro quando conversa sobre qualquer assunto, busque estabelecer essa sintonia sempre que possível. Se sentir que ele está se esquivando de um contato mais próximo, isso pode denotar medo de uma intimidade maior. Nesse caso, o diálogo pode ajudar a esclarecer alguma situação para vocês voltarem a estar conectados.

6. Querer conhecer seu parceiro plenamente

Claro que um casal divide parte da vida, da casa e dos planos, mas nunca deixamos de ser indivíduos. Isso significa que cada um sempre terá detalhes o que guardar para si. E, de forma alguma, esse é um fato negativo.

Essa dimensão individual é essencial para manter a saúde do relacionamento. Por isso, cada um pode e deve sair apenas com os amigos de vez em quando. Assim, quando vocês voltarem para casa, terão novas histórias e planos para compartilhar. Então, a ideia é mesclar momentos em casal com momentos de respeito à individualidade. Vocês não precisam estar sempre juntos para estabelecerem uma boa conexão.

7. Pensar que o passado garante o futuro

A história do casal pode ser linda, dessas que causam orgulho na hora de contar aos amigos, filhos e netos. Porém, o investimento em uma relação deve ser contínuo – ela não sobrevive sozinha e com base no que já foi. Vocês devem se valorizar, se apoiar e se comunicar todos os dias, mostrando o carinho que têm um pelo outro.

8. Deixar o contato físico de lado

Esse é um problema que acomete boa parte dos casais. Seja por conta da correria do dia ou de um afastamento, cortar o contato físico compromete diretamente a saúde da relação. É por meio do contato que vocês estabelecem a proximidade de um casal que tem desejo, amor, afeição. De outra forma, acabam virando apenas dois amigos – e não é isso que vocês querem.

Você acredita que um desses itens listados acima falha no seu relacionamento? Comente abaixo como pensa em mudar!

5 de 5 (1 Votes)
Compartilhar

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*