Ser abraçada não é uma das melhores coisas? Mantém você quente, relaxada, confortável e lhe aproxima dos seus entes queridos. Não importa se é com o seu parceiro, filho ou até mesmo com seu animal de estimação. O abraço pode melhorar o seu humor e a sua saúde.
Veja agora essas 6 razões de por que o abraço faz bem:
Abraçar faz mais do que apenas unir casais – esse ato também fortalece o vínculo entre uma mãe e seu bebê. De acordo com a revista Shape, a liberação da ocitocina pode inspirar bons sentimentos entre as mulheres e seus bebês, além de ajudar as mães a relaxar, fazendo com que a amamentação venha mais facilmente.
A ocitocina faz muito mais para você e para a sua saúde do que apenas se sentir melhor. Ela também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, o que é um fator importante de risco para doenças cardíacas.
De acordo com a revista Women’s Health Magazine, a liberação dos hormônios responsáveis pelo bom-humor que aumentam com um abraço também podem aumentar a sua imunidade e assim ajuda a evitar doenças.
Precisa falar mais alguma coisa? Um abraço pode te levar a momentos quentes, divertidos e sensuais, pois ajuda a te aproximar do seu parceiro também fisicamente.
Por outro lado, o abraço pós-sexo pode ser um momento muito importante para melhorar o seu vínculo íntimo com o seu parceiro.
De acordo com um estudo realizado pelo Archives of Sexual Behavior, os casais que se abraçam após o sexo estão mais satisfeitos com sua vida sexual e com o seu relacionamento.
Abraçar e ser abraçada realmente aumenta a sua felicidade no geral. De acordo com a revista Shape, o abraço estimula a liberação dos hormônios que fazem com que você se sinta bem, como a ocitocina, que cria uma sensação geral de bem-estar e alegria.
Tocar alguém libera outros produtos químicos chamados de endorfinas, que também são liberados depois de se exercitar ou comer sobremesas – você conhece esse sentimento!
A dopamina e a serotonina são outros hormônios que são liberados em um abraço, o que pode melhorar o seu humor e ajudar a diminuir a depressão.
O abraço diz ao seu cérebro para ele reduzir a produção do hormônio do estresse, o cortisol, diminuindo o estresse e a ansiedade.
De acordo com Women’s Health Magazine, isso faz com que você tenha maior probabilidade de adormecer em um horário razoável e ter uma boa noite de sono.
De acordo com um estudo publicado recentemente no Journal of Social and Personal Relationships, as tentativas gerais de intimidade física, como o abraço, podem levar a uma maior satisfação do relacionamento, estabilidade do mesmo, melhor comunicação e menos conflito nas relações.
Pequenas conexões físicas podem se perder em relacionamentos de longo prazo, mas nesta pesquisa eles afirmam que o contato físico frequente tem um enorme impacto nos relacionamentos, e não se trata apenas de sexo! Simplesmente um carinho ou um beijo possui papéis significativos no fortalecimento dos relacionamentos e os tornam mais estáveis.
Agora que você sabe que o abraço faz bem para a sua saúde, não tem mais desculpas! É hora de abraçar o seu bebê, seu parceiro, familiares ou até mesmo seus amigos de quatro patas para colher os benefícios da saúde e felicidade que os abraços oferecem.