As palavras cortam como facas e é fácil prejudicar o seu relacionamento com as feridas verbais de uma língua verdadeira. Considere se o que você pretende dizer ou fazer irá ser útil e construtivo para a outra pessoa e o relacionamento. Se não, essas frases podem ajudar a manter a paz.
Às vezes, a melhor coisa a se fazer é manter alguns argumentos guardados para si mesma, mesmo se não concordar com o seu parceiro. Abaixar a nossa defesa no calor da briga pode parecer um absurdo, mas na verdade é muito eficaz.
Esta é a resposta correta para quando ele perguntar se uma roupa caiu bem, ou se o novo corte de cabelo está bonito. Se a resposta não for essa, provavelmente você vai machucá-lo. Parar e ficar pensando ou dizer cada coisinha que aparecer na sua cabeça, pode ser muito prejudicial para um relacionamento.
Em um recente estudo realizado pela Universidade DePaul em Chicago nos Estados Unidos pelo pesquisador Sean Horan, foi examinado este tipo de mentira, conhecido como “afeto enganoso”, e descobriram que os participantes realizaram atos afetuosos falsos em média 3 vezes por semana. Enquanto os sentimentos verdadeiros estão lá, firme e forte. Afeto enganoso pode realmente ajudar a manter um relacionamento.
Há momentos em que seu parceiro realmente quer saber o que está acontecendo, o que está errado. Mas às vezes ele só quer um pouco de tranquilidade. Os especialistas chamam este tipo de mentirinha como um “escudo de proteção”, um método destinado a proteger o seu parceiro do estresse que ele não pode fazer nada a respeito.
Mesmo se você não entende realmente tudo, é importante mostrar que consegue se conectar com o seu parceiro, seus sentimentos, o que acontece com ele. Empatia – a capacidade de reconhecer e compartilhar os sentimentos da outra pessoa – é a parte mais importante de qualquer relacionamento.