A ausência do apetite sexual pode ocorrer tanto por causas físicas como psicológicas. Identificar os motivos que influenciam essa falta de desejo pode ser o primeiro passo, segundo alguns especialistas, e para que assim as mulheres possam voltar a senti-lo.
A falta do desejo sexual afeta mais as mulheres do que os homens, como explica a psicóloga e especialista em sexualidade Silvia Garcia Sanz, que também fala que há uma diferença entre a perda temporária do desejo ou falta de vontade de uma pessoa em uma circunstância ou situação.
A sexóloga conta quais são as razões mais frequentes que afetam o desejo sexual e dá dicas para identificar os seus efeitos e recuperar o apetite sexual de maneira saudável.
Quantas vezes você já escutou a conversa de amigos, colegas de trabalho e familiares que dizia: “Eu não tenho tempo”.
A sobrecarga de tarefas, trabalhos domésticos, planejamento de compras e compromissos familiares influenciam diretamente no desejo sexual.
Por isso, a psicóloga explica que o estresse, quando nos sentimos com muita coisa para fazer em um curto período de tempo, dá a impressão que esconde o desejo sexual. “Não há tempo para o sexo, para se concentrar ou para sentir prazer, porque alguns dos sintomas do estresse são irritabilidade, cansaço, insônia e fadiga.
Dicas para recuperar o desejo quando se sinta estressada
Silvia Sanz aconselha a priorizar e dedicar tempo a algumas tarefas da sua vida que você está deixando de lado, como se cuidar, mimar-se e se sentir sexy, já que isso poderá te ajudar a melhorar suas relações sexuais, dando-a mais espaço e contribuindo a diminuir o estresse.
A sexualidade está em sua cabeça, por isso a sexóloga explica que se você teve más experiências, isso pode gerar um certo mal-estar ao lembrá-las em vez de excitá-la, condicionando a sua vida sexual.
Da mesma forma que a falta de educação sexual ou as conotações negativas que aprende a respeito do sexo ou inclusive aquelas histórias que podem relacionar o ato sexual a algo sujo ou tabu também afetam o seu desejo sexual.
Dicas para recuperar o desejo sexual devido à falta de informação
De acordo com a especialista do assunto Silvia Sanz, o ideal é perder o pudor ou a preguiça na hora de se informar a respeito de assuntos relacionados ao sexo e à sexualidade, já que isso irá ajudar a esclarecer algumas ideias erradas que tenha a esse respeito, além de te ajudar a abrir a mente.
A respeito das más experiências anteriores, a comunicação é a maneira ideal de solucionar o problema.
Outra solução é conversar com o seu parceiro, pois ele pode te ajudar mais do que você imagina.
Agora, se você sente que precisa de algumas “pautas” para manter essa conversa, a especialista aconselha a procurar um sexólogo, que pode te ajudar a definir os passar e a caminhar até uma ótima vida sexual.
Se cada vez que você tem um encontro sexual se sente frustrada por não conseguir chegar ao orgasmo, isso pode interferir na sua concentração e no desejo sexual de suas próximas relações.
Silvia Sanz explica que mesmo o orgasmo não tendo de ser o principal objetivo, é algo que pode se converter em obsessão, chegando a afetar o apetite sexual.
Dica para recuperar o sexo quando o orgasmo se torna uma obsessão
“Conhecer os seus órgãos genitais e como os estimular pode ser algo básico e imprescindível para conseguir chegar ao orgasmo com o seu parceiro” revela Silvia.
Em alguns casos as mulheres estão tão preocupadas em como os seus parceiros as veem durante a relação sexual, que não se permitem desfrutar da experiência e muito menos chegar ao orgasmo.
Dicas para recuperar o desejo sexual quando você não consegue se concentrar
Deixe de pensar que o seu parceiro está olhando os seus peitos, se está reparando na sua barriga, vendo as suas imperfeições físicas ou qualquer outra coisa na sua aparência, pois isso não é a melhor maneira de relaxar e aproveitar a relação sexual.
Silvia Sanz aconselha as mulheres a se concentrarem em apenas uma coisa: o prazer. “Você não pode dar ao outro o que não é capaz de dar a si mesma” explica.
Neste caso, a sexóloga insiste que geralmente os homens não são conscientes do que está acontecendo de verdade com as mulheres, e que perguntar durante o ato sexual se ele percebeu que ela engordou, ou deixar de experimentar diferentes posições sexuais por que acredita que não favorece a sua aparência é o pior que se pode fazer, tanto para o seu próprio prazer como para o do seu parceiro.
A especialista aponta que muitas mulheres costumar fazer sexo somente com as luzes apagadas, o que é outro grande erro, já que os homens, em geral, são muito visuais e se excitam com o que vêm.
“Pouco a pouco irá ganhar confiança, mas para isso tem que começar a se expor. Goste de si mesma como ele gosta” aconselha.
Lembre-se que você é a responsável pelo seu próprio prazer, e mesmo que para muitas mulheres isso possa resultar em algo incômodo, falar o que você gosta ou não é a única maneira de ter uma relação sexual satisfatória.
Não é fácil para o seu parceiro te satisfazer sexualmente se ele não sabe o que você gosta ou quais são as suas necessidades.
Dicas para recuperar o desejo sexual quando você não fala o que gosta
De acordo com a especialista Silvia Sanz, é normal que o homem busque satisfazer a sua parceira se ela expressar as suas necessidades de uma maneira que não machuque o seu ego; ele gosta disso.
“Diga o que gosta e quer na cama, sem fazer exigências ou censuras. Você pode conduzir a mão do seu parceiro suavemente e expressar o que gosta durante a relação sexual. Não fique muda e muito menos passe ao outro extremo de guiá-lo como um general” aconselha a sexóloga.
De repente a mulher não sabe quais são suas zonas erógenas e isso a única pessoa que pode ajudar da melhor maneira possível é ela mesma, já que ninguém a conhece tão bem quanto ela mesma.