Ninguém é perfeito. Esse é um fato que nos damos conta uma hora ou outra durante a vida. Mas para manter relações saudáveis, é preciso ter uma via de mão dupla. Ou seja, não adianta você ser uma pessoa bem intencionada e não encontrar o mesmo sentimento no lado oposto. Seu parceiro pode ser extremamente charmoso, bem-sucedido e comunicativo, mas se não tiver boa parte das características a seguir, talvez não seja uma boa escolha a longo prazo.
Não há nada pior do que se relacionar com uma pessoa extremamente fechada, que não expõe os sentimentos e de quem nunca é possível saber o que se passa pela cabeça. Isso dificulta a comunicação e cria uma distância entre o casal.
Essa postura pode estar relacionada a algumas questões psicológicas, por isso vale conversar com o seu parceiro e procurar ajuda profissional quando necessário. Agora, se o seu parceiro é um livro aberto e fala tudo o que sente, você tirou a sorte grande.
A confiança é a base de uma relação. Então, fica simples imaginar por que essa característica é tão importante em um parceiro. Se ele mente para você, diz uma coisa e faz outra, fique de olhos bem abertos. Ele pode ser um mentiroso patológico, mas não cabe a você resolver essa questão. Lembre-se: quando um não quer mudar, não há esforço que proporcione tal mudança.
Ser aberto é um dos passos para estabelecer uma relação de intimidade, mas essa segunda é mais profunda e integra outras características do casal. Dar espaço à intimidade é permitir que o outro faça parte de sua vida, do seu dia a dia. Se ele nunca te apresentou à família e amigos, mesmo após um longo período de relacionamento, fique atenta.
Sabe aquela pessoa que diz uma coisa e faz exatamente o que diz? Isso se chama coerência, um dos aspectos da autenticidade. Ser autêntico é ter uma postura, defender causas e opiniões de forma firme e consciente – o que não significa ser cabeça dura, que fique bem claro. Essa característica tem mais a ver com personalidade, com aquele traço único que torna uma pessoa tão especial.
Pode ser que o sexo entre vocês dois não fique bom do dia para a noite. Talvez vocês precisem conversar, deixar alguns tabus de lado e se entregarem um ao outro. Mas fato é que, se nada funcionar, a situação fica muito complicada. É preciso que em algum nível vocês tenham harmonia na intimidade e o desejo seja recíproco.