O sexo masculino é conhecido como um gênero viril e com a libido sempre pronta para ser ativada com o menor estímulo. Porém, assim como muitas mulheres, também é frequente a falta de desejo masculino. Na verdade esse é um problema menos comum nos homens, pois geralmente o que ocorre com a maioria é a disfunção erétil, quando existe a excitação mas a ereção não é concluída de forma satisfatória. Porém, casos raros e algumas exceções levam à falta de desejo masculino como causas físicas e outras psicológicas.
A libido é aquela sensação de prazer causada pelo instinto e está relacionada à atração entre duas pessoas, aquele interesse que leva às vias de fato e à preservação da espécie através da consumação do ato sexual. A libido é, portanto, inerente à vida por ser uma energia vital para o ser humano e seus relacionamentos.
Alguns medicamentos, redução da testosterona ou outros problemas podem interferir na “saúde” da libido e minar com o desejo do homem ou diminuí-lo drasticamente. Para melhorar a libido não há um medicamento voltado para isso até então, apenas quando as causas são de baixa da testosterona, caso contrário, o problema deverá ser tratado caso a caso com um acompanhamento psicológico adequado em um processo lento com o apoio, principalmente, da parceira.
Muitos homens que percebem a falta de desejo masculino não procuram médicos e nem se abrem com suas parceiras e isso pode fazer com que o relacionamento do casal comprometa-se cada vez mais. Geralmente por vergonha e preocupação sobre sua real masculinidade os homens evitam resolver o problema, acreditando ser apenas um pequeno problema passageiro que, na realidade, pode não passar se não for tratado. Acompanhe abaixo as 13 maiores causas da falta de desejo masculino.
A andropausa ou distúrbio androgênico do envelhecimento masculino pode ser uma das causas que explica a falta de desejo masculino. Ocorre entre os 40 e 55 anos quando os homens passam a se sentir diferentes com sintomas semelhantes à da menopausa da mulher (exceto a interrupção da menstruação, obviamente). Nesse período, há uma baixa no nível de testosterona no organismo, reduzindo assim a produção de espermatozoides e geralmente reduzindo o apetite sexual.
Outros problemas além da andropausa podem levar à redução da produção do hormônio testosterona, como a ingestão de alguns medicamentos. Se essa redução anormal for detectada pelo médico, é possível resolver facilmente a questão com o consumo via oral de medicamentos prescritos de reposição dos hormônios, adesivos para a pele ou injeção intramuscular.
O excesso de consumo de álcool e a ingestão constante da bebida, principalmente quando leva ao alcoolismo, pode causar a falta de desejo masculino. O mesmo ocorre com o consumo de algumas drogas poderosas, como a cocaína. Esse consumo de drogas lícitas e ilícitas pode afetar tanto a mente do usuário quanto seu organismo, inibindo um desejo latente. Em alguns homens, o efeito pode ser o oposto e levar a uma excitação exagerada, mas isso varia de pessoa para pessoa.
É raro, mas a anemia quando o homem tenha tido hemorragias pode levar à falta da libido masculina. Pode ser resolvido com a melhora do quadro anêmico e incentivo da parceira.
O hipertireoidismo está diretamente ligado à produção de hormônios da tireoide. Essa disfunção faz com que a glândula pituitária produza o hormônio prolactina em excesso, alterando os níveis de desejo sexual para baixo.
[sc:artigos_relacionados]Não só as mulheres se preocupam com a aparência, os homens também gostam de estar em forma para desempenhar suas funções sexuais de forma mais satisfatória e ter uma performance ágil e máscula na cama. No caso de homens que engordam muito, esse desempenho na cama pode ser comprometido pela lentidão dos movimentos e gerar uma falta de desejo sexual. O problema pode ser resolvido com a perda de peso.
Alguns medicamentos receitados pelo médico como alguns tranquilizantes, antidepressivos e até mesmo o finasteride (um medicamento usado para regularizar alguns problemas na próstata) podem levar a consequências e efeitos colaterais como a falta de desejo masculino. Assim que o medicamento for interrompido, o apetite deverá retornar ao estado natural normalmente.
Algumas doenças mundiais como a diabetes podem contribuir para a falta de desejo masculino. Isso ocorre pela falta de disposição e energia para desenvolver atividades no dia a dia, inclusive dar continuidade à vida sexual, e muitos acabam deixando de lado a prática.
Homens e mulheres sofrem depressão constantemente, isso não é novidade para ninguém. A depressão pode estar relacionada a mil e um fatores subjetivos do indivíduo. A maioria dos homens, quando acometido pela depressão, não assume seu próprio estado e, por isso, é muito importante que a parceira, amigos ou familiares percebam o problema, orientem-no e acompanhem-no a um psicólogo para que o desconforto e mal estar mental seja rapidamente resolvido.
O estresse, assim como a depressão, é um problema mundial. Com a vida urbana agitada, responsabilidades e problemas do dia a dia, parece impossível se manter uma pessoa zen. De fato, o estresse acomete muitos homens e geralmente está vinculado ao excesso de trabalho ou outros problemas profissionais. O estresse é uma das causas que mais atrapalha os homens nas relações sexuais, pois além de reduzirem o apetite sexual, comumente levam à impotência.
O cansaço, tanto físico quanto mental, também está entre as maiores causas da falta de desejo masculina. Mais da metade dos homens apontam esse motivo como o primeiro da lista. Homens que costumam estar sempre atarefados, ansiosos e cansados perdem o desejo sexual. Tirar umas férias fora de época para descansar e renovar as energias pode resolver o problema.
Muitos homens podem ter uma homossexualidade reprimida, não tendo se descoberto ainda ou não aceitarem sua orientação sexual permanecendo enrustidos. Deixar de sentir atração por mulheres é muito comum nesses casos, porém, se o desejo não aparecer nem em homens, o problema pode ser outro.
A falta de desejo da própria parceira pode repercutir na falta de desejo masculino, por consequência. Neste caso, vale conversar entre si e achar uma solução em conjunto. A rotina sexual também é um fator que leva o homem a perder libido; isso geralmente ocorre em relações duradouras e por isso é fundamental esquentar o relacionamento com jogos sexuais ou locais inusitados. Deixe o tabu de lado e crie situações sexuais interessantes que instiguem a libido, pois em quatro paredes tudo é válido.
Todas as causas psicológicas citadas podem ser tratadas com terapia, e geralmente a falta de desejo leva de médio a longo prazo para ser sanada por completo. Em certos casos que envolvem a parceira, é indicada a terapia de casal e as causas físicas podem ser resolvidas com medicamentos e outros tratamentos orientados pelo especialista.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]
Sou casado ha mais de 10 anos.
De uns tempos pra cá minha esposa engordou muito.
Nao tenho vontade mais de transar com ela, apesar de bater uma quase diariamente no banheiro.
A gente transa uma vez a cada 2 semanas.
Sei que ela sente que algo mudou (nao acho que sinta tanta falta, mas o meu não interesse a incomoda)
Nao posso dizer o que penso pois ficará muito chateada, mas indiretamente dou uns toques (até a matriculei em uma academia, mas ela nem vai). Não acho justo ela relaxar tanto! Eu me esforço pra ficar em forma!
Sinceramente é tudo, senão irão ser 2 infelizes, vc e ela; vc por não ter vontade e ela por não saber pq.
Converse com sua parceira. Se separar e arrumar outra opor causa do corpo vai lhe trazer muita decepção. Muita gente fútil hoje em dia que só pensa em cuidar do corpo.
Se voce ama sua mulher, incentive ela a sair dessa situação. Conversa é a melhor solução nesse caso.
Tente conversar abertamente com ela, o diálogo é fundamental em uma relação, pois ela pode pensar mil coisas sobre você. Então é melhor escolher um bom momento para conversar e dizer que vc acha q ela devia se cuidar mais.
Se separa e procure outra q tenha um corpo q satisfaça já q vc não sente mais tesão por ela ter engordado e deixe ela livre pra outra q a queira e sinta muito desejo por ela !
Como assim se separa e procura outra? E é objeto pra trocar quando ta ruim? O amor vai além de sexo...e isso nao se joga fora. Isso é um problema facil de resolver apenas com conversa e incentiva-la a se cuidar mais.
Mandou bem querido.
Porque a solução é sempre abandonar o marido? Ou a esposa?
Porque não propor algor diferente? Fora do comum? Se vocês estão juntos até hoje, é porque algo os uniu e anda une. Em nenhum momento vi você reclamar da pessoa que ele é, e sim da tratativa que ele está tendo com você. Falta de carinho, de sexo, etc. infelizmente, estou passando um probleminha no casamento. Minha esposa sempre teve fogo de sexo e eu sempre tive fantasias loucas. Uma dessas já foi realizada e adoro repetir, já ela não gosta dessas minhas fantasias e vive inventado desculpas ou dizendo que não. Sendo que ela sabia de todas elas antes mesmo de casar, ou seja, joguei limpo desde o começo do que gostava e ela até então aceitou. Já hoje não aceita mais, com isso meu tesao por ela no dia a dia vem diminuindo. Antes mesmo se ela não topasse ainda conseguia imagina-la realizando tudo. Mas não mais.
Acho que você deve procurar realizar sua fantasia, realizar fantasia dele também. Vista-se pra você, procure novos amigos e amigas.
Eu imagino q homem nenhum deixa de ter vontade de fazer sexo com uma mulher gostosa!
Marquinha de biquíni, bronzeada, cabelos macios e cheirosos, roupas provocantes, etc. A realidade é q ele pode não sentir desejo por vc mas irá sentir desejo pela vizinha gostosa!
Sem ser muito machista, isso se encaixa para o homem também, ficar gordo, careca e peludo... não adianta de nada!
Toma um bronze, entra numa academia, mantenha uma atividade física constante, assista pornografia, se masturbe, não deixe que a falta de alibido do seu parceiro tire a falta de alibido de outros! Fique gostosa!
Todo homem quer comer uma gostosa!
Concordo plenamente.
Minha relação andava muito mal, não fazíamos amor por dias.
Até em um momento que minha esposa mudou, me deu uma assinatura da playboy de presente e no cartão escreveu q iria ficar tão linda quanto qualquer modelo desta revista, era para eu comparar!
De lá pra cá, três anos atrás, ela tem frequentado academia todos os dias, feito dietas saudáveis, melhorou o humor, deixou os cabelos crescerem... Com a força de vontade dela eu acabei entrando nessa vida também, academia diariamente, corridas aos finais de semana, dietas, etc.
Nossa qualidade de vida melhorou muito e o sexo também. Pegar um bumbum durinho e um peitinho delicado... deixa qualquer um louco de desejo!
Não Sei o que fazer! Estou com meu marido há 9 anos e as coisas sempre funcionaram muito bem entre a gente. Casamos há 1 ano e desde um pouco antes da lua de mel ja sentia que ele estava diferente. Não me procurava como antes e nao parecia com o mesmo fogo. Assim que casamos eu sempre tentava fazer xowisas diferentes, dormia com lingeries diferentes e nada. Um dia nao aguentei e falei pra ele como me sentia, achava que o probllema era comigo. Acho que isso piorou as coisas, pois ele passou a se culpar por nao me satisfazer. E ficava tenso d+ quando iamos transar. O sexo passou a ser mecanico e tenso, sem envolvimento. Logo depois que casamos acabei engravidado o que piorou mais ainda. Agora estou gravida e 8 meses e há 6 meses não sei o que é sexo.
Depois de muita insistência ele foi ao médico. Segundo o médico, de acordo com o exames não havia nada que justificasse a falta de desejo. Ele está muito cansado, sem ânimo...
Não sei o que fazer. é um banho de água fria. Amo meu marido e queria que estivessemos bem
Tenho 21 anos e sou solteiro, já tive vida sexual ativa, mas atualmente não tenho vontade nenhuma de sexo, muito menos de me envolver com alguma mulher. E isso tem piorado cada vez mais... começou aos poucos, e hoje (quase 1 ano depois) vejo que quero o máximo de distância de sexo, e eu nao faço ideia do motivo!
Garotas vem atras de mim frequentemente, e por incrível que pareça isso tem se tornado outro problema pra mim, já que elas geralmente nao estao acostumadas com homem nao querer sexo. Isso também tem me afetado, já que tenho que ficar dando satisfações e sempre ''fugindo'' delas por não sentir vontade nenhuma.
Não sei ao certo o que se passa comigo, mas tem me incomodado cada vez mais.
Carlos, você disse tudo! Gostaria de ouvir mais relatos assim, foi super esclarecedor!! Por favor, compartilhe mais sua experiência.
Aproveitando a oportunidade vou fazer a correção de uma frase no texto: " E é aí que vem as cobranças e as acusações. Meg, minhas experiências sexuais são das mais variadas, mas sempre com uma parceira. Não compreendo a necessidade que certas pessoas tem de transgredir e não ter mais limites em relação ao sexo. Não vou aqui enumerar e nem citar as perversões sexuais porque não vejo sentindo em macular o meu corpo e nem estimular que outros façam isso. O que tem me incomodado é como pessoas seguem o lugar comum ao pensar sobre sexo. Não procuram esclarecimento ou informação. São cegos querendo tatear superfiicies pontiagudas e depois que se ferem se fecham em si mesmas ou querem ferir os outros.
Tenho 49 anos, tive muitas parceiras sexuais durante a vida e oq percebo é que as mulheres tendem a dar mais importância ao sexo e a serem desejadas do que ao amor e ao companheirismo. Fui amante de várias mulheres casadas e isso fez com que eu aprendesse que a importância do sexo em uma relação gera uma dualidade perturbadora. Mulheres satisfeitas sexualmente com seus maridos traem porque por outro lado falta atenção e carinho, mulheres insatisfeitas afetivamente com os seus maridos traem porque querem se sentir amadas, mulheres insatisfeitas materialmente com os seus maridos traem porque querem um homem que além de bom amante seja um bom provedor. Ou seja, não existe um padrão para as mulheres traírem ou sofrerem em suas relações. Já tive fases em que meu desejo arrefeceu, a questão nesse caso é a seguinte: se você está sozinho tira de letra, mas quando está em um relacionamento sempre vem as questões que deve estar traindo a mulher ou que tem coisas mais importantes do que ela para passar o tempo. É é aí vem as cobranças e as acusações. Nos meus relacionamentos mais duradouros o fato de não ter mais vontade de fazer sexo surgia após uma sucessão de fatores negativos tanto psicológicos quanto emocionais. Nesse caso tem as que entendem e as que passam a criticar, e as segundas não percebem que a critica só fortalece a vontade de não ter relação sexual.
Tenho 36 anos e meu marido 25 , estamos juntos à quase 2 anos , no começo tínhamos relações todos os dias , agora se tivermos 5 em um mês é muito , já conversamos sobre o assunto , ele diz que nada mudou , que me ama , que sente tesão , só que não liga muito pra sexo , ele é muito carinhoso comigo , mas gostaria que ele fosse mais fogoso !
Olá, me chamo marjorie, tenho um filho de 4 anos e estou grávida de 7 meses. Sou casada ha cinco anos, e acho que meu casamento é de aparência. Desde o começo do casamento achava que o meu marido não era um homem muito viril, e com o passar do tempo confirmei essa hipótese. Sempre sou eu que procuro e ultimamente ele tem recusado. Já ficamos quase dois meses sem relação ou contato nenhum. Ele diz que tá muito cansado, e isso eu percebo claramente, mas na folga dele ele tb não se importa. Já chorei várias e várias vezes, mas acho que já estou me acostumando. É muito difícil estar grávida e carente, pq a gravidez mexe muito com o nosso emocional. Sempre tento conversar, mas acho que não tem mais jeito e é só dai pra pior. Eu não quero ser repetir a historia das mulheres da minha família, que viveram infelizes por anos. Penso muito em separação, antes mesmo de engravidar já pensava. As vezes tenho a impressão que tento preencher esse vazio que tenho, com o amor maternal, mas no fundo não é a mesma coisa. Quero ser feliz, mas tá difícil:(
Marjore estamos no mesmo barcoo tb tenho 5 anos de casada um filho de 4 so não estou grávida de novo kkkk nas o comportamento do meu marido eh igual ontem mandei uma msg de feliz aniversário de 60 dias sem transar pra ele e não eh soh a falta de sexo eu não sei oq eh sair pra passear sozinha com ele a séculos e beijo de língua acho que desaprendi, Logo eu que gosto de viajar, de joguinhos sexuais de namorar aff o fim da picada pra mim foi quando propus sexo anal e ele disse nao se intetessar por achar desconfortável. ..td bem respeitei mas dai em diante foi ladeira a baixo e não eh amante viu e nem meu físico ou coisa assim ate aula de pole dance fiz pra seduzir ai transamos uma noite e acabou. Ta cada vez mais complicado pq ele quando esta em em casa eh soh tv e dormir aff..jah não sei mais oq fazer.
Namoro a 7 meses, o primeiro mes de namoro foi otimo, faziamos todos os dias, e quando nao estavam9a juntos ele pedia nuds, mas do segundo mes em diante ficou uma bosta, ele so estava fazendo uma vez por semana depois de muita insistencia. Ele diz que a maioria das namoradas ja reclamaram, uma novinha bonitinha que ele tinha antes de mim vivia em cima dele tentando excitar ele e nada acontecia....