13 Maiores Causas da Falta de Desejo Masculino

Compartilhar

O sexo masculino é conhecido como um gênero viril e com a libido sempre pronta para ser ativada com o menor estímulo. Porém, assim como muitas mulheres, também é frequente a falta de desejo masculino. Na verdade esse é um problema menos comum nos homens, pois geralmente o que ocorre com a maioria é a disfunção erétil, quando existe a excitação mas a ereção não é concluída de forma satisfatória. Porém, casos raros e algumas exceções levam à falta de desejo masculino como causas físicas e outras psicológicas.

A libido é aquela sensação de prazer causada pelo instinto e está relacionada à atração entre duas pessoas, aquele interesse que leva às vias de fato e à preservação da espécie através da consumação do ato sexual. A libido é, portanto, inerente à vida por ser uma energia vital para o ser humano e seus relacionamentos.

Alguns medicamentos, redução da testosterona ou outros problemas podem interferir na “saúde” da libido e minar com o desejo do homem ou diminuí-lo drasticamente. Para melhorar a libido não há um medicamento voltado para isso até então, apenas quando as causas são de baixa da testosterona, caso contrário, o problema deverá ser tratado caso a caso com um acompanhamento psicológico adequado em um processo lento com o apoio, principalmente, da parceira.

Muitos homens que percebem a falta de desejo masculino não procuram médicos e nem se abrem com suas parceiras e isso pode fazer com que o relacionamento do casal comprometa-se cada vez mais. Geralmente por vergonha e preocupação sobre sua real masculinidade os homens evitam resolver o problema, acreditando ser apenas um pequeno problema passageiro que, na realidade, pode não passar se não for tratado. Acompanhe abaixo as 13 maiores causas da falta de desejo masculino.

1. Andropausa

A andropausa ou distúrbio androgênico do envelhecimento masculino pode ser uma das causas que explica a falta de desejo masculino. Ocorre entre os 40 e 55 anos quando os homens passam a se sentir diferentes com sintomas semelhantes à da menopausa da mulher (exceto a interrupção da menstruação, obviamente). Nesse período, há uma baixa no nível de testosterona no organismo, reduzindo assim a produção de espermatozoides e geralmente reduzindo o apetite sexual.

2. Redução da testosterona

Outros problemas além da andropausa podem levar à redução da produção do hormônio testosterona, como a ingestão de alguns medicamentos. Se essa redução anormal for detectada pelo médico, é possível resolver facilmente a questão com o consumo via oral de medicamentos prescritos de reposição dos hormônios, adesivos para a pele ou injeção intramuscular.

3. Alcoolismo e outras drogas

O excesso de consumo de álcool e a ingestão constante da bebida, principalmente quando leva ao alcoolismo, pode causar a falta de desejo masculino. O mesmo ocorre com o consumo de algumas drogas poderosas, como a cocaína. Esse consumo de drogas lícitas e ilícitas pode afetar tanto a mente do usuário quanto seu organismo, inibindo um desejo latente. Em alguns homens, o efeito pode ser o oposto e levar a uma excitação exagerada, mas isso varia de pessoa para pessoa.

4. Anemia

É raro, mas a anemia quando o homem tenha tido hemorragias pode levar à falta da libido masculina. Pode ser resolvido com a melhora do quadro anêmico e incentivo da parceira.

5. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo está diretamente ligado à produção de hormônios da tireoide. Essa disfunção faz com que a glândula pituitária produza o hormônio prolactina em excesso, alterando os níveis de desejo sexual para baixo.

[sc:artigos_relacionados]

6. Obesidade

Não só as mulheres se preocupam com a aparência, os homens também gostam de estar em forma para desempenhar suas funções sexuais de forma mais satisfatória e ter uma performance ágil e máscula na cama. No caso de homens que engordam muito, esse desempenho na cama pode ser comprometido pela lentidão dos movimentos e gerar uma falta de desejo sexual. O problema pode ser resolvido com a perda de peso.

7. Medicamentos

Alguns medicamentos receitados pelo médico como alguns tranquilizantes, antidepressivos e até mesmo o finasteride (um medicamento usado para regularizar alguns problemas na próstata) podem levar a consequências e efeitos colaterais como a falta de desejo masculino. Assim que o medicamento for interrompido, o apetite deverá retornar ao estado natural normalmente.

8. Diabetes

Algumas doenças mundiais como a diabetes podem contribuir para a falta de desejo masculino. Isso ocorre pela falta de disposição e energia para desenvolver atividades no dia a dia, inclusive dar continuidade à vida sexual, e muitos acabam deixando de lado a prática.

9. Depressão

Homens e mulheres sofrem depressão constantemente, isso não é novidade para ninguém. A depressão pode estar relacionada a mil e um fatores subjetivos do indivíduo. A maioria dos homens, quando acometido pela depressão, não assume seu próprio estado e, por isso, é muito importante que a parceira, amigos ou familiares percebam o problema, orientem-no e acompanhem-no a um psicólogo para que o desconforto e mal estar mental seja rapidamente resolvido.

10. Estresse

O estresse, assim como a depressão, é um problema mundial. Com a vida urbana agitada, responsabilidades e problemas do dia a dia, parece impossível se manter uma pessoa zen. De fato, o estresse acomete muitos homens e geralmente está vinculado ao excesso de trabalho ou outros problemas profissionais. O estresse é uma das causas que mais atrapalha os homens nas relações sexuais, pois além de reduzirem o apetite sexual, comumente levam à impotência.

11. Fadiga

O cansaço, tanto físico quanto mental, também está entre as maiores causas da falta de desejo masculina. Mais da metade dos homens apontam esse motivo como o primeiro da lista. Homens que costumam estar sempre atarefados, ansiosos e cansados perdem o desejo sexual. Tirar umas férias fora de época para descansar e renovar as energias pode resolver o problema.

12. Homossexualidade reprimida

Muitos homens podem ter uma homossexualidade reprimida, não tendo se descoberto ainda ou não aceitarem sua orientação sexual permanecendo enrustidos. Deixar de sentir atração por mulheres é muito comum nesses casos, porém, se o desejo não aparecer nem em homens, o problema pode ser outro.

13. Problemas com a parceira

A falta de desejo da própria parceira pode repercutir na falta de desejo masculino, por consequência. Neste caso, vale conversar entre si e achar uma solução em conjunto. A rotina sexual também é um fator que leva o homem a perder libido; isso geralmente ocorre em relações duradouras e por isso é fundamental esquentar o relacionamento com jogos sexuais ou locais inusitados. Deixe o tabu de lado e crie situações sexuais interessantes que instiguem a libido, pois em quatro paredes tudo é válido.

Todas as causas psicológicas citadas podem ser tratadas com terapia, e geralmente a falta de desejo leva de médio a longo prazo para ser sanada por completo. Em certos casos que envolvem a parceira, é indicada a terapia de casal e as causas físicas podem ser resolvidas com medicamentos e outros tratamentos orientados pelo especialista.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]

Você consegue identificar em seu relacionamento alguma dessas causas da falta de desejo masculino? Seu parceiro está demonstrando sinais de baixa libido? Comente abaixo!

3.9 de 5 (73 Votes)
Compartilhar

  • Pessoal

    Meu casamento também está assim. Minha esposa a algum tempo estava fria comigo.
    Cansei de procurá-la. Quando ela descobriu que algumas mulheres me desejavam resolveu correr atrás de novo. Mas não consigo ter tezão por ela mais. Acho que fiquei magoado, pois sempre era ela que tinha desculpas para mim. Durmo a meses no quarto do meu filho e ela no outro. Ontem ela pulou em cima de mim, e a relação foi muito dificil para mim. Não consegui uma ereção decente com ela.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Elmo,vale a pena viver assim ?
      Será que vocês não poderiam recomeçar?
      Se ainda gosta dela,o ideal seria uma boa conversa entre vocês, sou a favor de deixar as mágoas pra trás e recomeçar do zero,pelo que escreveu ela quer isso,viver debaixo do mesmo teto será sempre melhor estando feliz, porquê não tentar de novo ?
      ABS

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Um jarro quando se quebra mesmo que se vole nunca sera o mesmo!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Me senti aliviada em ver tantos depoimentos!
    Minha história : meu primeiro namorado sério e meu primeiro parceiro sexual!
    Começamos um namoraos 17 e éramos fogo puro.. Várias transa ao dia.. Depois das baladas.enfim!
    Noivos com 21 e momostra juntos..transação todos os dias. Ele sempre teve tesão em mim. Há 3 anos não sramos e ainda assim tínhamos um caso e transação.. Com menos frequência ..mas havia tesão ! Nos últimos 10 meses eu fiquei com outra pessoa em alguns meses e ele também teve uma pessoa. Na qual o sexo tambem era bom pra ambos os casais.. Porque além de tudo somos amigos e sabemos como era na época afastados . Depois terminados e voltamos a ficar de novo um com o outro porque temos certeza de que queremos casar e ficar juntos de novo.. Fazemos planos desde quando éramos novos.. De ter filhos e família juntos . Voltamos a namorar a pouco tempo. E o tesão diminuiu . Ele teve que viajr a trabalho e ficamos um mês sem nos vermos e quando fui visitar foi tudo normal.. Depois passamos 3 meses sem se ver. E na última semana que ele voltou pro rj . Não houve tesão nenhum . Jurou que não tem ninguém . Me deu provas e pelo que conheço, acredito! só que a ex namorada dele me invejável muito e tinha um sentimento de poder sobre ele. Sei que pode ser algum trabalho feito por ela, não deixo de acreditar nessas coisas também..que podem acontecer sim.
    Mas a distância e a pressão do trabalho ..longe de casa, da família , de mim.. Devem ter afetado ! Sempre tentei ser melhor..tanto na cama, quanto pra agradar ele em qualquer situação e principalmente o visual .. Me cuidou pra que ele me deseje.. Faço surpresas .. Tento tomar a iniciativa. Enfim.. Existe a possibilidade disso passar quando ele voltar a ficar perto de mim? Tratamentos? Enfim! Vamos casar e hoje temos 25 anos. O tesão é 50% para um bom cento . Queremos os dois solucionar isso !!!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Ele pode estar estressado,converse com ele,nesses momentos o melhor é o diálogo.
      Será que o fato de ter tido outro namorado possa estar interferindo nessa situação ?
      Boa sorte

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá anni!
      Olha acho que está na hora de vcs pararem de viver do passado e contruir uma nova história, vcs estão presos a planos de adolecentes e perdendo seu presente e atrapalhando seu futuro!
      À história de vcs foi legal más acabou!
      Bjs.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu sou homem, e infelismente nao tenho disposiçao, trabalho muito, e nao bebo. Antes de me casar era sexo todo dia, pelimenos 2a3x por dia. Hoje e 2a3x por mes. Oque pode ser isso? Minha esposa ate axa que eu tenho outra, as vezes axa que desejo outras mulheres. Nao sei oque fazer.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Acho legal os homens assumirem isto.É importante pra nós mulheres enterdermos que ás vezes o problema é hormonal.Isto me dá esperança, pois no inicio do meu casamento nossas relaçoes eram frequentes, e agora minguou.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • David,veja como anda sua vitamina D e sua taxa de testosterona.
      Estresse ,falta de sol,má alimentação e estar acima do peso provocam problemas hormonais nos homens.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • MEU CASO É ESTRANHO, EU 41 ANOS, BONITA, INTELIGENTE, TRABALHO E FAÇO TUDO EM CADA PARA AGRADAR. ELE, 37 ANOS, PROF.DE MUAY THAI, LUTADOR DE JIU JITSU, DONO DE SALÃO, CASEIRO, SEM VÍCIOS. COM APENAS 2 MESES DE NAMORO, ME DEU UMA ALIANÇA E VEIO MORAR COMIGO. ERA UM FURACÃO NO SEXO, DIZIA QUE ELE TINHA UMA PEGADA COMO NUNCA HAVIA VISTO ANTES, PORÉM, HOJE, 1 NÃO É 10 MESES DEPOIS, NÃO TEMOS MAIS NADA! ESFRIOU, CONGELOU, NÃO BEIJA, NÃO ABRAÇA, NÃO FALA NADA PRA AGRADAR, DE NADA ADIANTA MEUS INÚMEROS ESFORÇOS, LINGERIES, ÓLEOS CORPORAIS, PERFUMES, CABELOS, MASSAGENS...SEMPRE ESTÁ EXAUSTO, COM DOR DE CABEÇA, NÃO GOSTA MAIS DE CONVERSAR. SINTO UMA ANGÚSTIA TERRÍVEL, MESMO SABENDO QUE O PROBLEMA NÃO ESTÁ EM MIM. TIVEMOS A ÚLTIMA RELAÇÃO, A 7 MESES E A ANTERIOR À ESTA, JÁ FAZIA 8 MESES. VEIO COM UMA ESTÓRIA DE QUE TINHA VERGONHA DE FALAR, MAS QUE TINHA PROBLEMAS HORMONAIS. OI !?!?!? COMO ASSIM, DE REPENTE??? ELE JÁ FOI CASADO DURANTE 12 ANOS E TEM UMA FILHA DE 13 QUE VIVE COM A EX. É DIFÍCIL VER UM HOMEM TODO DEFINIDINHO, QUE VIVE NA ACADEMIA, TRABALHA DEMAIS, MAS NÃO TEM MUITA CULTURA, NÃO É BONITO...DESVALORIZANDO UMA MULHER A QUAL MUITOS GOSTARIAM DE TER AO LADO. PROBLEMA SÉRIO QUE AFETA O NOSSO AUTO ESTIMA, APAGA NOSSA LIBIDO, DESTRÓI NOSSOS SONHOS. SOCORRO!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Verdade

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Melhor um papo com ele,fala pra ele ir ao médico se acha que está com problemas !

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Desculpe mas vc nao precisa de socorr E sim de coragem para tocar ele de casa e arrumar um homen de verdade, a verdade é nua e crua: quanto menor intelectual mais sexo!
      Ou ele esta com outra ou ja se acostumou a rolar com homens no tatame!
      Bjs

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • nossa, me identifiquei com vários depoimentos.. Vou contar minha história para vocês..

    Confesso que não sei mais o que fazer. Meu namorado fica muito nervoso na hora H e broxa direto, as vezes transamos e ele consegue, mas não temos uma vida sexual muito ativa. Transamos uma ou no máximo duas vezes por mês. Ele é maravilhoso comigo, me trata muitíssimo bem, mas na hora H deixa muito a desejar. Já tentei conversar, esperar o tempo dele.. enfim, já fiz de tudo e nada funcionou. Ele é muito tímido, fica muito sem graça com a situação e eu tb. Fui sua primeira namorada aos 27 anos, por causa da timidez excessiva ele não conseguia se relacionar com ninguém. Temos pouco mais de 2 anos de namoro e essa situação é muito recorrente. Ele já foi ao médico e não tem nada. Confesso que não sei mais o que faZer. Não queria terminar, porque nos damos muito bem, e ele é perfeito, fora essa questão. Eu tenho 29 anos e ele tb e já passamos por essa triste situação.
    Juliana

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Ola infelismente to pasando pela mesma situação nao sei oque fazer sou casada so a 6 meses e meu marido nao me procura mais,antes quando agente namora acontecia todo dia tinha dias que 5 vezes ou mais por dia antes nunca faltava eu sempre gostei da coisa agente namoro por 3 anos e somos casados a 6 meses des d intao nao temos mais uma vida ativa sexualmente detalhe eu tenho 19 anos e ele 26 somos novos ainda e sei q o problema nao esta em min pois sou bonita malhada ja tentei d td roupa sexy shop nada adianta as vezes ficamos uma ou 2 semanas sem faze antes eu procurava todo dia as vezes ganhava outras vestia langeri atoa ele olhava e durmia nao sei oq faze agente tem uma vida legal sem brigas ,ce é traiçao nao sei pq ja procurei e nao achei nada ,ja conversei cm ele ,e ele fala q eu so loka q é por cansaso sei q nao é por isso,eu realmente nao sei mais oq faze estou ate pensando em me separa pois agente nao parece mais um casal parecemos 2 irmao nem carinho nem atençao nao ganho mais so queria sabe pq pq??? Eu so nova pra mt coisa so q vive so por aparencias eu nao quero nao

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá taly.
      Nosa se tu é bonita, sexy seu lance é simples, ele esta com outra que esta dando para ele slgo que vc nao deu, nao estou me refirindo só sensual nao, homens sao faceis de notar os sinais.
      Mais observe mais antes de ficar procurando um problema em vc.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Sou homem e espero que as mulheres leiam este texto que vou escrever para ajudar em suas questões pessoais.

    Não tenho nenhum problema com disfunção sexua, já fui casado durante 2 anos em um relacionamento infernal.

    Não bebo, parei de fumar e tenho 38 anos e namoro a 5 anos com uma mulher que gosto muito porém, infelizmente não temos futuro juntos como marido e mulher (debaixo do.mesmo teto) isso por ela pois por mim eu topava.

    Ela é de confiança, boa de cama e Fazíamos loucuras, digo fazíamos.pois agora deu aquela esfriada.

    Eu não traio ela é tenho 90% de certeza que até o momento ela não me trai.

    Agora vamos ao X da questão, eu não sinto mais a mesma vontade ee transar que eu sentia antes e nem fico paquerando ou assediando outras mulheres na rua.

    Eu tinha uma apetite sexual muito acima do normal já cheguei a dar 8 em uma noite agora 3 e para mim é uma façanha.

    Porém para chegar e conversar sobre isso com minha namorada é complicado ( para um homem este assunto é um tabu).

    Então garotas como exemplo, não tenho impotência, não quero trair minha companheira mais perdi o apetite sexual.

    Não se sintam desprezadas por seus parceiros e tentem de forma.sutil saber qual é o problema.

    O meu eu sei só não sei como resolver (problema particular que exige uma conversa como minha parceira que tembuma chance muito grande de acabar em separação). Eu quero um futuro que ela não quer.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • E eu que achei que tinha problemas comigo por não transar pelo menos 3 ou 4 vezes por dia com minha atual parceira.
    Em meio a um pequeno problema acabei lendo este tópico e as opiniões e dúvidas de várias pessoas aqui. E acabei chegando a uma conclusão de que o problema não está em mim e, sim na parceira pois, ela tem filhos e sempre que estamos juntos fazendo amor o filho pequeno acorda ou a filha a chama e assim por diante. E ela ainda acha que é a dona da razão quando eu não quero fazer sexo com ela "isso quando já estou cheio de ser interrompido ou passar noites de sono por causa do bb. Mais agora fico mais tranquilo pois sei que não é problema comigo e sim da situação que, parece que não vai ter jeito. Gosto muito dela de verdade mais, eu sabia que ela tinha 4 filhos só, que ela me garantiu que os filhos quem criava era a mãe dela e de repente ela resolve ficar com o mais pequeno e a mais velha e nem me perguntou nada. Eu sinceramente estou muito confuso com esta situação. Se não gostasse muito e de verdade dela sei que já teria procurado outro rumo. Alguém pode me ajudar quanto a esta situação. Obs: Estamos juntos há mais de um mês e praticamente faço sexo com ela todos os dias, pelo menos uma ou duas vezes mais, fico sempre muito triste por ela cobrar e colocar o sexo sempre em primeiro lugar na vida.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Estou numa situação parecida com a de muitas mulheres aqui. Casada há 10 anos, tenho 30 anos, ele 50. Nos amamos, mas não existe sexo... Ocorre esporadicamente, a cada 2, 3 meses. Não temos filhos, e não sei se pretendo ter. Meu marido nunca foi muito fã de sexo, mas foi piorando com o passar dos anos. Já conversei diversas vezes, ele sempre diz q irá melhorar. Sei que ele me ama, mas apesar de eu ser bem bonita (sei disso por ser bastante assediada por vários homens, até mesmo mais novos), meu marido sempre me elogia, q sou linda, mas sei q mau sente tesão por mim. Sentia muita raiva no começo, tentei algumas formas de apimentar a relação, mas desisti. Acabou q já não sinto mais tesão por ele. Mas o amo, não me vejo sem ele. Não nego q sinto atração por outros caras, mas eh apenas instintivo... Optei por viver assim, como irmãos, reprimindo meus desejos...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Ola tenho 23 anos de casada amo meu marido e ele sempre se revela dizendo que me ama muito,
    casei virgem , e desde o inicio do casamento ele nunca foi loco por sexo entao o tempo foi passando e ja fiz de tudo momento romântico, lingerie e tudo mais, so que meu esposo tem um proplema ele nao sente vontade normalmente, a vontade dele é acionada com mais de mes e olha la,e ainda se eu procurar nunca funciona ele perde a ereção e eu viro um lixo, nunca possso pensar ou querer nada e apesar de amar ele e nos darmos muito bem eu nao sei o que fazer , fico muito mal e essa vida segue 23 anos so que sinto que paresse que vou explodir e nem sei se aguento muito tempo, tudo so funciona quando ele ta com vontade ,mas como eu ja estou muito triste nao me concentro e ai eu fico na mao.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Estou na mesma situação a cinco anos o amo demais e só por isso ainda estou junto ....mas me sinto péssima, me masturbo sempre e fico fantasiando coisas ,me sinto realmente horrível ,parece brincadeira tantas pessoas por aí banalizando o sexo e quem leva tão a sério não tem. .sou jovem e bonita mas me sinto lixo!

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*