13 Maiores Causas da Falta de Desejo Masculino

Compartilhar

O sexo masculino é conhecido como um gênero viril e com a libido sempre pronta para ser ativada com o menor estímulo. Porém, assim como muitas mulheres, também é frequente a falta de desejo masculino. Na verdade esse é um problema menos comum nos homens, pois geralmente o que ocorre com a maioria é a disfunção erétil, quando existe a excitação mas a ereção não é concluída de forma satisfatória. Porém, casos raros e algumas exceções levam à falta de desejo masculino como causas físicas e outras psicológicas.

A libido é aquela sensação de prazer causada pelo instinto e está relacionada à atração entre duas pessoas, aquele interesse que leva às vias de fato e à preservação da espécie através da consumação do ato sexual. A libido é, portanto, inerente à vida por ser uma energia vital para o ser humano e seus relacionamentos.

Alguns medicamentos, redução da testosterona ou outros problemas podem interferir na “saúde” da libido e minar com o desejo do homem ou diminuí-lo drasticamente. Para melhorar a libido não há um medicamento voltado para isso até então, apenas quando as causas são de baixa da testosterona, caso contrário, o problema deverá ser tratado caso a caso com um acompanhamento psicológico adequado em um processo lento com o apoio, principalmente, da parceira.

Muitos homens que percebem a falta de desejo masculino não procuram médicos e nem se abrem com suas parceiras e isso pode fazer com que o relacionamento do casal comprometa-se cada vez mais. Geralmente por vergonha e preocupação sobre sua real masculinidade os homens evitam resolver o problema, acreditando ser apenas um pequeno problema passageiro que, na realidade, pode não passar se não for tratado. Acompanhe abaixo as 13 maiores causas da falta de desejo masculino.

1. Andropausa

A andropausa ou distúrbio androgênico do envelhecimento masculino pode ser uma das causas que explica a falta de desejo masculino. Ocorre entre os 40 e 55 anos quando os homens passam a se sentir diferentes com sintomas semelhantes à da menopausa da mulher (exceto a interrupção da menstruação, obviamente). Nesse período, há uma baixa no nível de testosterona no organismo, reduzindo assim a produção de espermatozoides e geralmente reduzindo o apetite sexual.

2. Redução da testosterona

Outros problemas além da andropausa podem levar à redução da produção do hormônio testosterona, como a ingestão de alguns medicamentos. Se essa redução anormal for detectada pelo médico, é possível resolver facilmente a questão com o consumo via oral de medicamentos prescritos de reposição dos hormônios, adesivos para a pele ou injeção intramuscular.

3. Alcoolismo e outras drogas

O excesso de consumo de álcool e a ingestão constante da bebida, principalmente quando leva ao alcoolismo, pode causar a falta de desejo masculino. O mesmo ocorre com o consumo de algumas drogas poderosas, como a cocaína. Esse consumo de drogas lícitas e ilícitas pode afetar tanto a mente do usuário quanto seu organismo, inibindo um desejo latente. Em alguns homens, o efeito pode ser o oposto e levar a uma excitação exagerada, mas isso varia de pessoa para pessoa.

4. Anemia

É raro, mas a anemia quando o homem tenha tido hemorragias pode levar à falta da libido masculina. Pode ser resolvido com a melhora do quadro anêmico e incentivo da parceira.

5. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo está diretamente ligado à produção de hormônios da tireoide. Essa disfunção faz com que a glândula pituitária produza o hormônio prolactina em excesso, alterando os níveis de desejo sexual para baixo.

[sc:artigos_relacionados]

6. Obesidade

Não só as mulheres se preocupam com a aparência, os homens também gostam de estar em forma para desempenhar suas funções sexuais de forma mais satisfatória e ter uma performance ágil e máscula na cama. No caso de homens que engordam muito, esse desempenho na cama pode ser comprometido pela lentidão dos movimentos e gerar uma falta de desejo sexual. O problema pode ser resolvido com a perda de peso.

7. Medicamentos

Alguns medicamentos receitados pelo médico como alguns tranquilizantes, antidepressivos e até mesmo o finasteride (um medicamento usado para regularizar alguns problemas na próstata) podem levar a consequências e efeitos colaterais como a falta de desejo masculino. Assim que o medicamento for interrompido, o apetite deverá retornar ao estado natural normalmente.

8. Diabetes

Algumas doenças mundiais como a diabetes podem contribuir para a falta de desejo masculino. Isso ocorre pela falta de disposição e energia para desenvolver atividades no dia a dia, inclusive dar continuidade à vida sexual, e muitos acabam deixando de lado a prática.

9. Depressão

Homens e mulheres sofrem depressão constantemente, isso não é novidade para ninguém. A depressão pode estar relacionada a mil e um fatores subjetivos do indivíduo. A maioria dos homens, quando acometido pela depressão, não assume seu próprio estado e, por isso, é muito importante que a parceira, amigos ou familiares percebam o problema, orientem-no e acompanhem-no a um psicólogo para que o desconforto e mal estar mental seja rapidamente resolvido.

10. Estresse

O estresse, assim como a depressão, é um problema mundial. Com a vida urbana agitada, responsabilidades e problemas do dia a dia, parece impossível se manter uma pessoa zen. De fato, o estresse acomete muitos homens e geralmente está vinculado ao excesso de trabalho ou outros problemas profissionais. O estresse é uma das causas que mais atrapalha os homens nas relações sexuais, pois além de reduzirem o apetite sexual, comumente levam à impotência.

11. Fadiga

O cansaço, tanto físico quanto mental, também está entre as maiores causas da falta de desejo masculina. Mais da metade dos homens apontam esse motivo como o primeiro da lista. Homens que costumam estar sempre atarefados, ansiosos e cansados perdem o desejo sexual. Tirar umas férias fora de época para descansar e renovar as energias pode resolver o problema.

12. Homossexualidade reprimida

Muitos homens podem ter uma homossexualidade reprimida, não tendo se descoberto ainda ou não aceitarem sua orientação sexual permanecendo enrustidos. Deixar de sentir atração por mulheres é muito comum nesses casos, porém, se o desejo não aparecer nem em homens, o problema pode ser outro.

13. Problemas com a parceira

A falta de desejo da própria parceira pode repercutir na falta de desejo masculino, por consequência. Neste caso, vale conversar entre si e achar uma solução em conjunto. A rotina sexual também é um fator que leva o homem a perder libido; isso geralmente ocorre em relações duradouras e por isso é fundamental esquentar o relacionamento com jogos sexuais ou locais inusitados. Deixe o tabu de lado e crie situações sexuais interessantes que instiguem a libido, pois em quatro paredes tudo é válido.

Todas as causas psicológicas citadas podem ser tratadas com terapia, e geralmente a falta de desejo leva de médio a longo prazo para ser sanada por completo. Em certos casos que envolvem a parceira, é indicada a terapia de casal e as causas físicas podem ser resolvidas com medicamentos e outros tratamentos orientados pelo especialista.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]

Você consegue identificar em seu relacionamento alguma dessas causas da falta de desejo masculino? Seu parceiro está demonstrando sinais de baixa libido? Comente abaixo!

3.9 de 5 (73 Votes)
Compartilhar

  • Puxa agora 2 horas da manhã e eu na sala chorando, sou casada há quase 7 anos, tenho 21 anos ele 24, temos 1 bebê de um ano, e fico muito triste sinto que ele não me deseja mais, pois sempre sou eu que o procuro ele nunca me procura, sou bonita me arrumo( todo lugar que passo chamo atenção), gosto de ficar pelada pra ver se provoca um pouco, mas nada, tem hora que sinto vontade de arrumar outro relacionamento pois é muito dolorido ter a impressão que não e desejada, desculpem o desabafo. Boa noite

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá Monique, acho realmente que com a vossa idade o problema ainda seja maior. Por exemplo, se eu tivesse a oportunidade de estar com uma pessoa com a sua idade para mim era um sonho. Mas isso também porque sou muito mais velho e tenho grandes desejos por mulheres mais jovens.
      no vosso caso acho que falta diálogo. não posso acreditar que o seu parceiro não a deseje se realmente é jovem e bonita como diz. Ou ele não está apaixonado por si, ou então tem outra? deve haver muito diálogo urgente e não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. cada dia da nossa vida que passa sem sermos felizes é cruel.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Bom dia Monique, vcs já conversaram, já falou das suas insatisfações com ele, Hj em ao meu modo de vê a melhor coisa e a conversar primeiro depois partir para as decisões. Tentar conversar abre um diálogo. Um abraço e boa sorte

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Cada vez mais tenho a certeza que este "problema" é mundial. Sei que este site é Brasileiro mas falamos todos português porque sou português. Cheguei aqui pelas mesmas razões que vocês todos. A minha história não é muito diferente da vossa. Já tenho 49 anos, já tive vários relacionamentos (viver junto) várias vezes e vários anos mas nunca casei porque ainda não acredito de 2 pessoas consigam viver sempre bem e apaixonadas 24 horas por dia. também não tenho filhos nem nunca tive grande vontade de ter. mas isso é outro problema. o queria dizer é que te namoro desde 4 anos com uma rapariga (brasileira) e no inicio era tudo muito bom, mas passado 1 ano ou 2 as coisas arrefeceram muito sexualmente e não só. Gosto dela mas não sinto a paixão necessária que me faz desejá-la, acariciá-la e beijá-la como eu gosto quando estou apaixonado. dizem que depois da paixão vem o amor. comigo nunca aconteceu. o meu desejo sexual por ela é quase nulo mas tenho desejos e por vezes sonho por outras mulheres, especialmente mais jovens (embora a minha namorada tenha 39 anos ainda).

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Meu marido só transou no primeiro ano de relacionamento. Eu desconfio de um remédio para pele que ele tomava. A mudança foi da água para o vinho: de empolgado e ótimo na cama, ele virou um celibatário. Estamos juntos há 11 anos e minha vontade é de divorciar, embora admire o caráter e a inteligência dele. Para piorar, eu praticamente sustento a nós dois. Ele é oito anos mais velho que eu. Não temos filhos. É meu segundo casamento. No meu primeiro casamento, o (ex) marido adorava sexo. E tb nunca passei isto com os namorados que tive. Sei que ele não tem amante, pois trabalha comigo e passa o dia inteiro grudado. E eu não tenho coragem de trair. Se eu fosse gorda, com mais idade, feia, eu até entenderia. O resultado é muita mágoa e raiva contida. E olha que tentei conversar, saber o que estava acontecendo, mas ele não se posiciona.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Oi Lígia, como anda a alto estima dele,se tiver baixa pode ser isso,ele faz atividades físicas ?Tem que estimular ele,converse com ele,o faça ir a um urologista e ver como anda a taxa de testosterona.
      Existe um medicamento natural ,tribulus terrestres ,você pode mandar fazer em farmácia de manipulação ,aumenta a testosterona e o libido.
      Podem testar.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Tenho 35 anos sou casado a 15 anos sempre tive vontade de fazer sexo com a minha parceira, sempre o pênis ereto, de uns 3 anos para cá, ficou muito o difícil, sinto atraído com.tesão mais pênis não ficar 100℅ ereto e quando ficar logo abaixa. Não sei mais o que faço, fui ao médico fiz exame não e hormônio. Estou qualse perdendo meu casamento.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Cristiano, tenho 43 anos, estou fazendo o uso do tribulus terrestres,percebi que no final do dia minha ereção não tinha a mesma qualidade que pela manhã, usando as cápsulas da erva estou tendo a mesma qualidade.
      Se você se cobra muito ou está estressado pode ter problemas na ereção, o conselho que te dou e descanso, deixar os problemas do dia a dia longe da sua vida sexual,uma dica é procurar ter relações pela manhã, estará descansado e sua taxa de testosterona estará mais alta,favorecendo uma melhor ereção.
      Não encuque, isso é o maior problema entre todos.
      Estou as ordens.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Cristiano, pode ser psicológico, como andam suas taxas de vitamina D e testosterona ?
      Já ouviu falar no tribulus terrestres ?
      Se quiser conversar meu email fredfraga72@gmail.com

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • EU ACREDITO QUE TANTO HOMENS QUANTO MULHERES NÃO É QUE PERCAM O INTERESSE PELO PARCEIRO OU PARCEIRA PODEM ATÉ CONTINUAR GOSTANDO DA PESSOA , AMANDO , MAS A ROTINA NA VIDA DO CASAL CHEGA , NOS PRIMEIROS 3 , 4 , 5 ANOS JUNTOS CASADOS OU JUNTADOS TUDO É FESTA UMA MARAVILHA AE DEPOIS SE QUISEREM RESOLVEM A TER FILHOS E QUERENDO OU NAO TUDO MUDA , É CLARO QUE EXISTEM CASAIS QUE NAO TEM FILHOS E A ROTINA TAMBÉM CHEGA , NAO VAMOS COLOCAR SO OS CASADOS OU JUNTADOS NA FORCA , NA MAIORIA DAS VEZES QUANDO O HOMEM NAO COMPAREÇE TANTO OU TANTO FAZ SE FIZERAM SEXO OU NAO , INDEPENDEMENTE DA VIDA FINACEIRA , FILHOS , ROTINA PODE TER QUASE CERTEZA QUE TEM OUTRA NO MEIO . JA A MULHER ELA PROCURA OUTRO HOMEM NAO APENAS PORQUE SEU COMPANHEIRO NAO COMPAREÇE MAIS MAS TAMBEM POR FALTA DE COMPANHERISMO , FALTA DE RESPEITO , E TANTAS OUTRAS COISAS ............ MAS PODEM ESCREVER MACHO QUE NAO PROCURA A SUA FEMEA , TEM OUTRA FEMEA CISCANDO .................

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Estou há dois anos em um relacionamento. Tenho 32 anos e me namorado 27. A primeira vez que tivemos relações, achei q o jeito dele era por ser mto romântico. Não tive muitos relacionamentos assim. Mas com o tempo percebi que ele não tem vontade de transar. Muitas vezes senti que fazia por obrigação. Já tentei se todas as formas tentar ajudá-lo. Mas é muito difícil acessá-lo. Os últimos meses estão sendo insustentaveis. Faço terapia há alguns anos e segundo minha terapeuta, ele precisa de ajuda profissional. Tem questões da infância relacionada. Já conversamos sobre isso. Mas sempre vira discussão pq ele n me da MTA abertura. Estamos planejando casar, mas não posso seguir com o relacionamento assim e isso está me deixando muito mal.
    Quero muito ajudá-lo. Mas n sei mais o que fazer.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Marcelo, arrisque a se apaixonar novamente rapaz,isso é passageiro, relaxe que tudo volta ao normal.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Nina,acho que antes de casar você deve resolver essa questão,depois de casados as coisas tendem a piorar com a rotina e tudo mais .
      A saída é incentiva-lo a fazer terapia ,mas sabe que é lenta a evolução.
      Pense bem,se sexo é algo muito importante, reveja sua relação.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Tenho 45 anos e sempre fui um homem com um desejo sexual maravilhoso. Fui casado por 18 anos e nunca tive problemas relacionados ao sexo com minha ex. Separei dela em 2012 e caí na farra, variando de parceiras até o final de 2013 quando comecei a namorar com uma garota de 19. O namoro acabou ficando mais sério e fomos morar juntos. Também nunca tivemos problema em relação à libido. Era muito bom nossas relações. Porém,desde que ela me largou no início de 2015,não sinto mais desejo por ninguém. Isso está me atormentando,pois sempre que alguém se aproxima de mim querendo ficar comigo,eu não tenho desejo algum. No entanto,se eu penso na minha última companheira, fico louco de tesão. Depois dela,tive um namoro e eu passava vergonha com essa namorada,pois não sentia nada. Quando saio tenho até medo de alguma mulher se aproximar de mim. Será que isso que é amor? Se for,não amem pois é horrível!

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Tenho 36 anos e meu libido foi embora estou desesperado ñ sei o q acontece a minha namorada gosta muito de mim é ficar desconfiada pensando q é outra o q eu faco

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Marcos,pode ser estresse,existe um suplemento natural,tribus terrestris,ajuda a aumentar o libido, faça atividade física, correr por exemplo,tudo ajuda a mexer com sua testosterona, procure relaxar,separe os problemas da sua vida amorosa.
      Boa sorte.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

      • Por quanto vc vende o suplemento?

        Cancelar resposta

        Deixe um comentário

        Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • TENHO 59 E 35 DE CASADO TENHO MUITO DESEJO PELA MINHA ESPOSA MAS PARA TERMOS RELOÇ~ES É DIFICIL ELA FALA QUE NUNCA GOSTOU O QUE FAÇO

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • PROCURA OUTRA

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Haroldo, complicado ela vir a falar algo depois de 35 anos de casada,tem que conversar, saber o que está acontecendo ,pode ser que ela tenha perdido o desejo,por alterações hormonais ou um desgaste mesmo do relacionamento, bate um papo legal e tentem se acertar.
      Aceite sugestões que ela quiser.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

  • Sou um cara de 36 anos e me sinto como se tivesse 80 , estou conhecendo uma pessoa bacana , e já saímos três vezes , bom não funcionei , estou muito preocupado pois isso nunca aconteceu comigo, pelo menos na primeira vez e gosto muito da pessoa . Estou passando até em terapia . Por favor me ajudem . Estou desesperado !

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Gilmar faça uns testes hormonais para saber se está em dia, pode ser fisiológico.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Gilmar,certeza que está tendo ansiedade.
      Se quiser um papo meu email
      fredfraga72@gmail.com

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*