O sexo masculino é conhecido como um gênero viril e com a libido sempre pronta para ser ativada com o menor estímulo. Porém, assim como muitas mulheres, também é frequente a falta de desejo masculino. Na verdade esse é um problema menos comum nos homens, pois geralmente o que ocorre com a maioria é a disfunção erétil, quando existe a excitação mas a ereção não é concluída de forma satisfatória. Porém, casos raros e algumas exceções levam à falta de desejo masculino como causas físicas e outras psicológicas.
A libido é aquela sensação de prazer causada pelo instinto e está relacionada à atração entre duas pessoas, aquele interesse que leva às vias de fato e à preservação da espécie através da consumação do ato sexual. A libido é, portanto, inerente à vida por ser uma energia vital para o ser humano e seus relacionamentos.
Alguns medicamentos, redução da testosterona ou outros problemas podem interferir na “saúde” da libido e minar com o desejo do homem ou diminuí-lo drasticamente. Para melhorar a libido não há um medicamento voltado para isso até então, apenas quando as causas são de baixa da testosterona, caso contrário, o problema deverá ser tratado caso a caso com um acompanhamento psicológico adequado em um processo lento com o apoio, principalmente, da parceira.
Muitos homens que percebem a falta de desejo masculino não procuram médicos e nem se abrem com suas parceiras e isso pode fazer com que o relacionamento do casal comprometa-se cada vez mais. Geralmente por vergonha e preocupação sobre sua real masculinidade os homens evitam resolver o problema, acreditando ser apenas um pequeno problema passageiro que, na realidade, pode não passar se não for tratado. Acompanhe abaixo as 13 maiores causas da falta de desejo masculino.
A andropausa ou distúrbio androgênico do envelhecimento masculino pode ser uma das causas que explica a falta de desejo masculino. Ocorre entre os 40 e 55 anos quando os homens passam a se sentir diferentes com sintomas semelhantes à da menopausa da mulher (exceto a interrupção da menstruação, obviamente). Nesse período, há uma baixa no nível de testosterona no organismo, reduzindo assim a produção de espermatozoides e geralmente reduzindo o apetite sexual.
Outros problemas além da andropausa podem levar à redução da produção do hormônio testosterona, como a ingestão de alguns medicamentos. Se essa redução anormal for detectada pelo médico, é possível resolver facilmente a questão com o consumo via oral de medicamentos prescritos de reposição dos hormônios, adesivos para a pele ou injeção intramuscular.
O excesso de consumo de álcool e a ingestão constante da bebida, principalmente quando leva ao alcoolismo, pode causar a falta de desejo masculino. O mesmo ocorre com o consumo de algumas drogas poderosas, como a cocaína. Esse consumo de drogas lícitas e ilícitas pode afetar tanto a mente do usuário quanto seu organismo, inibindo um desejo latente. Em alguns homens, o efeito pode ser o oposto e levar a uma excitação exagerada, mas isso varia de pessoa para pessoa.
É raro, mas a anemia quando o homem tenha tido hemorragias pode levar à falta da libido masculina. Pode ser resolvido com a melhora do quadro anêmico e incentivo da parceira.
O hipertireoidismo está diretamente ligado à produção de hormônios da tireoide. Essa disfunção faz com que a glândula pituitária produza o hormônio prolactina em excesso, alterando os níveis de desejo sexual para baixo.
[sc:artigos_relacionados]Não só as mulheres se preocupam com a aparência, os homens também gostam de estar em forma para desempenhar suas funções sexuais de forma mais satisfatória e ter uma performance ágil e máscula na cama. No caso de homens que engordam muito, esse desempenho na cama pode ser comprometido pela lentidão dos movimentos e gerar uma falta de desejo sexual. O problema pode ser resolvido com a perda de peso.
Alguns medicamentos receitados pelo médico como alguns tranquilizantes, antidepressivos e até mesmo o finasteride (um medicamento usado para regularizar alguns problemas na próstata) podem levar a consequências e efeitos colaterais como a falta de desejo masculino. Assim que o medicamento for interrompido, o apetite deverá retornar ao estado natural normalmente.
Algumas doenças mundiais como a diabetes podem contribuir para a falta de desejo masculino. Isso ocorre pela falta de disposição e energia para desenvolver atividades no dia a dia, inclusive dar continuidade à vida sexual, e muitos acabam deixando de lado a prática.
Homens e mulheres sofrem depressão constantemente, isso não é novidade para ninguém. A depressão pode estar relacionada a mil e um fatores subjetivos do indivíduo. A maioria dos homens, quando acometido pela depressão, não assume seu próprio estado e, por isso, é muito importante que a parceira, amigos ou familiares percebam o problema, orientem-no e acompanhem-no a um psicólogo para que o desconforto e mal estar mental seja rapidamente resolvido.
O estresse, assim como a depressão, é um problema mundial. Com a vida urbana agitada, responsabilidades e problemas do dia a dia, parece impossível se manter uma pessoa zen. De fato, o estresse acomete muitos homens e geralmente está vinculado ao excesso de trabalho ou outros problemas profissionais. O estresse é uma das causas que mais atrapalha os homens nas relações sexuais, pois além de reduzirem o apetite sexual, comumente levam à impotência.
O cansaço, tanto físico quanto mental, também está entre as maiores causas da falta de desejo masculina. Mais da metade dos homens apontam esse motivo como o primeiro da lista. Homens que costumam estar sempre atarefados, ansiosos e cansados perdem o desejo sexual. Tirar umas férias fora de época para descansar e renovar as energias pode resolver o problema.
Muitos homens podem ter uma homossexualidade reprimida, não tendo se descoberto ainda ou não aceitarem sua orientação sexual permanecendo enrustidos. Deixar de sentir atração por mulheres é muito comum nesses casos, porém, se o desejo não aparecer nem em homens, o problema pode ser outro.
A falta de desejo da própria parceira pode repercutir na falta de desejo masculino, por consequência. Neste caso, vale conversar entre si e achar uma solução em conjunto. A rotina sexual também é um fator que leva o homem a perder libido; isso geralmente ocorre em relações duradouras e por isso é fundamental esquentar o relacionamento com jogos sexuais ou locais inusitados. Deixe o tabu de lado e crie situações sexuais interessantes que instiguem a libido, pois em quatro paredes tudo é válido.
Todas as causas psicológicas citadas podem ser tratadas com terapia, e geralmente a falta de desejo leva de médio a longo prazo para ser sanada por completo. Em certos casos que envolvem a parceira, é indicada a terapia de casal e as causas físicas podem ser resolvidas com medicamentos e outros tratamentos orientados pelo especialista.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]
Eu tenho 20, ja tive 3 relacionamentos muito intensos em que todo meu desejos eram correspondidos, mais hoje eu já não tenho vontade de fazer sexo com nenhuma mulher .. não sei se é por eu ter saído de um relacionamento recente não sei se é por mágoas ou medo .. so sei que poderia estar transando muito, com quantas mulheres quisesse .
Infelizmente não sei se é depressão ou se é estresse, opção sexual sei que não é não sinto atração por homem, mais queria uma resposta pois sou novo e não era pra estar assim .
Felipe, você não tem nenhum problema. Essa ideia de que nós homens sempre temos desejo carnal é uma imposição social. Aceite esse momento sem culpa. Com o tempo as respostas virão. Não busque as respostas nos outros, e sim, em si mesmo.
Oi, Felipe! Primeiro você deveria ir a um clinico geral. Ele te faria as perguntas certas e te encaminharia para o profissional indicado, fosse um urologista ou até um psicólogo. Não deixe o tempo passar sem resolver essa questão. Ok? Boa sorte.
Foi muito difícil pra mim ouvir do homem que tanto amo que ele não tem sentido vontade de fazer amor comigo.
Estamos casados há um mês e entre namoro e noivado sempre foi uma loucura, ele ficava louco só com a minha presença. Era notável o tesão que ele sentia.
Porém, depois que voltamos da lua de mel e nossa rotina estabilizou, senti ele meio distante..
Ele sempre foi muito dorminhoco, minha sogra mesmo me confirmou e tbm ultimamente ele tem trabalhado demais e acredito que o stress no trabalho esteja atrapalhando sua libido.
Hoje ele se abriu comigo e disse não saber o que houve, mas não sente vontade de fazer amor comigo.
Confesso que foi.horrível ouvir isso dele e a primeiro momento não soube como reagir.
Passei essa noite toda em claro devido a isso.
Sei que ele precisa do meu apoio, mas eu mesma perdi minhas forças quando ouvi ele dizer isso.
Eu o amo imensamente e sei que a recíproca é verdadeira.
Enfrentamos muitas coisas para ficarmos juntos e quero muito apoiar meu marido nessa situação, mas confesso que me magoei demais com isso.
Como eu como esposa posso ajuda-lo a sair dessa situação?
Não sei como reagir...
Vai num sex shop, compra umas vaginas postiças, uns filmes pornográficos, um gel...
Quando ele chegar em casa, poe o filme é bate uma pra ele... isso relaxa.
Se quiser utilizar a boca ficaria melhor ainda.
Sério, fazer sexo da trabalho!!
Uma punhetinha com um filme, nada melhor!!
Beijo
Olá tenho 44 anos nunca falhei com minha ex esposa.25 anos juntos foi.sempre quiz sexo durante 24 horas.mais ñ correspondia.mais tudo bem.minha separação foi outro.caso .qualquer mulher tenho desejo e sempre fiz carinho em todas.sempre faltou desejo da mulher para mim.mais nunca liguei.sabia respeitar o direita.todos que tive conseguir matar os desejos delas.nunca troquei meu 40 anos até 44 por um jovem e meus passado.sempre si a parceira aguantaci 24 hora de sexo tava al pronto e já minha ele Armando.s
É sempre dei muito carinho e esperava a parceira de orgasmo primeiro. Hohe a 10 dias a traz perdir os desejos todos.da aquela reação e para.estou muito preocupado. Mais estou muito ansioso com set os problema de contas e tomo aprasolam um comprimido anoite para dormir. A 8 anos já tomei todos remédio e mesmo passando mal nunca perdir o desejo.de uma hora para outra perdi.mulher foi a Vita todos comigo 100por sento com elas na cama.agora estou desesperando .Como eu tinha todos desejo em minuto em minuto agora não tenho.alguém pode mi explicar isso.Ñ bebo nem fumo e nem droga.nada mi atrapalhou em nada.alguém pode mi explicar. Nunca tive vergonha.nem vendo filme tenho prazer.nunca gostei sempre gostei de fazer ali vendo com a parceira sempre dei tranquilidade elas.obgago.
ola, sou o jose falo de angola. sempre fui o homem muito apetitoso pra transar, estou a 1 ano com a minha namorada num principio o namoro era tao lindo transavamos sempre ben de repenti tudo modou nos dois lado eu nao tenho vontade de transar mesmo vendo videos. o que que eu faco?
Eu perdi o tesão da minha namorada em 3 anos, motivos:
Ela não se depila mais direito.
Ela engordou.
E ela voltou a fumar.
Só pra lembrar,
Sou magro
pratico exercícios
não fumo
to sempre cheiroso
tenho dinheiro
Tem quem aguente?
Vc ja tentou conversar com ela Lucas? Bem é meio estranho, entao pq vc ainda esta com ela? Algum sentimento ainda deve existir, nao é?
O meu namorado tbm esta descuidado como ela, e nao curte mais fazer sexo, mas mesmo assim, ja tentei conversar, no começo melhora um pouco, mas depois volta pra mesma, so que infelismente eu gosto muito dele para deixa lo.
Espero que vc seja sincero com a sua namorada e prefira terminar do que trai la.
Foda .. e eu aqui com 5 anos de casado, mas com ela sem desejo nenhum .. o problema é que estou embarcando nessa também e estou ficando sem tesão nenhum nela.... pelo visto não temos mais 5 anos pela frente.
Tenho 27 anos e sou casado ha 4 anos, minha esposa sempre me procura mas eu sempre estou sem vontade nenhuma de fazer sexo. Ela é linda, boa de cama mas eu não sinto desejo, nem pra me masturbar vendo algum video eu sinto vontade, ta muito foda essa situação. Logo ela vai desistir e me deixar.
Meu nome é Igor, tenho 18 anos, ja tive um relacionamento serio a um tempo, sempre me excito com uma mulher bonita, e era assim quando estava com minha ex, só que desde sábado vi que eu to tendo problema com isso, toda vez que tento ficar excitado, nao funciona, soh se eu tomar uma atitude vendo algum video e mexendo pra funcionar, ultimamente eu to tendo um processo seletivo que tenho que acordar muito cedo e teve duas provas que eu acabei ficando ansioso, e também não sou gay pois não é a minha praia, e eu soh fico excitado quando vejo algum video e eu pratique masturbação, isso ja ta desde sabado o que eu faço ? preciso de algum estimulante, to com medo que isso afete no futuro
Outro detalhe para adicionar, as vezes sinto cansasso mental, e se ocorre a ereção que é dificil sinto dores na região
Bem vindo ao mundo real!
Somente adolescente fica de pau duro sem manusear o instrumento!
Tenho 29 anos e Sou noivo a 4 anos e sempre tive muito mas muito apetite sexual e de dois meses pra cá falhei duas vezes com ela, eu a amo muito e sou fiel a ela, estou preocupado com essas falhas.. Eu tenho passado por muito stress e cansaço no trabalho não sei se isso pode estar afetando, tem dias q subo pelas paredes de tesão mas em algum dias tento pensar em sexo mas não consigo mesmo querendo muito.. Alguém pode me ajudar?
Eu namoro a 2 anos e 3 meses no primeiro ano era bem ativo nossa relação sexual, e no segundo ano percebi que ele perdeu a vontade de transar comigo foi diminuindo aos poucos já chegamos a ficar 2 meses sem transar, não sou feia não tenho o corpo feio faço de tudo na cama gosto de sempre inovar mas mesmo assim não esta fazendo diferença pra ele, não que justifique mas não somos nem casados, já perguntei se ele não me ama mais ou se tem outra ou se por algum motivo perdeu o tesão por mim, ele diz que o problema não é comigo mas que não sente vontade, e ele é novo tem 32 era pra estar no alge de sua sexualidade até onde eu sei e já pesquisei, não estou sabendo lidar com essa situação.