O sexo masculino é conhecido como um gênero viril e com a libido sempre pronta para ser ativada com o menor estímulo. Porém, assim como muitas mulheres, também é frequente a falta de desejo masculino. Na verdade esse é um problema menos comum nos homens, pois geralmente o que ocorre com a maioria é a disfunção erétil, quando existe a excitação mas a ereção não é concluída de forma satisfatória. Porém, casos raros e algumas exceções levam à falta de desejo masculino como causas físicas e outras psicológicas.
A libido é aquela sensação de prazer causada pelo instinto e está relacionada à atração entre duas pessoas, aquele interesse que leva às vias de fato e à preservação da espécie através da consumação do ato sexual. A libido é, portanto, inerente à vida por ser uma energia vital para o ser humano e seus relacionamentos.
Alguns medicamentos, redução da testosterona ou outros problemas podem interferir na “saúde” da libido e minar com o desejo do homem ou diminuí-lo drasticamente. Para melhorar a libido não há um medicamento voltado para isso até então, apenas quando as causas são de baixa da testosterona, caso contrário, o problema deverá ser tratado caso a caso com um acompanhamento psicológico adequado em um processo lento com o apoio, principalmente, da parceira.
Muitos homens que percebem a falta de desejo masculino não procuram médicos e nem se abrem com suas parceiras e isso pode fazer com que o relacionamento do casal comprometa-se cada vez mais. Geralmente por vergonha e preocupação sobre sua real masculinidade os homens evitam resolver o problema, acreditando ser apenas um pequeno problema passageiro que, na realidade, pode não passar se não for tratado. Acompanhe abaixo as 13 maiores causas da falta de desejo masculino.
A andropausa ou distúrbio androgênico do envelhecimento masculino pode ser uma das causas que explica a falta de desejo masculino. Ocorre entre os 40 e 55 anos quando os homens passam a se sentir diferentes com sintomas semelhantes à da menopausa da mulher (exceto a interrupção da menstruação, obviamente). Nesse período, há uma baixa no nível de testosterona no organismo, reduzindo assim a produção de espermatozoides e geralmente reduzindo o apetite sexual.
Outros problemas além da andropausa podem levar à redução da produção do hormônio testosterona, como a ingestão de alguns medicamentos. Se essa redução anormal for detectada pelo médico, é possível resolver facilmente a questão com o consumo via oral de medicamentos prescritos de reposição dos hormônios, adesivos para a pele ou injeção intramuscular.
O excesso de consumo de álcool e a ingestão constante da bebida, principalmente quando leva ao alcoolismo, pode causar a falta de desejo masculino. O mesmo ocorre com o consumo de algumas drogas poderosas, como a cocaína. Esse consumo de drogas lícitas e ilícitas pode afetar tanto a mente do usuário quanto seu organismo, inibindo um desejo latente. Em alguns homens, o efeito pode ser o oposto e levar a uma excitação exagerada, mas isso varia de pessoa para pessoa.
É raro, mas a anemia quando o homem tenha tido hemorragias pode levar à falta da libido masculina. Pode ser resolvido com a melhora do quadro anêmico e incentivo da parceira.
O hipertireoidismo está diretamente ligado à produção de hormônios da tireoide. Essa disfunção faz com que a glândula pituitária produza o hormônio prolactina em excesso, alterando os níveis de desejo sexual para baixo.
[sc:artigos_relacionados]Não só as mulheres se preocupam com a aparência, os homens também gostam de estar em forma para desempenhar suas funções sexuais de forma mais satisfatória e ter uma performance ágil e máscula na cama. No caso de homens que engordam muito, esse desempenho na cama pode ser comprometido pela lentidão dos movimentos e gerar uma falta de desejo sexual. O problema pode ser resolvido com a perda de peso.
Alguns medicamentos receitados pelo médico como alguns tranquilizantes, antidepressivos e até mesmo o finasteride (um medicamento usado para regularizar alguns problemas na próstata) podem levar a consequências e efeitos colaterais como a falta de desejo masculino. Assim que o medicamento for interrompido, o apetite deverá retornar ao estado natural normalmente.
Algumas doenças mundiais como a diabetes podem contribuir para a falta de desejo masculino. Isso ocorre pela falta de disposição e energia para desenvolver atividades no dia a dia, inclusive dar continuidade à vida sexual, e muitos acabam deixando de lado a prática.
Homens e mulheres sofrem depressão constantemente, isso não é novidade para ninguém. A depressão pode estar relacionada a mil e um fatores subjetivos do indivíduo. A maioria dos homens, quando acometido pela depressão, não assume seu próprio estado e, por isso, é muito importante que a parceira, amigos ou familiares percebam o problema, orientem-no e acompanhem-no a um psicólogo para que o desconforto e mal estar mental seja rapidamente resolvido.
O estresse, assim como a depressão, é um problema mundial. Com a vida urbana agitada, responsabilidades e problemas do dia a dia, parece impossível se manter uma pessoa zen. De fato, o estresse acomete muitos homens e geralmente está vinculado ao excesso de trabalho ou outros problemas profissionais. O estresse é uma das causas que mais atrapalha os homens nas relações sexuais, pois além de reduzirem o apetite sexual, comumente levam à impotência.
O cansaço, tanto físico quanto mental, também está entre as maiores causas da falta de desejo masculina. Mais da metade dos homens apontam esse motivo como o primeiro da lista. Homens que costumam estar sempre atarefados, ansiosos e cansados perdem o desejo sexual. Tirar umas férias fora de época para descansar e renovar as energias pode resolver o problema.
Muitos homens podem ter uma homossexualidade reprimida, não tendo se descoberto ainda ou não aceitarem sua orientação sexual permanecendo enrustidos. Deixar de sentir atração por mulheres é muito comum nesses casos, porém, se o desejo não aparecer nem em homens, o problema pode ser outro.
A falta de desejo da própria parceira pode repercutir na falta de desejo masculino, por consequência. Neste caso, vale conversar entre si e achar uma solução em conjunto. A rotina sexual também é um fator que leva o homem a perder libido; isso geralmente ocorre em relações duradouras e por isso é fundamental esquentar o relacionamento com jogos sexuais ou locais inusitados. Deixe o tabu de lado e crie situações sexuais interessantes que instiguem a libido, pois em quatro paredes tudo é válido.
Todas as causas psicológicas citadas podem ser tratadas com terapia, e geralmente a falta de desejo leva de médio a longo prazo para ser sanada por completo. Em certos casos que envolvem a parceira, é indicada a terapia de casal e as causas físicas podem ser resolvidas com medicamentos e outros tratamentos orientados pelo especialista.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]
Fiz um ciclo anabolizantes desde então tou tomando clomid mais smp q vou pra cama meu libido cai no meio da relação oq fazer pra voltar ao normal
Oi tenho 23 anos, meu marido tem 36 , estamos juntos a 2 anos, eu nao sou gorda sou bonita sou cheirosa, mas ele passa semanas sem se quer me dar um beijo , beijo de verdade pq só me da Celinho, passa semanas sem fazer sexo, é a gente ta tá sempre junto não tem nem como ele ter outra Pessoa, me trair no caso, não sei oque acontece já conversei com ele várias vezes a respeito disso ele diz que é meio desligado com essas coisas, mas o fato de eu não me sentir desejada me deixa irritada angustiada , oque pode ser ?
So precisos entender porq meu marido proxa na hora H Tem vezes que tudo corre bem. Mas de 3 que fa certo o resto ele broxa.
N sei oque fazer . Ele n conversa tenta desfaça que deve ser estresse preocupação com dívidas.
Ele vem com todos fogo ,QUANDO penetra proxa.
Tenho 10 anos de relacionamento e mais de 5 de casados e estou com problemas parecidos.Meu esposo nunca foi tão viril na cama,desde a época de namoro,mas de uns tempos para cá a situação vem piorando.Chegamos a ficar meses sem ter nada.Agora quando temos é só oral,pois ele não consegue ejacular se for no tradicional.Não sei o que devo fazer e como recorrer.Sei que casamento não é feito apenas de sexo,mas me incomoda o fato de ele me rejeitar na cama.Isso tem desgastado demais a situação e nem sei mais como cobrá-lo,somos um casal de pouco mais de 30 anos,como pode chegar a esse ponto,me ajudem.Obrigada
Olá boa noite a muito tempo escrevi sobre mim tendo problemas com minha parceira. Achei trocando de parceira e hj não tenho mais problemas e tbm reforcei com comida e mai cuidado comigo msm isso vai de cada um sei lá. Acabei percebendo queira dar certo os dois tem q ter a msm vontade de fazer sexo e estarem na relação com a msm cabeça e a msm vontade. Acaba q as ações que você tem com sua parceira (o) faz com q a impotência e o desinteresse no parceiro aconteça por isso sentem com seus parceiros e procurem saber oque eles querem porque é o único jeito de tds resolverem os problemas...
Eu e minha namorada desde que voltamos continuamos com a mesma chama na cama, mais tenho tido problemas na cama... tudo começa bem, com uma boa ereção e lubrifiques por parte dela, mais durante o sexo tenho perdido o libido, minha cabeça começa a encher de pensamentos e eu broxo e n consigo de forma alguma voltar a ter uma ereção... isso tem me incomodado e muito, e ela principalmente por achar que o problema é com ela, mais no fim é comigo mesmo e eu me sinto muito mal ... oque poderia ser ? depressão ?
SOU CASADA HÁ DOIS ANOS, TENHO 47 ANOS E MEU ESPOSO 37. ESTOU FRUSTRADA, DESDE A NOSSA LUA DE MEL QUE ELE NÃO TEM DESEJO SEXUAL. FEZ EXAMES E DEU DIABETES. MAIS NÃO ACREDITO QUE ISSO JUSTIFIQUE. TEM MUITOS VELHINHOS C DIABETES SUPER TARADOS. ME CUIDO, SOU MAIS VELHA MAIS AS PESSOAS ACHAM QUE TEMOS A MESMA IDADE. ESTOU PRA POR UM FIM NESSE CASAMENTO. ELE NÃO SE PREOCUPA EM SE CUIDAR. MARQUEI PSICOLOGO, MAS N TEM INTERESSE. ISSO PODE SER FALTA DE AMOR? POIS GOSTO DE SEXO...
Das duas uma , realmente diabetes deixa o homem sem apetite sexual , os velhinhos com diabetes transam com a mente , tem homem que é preguiçoso para sexo, então amiga veja bem o que acontece porque isso acaba com a alto estima da mulher
47 não é ser velha, vc deve estar uma loba. Conversa c ele, se não adiantar não perde tempo, vai viver sua liberdade!!! Mas se tiver filhos c ele pensa 2 pense mais. Abç!
Tenho 19 anos e recentemente tive uma experiência broxante nem dei muita moral. Logo depois com q msm mulher isso se repetiu duas vezes e estou preocupada pois isso não é normal pois nunca tinha acontecido antes e desde então não tenho tido vontade mais de transar como antes. Alguém sabe né dizer se tenho q procurar ajuda?
Estou com um problema parecido ,tenho 20 anos , fico muito tempo sem sentir desejo sexual, nao tenho vontade nem de bater uma, o que pode ser?
Vc descobriu qual era o problema?
Eu larguei da minha mulher , mas não foi por ter engordado não, é que ela era muito bonita e boasuda e meteu muito chifre ne mim, fiquei atordoado de tanto levar gaiada, ai não dei conta não, sai fora fora, mas foi dificil....todo corno sofre, tá louco.....mas ja estou bem, digo mais ou menos....me recuperando chifre deixa marcas profundas, mas vou me recuperar...com certesa...
converse com ela exponha o problema,ela vai entender,ai sua vida volta ao normal,seja legal com ela
fale o que pensa,coloque as cartas na mesa,ela vai tew entender
Se ela não souber que existe algo que os atrapalha, vai ficar difícil, ela mudar! Mas se você conversar com ela, e deixar claro que isso está atrapalhando seu tesão por ela, ela pode perceber que pode acabar te perdendo e reagir! Mas se isso não acontecer, ela continuar gorda, tente ajudá-la levando-a à médicos, etc., porque se você tiver que sair dessa relação (se não amar mais), sairá de consciência tranquila que tentou! Fique em paz.
Concordo plenamente com você Michelle. Eu vivo uma situação dessas... meu marido não me procura ha mais de dois anos, tenho 53 e ele 55... Como ele fuma muito penso que pode estar tendo problemas de ereção pois das últimas vezes que me procurou foi um pouco difícil consegui-la. Porém, como sou portadora de diversos problemas de saúde, nos últimos anos engordei bastante e acho que isso pode também ter tirado o desejo dele por mim. O problema maior é que por mais que eu tente conversar com ele, não tenho sucesso. Ele não se abre, desconversa e eu fico assim: a ver navios... sinto muito desejo mas não tenho nem como expressar isso pois apesar de sermos casados ha 27 anos, parece que não temos liberdade para falar abertamente sobre o assunto.