O sexo masculino é conhecido como um gênero viril e com a libido sempre pronta para ser ativada com o menor estímulo. Porém, assim como muitas mulheres, também é frequente a falta de desejo masculino. Na verdade esse é um problema menos comum nos homens, pois geralmente o que ocorre com a maioria é a disfunção erétil, quando existe a excitação mas a ereção não é concluída de forma satisfatória. Porém, casos raros e algumas exceções levam à falta de desejo masculino como causas físicas e outras psicológicas.
A libido é aquela sensação de prazer causada pelo instinto e está relacionada à atração entre duas pessoas, aquele interesse que leva às vias de fato e à preservação da espécie através da consumação do ato sexual. A libido é, portanto, inerente à vida por ser uma energia vital para o ser humano e seus relacionamentos.
Alguns medicamentos, redução da testosterona ou outros problemas podem interferir na “saúde” da libido e minar com o desejo do homem ou diminuí-lo drasticamente. Para melhorar a libido não há um medicamento voltado para isso até então, apenas quando as causas são de baixa da testosterona, caso contrário, o problema deverá ser tratado caso a caso com um acompanhamento psicológico adequado em um processo lento com o apoio, principalmente, da parceira.
Muitos homens que percebem a falta de desejo masculino não procuram médicos e nem se abrem com suas parceiras e isso pode fazer com que o relacionamento do casal comprometa-se cada vez mais. Geralmente por vergonha e preocupação sobre sua real masculinidade os homens evitam resolver o problema, acreditando ser apenas um pequeno problema passageiro que, na realidade, pode não passar se não for tratado. Acompanhe abaixo as 13 maiores causas da falta de desejo masculino.
A andropausa ou distúrbio androgênico do envelhecimento masculino pode ser uma das causas que explica a falta de desejo masculino. Ocorre entre os 40 e 55 anos quando os homens passam a se sentir diferentes com sintomas semelhantes à da menopausa da mulher (exceto a interrupção da menstruação, obviamente). Nesse período, há uma baixa no nível de testosterona no organismo, reduzindo assim a produção de espermatozoides e geralmente reduzindo o apetite sexual.
Outros problemas além da andropausa podem levar à redução da produção do hormônio testosterona, como a ingestão de alguns medicamentos. Se essa redução anormal for detectada pelo médico, é possível resolver facilmente a questão com o consumo via oral de medicamentos prescritos de reposição dos hormônios, adesivos para a pele ou injeção intramuscular.
O excesso de consumo de álcool e a ingestão constante da bebida, principalmente quando leva ao alcoolismo, pode causar a falta de desejo masculino. O mesmo ocorre com o consumo de algumas drogas poderosas, como a cocaína. Esse consumo de drogas lícitas e ilícitas pode afetar tanto a mente do usuário quanto seu organismo, inibindo um desejo latente. Em alguns homens, o efeito pode ser o oposto e levar a uma excitação exagerada, mas isso varia de pessoa para pessoa.
É raro, mas a anemia quando o homem tenha tido hemorragias pode levar à falta da libido masculina. Pode ser resolvido com a melhora do quadro anêmico e incentivo da parceira.
O hipertireoidismo está diretamente ligado à produção de hormônios da tireoide. Essa disfunção faz com que a glândula pituitária produza o hormônio prolactina em excesso, alterando os níveis de desejo sexual para baixo.
[sc:artigos_relacionados]Não só as mulheres se preocupam com a aparência, os homens também gostam de estar em forma para desempenhar suas funções sexuais de forma mais satisfatória e ter uma performance ágil e máscula na cama. No caso de homens que engordam muito, esse desempenho na cama pode ser comprometido pela lentidão dos movimentos e gerar uma falta de desejo sexual. O problema pode ser resolvido com a perda de peso.
Alguns medicamentos receitados pelo médico como alguns tranquilizantes, antidepressivos e até mesmo o finasteride (um medicamento usado para regularizar alguns problemas na próstata) podem levar a consequências e efeitos colaterais como a falta de desejo masculino. Assim que o medicamento for interrompido, o apetite deverá retornar ao estado natural normalmente.
Algumas doenças mundiais como a diabetes podem contribuir para a falta de desejo masculino. Isso ocorre pela falta de disposição e energia para desenvolver atividades no dia a dia, inclusive dar continuidade à vida sexual, e muitos acabam deixando de lado a prática.
Homens e mulheres sofrem depressão constantemente, isso não é novidade para ninguém. A depressão pode estar relacionada a mil e um fatores subjetivos do indivíduo. A maioria dos homens, quando acometido pela depressão, não assume seu próprio estado e, por isso, é muito importante que a parceira, amigos ou familiares percebam o problema, orientem-no e acompanhem-no a um psicólogo para que o desconforto e mal estar mental seja rapidamente resolvido.
O estresse, assim como a depressão, é um problema mundial. Com a vida urbana agitada, responsabilidades e problemas do dia a dia, parece impossível se manter uma pessoa zen. De fato, o estresse acomete muitos homens e geralmente está vinculado ao excesso de trabalho ou outros problemas profissionais. O estresse é uma das causas que mais atrapalha os homens nas relações sexuais, pois além de reduzirem o apetite sexual, comumente levam à impotência.
O cansaço, tanto físico quanto mental, também está entre as maiores causas da falta de desejo masculina. Mais da metade dos homens apontam esse motivo como o primeiro da lista. Homens que costumam estar sempre atarefados, ansiosos e cansados perdem o desejo sexual. Tirar umas férias fora de época para descansar e renovar as energias pode resolver o problema.
Muitos homens podem ter uma homossexualidade reprimida, não tendo se descoberto ainda ou não aceitarem sua orientação sexual permanecendo enrustidos. Deixar de sentir atração por mulheres é muito comum nesses casos, porém, se o desejo não aparecer nem em homens, o problema pode ser outro.
A falta de desejo da própria parceira pode repercutir na falta de desejo masculino, por consequência. Neste caso, vale conversar entre si e achar uma solução em conjunto. A rotina sexual também é um fator que leva o homem a perder libido; isso geralmente ocorre em relações duradouras e por isso é fundamental esquentar o relacionamento com jogos sexuais ou locais inusitados. Deixe o tabu de lado e crie situações sexuais interessantes que instiguem a libido, pois em quatro paredes tudo é válido.
Todas as causas psicológicas citadas podem ser tratadas com terapia, e geralmente a falta de desejo leva de médio a longo prazo para ser sanada por completo. Em certos casos que envolvem a parceira, é indicada a terapia de casal e as causas físicas podem ser resolvidas com medicamentos e outros tratamentos orientados pelo especialista.
[sc:poderosa-na-cama-depois-artigo]
De uns tempos pra cá não me excita com facilidade tenho 44 anos fui até mesmo a um bordel e passei vergonha na frente de uma mulher muito bonita já não sei o que fazer.
Eu sou casada ah 2 anos e 5 meses tenho 26 anos sou jovem linda magra , um fogo terrível uma ninfa quero todos os dias .... Mas meu marido tem 46 anos só vive cansado preocupado devendo transa de 4 em 4 dias 7 em 7 , é só dá 1 e pronto Gozou acabou agora tenho que esperar quando vai mim procurar novamente e eu fico desisperada pra transar de nv e tenho que esperar aí ultimamente tenho cobrado ele não gosta não sei o que faço , não quero trair pq eu amo ele eu quero ele mim tocando mas tah tão difícil esperar e da só uma e pronto toh mal já estou chorando a dias não sei o que fazer , choro choro só faço isso é esperando o dia que ele vai querer fico com o clitóris em tempo de estourar de tanta vontade . Estou péssima ele diz que o cansaço pq trabalha a noite mas tah difícil pra mim.
Já o meu problema é com minha esposa. Se quiser podemos nos ajudar !
Muitas situações parecidas nos comentários! Acho que isso é a doença sexual do século XXI! Analisando por cima nossas vidas HJ: MT trabalho - MTS contas a pagar-Pouco tempo de Lazer- Cuidado com Filhos Familiares Etc. Isso é só alguns dos nossos desafios como homens e mulheres! Vamos lá: Transformar isso em 30 min de prazer com o nosso Amor será uma missão dificílima (mas não impossível) nos dias de HJ? Na minha opinião certamente que SIMM! Chego a está simples conclusão c a experiência de 19 anos juntos c a mesma pessoa na qual amo desde a adolescência! É de chorar gente triste machuca doe a alma! Eh um abismo separando nossa relação dia após dia! Esfria se TD...O carinho o diálogo a chama do prazer a amizade é companheirismo. Se for pontuar TD aqui não terá fim.
Meu desejo é: ZERAR TUDO VOLTAR A NAMORAR VOLTAR A BRINCAR E DAR RISADA SONHO COM ISSO TDS OS DIAS! Me perdoe o txtao! Precisava opinar e entrar nessa estatística vista é ouvida por cada um de VCS!
Sim, também as vezes penso assim,namorar e curtir a vida!
Olá, JhFreire! Gostaria de poder ajudar dizendo alguma coisa vinda da minha experiência como psicóloga e psicoterapeuta. É claro que parto de uma olhada superficial sobre seu problema, que carrega inúmeras particularidades únicas, como todas as relações. Pode parecer estranho, mas o que você parece estar dizendo é que está levando uma vida muito triste por conta desse "abismo" que anda distanciando você e sua mulher. Além de vocês precisarem descobrir o que fez isto com vocês (rotina, falta de tempo, de empenho, cansaço, desgaste natural, etc, etc) eu diria que agora, neste momento atual, o que de melhor você pode fazer é mudar o foco da sua felicidade, da sua alegria, do seu bem estar diário; ou seja, comece a olhar mais para o que você mesmo pode se dar de prazer e alegria que dependa unicamente de você, e não da sua mulher ou da relação de vocês. Não espere que ela, ou a relação, sejam os responsáveis por seu bem estar diário. Escreva em um papel (pq o cérebro registra o que se escreve de forma mais efetiva) o que daria prazer a você hoje em dia, mas que só dependa de você . Exemplo: gosto de andar na praia. Mesmo que você pudesse achar melhor este passeio se estivesse "namorando" sua mulher, isto não é possível, desta forma ideal neste momento, não é? Então, aprenda a se dar prazer . Gosta de cinema? Vá sozinho se sua mulher não quiser ir. Faça uma lista, sem críticas, do que você gosta e quer, independendo da sua mulher e da relação de vocês. Com o tempo, você descobre que talvez esteja colocando na relação muitas frustrações que de fato não cabem só a ela. O que você tem deixado de fazer por você? Não vale achar que a vida está ruim por que sua mulher não lhe dá o que você gostaria de ter, por exemplo. Está acompanhando? E você? O que você poderia e deveria estar fazendo por você, pela sua felicidade, que não está fazendo? Muitas vezes um relacionalmente passa a parecer o responsável todas as nossas queixas e frustrações. Quando conseguir isto, certamente estará uma pessoa mais realizada, mais alegre, mais leve. Pode até ser que isto o torne uma pessoa mais interessante para sua mulher e para outras pessoas também. Mas este não é o primeiro objetivo; é só uma possível consequência do seu novo comportamento mais independente, e de uma alto estima bem mais alta(pessoas mais realizadas têm alto estima melhor, e auto estima maio leva as pessoas a serem mais realizadas, num ciclo virtuoso saudável e efetivo. Espero ter, de alguma forma, ajudado a levar você a mudar seu foco, seu comportamento, seu estado de ânimo e atitude diante da vida. Abraços!
Boa tarde Dra. Primeiro peço desculpas pelo longo tempo em responder, acabei vendo hj 31/07 o seu excepcional conselho no me desabafo!. VC pôde compreender com exatidão tudo que expus da minha relação conjugal.
Eu gostaria de dizer que minha luta continua, e infelizmente ontem acabei confirmando este desinteresse e desgaste com minha companheira pela boca dela mesmo. Inclusive me pedindo um tempo, pois está confusa e com medo do que seria o "Novo" para ela. Entende?.
Chorei MT pois a amo e temos 2 filhos que são a Maior dádiva que poderia ter recebido de Deus.
E nunca pensei em me divórciar para não comprometer o piscologico dessas crianças tão inocentes e dependentes do amor de Pai e Mãe.
Minha alegria tem sido eles Dra. Pq sei que o tempo que gasto c eles nunca. Será reparado se eu gastar p o meu prazer próprio.
Eu tenho satisfação em ver TDS felizes e bem. Eu sei bem o que é crescer sem pai e mãe pois não tive esse privilégio.
Eu preciso MT ter um direcionamento para resolver a situação c minha esposa. Casamos MT cedo e acredito que ela entrou numa fase de querer ter vivido melhor a vida dela tendo outros relacionamentos.
E ela mesma assume que não há problema algum comigo que a situação só está assim fria e desgastada por parte dela.
Obrigado pelo retorno e conselhos. Vou lutar muito p salvar o casamento.
Forte abraço.
JHFreire
Ola sou casada a dez meses, e Meu Marido do nada parou de me procurar tem um mes e meio e nada. Ate entendo pq temos uma rotina de trabalho elevada porem tinhamos uma Vida sexual saudavel e agora ele so me diz que nao tem vontade, ate tentamos mas nada. Estamos sempre juntos Nossa vida de casados è otima somos jovens porem ele ta nisso nao me fala nada afirma que esta tudo bem porem nao me procura ja fiz de tudo. Ja tentei separar porem ele nao quer ja tentei saber se era outra mas nao Consegui nada e to muito frustada porque somos jovens nunca deixei faltar nada e ele nao tem mais interresse nao Sei mais o que fazer.
Oi, Beatriz! Não sei se seu problema continua até hoje, maio de 2018. Mas gostaria de dizer que a primeira coisa a fazer, depois de ter conversado sobre o assunto, é procurar alguma possível causa física para o " desinteresse do seu marido". Mesmo vocês sendo novos, muitas condições clínicas podem interferir com o desejo e com a performance sexual. Diabetes, baixa testosterona, depressão clinica, e muitos outros fatores podem ser determinantes. Primeiro, procurem um urologista sério. Se este achar necessário, encaminhará para um clínico, ou outro profissional, inclusive um psicólogo, ou, no caso de necessidade de medicação, a um psiquiatra.Tenham calma e busquem as respostas com clareza. Primeiro é preciso sempre que causas físicas, clínicas sejam afastadas, e só depois disto se passa para o próximo passo, a procura de ajuda de profissional de saúde mental(psicólogos, psicanalistas, psiquiatras). Torcendo para que o problema já esteja até resolvido, deixo minha tentativa de ajuda para o caso de o problema ainda persistir. Abraços.
Boa tarde ! Tenho 39 anos, é meu namorado 41. Começamos a namorar a 6 meses atrás. Nós conhecemos através da sobrinha dele que é minha amiga. Ele vem de um casamento de 14 anos, com uma filha e uma separação de 2 anos atrás. Ele se aproximou de mim e começamos a namorar e havia se passado 2 meses e meio e nada de sexo. Aí então ele ficou doente cim trombose. Fui visita lo e acabei dormindo na casa dele, foi quando perguntei algumas coisas sibre a vida sexual dele e o mesmo me falou que não conseguia manter a ereção para praticar sexo. Fiquei muito surpresa embora já estivesse achando estranho, tentamos várias vezes e nada até que ele foi aí médico e tomou um remédio, mesmo assim só tomou depois de um tempo. Com quase 6 meses de namoro tivemos nossa primeira vez, com a ajuda do remédio. Achei é que íamos a partir daí ter uma relação sexual ativa, porém estava enganada. Ele ainda ñ voltou ao urologista e eu tenho muito desejo sexual, não estou aguentando mais essa situação, estou ficando, tensa, estressada e desanimada. Parece que ele não sente falta de sexo , e nem parece sentir saudades, ele é
uma boa pessoa diz que gosta de mim,porém ñ estou me sentindo amada. Ele me disse que sua ex foi a única mulher que ele teve antes de mim, que depois que se separou ainda ñ tinha nem beijado ninguém. Tem 18 dia que tivemos nossa primeira é única relação sexual , infelizmente ñ vejo outra posição minha, que não seja terminar nosso namoro. Estou sofrendo muito com essa falta de desejo sexual dele e não estou conseguindo mais ficar sem fazer nada, como se fôssemos amigos, não namorados.
Ola sou casada a dez meses, e Meu Marido do nada parou de me procurar tem um mes e meio e nada. Ate entendo pq temos uma rotina de trabalho elevada porem tinhamos uma Vida sexual saudavel e agora ele so me diz que nao tem vontade, ate tentamos mas nada. Estamos sempre juntos Nossa vida de casados è otima somos jovens porem ele ta nisso nao me fala nada afirma que esta tudo bem porem nao me procura ja fiz de tudo. Ja tentei separar porem ele nao quer ja tentei saber se era outra mas nao Consegui nada e to muito frustada porque somos jovens nunca deixei faltar nada e ele nao tem mais interresse nao Sei mais o que fazer.
Eu e meu namorado temos pouco menos de 6 meses de namoro e ambos 25 anos de idade. De início, costumávamos transar bastante, as vezes até duas vezes ao dia. Porém de um tempo pra cá ele meio que esfriou, não me procura mais com frequência, as vezes acontece somente uma vez na semana e olhe lá , e quando o procuro ele desconversa e inventa desculpas. Isso está me deixando encucada e levando a pensar que isso pode está relacionado a sexualidade dele. Será?
Sou casada a 9 anos. Meu marido tem 48 e eu tenho 27. Sempre tivemos uma vida sexual muito ativa, já temos uma filha e estou grávida novamente. Na primeira gravidez nossa vida sexual Continuou Ótima , mais nessa segunda ele está super estranho. Não me procura, quando faz sexo oral broxa, eu converso com ele e ele me diz q é o stresse do trabalho, as contas pra pagar, sempre dá uma desculpa, passa de semanas sem me tocar. Eu fico puta, passa um milhão de coisas na minha cabeça. Eu não sou gorda, sempre me cuidei e até grávida recebo bastante cantadas na rua, mas em casa é como se eu nem existisse. Não sei mais o que fazer, porque na gravidez sinto mais fogo, mas ele n né procura, isso é tenso.
ROBERTO ISSO QUER DIZER QUE VÇ GOSTA DA FRUTA .SACOU ???
BOA SORTE !!! UM KRA DOTADO É REALMENTE MUITO BOM.
Tenho 46 anos e estou separado a +- dez, e desde então arrumei poucas parceiras e cada vez menos tenho e relacionado e cheguei a um ponto de não sentir vontade fazer sexo hoje em dia nada me exita nem fotos de mulher nua, nem cenas de sexo nem mulheres de roupas curtas etc...eu não quero ser um pega todas, mas tbm não posso continuar nesse dilema como vou arrumar uma parceira se não tenho vontade fazer sexo e nem me exito com nada? o que fazer?
Celso, procure um médico, vcs homens, acham que tudo passa com o tempo, mas não passa. Sou casada a 26 anos, tenho 45 e meu esposo 46, e ele está como vc..já faz tempo que não temos nada é isso me frusta, mas ele não procura médico, sempre tenta achar um explicação, mas eu sei que nada vai mudar. E eu já não sei mais o que faço. Apesar de estar um pouco acima do peso, não me acho feia, tento sempre me exercitar,.me.mexer.um pouco, o chamo pra fazer caminhadas comigo mas ele não vai por pura preguiça. Até quando vou aguentar isso, não sei.
Desde que comecei a tomar finasterida tenho sentido muita atração por homens e vontade de fazer sexo oral com um homem em sigilo. Quando fico sem tomar a vontade passa, mas quando tomo fico reparando nos homens sem perceber.
ROBERTO O MESMO ACONTECE COMIGO ... MANDA AI UM CONTATO PRA GENTE TROCAR UMAS IDEIAS .VÊ SE AGENTE RESOLVE ESSE PROBLEMA.