Um homem tímido costuma ser o oposto de homens galinhas, pois são caras mais introspectivos e reclusos. Mulheres que não gostam de homens atirados e garanhões acabam preferindo homens tímidos. Porém, conquistar um cara desses pode ser uma tarefa difícil, pois é comum encontrar homens com vários tipos de timidez e que não dão abertura para iniciar um contato mais direto.
Alguns ficam paralisados e literalmente em choque com a presença e aproximação de alguma mulher, outros podem perdem a fala e dizer coisas sem sentido que chegam até a ser até mesmo engraçadas, já outros têm fobia e fazem de tudo para sumir do mapa ou enrubescem facilmente. Enfim, o primeiro de tudo é descobrir que tipo de tímido é o seu e começar o jogo de sedução. Abaixo seguem algumas dicas para conquistar um homem tímido para você traçar seus planos. Boa sorte!
Quando se trata de outros caras, a indicação é para ser direta, mas neste caso é preciso agir com cautela e discrição, quanto menos direta melhor. Você pode e deve demonstrar interesse de forma sutil, sem se declarar logo de cara. Obviamente, a demonstração de interesse deve partir de você, porque por mais que ele esteja afim, dificilmente vai ter coragem para dizer ou demonstrar isso. Por isso, a primeira das nossas dicas para conquistar um homem tímido é: demonstre o interesse principalmente com o olhar.
A melhor forma para se aproximar de um garoto tímido é tornando-se sua amiga. Chegue devagar, puxando assunto, sem segundas intenções, ganhe a confiança dele, para aí sim, depois começar a dar investidas mais abertas. Tenha paciência, com um cara tímido é preciso não ser inimiga do tempo, pois com pressa apenas o afugentará mais ainda.
Pessoas tímidas de uma forma geral odeiam chamar a atenção, para elas, passar despercebidas é um objetivo de vida. Por isso, se você o expor em público, mesmo se for de forma positiva, elogiando sua beleza, inteligência ou outras qualidades, ele só ficará desconcertado e querendo simplesmente sumir para sempre.
O legal é quando estiverem em público deixá-lo bem à vontade. Chame a atenção para si, assim ele poderá te ouvir e te admirar, na dele. Este é inclusive um ponto positivo, pois ele verá que se estivessem juntos você seria sempre o centro das atenções, o que é ideal para ele.
Tímidos admiram mulheres que são o oposto deles, pois de timidez já basta a dele. Por isso, homens tímidos geralmente se interessam por mulheres comunicativas, bem humoradas e sempre de bem com a vida. Sendo divertida você pode aliviar as tensões do gato, sem que ele se constranja.
Nada de contar piadas sujas ou sem graça, seja apenas espontânea com assuntos do cotidiano e encare a vida, inclusive os problemas de forma leve, sem estresse. Mulheres autoritárias e estressadas apenas assustam homens tímidos.
[sc:artigos_relacionados]Por mais que para alguns homens tímidos tomar a iniciativa seja uma missão praticamente impossível, você pode mostrar o interesse e deixar que ele se aproxime. Alguns não conseguirão ser diretos, mas ao menos tente, pois homens adoram estar no controle da situação, sejam eles tímidos ou não. Seja paciente e dê a oportunidade dele chegar, caso contrário, tome a atitude você mesma.
Homens tímidos têm medo do desconhecido. Se você for uma mulher completamente diferente com gostos exóticos, isso pode assustá-lo. Por isso, o legal é descobrir certas semelhanças com ele para que criem assuntos em comum entre os dois. Sabendo que vocês possuem interesses em comum, ele se sentirá mais confiante e menos inseguro ao seu lado, sabendo como se portar e o que falar para você.
Mulheres são muito sensíveis e orgulhosas e ao investir em um homem e não sentir um retorno, como se não estivesse sendo correspondida, elas podem se afastar. Porém, no caso de homens tímidos isso acontece com frequência. É comum os tímidos ficarem na deles, mesmo com demonstrações de interesse da mulher. Isso porque eles podem estar preocupados com mil e uma coisas, inseguros em como chegar, como lidar com você e até se antecipando já à primeira transa. Deixe ele se autodescobrir e ganhar confiança no tempo dele e continue dando sinais de interesse com essas dicas para conquistar um homem tímido.
Toda vez que ele vier falar com você por conta própria, seja super receptiva, sorria e trate ele bem, puxando assunto. Isso demonstrará que tudo que ele lhe disser será bem recebido e se sentirá menos pressionado. Não o trate mal em hipótese alguma. Mulheres tendem a dar gelo nos homens, mas no caso dos tímidos isso pode afastá-lo para sempre.
Se você perceber que um bate papo cara a cara está deixando-o travado, procure conversar com ele por uma rede social ou pelo celular. Assim ele se sentirá mais desinibido para conversar, com mais tempo de pensar nas respostas e perguntas. É muito comum grande parte do interesse demonstrado da parte dele acontecer em ambiente virtual, e quando estão frente a frente ele agir diferente. Não se confunda achando que ele perdeu o interesse, isso é apenas parte da personalidade dele.
Após algum tempo de conversas e convivência, já é hora de aproximar o toque para além do beijo no rosto ao se cumprimentar. Comece a abraçá-lo para se despedir e dar tapinhas nos ombros e nas costas. Repare na reação dele; se ele parecer não gostar, dê mais um tempo, caso contrário use isso a seu favor.
Convide-o para sair, mas evite lugares muito cheios com olhares de amigos ou estranhos. Façam uma coisa a dois como um jantar no apartamento de um dos dois, assistir a um filme. Se morar com seus pais, evite levá-lo à sua casa, ele pode achar que é algo sério e ficar sem reação junto aos seus pais. Vocês podem ir a alguma praça para conversar, comer alguma coisa e beber.
Homens tímidos podem ter a autoestima muito baixa, por isso é importante levantar o ego dele, elogiando alguma coisa em que ele seja bom ou pedindo sua ajuda para resolver alguma questão, pode ser ligado à tecnologia, enfim, veja as qualidades dele e se aproveite disso para deixá-lo feliz em poder ser útil para você. Lembre-se de nunca fazer isso em público.
[sc:poder-na-conquista-depois-artigo]
oi!
eu ha coisa de 2 anos (este é o terceiro) estou trabalhando (estagio) na minha faculdade. Estou na parte de programação e design e estou caidinha por um colega que so faz programação, mas ele é so mesmo trabalhador, nao é estagiario.
acontece que no verão do ano passado quebrei meu pé e ele me levou ao hospital e tal, e apos isso ficou mais comunicativo comigo (só que aí eu tinha namorado já, mas tinha ido para a terra dele), entretanto eu fui de ferias. entretanto esse verão que passou (de 2016) acabei com esse meu namorado.
Estou muito caída por este meu colega: temos algo em comum como os videojogos, inclusive ele me deu uma edição de colecionador extra rara do jogo Iko para a PS2, ja me pagou um ou outro café na hora da pausa, e como eu sou uma pessoa que n se dá muito a conversa com os colegas de trabalho (so falam de carros, e futebol), esse meu colega vem sempre falando de videojogos ou de desenhos animados para eu jogar ou ver. É de salientar tambem que é o unico colega que me cumprimenta todos os dias quando chega ao trabalho (eu sou a primeira a entrar no gabinete). Ele sempre me olha nos olhos, me pergunta como estou e às vezes como vao minhas aulas. Ontem notei por exemplo que passou a frente da minha mesa e me olhou, e olhei-o também, ele sorriu e acenou, e eu fiz o mesmo.
O problema de eu nao conseguir identificar é que eu tenho 26 anos e ele tem 44, temos 17 anos de diferença (não é casado kkk). Será que ele poderia estar interessado em mim? :( me ajuda
Olá meu nome é Daiane estou conhecendo um homem ha quase um Ano ,mas ainda não sei se ele é tímido,inseguro ,ou não tem certeza do que quer,pois foi ele que tomou a iniciativa qndo nos conhecemos em uma festa e nos primeiros meses que ficamos,depois parece que ele foi meio que se afastando não me mandando tantas mensagens ,mas ainda continuava a me convidar para sair todo final de semana ,sabado a noite e domingo a tarde,obs:na sexta feira ele sai para beber com os amigos.Como eu gosto mto dele e passei a durmir na casa dele todo final de semana comentei algumas vezes com indiretas para a gente assumir a relação ,mas ele sempre me diz que é cedo,não quer me machucar e tal...nos domingos a tarde sempre saimos caminhar de maos dadas ,nas festas que vamos sempre ficamos juntos nas rodas de amigos e tanto meus qnto dele,até já consegui convence-lo de ir a uma pizzaria com meus pais (depois de insistir bastante)há alguns dias atras ele estava me contando algumas coisas sobre a familia dele e eu pedi para que ele me levasse um dia desses lá para conhece-los e ele não disse absolutamente NADA só sorriu (o que me deixou pensativa)ele é um cara quieto e bem observador pelo o que pude ver,e me contou que já sofreu em relacionamentos anteriores não me contou mtos detalhes.Em algumas conversas que tivemos sobre o futuro e tal ele no inicio falava que não sabia se iria casar pois trabalha muito não tem tempo para uma outra pessoa e que os relacionamentos de hoje em dia não duram,nem os casamentos;mas de um tempo pra cá ele está falando diferente quando abordamos algum assunto do genero ele até fala em ter uma familia .(mas nunca me inclui ou deixa claro que gostaria isso comigo).Minhas amigas todas me dizem para cair fora porq ele deve ser igual aos outros homens e que deve estar me usando até que apareça alguem que ele realmente ele goste e me de um fora,por isso não quer assumir ,mas eu sinceramente não sei se INSISTO mais um pouco ou DESISTO para não me machucar mais.
Ola caze, adorei sua materia, me de algumas dicas plr favor, tem um rapaz no meu trabalho ele e mais novo que eu 4 anos, tenho 28 e ele vai fzr 25, ele e muito timifo, fico olhando pra ele demais ele sorri, olha tb e tal, ai um dia desses papo vai e papo vem eu disse q eu tava interessada nele, ele disse q ja tinha percebido, um dia qd eu fui embora pedi um abraco a ele ele me deu, olhamos nos okhoa e nos beijamos , mas foi rapido, no dia seguinte ele mandou uma mensagem dizndo que eu o desculpasse pois ele n podia ter nada alem de amizade com ele, pq tinha um turbilhão de problemas sentimentais ocorrendo na vida dele, mas q n queria perder minha amizade, ai eu disse q se um dia ele quiser conversar eu estaria aqui pois eu adorava a amizade dele mas q n irria insistir na relacao, ..ele agradeceu e disse q agora ele preferia ficar calado e qm sabe um dia...
O que eu faco? Ele e timido demais , eu gosto bastante dele, me de um conselho se devo desistir ou litar por ele, eu sei que fui com sede ao pote, e axo q estraguei tudo....
Srta. Vanessa, antes de prosseguir-mos, devo esclarecer que eu não sou redator do blog ou deste artigo (talvez seja da intenção dos mantedores do blog, que seus redatores permaneçam anônimos). Sou um simples (e talvez excêntrico) usuário como outro qualquer. Mas obrigado, saiba que me deixou feliz, pois vejo isso como uma forma de elogio.
Quanto a ti, primeiro remova este sentimento de culpa, por achar que tenha feito algo de errado! Você seguiu seu coração, e pode parecer cafona dizer ist, mas, a elogio e achei lindo tal coragem... Compreendo também que possa estar diante de um grande dilema (uma importante escolha entre duas ou mais possibilidades), mas tente manter a calma, esta é mais uma das situações que vivemos por simplesmente estarmos vivos.
Vou partir do pressusposto de que ele esteja sendo sincero contigo, não seja um "falso". Sendo assim, no lugar dele, e em nome da categoria dos "homens tímidos e introspectivos" devo expor minha gratidão! Você o respeitou, buscou ser compreensiva, atenciosa, mesmo com o atual desfecho! E tudo isto o qual passaram juntos, pode sim ser uma base para ter-se uma boa relação, quente e duradoura como fogo de lareira (ao invés de intensa e breve feito uma fogos de artifício rs...).
Infelizmente não deixou claro qual a natureza dos sentimentos os quais estejam a perturbar este rapaz. Me desculpe por trazer a possibildiade a segir, mas, se for por conta de uma outra pessoa, esta confusão sentimental dele, é melhor respeita-lo. Pois se ele é não apenas tímido, mas romantico e fiel, em seu coração (no dele rs..) há sentimentos e pensamentos os quais ele deve reorganizar, ver o que ele deve se desfazer ou não, para só depois seguir adiante, seja lá qual for a escolha que ele faça.
Quanto a ti, de coração, sou grato por você ser este tipo de mulher sensível e, até certo ponto, persistente. Devo frisar novamente, não sou nenhum especialista, mas a recomendaria não se distanciar muito dele, mesmo que só um pouco, mostre que você ainda está ali. Porém vai de você quanto tempo permanecer assim, "a espera dele", e enquanto estiver assim, não dê bola à terceiros...
Entretanto saiba que ao meu ver, você merece ser feliz também, seja com ele ou caso lhe surja um pretendente que seja digno de sua confiança.
Espere um pouco, seja um ou dois meses (a medida de sua paciência e das impressões que ele lhe der)... Depois disso, avalie se vai tentar se reaproximar dele ou apenas permaneceria como amiga. Se ele saiu de uma relação, ao romântico o que há não é algo fugaz como "a fila anda", mas sim uma pilha de escombros onde, antes deve ser limpada para que só depois se edifique algo novo, e de preferência, consistente.
Para muitos, um mês parece demasiado longo, mas isso não é nada para quem busca um parceiro amoroso, o qual possa estar ao seu lado por longos e bons anos, senão, pela vida toda...
Este tempo também pode servir para que "o seu rapaz", possa na melhor das hipóteses, amadurecer e ser um homem, não estou me referindo a timidez (também sou assim,ou era, não sei rs), mas sim com o intuito de que ele seja capaz de fazer as proprias escolhas e seguir-las, arcando com ganhos e perdas.
Com todo respeito srta. Vanessa, você me parece uma boa pessoa, caso contrário não teria lido este blog e todo conteúdo que nele há, não teria vivido estes belos momentos, e não teria partilhado. Portanto, valorize-se, a ponto de que, quando você tiver de "conversar a sério" com ele (ou caso ele tome a iniciativa) você esteja confiante de si mesma, de seus belos sentimentos, a ponto de transparecer à ele tal confiança. Desta forma ele terá confiança em ti, e verá como um "porto seguro". Claro, ambos devem andar lado-a-lado, então, tente ver nele se houve mudanças, de preferência que seja positiva.
Se possível, não se esqueça daqui, e retorne com o desfecho.
Desejo tudo de bom para ti.
Olá, gostaria de uma opinião de vocês já que a minha história é complicada demais. Eu tenho 22 anos, e estou gostando do meu prof da facul, ele é só três anos mais velho que eu, é solteiro, tudo certo... mas o problema é: ele é tímido demais... puxando até pra o viés religioso ( nada contra, é bom salientar isso) ele é bonito e diferente de todos garotos que a gente vê, todas as vezes q conversei com ele, me senti protegida, ele tem uma energia boa. Observando-o, percebo que é como se ele não se importasse com isso de relacionamento, sabe? Entre a rodinha das amigas saiu a possibilidade dele não ser hetero, eu acredito que ele é...e que o problema dele é timidez mesmo. Já aconteceu dele puxar assunto comigo, sobre o curso e sobre coisas do cotidiano (nada demais)... enfim, vejo nele um grande potencial, alguém que gostaria de ter ao meu lado (eu dei uma stalkeada na vida dele) mesmo não sendo como namorado, como eu amigo eu já gostaria de te-lo por perto. Preciso decidir se invisto ou desisto dessa ideia, será q é possível chamar a atenção dele (positivamente, é claro)? PS:. de certa forma, acho que somos parecidos, afinal ambos tímidos, porém, acho que ele ganha de mim, disparado kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Srta. Patrícia, aqui você nos traz elementos novos, tais como a religião e relações de poder. Bom saber que quanto a essa primeira, à ti não representa empecilho algum, caso houver diferenças quanto as crenças ou práticas de cunho místico/religioso, nada do que o nosso bom e velho "respeito" possa ajudar. Pelas qualidades "explícitas" (observáveis) que ele apresenta, não julgo difícil que ele atraia a atenção de outras mulheres, mas como disse antes, ai há uma relação de poder, e diz respeito quanto a estarem em condições diferentes, a relação aluno/professor. Alias achei engraçado ter dito que deu uma "stalkeada", mas também devo elogiá-la quanto a sinceridade.
Dentro de qualquer instituição de ensino, por questões éticas, é algo desaconselhável a ocorrer, não entrarei em detalhes quanto a isso. Mas espere, não quer dizer que não ocorra por ai, apenas digo que sim, é algo por si so complicado. Não sei se minhas palavras são as melhores que há, mas levo em consideração o bem-estar de ambos. Sendo assim, nada a impediria de, primeiro, ter uma conversa franca com ele, talvez começando por assuntos "do cotidiano" bem como você mesma disse, ai passando para assuntos relacionado a afeto, então se sentir confiante o bastante, pergunte "na lata" se ele é hetero, e por fim revele ao menos uma parte (não tudo, para não assusta-lo) dos sentimentos que por ele mantém.
Claro, ouça-o e sem ter elevadas espectativas, pois, pode ser que, pela vergonha ou até mesmo pelo senso de ética dentro do local de trabalho, ele possa não dar o tipo de resposta que você gostaria (pode ser que sim ou pode ser que não...). Se ele demonstrar alguma vontade sobre você, mesmo que pouca, mas não dar esperanças ou certezas, ai você já poderia emendar dizendo compreender a diferença entre vocês (aluno/professor). Considero mais tangível (fácil de lidar) a partir do momento em que ele não lessionasse na turma a qual você faz parte. Cada um teria o seu espaço, e não implicaria em situações embaraçosas ou até mesmo prejudiciais a ou outro.
Se de fato ele é uma pessoa religiosa, então posso deduzir que, para ele, é normal não desobedecer certas normas. Dentre elas, friso, é relacionamento de cunho pessoal com seus alunos.
Resumindo, sim, acho que você deva tentar, mas requer estar atenta ao jeito e limitações dele. Não tratei quanto a timidez, pois sobre isso há muito já escrito no próprio blog. Vontade bem sabemos que você tem, agora, se ele também demonstrar, e se ambos tiverem cuidado e paciência, diria que poderiam render uma vida com bons momentos juntos (e capacidade para lidar com os maus momentos, óbvio). Boa sorte e não se esqueça de compartilhar conosco o desfecho.
Olá! Eu também paquera um homem tímido e concordo com td quecestavescrito aqui. Só que de uns tempo pra cá estou valorizando menos. Ele perdeu a mãe e como não tenho abertura dele, pedi que entregasse a ele um bilhete E junyo deixei meu zap.Você me adicionou? Naooo. Estou então dando uma ignorada. Isso fez com que ele me cumprimenta se duas vezes passando a mão no meu ombro.
Será que ele tem algum interesse em mim ?
Boa noite amigo,preciso de uma resposta urgente.Conheci um rapaz tímido no trabalho,consegui o tel dele é começamos uma amizade pelo zap se falamos bastante,eu elogiei o sorriso dele,ele agradeceu.... não tive coragem de perguntar se ele tem namorada ainda.papo vai papo vem...eu estudo nutrição e passei um plano alimentar pra ele,ai ele perguntou quanto é,eu disse que pra ele eu nao cobraria,ele ficou insistindo muito,ai eu disse posso pedir o que eu quiser,ele disse depende,eu disse não seria algo material.....ele disse seja direta.o assunto parou aí eu falo ou nao que quero beija lo?
Olá, Eu conheci um menino muito timido, não ficamos , mas as vezes ele vem aqui pra casa quando um outro amigo meu chama , e assim conversamos , quando estamos só nós dois o clima muda , fica mais próximo de mim e puxando assunto, ja tivemos um momento no qual eu roubei um selinho dele , mas o lugar era complicado por que era "proibido" , resumidamente, por conta disso eu n continuei o beijo por conta de medo , mas ele quis e eu me virei (me arrependo ) mas era por que estava com medo de sermos pegos, depois disso tentei beija-lo e ele não quis , continuamos a conversar , ele ainda vem aqui em casa , mas as vezes ele não demonstra tanto interesse , eu digo algumas indiretas e da pra ver na cara dele que ele entendeu, sempre nos olhamos no olho , eu mantenho contato corporal e sou aceita , mas tenho minhas dúvidas ainda...
Se ele quer ou não ficar comigo.
Ola, conheci um moço da mesma idade q eu, porém qdo ele vem em casa senta no sofá, fica sempre olhando para o chão, não olha nos meus olhos, olha sempre de rabo de olho, fala sempre muito baixo, não tem assunto, nos encontramos duas vezes, houve beijo porém bjos curtos e nem sempre receptiveis.
A minha dúvida é que fico perdida não sei como agir, pois ele pouco me olha, sempre de cabeça baixa e sem atitudes nenhuma, temos uma química, porém ele quase nem fala por msg comigo, passa as vezes alguns dias sem me responder, fico com medo de falar algum assunto q ele não goste etc...
Estou desanimada pq não sei como agir e penso eu q ele não quer mais nada.
Olá !!
Tenho um caso complicado há 3 anos e ainda ele não é holandes o que complica pelas nossas diferenças culturais.
Até hoje não sei se ele é timido ou arrogante .
Sempre sou eu quem começo conversas ...ele sempre travado e dependendo do que eu digo a ele ,ele some me deixa falando sozinha.
Ele diz que não é de começar conversas ...realmente ele não é tão popular nas redes sócias , uma vez disse que ia tentar começar conversas mas que isso não era coisa dele.
Eu segurei meus sentimento até o ano passando quando relevei meus sentimentos , é eu disse I love you na lata ...antes de dizer meus sentimentos ele estava super fofo e depois de disse I love you , acho que ele se assustou , temos umas diferença de idade sou mais velha que ele o que acho que agrava a situação ...rs
Tento me aproximar de todas as formas , da última vez que estive por lá ele inventou uma namorada , mas estudando o face vi que não existia , ele sempre um amor de pessoa comigo ... muito fofo , uma vez estando lá com ele no meio de um beijo apaixonado ele disse I like you
E eu respondi mas ficou meio no ar , desencontros de linguagem, e p piorar acho que ele tem auto estima baixa , já que tem aquele problema de tamanho do .. eu amo ele demais ...o que faço p deixa lo menos tenso??
Oi, tenho 13 anos e estou gostando de um obreiro da igreja que eu frequento ele tem 16 anos.......Ele me olha bastante e sorri as vezes(mas bem discretamente) e ele é muito tímido!!!! Oq eu faço?
Jovem srta. Grasiele, esta é uma questão complicada de lidar, isto por conta da faixa etária de ambos, e tanto o site quanto os demais leitores se isentariam de te responder. Sei que vou aparentar ser moralista, mas somente em alguns trechos. Meu intuito em lhe responder é imaginando uma relação que possa durar anos ou até mesmo décadas, infelizmente os jovens utilizam termos como "atração", "ficar" ou "pegação" como se fossem sinônimos de estados subjetivos de ordem superior...
Leia, pense e siga as dicas do blog desde o passo 1 até o passo seis, não precisa ter medo. Mas a partir do ponto seis em diante, você deve se questionar o que sente por ele. E quando tiver a confiança dele, pergunte o que ele sente por você também.
Segundo o estatuto da criança e do adolescente (artigo 2º), ambos são adolescentes. Então, na melhor das hipóteses, podem sim "trocar uns beijinhos", abraços, andarem de mãos dadas. Sei que é soa como algo chato, mas quer aceite ou não, a nossa sociedade possui certas regras (leis) as quais tem sim propósito. Deve somar a isto, as regras que são impostas e praticadas (assim se espera rs) no ambiente comunitário do qual ambos fazem parte, que é obviamente a igreja. Então seria interessante buscar a opinião de um padre ou sacerdote de lá. Talvez digam algo "Ore a deus que este te respondera!" ou "melhor se afastar do pecado" rs...
Sem desrespeitar "nossas regras", busque conhecê-lo melhor, se desenvolverem para serem companheiros um do outro. Deve ter consciência de que, se há regras, parte delas foram feitas para lhe proteger. Sendo assim tente se limitar até chegar aos dezesseis anos no mínimo. Para só depois desenvolver maior grau de intimidade. Sua mente e seu corpo estão ainda se desenvolvendo, portanto tenha paciência.
Agora terei de ser frio e realista em dizer que, tá cheio de adolescentes grávidas por aí, que passam por dificuldades, inclusive, que abandonam os estudos ou são abandonadas pela família. Quanto menor o apoio que elas tem, mais suas vidas se tornam atrasadas.
Está gostando dele? Legal pode rolar sim um bonito namoro, mas ambos devem ser responsáveis, peça conselhos aos seus pais ou a quem julgar ter um bom caráter de opinião. E quando você chegar aos dezesseis, caso não saiba o que fazer, podemos voltar a conversar quanto ao que fazer em seguida.
Muita coisa pode acontecer, mas nada resguarda que se for a vontade de ambos, que futuramente sejam um jovem casal de noivos.