10 Dicas Fundamentais de Como Ter um Casamento Feliz

Compartilhar

Quase todo mundo concorda que a parte mais fácil de um casamento é dizer “sim”. A parte difícil começa depois da lua de mel e quando as responsabilidades de gerenciar uma casa e depois uma família assumem o controle. Mesmo assim, apesar de muitas situações difíceis, é realmente possível ter uma relação muito feliz, e aqui vão algumas dicas através das quais você pode aprender como ter um casamento feliz.

1. Diga algo gentil – todos os dias

Casais reclamam que seus cônjuges começam a dá-los como garantidos assim que o primeiro ano de relacionamento termina, e algumas vezes até antes. Assim que a empolgação do namoro e do casamento termina, é fácil parar de ver seus esposos como desejáveis e, principalmente, como aqueles a quem você tem que conquistar. Mas, uma vez que se torna um hábito, isso rapidamente leva a sentimentos de desilusão e negligência. Portanto, tenha sempre algo gentil para dizer a seu parceiro, todos os dias – pode ser um elogio ao cabelo ou um comentário sexy sobre a cueca dele. Contanto que vocês estejam mostrando apreciação verdadeira um pelo outro, ambos se sentirão completos no casamento.

2. Separe tempo para o amor

É uma falácia imaginar que o amor acontece por si só. Algumas vezes, o amor necessita de um pouco de ajuda, na forma de planejamento antecipado – especialmente quando duas pessoas estão lutando com as tarefas de casa, carreira e filhos. Portanto, faça disso uma tarefa, ter um tempo de “nós” com seu parceiro, regularmente – pode ser ao saírem em um “encontro”, uma vez por semana, ou até algo tão simples como fazer uma caminhada no parque, depois do jantar. Se você tem crianças pequenas, tente contratar uma boa babá, uma vez por semana, ou a cada quinze dias, enquanto você svão ao cinema ou jantar fora. Ao invés de se preocuparem com gastos, tentem ver isso como um investimento de como ter um casamento feliz.

3. Conversem entre si

Muitos casais, casados por já algum um tempo, em determinado momento percebem que eles quase não conversam mais um com o outro. Uma grave consequência dessa situação pode ser que ambos começam a se distanciar, o que eventualmente leva ao fim do casamento. O segredo da comunicação efetiva com o outro é uma troca de pensamentos e sentimentos igual e, portanto, isso significa mais do que colocar para fora as queixas ou ter difíceis discussões sobre dinheiro.

Coisas simples como perguntar a seu esposo como foi seu dia, ou mostrar interesse por seus planos, representam muito na abertura de canais de comunicação. Escreva bilhetes, e se não fica à vontade verbalizando seus pensamentos, use dicas não-verbais como abraços, contato visual ou dê presente para que seu parceiro saiba o quanto o ama.

4. Pare de marcar pontos

É difícil saber como ter um casamento feliz se você continuar medindo os esforços de seu parceiro, em termos do que ele fez ou não fez por você. Isso não quer dizer que você deve contribuir mais para o casamento quando comparado a seu parceiro, mas apenas que os relacionamentos matrimoniais não são uma equação algébrica, onde ambos os lados necessitam fazer os mesmo pontos, perfeitamente.

Em alguns dias, você dá um pouco mais do que em outros, e idem, seu parceiro. Mas, se você realmente deseja que seu relacionamento seja como no começo, seu amor deve ser incondicional, o que é difícil, se você fica marcando pontos no cartão matrimonial, o tempo todo.

[sc:artigos_relacionados]

5. Não se esqueça da diversão

Com certeza, saber como ter um casamento feliz leva tempo e esforço, mas isso não significa que você tem que levar isso com seriedade demais. Separe algum tempo para que vocês simplesmente se divirtam e não fiquem se chafurdando nos significados e implicações das palavras e atitudes de cada um de vocês.

Tentem lembrar-se de tudo o que gostavam um no outro durante os estágios iniciais do amor de vocês, e vejam se conseguem trazer de volta esses aspectos para sua vida. Se foi a sua natureza despreocupada e social que, inicialmente, atraiu em seu parceiro a você, faça uma tentativa de aproveitar mais a vida, de modo que mais uma vez seja divertido estar a seu lado. Tire um dia para ir ao circo e a um parque de diversões, onde ambos podem voltar a ser crianças despreocupadas e despenteadas.

6. Sejam românticos

Mesmo que sejam casados agora, não permita que isso seja uma desculpa para que se abandonem fisicamente. Um casamento feliz é aquele onde os parceiros vêem um ao outro como amantes, e não simplesmente alguém com quem dividem um apartamento ou filhos. Comece por fazer um esforço para parecer atraente, ou pelo menos bem arrumada. Depois, parta para o jogo do flerte, usando seus olhos, sorrisos e vários gestos, como o esfregar casual de sua mão contra as coxas ou cintura do outro.

Faça algo especial para seu parceiro, como surpreendê-lo com um jantar à luz de velas, em casa, ou comprando ingressos para o jogo do time de futebol de seu marido. Em outras palavras, corteje seu parceiro, como você fez no passado, e você terá as brasas do amor, sempre vivas em seu casamento.

7. Melhore sua personalidade

Mesmo que, em um casamento, você necessite pensar e planejar como casal, isso não significa que você tem que sufocar sua personalidade. Ao invés de depender da companhia de seu parceiro, o tempo todo, faça planos com seus amigos, vez por outra. Faça um curso, ou escolha um hobby, que expandam seus horizontes mentais.

Seu parceiro não apenas vai ficar aliviado por ter um espaço e tempo para si mesmo, mas com o tempo, se atrairá à sua nova personalidade. E um casal satisfeito consigo mesmo, de modo recíproco, tem mais possibilidade de aprender como ter um casamento feliz, do que um em que um dos dois ou ambos são carentes e/ou dependentes.

8. Briga justa

Não importa o quão compatíveis os dois indivíduos sejam, nenhum casamento é livre de sua quota de brigas. Entretanto, o segredo para um saudável “desabafo”, é brigar de uma forma justa e não-abusiva. Por exemplo, fique longe de frases que comecem com “Você” em letras maiúsculas, como “VOCÊ não me ouve mais”. Ao contrário, verbalize sobre sua perspectiva, como, “Eu me sentiria muito mais amada se pudéssemos conversar, de vez em quando.” Mais uma vez, evite generalizações como “Você SEMPRE me evita quando quero conversar” ou “Você NUNCA quer me ouvir quando tenho algo a dizer”.

Palavras como essas apenas colocam seu parceiro na defensiva e levam a conversa a lugar nenhum. Mesmo que suas queixas venham se acumulando, com o tempo, é melhor evitar ficar trazendo questões do passado. A intenção é falar sobre pensamentos e sentimentos presentes com seu parceiro, e não começar um jogo de culpas, que se remonta ao tempo em que se conheceram.

9. Tirem um tempo livre

Uma vez que os casais se adaptem a uma rotina, fica incrivelmente difícil sair desse padrão. Tratando de compromissos de trabalho, de casa e como pais, o casal pode achar impossível separar tempo e energia para voltarem a ser um par romântico. Aqui, a única coisa a fazer é dar um tempo a vocês dois.

Se você tiver sorte o suficiente para ter alguém para tomar conta das crianças, tente tirar uns dias de licença e vá para uma praia tranquila ou para um resort na serra. Se não, mesmo um final de semana longe das responsabilidades do trabalho e de casa, pode fazer maravilhas à sua vida romântica. A questão toda aqui é: deixar os compromissos no banco de trás, por um tempo, e se aproximarem um do outro, de modo que aprendam como ter um casamento feliz, que se mantenha forte e harmonioso.

10. Não se esqueça do básico

Lembrem-se de como, instintivamente, vocês tratavam o outro com gentileza, consideração e respeito, quando começaram a namorar. É apenas com o tempo que se deixa que palavras duras e gestos negativos se infiltrem em nossa vida matrimonial. Se vocês dedicam gentileza e bondade a um estranho, por que não a seu próprio parceiro? Portanto, garanta que todos esses aspectos nunca saiam de seu relacionamento e vocês, com certeza, curtirão um casamento feliz no final das contas.

[sc:revisao_geral] [sc:fator-da-perda-de-peso-depois-artigo]

Quais das dicas de como ter um casamento feliz parecem estar mais distantes da realidade do seu casamento? Você acha que sua relação está passando por dificuldades? Comente abaixo.

3.3 de 5 (6 Votes)
Compartilhar

  • meu casamento está se acabando e eu não gostaria que isso acontecesse..descobri que meu esposo tem uma amante...ele disse que isso oconteceu por minha culpa que eu larguei ele de mão..hoje estamos muito mal e3le quer ficar sozinho mas ao mesmo tempo disse que me adora e que não quer ficar longe de mim,,esta muito difícil essa situação..o que devo fazer...devo deixar ele ir embora ou devo lutar para salvar meu casamento

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

    • Olá,eu não sou especialista ,mas es aqui minha opinião,se vc tem dúvida de separar ou não então lute pelo seu metida reveja onde acertou ou deixou de fazer algo,veja se de fato ele quer vc, o quanto ele se importa apesar do que ele fez, acho que todos merecem uma segunda chance,casamento remete a duas pessoas ,e se der errado o erro é dos dois,cada um com sua parcela de culpa , se existe sentimento lute pelo seu casamento . Família é um projeto de Deus.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*