Mãos dadas

Saiba Por Que um Relacionamento Sério Exige Coragem

Ao contrário do que muita gente pensa, o difícil não é encontrar uma pessoa interessante, e sim manter um relacionamento sério com ela. Muitas ilusões ficam pelo caminho, o que pode ser frustrante e causar medo. Há também a ansiedade em relação ao futuro, os traumas de relacionamentos passados, etc e etc.

Muitas pessoas têm medo de encarar essa jornada, será que você está pronta para lidar com todos os desafios que um relacionamento sério exige?

1. Você pode temer que os sentimentos mudem

É difícil aceitar, mas tudo na vida muda: inclusive nós mesmos. E quando você ama alguém, essa pode ser uma verdade dura de encarar. Vocês podem fazer planos pra daqui a 10 ou 20 anos e tudo mudar amanhã.

Para manter um relacionamento duradouro, é preciso que os dois estejam plenamente comprometidos, pois a tarefa não é tão simples. Como algumas pessoas têm muito receio da decepção, costumam evitar embarcar nessa jornada a dois. Mas pense bem, a vida é breve e deve ser aproveitada. Se vocês estão felizes hoje e fazem planos (que podem sim dar certo) o mais importante é aproveitar plenamente o momento.

2. Os fantasmas de relacionamentos anteriores precisam ser eliminados

Sempre temos aqueles sentimentos inoportunos que foram criados em relações fracassadas. Será que ele vai me trair, como o namorado anterior? Será que vai tentar me controlar e fazer meus amigos se afastarem? Mesmo que seja oportuno ficar atenta (afinal, Deus nos livre de um relacionamento abusivo), nem todos esses medos são reais.

Você pode ter questões dos relacionamentos passados que precisam ser resolvidas para não prejudicar a relação atual. Muitas vezes, essas questões são dolorosas e preferimos não encarar, mas… É impossível adiar isso eternamente. Hora de trabalhar no sentido de superar os traumas e investir na relação presente.

3. Sentimentos fortes causam ansiedade

Quando gostamos muito de alguém, podemos ficar apegados demais e a ideia de perder a pessoa se torna uma tortura. Isso acontece frequentemente com pessoas mais inseguras, que podem agir de forma impulsiva e destrutiva – com crises de ciúmes desnecessárias, por exemplo. Isso é muito prejudicial para o relacionamento, por isso é importante investir no autocontrole.

4.Você precisa ter confiança

A base de um relacionamento duradouro é ter confiança no outro. Sem isso, tudo vira motivo para discussão. Para pessoas que já foram traídas, esse é um sentimento difícil de ser recuperado e a ajuda do parceiro é imprescindível. Os homens precisam entender que uma cultura machista tende a deixar as mulheres inseguras. Há um excesso de disputa em relação à beleza e também uma pressão muito grande para manter a aparência jovem. Por isso, o parceiro deve ter uma certa calma se sabe que a mulher já passou por algo do tipo.

5. Você precisa aprender a se comunicar

Em um relacionamento sério, a comunicação é algo essencial, pois está relacionada aos outros fatores. Por meio dela, é possível adquirir mais confiança e intimidade, superar medos do passado e construir um futuro em conjunto.

Nem sempre é um processo fácil, mas é possível investir nisso aos poucos. Momentos como o café da manhã podem ser ótimos para criar uma rotina de conversa entre o casal. Mas pra se abrir, certamente é necessária uma dose de coragem.

6. Talvez vocês precisem de terapia

Se a relação estiver muito complicada por conta da falta de coragem de um dos dois, o melhor caminho é buscar terapia individual ou de casal. Entretanto, é necessário haver bastante amor e interesse das duas partes. Se um dos parceiros apenas não sentir o desejo de ter um relacionamento sério no momento, não adianta insistir.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Você acredita que o seu relacionamento atual sofre com alguns destes pontos listados acima? O que precisa mudar para superarem isso? Comente abaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*